Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESPORTES -- 02/10/2009 - 17:11 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








ESPORTES



Padre João Modesti




A inteligência humana inventou muitos modos para ajudar o corpo a ter resistência contra as enfermidades, a velhice, para o seu desenvolvimento. Uma dessas coisas é o esporte, prática tão difundida hoje entre todos os povos e países. Algumas vezes até com exagero na duração e nas modalidades.



Pela sua universalidade, espontaneidade e aparecimento precoce parece que está ligado a certas tendências instintivas. Poder-se-á perguntar: Porque se joga? Surgem várias explicações dos psicólogos. Servirá para descansar e distrair, empregar as energias supérfluas, para se ter um prazer e assim para frente.



Porém nestes últimos tempos muitas vezes o esporte tem sido mais uma verdadeira guerra onde a força predomina sobre a inteligência.



Lemos nos jornais as brutalidades que existem em certos esportes, máxime no futebol, no Box, etc. Até mortes podem ocorrer quando o fanatismo toma conta da multidão que não mais raciocina com a cabeça, mas com os pés. Os esportes deveriam unir as nações, como era o ideal das olimpíadas.



Vence o melhor. Não é vergonha perder. Antes serve de estímulo a derrota para se preparar melhor para o futuro. Nunca ver no adversário um inimigo, mas sim alguém com o qual posso medir minhas habilidades, lembrando-me que sou um animal racional.



Além de mais o esporte satisfaz a tendência ao prazer que o jovem tem. No adolescente, as reações biológicas são mais rápidas do que em outra idade. O ficar ele muito tempo parado, causa sofrimento. Ajunte-se a isso o pouco controle psíquico, por falta de maturidade. Também a reação biológica do adolescente tem uma reação impressionante. Sofre e responde imediatamente a qualquer estímulo. Possui também uma grande meterosensibilidade e o organismo se ressente muito disso. O jogo serve para aliviar essas depressões.



Além de descansar e servir para desenvolver a própria personalidade, o educador F. Elie, acrescenta que o jogo serve também para preparar para a vida. Aproxima o adolescente de outros colegas embora desconhecidos, desenvolve nele os liames sociais, o sentimento de solidariedade. Serve mesmo para transmissão de determinadas idéias. Serve também para o progresso artístico, científico e religioso. É o caso da bicicleta que derivou de um esporte; o caso do esporte do xadrez que deu origem a muitos problemas de matemática; os jogos de azar que fizeram nascer o cálculo das probabilidades.



Por isso bem haja a existência dessas organizações que promovem os esportes em suas modalidades.



Prestam um grande serviço à pátria.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui