Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CORPO HUMANO -- 30/09/2009 - 08:27 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








CORPO HUMANO



Padre João Modesti




O homem, foi definido, como sabemos animal racional. É animal devido ao corpo e racional devido à alma que anima esse mesmo corpo. Estão interligados. E com essa interligação temos a pessoa humana. O corpo é que está em contato direto com o ambiente que o rodeia. Ele fornece muito material para alma elaborar, donde nos vêm as idéias e daí os juízos e raciocínios. Ele é o grande instrumento da alma.



Os cinco sentidos externos de que está dotado são verdadeiras pontes que levam para a lama as imagens do mundo exterior para que ela os elabore. Daí o cuidado que devemos ter com nosso corpo.



Diziam os romanos: “Mens sana in corpore sano” (a mente é sã quando o corpo o é).



Infelizmente quantas pessoas dão pouco valor a esse instrumento precioso da alma. Só lhe dão valor quando deixa de funcionar em algumas das suas partes. As mais das vezes são os vícios que produzem isso. Mas o amor ao vício chega a ter a força de estragar o corpo.



É uma das aberrações humanas “Sei que isto me fará mal, mas quero experimentar” Da experiência vem o hábito e com ele a ruína.



Não adianta conselhos de pessoas experientes, de pessoas o que passaram pelo mesmo caminho. Podemos dizer que essas pessoas viciadas são inimigas de si mesmas. Querem ver a própria destruição. Mas quando vem o arrependimento por vezes é tarde e nada se pode fazer.



Daí a necessidade do máximo cuidado com esse presente que Deus nos deus.



Evita tudo aquilo que o possa estragá-lo; mantê-lo numa higiene perfeita; usa-lo para aquilo que a Natureza o destinou; não exigir mais do que ele possa dar.



Para quem tem fé, não deve esquecer que além de ser o instrumento da alma, é seu companheiro na ressurreição final. Será companheiro que trará felicidade ou será companheiro que trará infelicidade para todo e sempre.



Na Igreja católica há uma bela oração a Virgem Santíssima: Nessa oração pedimos a Ela que interceda perante Deus para que tenhamos saúde no corpo e, por conseqüência, saúde na alma.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui