Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DIVERSÕES -- 01/10/2009 - 16:27 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








DIVERSÕES



Padre João Modesti




Entre os direitos que um homem tem, está o direito ao lazer. O próprio Deus deu ao homem o encargo de trabalhar seis dias na semana e descansar no sétimo dia. Aliás, o corpo, que é matéria, precisa de repouso para se refazer das fadigas. O próprio São João Evangelista, já velho foi visto brincar com um pássaro. Alguém se admirou disso e ele respondeu que “que corda sempre esticada, pode arrebentar”.



Mas há diversões e diversões. Algumas realmente descansam o corpo e dá também um bem estar para o espírito. Mas há outras que, infelizmente, começa a nova semana mais aborrecido do que quando terminou a anterior, embora dando repouso ao corpo (se é que lhe dá) deixa o espírito perturbado. E o homem. Durante a semana muitas vezes o nosso EU se desequilibra pois muitas coisas desagradáveis podem acontecer. A diversão do domingo restabelece esse equilíbrio. Mas certas diversões aumentam esse desequilíbrio.



Uma das diversões mais agradáveis é o convívio de toda a família que nem sempre é possível durante a semana. Nesse convívio como é agradável saber os acontecimentos bons ou que cada membro da família teve que passar.



Há comentários jocosos, há conselhos, há animação, enfim há o espírito de família que é a maior diversão. Mas quando a casa em vez de ser um lar é uma jaula, o domingo será o dia mais triste, porque somente se ouvem palavras de discórdia. Que diferença entre as duas famílias para começar a nova semana.



Há outras diversões, após a qual o homem se sente orgulhoso de pertencer à espécie humana, ao contrário de outras pelas quais o homem se sente mais animal. Diz lá o Livro Santo: “Servi ao Senhor na alegria”. E um jovem aluno do grande educador Dom Bosco dizia ao seu colega novato a respeito do colégio: “Aqui fazemos a santidade consistir em estarmos sempre alegres”.



Essa é a diversão a que o homem tem direito. A outra não é direito mas sim simplesmente um abuso.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui