Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HOSPITAIS -- 02/10/2009 - 17:22 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








HOSPITAIS



Padre João Modesti




Infelizmente o corpo humano está sujeito à muitas perturbações na saúde. Algumas leves e outras graves quando não mortais. Embora a medicina venha em socorro, há moléstias que obrigam a pobre pessoa a ser colocada em ambientes próprios para poder ser socorrido com maior recurso e daí mais probabilidade de cura. São os Hospitais, verdadeira providência para uma cidade, máxime se for bem dotado de aparelhagem e de um ótimo corpo de médicos.



O grande problema é que muitas pessoas não têm recursos para acolher em uma dessas magníficas instituições. Os homens para obviar a esses inconvenientes procuram soluções (convênios, ajuda governamental, etc.), mas há certas enfermidades cuja cura ou minoração não estão ao alcance de qualquer um, apesar de tudo.



No passado os hospitais tinham o nome Santa Casa de Misericórdia, pois sempre atendiam a quem precisasse, dispusesse ou não de recursos. Os tempos mudaram. A medicina com suas novas aparelhagens que facilitam, e muito, a cura das doenças tornou-se mais cara. E quantos problemas surgem daí à espera de uma solução da parte da inteligência humana.



Porém o ambiente dos hospitais podem e devem perder aquele ar triste (embora algumas vezes se chamem casa da saúde). Isso depende quase completamente do pessoal que lá labuta. São os médicos e enfermeiras. Devem olhar um doente como o seu irmão e pensar que um dia pode ser ele doente. Como gostaria de ser tratado.



A psicologia do doente é bem diferente de quando ele era são. Os funcionários do hospital, máxime as enfermeiras, deveriam ser os anjos consoladores nessas horas difíceis, embora não sejam correspondidas. Mas há alguém que um dia lhe dirá: Eu estava doente e você me tratou bem”. Mais que o médico, a enfermeira está mais ligada afetuosamente com o doente. Daí a reciprocidade, elementos que podem ajudar na cura. Dizia o poeta: Bendito o que semeia livres; poderíamos dizer: Bendito aquele que pode dotar uma cidade de um ou vários hospitais.



Esse sim seria o grande, senão o maior benfeitor da localidade.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui