Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GREVES -- 02/10/2009 - 17:14 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








GREVES



Padre João Modesti




É uma das palavras que com mais frequência aparece nos jornais, quase que diariamente. Greve nas fábricas, nas escolas, nos meios de transportes, nos meios de comunicação, no funcionalismo público, etc. Deveria ser o grande instrumento para a melhoria de vida das classes trabalhadoras. Infelizmente algumas vezes entra jogo político nessas paralizações e toda a sociedade sofre por causa do egoísmo e estupidez de certos políticos ou de certas pessoas influentes que querem tirar proveito desses pobres grevistas.



Não há dúvidas que há greves justíssimas, máxime quando o trabalhador não ganha o suficiente para o seu sustento e de sua família e deve viver numa condição miserável. Nessa hora deve haver união de todos para se alcançar o que é justo. Mas se a lei permite o eclodir de greves, e assim deve ser, porque senão não teríamos liberdade, assim também a liberdade dos que querem trabalhar deveria ser respeitada. Senão teríamos a ditadura dos grevistas, o que a natureza humana não pode aceitar. Ademais também nunca deveria haver greve, entrando aí o bom senso dos trabalhadores, e das autoridades, quando se trata de trabalhos que afetam a comunidade. Como justificar a greve de policias, de médicos, de hospitais, de meios de transportes?



Esses trabalhadores têm o direito de reclamar e as autoridades a obrigação de atendê-los no que for justo, pois a comunidade inteira não pode sofrer por causa de uma determinada categoria. É outra aberração humana, pois o homem dotado de razão deveria entrar em diálogo honesto. Reconhecer quem tem razão e ceder e não querer impor a própria vontade ou o próprio poderio.



Nesta hora se esquece que formamos uma família humana, que deve ser regulada pela justiça e caridade. Mas o egoísmo, como um espinheiro, afoga essas duas virtudes.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui