Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESCÂNDALO -- 02/10/2009 - 17:09 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








ESCÂNDALO



Padre João Modesti




Quantas vezes lemos nos meios de comunicação que pobres crianças foram presas quando cometiam algo contra as leis. Interrogando-as fica-se sabendo que assim procederam levados a isso ou por adultos malditos, a troco de uns trocados, ou seguiram o exemplo de pais, que nunca mereceriam esse nome, ou levados pela miséria ou pela má companhia de colegas. Ora ensinar a alguém como se faz o mal isso é o que chamamos de escândalo. Que triste missão esses professores executaram. Tiraram um inocente do caminho do bem para atirá-lo na lama do vício.



Quantos não vão para a prisão por uma falta que chamaríamos leve. Mas lá, no contato com bandidos, vão aprendendo como se tornarem não mais criminosos “peixinhos”, mas sim mestres novos na maldade. E assim em várias circunstâncias o escândalo vai dominando e transformando a sociedade numa jaula de feras.



Um dia Cristo toma uma criança nos braços e diz: “Ai daquele que der escândalo a um desses pequeninos. Melhor lhe fora que lhe atassem uma pedra enorme ao pescoço e o atirassem no fundo do mar”. Quantas pedras dessas deveriam ser usadas contra certos espetáculos, certas revistas, certas conversas. Mas infelizmente “é proibido proibir”. Há instituições que procuram por um remédio a esses fatos para evitar a triste transformação da sociedade. Mas quase ninguém ajuda, muitos acham que não adianta quando não ironizam essas heróicas pessoas.



O mal atrai mais do que o bem. É nossa tendência. Já dizia o poeta latino: “Vídeo meliora, proboque, deteriora sequor (vejo o que é bom, mas prefiro fazer o mal)”.



O escândalo que mais machuca uma alma bem formada é aquele que se dá aos menores. Incapazes, muitas vezes de distinguirem o mal do bem ou de pensarem nas tristes conseqüências, facilmente são presas desses abutres nojentos dos escandalosos. Basta ver na mídia o que se passa no campo das drogas. Crianças que tornam viciadas por culpa de adultos, crianças que aprendem deles como roubar e outras coisas que se tem vergonha de falar. Que contas deveriam dar à sociedade, se essa fosse bem constituída. Porém, para quem tem fé, não escaparão do tribunal de Deus, onde o escândalo não tem defensores, mas somente acusadores.



O caso mais triste do escândalo é quando ele vem da própria família. Faz pouco tempo, um garoto é preso por roubo. Levado para a casa a mãe diz que acha isso muito triste, mas, com um sorriso estúpido diz: “Mas ele fazendo isso me permitiu comprar casucha onde moro e não me deixa faltar nada”. Um escândalo que chamaria de indireto, mas que produz os mesmos efeitos para o futuro. Pobre menino. Desgraçada mãe.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui