Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A IDÉIA DE SUPERIORIDADE RACIAL -- 25/09/2009 - 09:23 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A IDÉIA DE SUPERÍORIDADE RACIAL



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2009.





O filósofo grego Aristóteles considerava a “raça helênica” , superior aos outros povos .

Os romanos consideravam todos os outros que não pertencessem ao império como “bárbaros”.

Mas até o Iluminismo , no século XVIII a humanidade não recorreu a teses raciais para justificar a escravidão – tratava-se de uma decorrência natural de conquistas militares .



DARWINISMO SOCIAL



Na época do Iluminismo surgiram as teorias chamadas de darwinismo social , que representam uma tentativa de aplicação da seleção natural de Darwin à ordem social. Daí surgem termos como "sobrevivência do mais capaz" e "luta pela existência" , para justificar as teorias arianas . A humanidade é dividida em raças superiores e inferiores e o conflito racial torna-se uma necessidade biológica e um meio para o progresso , onde só sobrevivem os mais fortes e só estes merecem sobreviver.



MOVIMENTO EUGENISTA AMERICANO



O jornalista Edwin Black mostra em A Guerra contra os Fracos , que os Estados Unidos foram os pioneiros no racismo científico e não os alemães . A palavra "eugenia" foi cunhada pelo cientista inglês Francis Galton no fim do século XIX , primo de Charles Darwin e que acreditava que o talento era hereditário . Acreditava em uma eugenia positiva onde os mais talentosos se cruzassem entre si . Os EUA com o biólogo Charles Davenport partiram para uma eugenia negativa , no sentido de impedir a reprodução de pessoas supostamente inferiores.



Davenport montou um laboratório experimental em Cold Spring Harbor, Long Island . Nos anos 20 , a legislação do estado da Virgínia proibiu índios , negros e mestiços de contrair matrimônio com brancos " puros " . Em 1927 a Suprema Corte , ratificou a determinação de esterilizar Carrie Buck , mãe solteira de 18 anos , qualificada como "débil mental" em uma qualificação muito elástica . O caso firmou jurisprudência e Black calcula que cerca de 60.000 americanas foram esterilizadas . ( Veja, 21.01.2004 , p. 108-109) . .



As medidas para impedir a reprodução de indivíduos inferiores , só podiam ser tomadas com a classificação sistemática da população segundo critérios hereditários , entre os quais a raça .

Com o conhecimento que a genética produziu do DNA humano , a tese de que a humanidade pode ser dividida em raças foi relegada ao ridículo

Para o geneticista Sérgio pena, da Universidade Federal de Minas Gerais “ o ser humano tem mais de 25.000 genes , dos quais não mais de trinta definem a cor da pelo e dos olhos , o formato do rosto , o tamanho do nariz e a textura do cabelo , entre outras características morfológicas . “ Ou seja, na imensidão do genoma humano , os aspectos físicos geralmente usados para classificar as raças não representam nada . Do ponto de vista genético , pode haver mais diferenças entre dois africanos do que entre um deles e o europeu nórdico .



Sergio Pena realizou um estudo sobre o DNA mitocondrial - carga genética herdada apenas da mãe , de brasileiros que se declararam brancos e o resultado foi que na região Sul, que seria o máximo de brancura , a herança genética média é de 66% de genes de origem européia, 22% de origem ameríndia e 12% de origem africana . Cerca de um terço dos autoclassificados brancos do país é descendente de africanos por parte de mãe e 87% de todos os brasileiros têm no mínimo 10% de ancestralidade africana, quando se consideram as heranças genéticas materna e paterna . Ou seja, os brasileiros somos todos uma mistura de africanos , ameríndios ou europeus , variando apenas o percentual .



Neste sentido , a idéia de que existem raças é um anacronismo e selecionar pessoas perguntando se são “afrodescentes” beira o ridículo . A identidade racial deixa de ser uma questão científica e passa a ser uma questão ideológica .



RACISMO ALEMÃO



Na Alemanha , o racismo combinou-se com um nacionalismo extremado e ao ódio excessivo em relação aos judeus e que levou ao extremo do holocausto .

É importante destacar que o darwinismo social e o mito ariano tiveram sua origem nos meios intelectuais e não no senso comum . Ou seja a partir de um pensamento racional , supostamente científico , surgiu uma das maiores irracionalidades da história da humanidade , o extermínio de judeus .



"Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...] Arrancarei deste país tudo o que puder . Não vim para espalhar a bem-aventurança [...] Não viemos para distribuir o maná [vantagens] . Viemos para criar as bases da vitória . Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente , mais valioso que a população daqui " . Fonte : Adap. De Erich Knoch , Comissário do Reich na Ucrânia em março de 1943 . in Shirer , Willian L. Ascensão e Queda do III Reich . RJ, Civilização Brasileira , 1967 , vol 4 . p. 13 .



“... o único direito sagrado do homem , e ao mesmo tempo o mais santos dos deveres, é velar para que seu sangue permaneça puro, para que a conservação do que a humanidade tem de melhor torne possível um desenvolvimento mais perfeito desses seres privilegiados” (Adolf Hitler).

"Sem a possibilidade que lhe foi dada de empregar homens de nível inferior , o Ariano nunca teria podido dar os primeiros passos na estrada que devia conduzi-lo á civilização ; da mesma maneira que , sem a ajuda de certos animais que possuíam as qualidades necessárias , as quais soube domesticar , ele nunca se teria tornado senhor de uma técnica que lhe permite atualmente , prescindir , pouco a pouco , da ajuda desses animais . O provérbio `o Mouro fez o que devia fazer, o Mouro pode ir-se embora ` , tem infelizmente , um significado por demais profundo " ( A . Hitler , Mein Kampf ) .



Os nazistas queriam subjugar as populações do Leste Europeu e sobre elas teorizava Himmler “ Mas como destruir estes povos ? Eliminando ‘ os que os dirigem e passando os jovens por uma peneira ‘ . Dois métodos possíveis: as crianças de boa raça serão levadas para a Alemanha e ‘germanizadas’ ; os outros serão sistematicamente embrutecidos . “A população não alemã do Leste não terá acesso ás escolas secundárias .; os estudos das crianças serão limitados aos quatro anos das escolas primárias . Objetivo deste ensino : ensinar-lhes a contar até 500 e a escrever o próprio nome . Além disso , se lhes ensinará , como um mandamento de Deus , a obedecer aos alemães , a serem honestos , conscienciosos e bem comportados . Não vejo utilidade em que aprendam a ler” Hohne , Heinz . A Ordem Negra . Laudes Editores 1970, p. 174) .



Esta teoria foi colocada em prática na Polônia onde milhares de crianças polonesas foram roubadas de seus pais e enviadas para creches da SS . Cerca de 100 mil puros poloneses foram obrigados a tomar a nacionalidade alemã

Uma brochura da Direção SS de Berger ,intitulada O Sub-Homem , explica a todos por que o eslavo não é sequer um homem. “O sub-homem , este ser aparentemente idêntico ao homem , pois possui mãos, pés , uma espécie de cérebro, olhos, uma bôca , é na realidade completamente diferente : é um monstro imundo , um esboço de homem , que apresenta os traços de um homem, mas na realidade ,é menos evoluído no plano espiritual do que o animal .Êste ser não é senão um caos de paixões irrepresáveis e selvagens : vontade de destruir , desejos elementares e primitivos , vulgaridade inominável “ . Hohne , Heinz . A Ordem Negra . Laudes Editores 1970, p. 263 ) .



Himler queria criar um novo homem , purificar a raça . Para provar a superioridade da raça ariana foram feitas escavações arqueológicas para buscar suásticas na pré-história e na antiguidade . Wiligut que acreditava ter uma ascendência ancestral convenceu Himler a transformar Wewelsburg no quartel general da SS , sendo que o local foi modificado para parecer uma corte do rei Arthur , onde oficiais da SS passavam por rituais de iniciação .



O RACISMO NOS EUA .



13ª Emenda 1865



Em 31.01.1865 decretou-se a abolição total da escravidão, mas medida que não foi seguida de nenhum programa de ajuda ou adaptação.

Com a 13.ª Emenda o negro tornou-se homem livre .



A 14. Emenda em 1868 - Conferiu direitos aos cidadão negros emancipados. Proibia qualquer Estado de tirar a vida, a liberdade ou a propriedade , a qualquer pessoa, sem o devido processo judicial.



15. Emenda de 1870 - Proibiu que se negasse a qualquer cidadão o sufrágio, por motivos de raça, cor ou condição civil anterior.



LINCOLN ASSASSINADO EM 1865



Em 14.04.1865 Lincoln foi assassinado em um teatro por John Wilkes Booth e com sua morte desapareceu a postura moderada entre vencedores e vencidos.



Entre 1865 e 1869 governou o país Andrew Jonhson que se opôs à concessão de direitos civis aos negros .



Depois , Grant, general vitorioso, elegeu-se presidente, adotando política de esmagamento do Sul, dando poder aos negros e acumulando o ódio dos brancos contra eles.

Os negros voltaram a ser perseguidos por associações radicais, das quais a mais ativa foi a Ku-Klux-Klan , nascida em Nashiville em 1867, fundada por Nathan Bedford Forrest . Seu objetivo era manter os ex-escravos á margem da vida político-administrativa e preservar a supremacia dos brancos sulistas



Os Estados do Sul ficaram sob administração do Exército até 1870, caracterizando-se o período por intensa corrupção e desvio de recursos. A situação no Sul somente começou a se normalizar após a saídas das tropas de ocupação em 1877.



1896 CASO PLESSY X FERGUSON



Homer Plessy , preso após se recusar a deixar um vagão destinado apenas a brancos na Lousiana foi condenado , estabelecendo o paradigma jurídico de “separados mas iguais” , legalizando a segregação em espaços públicos .



Em 1901 Roosevelt recebeu na Casa Branca , Booker T. Washington , que era na época , o porta voz da minoria afro-americana . Na época os EUA eram estritamente segregados e o presidente foi criticado por admitir um negro na Casa Branca . Em 2008 , Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro da história dos EUA o que mostra o tamanho do caminho percorrido desde a audiência de Booker em 1901 . ( F S P , 6.11.2008 , Especial A-9 )

Em 1924 Roland Hayes , estrela da ópera , foi o primeiro negro a se apresentar no Carnegie Hall , em Nova York .

Em 1933 , Etta Moten foi a primeira negra a se apresentar na Casa Brana ao presidente Herbert Hoover .

Em 1940 , Hattie McDaniel foi a primeira negra a ganhar o Oscar como atriz coadjuvante em E o Vento Levou .



Segundo Baram e Sweezy , o preconceito racial é quase exclusivamente uma atitude de brancos e teve sua origem na necessidade dos conquistadores europeus , a partir do século XVI , de racionalizar e justificar tanto a pilhagem e a escravização , quanto a exploração contínua de suas vítimas de cor , em todo o globo .

O sistema de escravatura , embora fomentada freqüentemente a idéia de inferioridade dos negros , não implicava necessariamente em ódio dos brancos para com os negros como tais . Contanto que o negro soube-se conservar-se no seu “lugar”era tolerado e até estimado pelos brancos .



A substituição do suprimento de mão de obra não especializada das fontes externas ( imigração 0 para as fontes internas , significou a extensão do processo de urbanização do negro , ocorrido após a 1ª Guerra .



Nos Estados Unidos criou-se a regra da gota única de sangue , segundo a qual qualquer indivíduo era considerado negro se tivesse um antepassado de origem africana por mais longínquo que fosse . Em muitos Estados americanos esse foi o critério para leis segregacionistas que proibiam , entre outras coisas , que brancos e negros casassem entre si , frequentassem a escola juntos ou até mesmo se servissem do mesmo bebedouro . ( Veja, 2.9.2009, p. 90) .



Entre 1954 e 1964 desenvolveu-se nos EUA intensa luta para implantar os direitos civis para os negros no Sul dos EUA onde eles tinham bebedouros separados, não entravam em lugar público algum , eram impedidos de votar , se viajavam de carro tinham que fazer necessidades no mato e levar e não eram aceitos em hotel.

Durante a 2a Guerra Mundial , soldados negros escoltavam prisioneiros brancos nazistas e, quando estes queriam comer , entravam em cafeteiras no Sul , enquanto os soldados tinham que ficar do lado de fora,



Havia escolas separadas para brancos e negros e os negros nos ônibus eram obrigados a ocupar os bancos traseiros , sendo os da frente reservados para os brancos. Embora inconstitucional , os defensores diziam que , os negros, embora segregados tinham escolas e lugares nos ônibus da mesma qualidade que os dos brancos .



Em 1954 a corte suprema americana acabou com a segregação racial nas escolas públicas. Porém , os racistas do sul não aceitaram a decisão .



Em 1955 foram absolvidos os assassinos de jovens negros como Emmet Till , 14 anos , provocando comoção nacional .



1955 Rosa Parks



Em 1.° de dezembro de 1955 , a costureira negra Rosa Parks , chegando ao seu limite , recusou-se a ceder seu assento em um ônibus da cidade de Montgomery , no Alabama , a um homem branco . Foi presa , fichada , pagou multa de US$ 14 ,mas mudou a história americana . Seu protesto solitário pôs fogo no sul dos EUA . Por causa dela , , Martin Luther King , então com 26 anos , organizou os negros sulistas em um boicote ao transporte público que durou 381 dias e o tornou líder do movimento pela igualdade dos negros . Em 1957 , Rosa e sua família trocaram Montgomery por Detroit em razão das ameaças de morte que recebia , da dificuldade de conseguir emprego e dos desentendimentos com King e outros líderes . Em 1996 Rosa recebeu a Medalha Presidencial pela Liberdade e em 1999 a Medalha de Ouro do Congresso . Morreu na pobreza em 24.10.2005 , aos 92 anos de idade . ( Veja, 2.11.2005 , p. 90) .



1957 Little Rock .



O caso mais notório ocorreu em 1957 , na cidade de Little Rock , quando o próprio governador mobilizou a guarda nacional para impedir que nove crianças negras entrassem em uma escola para brancos .O presidente Eisenhower , não teve outra alternativa a não ser mandar tropas federais para garantir o direito das crianças .

Porém , nos estados do sul Geórgia , Alabama , Carolina do Sul , Luisianna e Mississipi a segregação continuava em 1960 . Os negros eram impedidos de votar , com o subterfúgio de testes de alfabetização , cobrança de taxas ou violência pura e simples .



Martin Luther King foi o líder insuperável dos negros, que lhes permitiu conquistar o espaço pleno de direitos civis que hoje dispõem . Partidário da resistência pacífica inspirada em Ghandi , King realizou passeatas , reuniões , boicotes a companhias e ônibus segregacionistas , conseguindo transformar o movimento negro em uma realidade nacional.



“(...) Eu tenho um sonho de que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: ‘Nós acreditamos que esta verdade seja evidente por si, que todos os homens são criados iguais.’



(...) Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro pequenos filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. (...)”



“(...) Não temos alternativa senão protestar: Por muitos anos, demonstramos uma assombrosa paciência. Por vezes, demos a nossos irmãos brancos a impressão de que gostávamos do modo como estávamos sendo tratados. Mas viemos aqui hoje para sermos salvos dessa paciência, que nos tem feito pacientes com tudo que não seja a liberdade e a justiça.” (...)



“(...) A ação franca não violenta procura criar uma tal crise e fomentar uma tal tensão que a comunidade que se tem constantemente recusado a negociar é forçada a enfrentar a questão. Procura-se assim dramatizar a questão a fim de que ela não possa mais ser ignorada.



(...) Sabemos, por dolorosa experiência, que a liberdade nunca é voluntariamente dada pelo opressor; é preciso que ela seja exigida pelo oprimido”.

Filme : A Cor Púrpura , direção Steven Spielberg. 1985 .

Mississipi em chamas . 1988 . Flashstar Home Vídeo

No calor da noite. 1967 Opção.



1961



Õnibus percorrem o país em campanha pelo fim da segregação nos terminais rodoviários .Muitos são presos nos Estados segregacionistas do Sul .



1962 Ação Afirmativa



Esse termo, “affirmative Action , foi criado em 1962 pelo presidente John F. Kennedy , que expediu o decreto-lei 10.925 , proibindo discriminação por “raça, credo, cor ou nacionalidade” nas contratações e relações de trabalho no governo federal .



Kennedy instituiu a Comissão por Oportunidades Iguais de Emprego . A idéia ganhou força depois de adotada pelo movimento de defesa dos direitos civis , liderado por Martin Luther King . O presidente Richard Nixon depois defendeu abertamente uma política de "objetivos e cronogramas"



A ação afirmativa concretamente se expressou nas licitações e empregos públicos , onde a Suprema Corte decidiu que os governos só tem uma "razão maior" para aplicar medidas favoráveis às minorias se a região em questão tiver um histórico de discriminações contra elas . .



Outra ênfase foi com relação à admissão de estudantes nas universidades na qual também legalmente ficou decidido em um caso de que a política de cotas era ilegal , porém que a raça poderia ser utilizada como um fator preponderante na escolha dos estudantes que seriam admitidos. ( F S P 25.08.2001, p.A-13) .

" O direito de voto dos cidadãos dos Estados Unidos não poderá ser negado ou cerceado nem pelos Estados Unidos , nem por qualquer Estado , por motivo de raça, cor ou prévio estado de servidão " . ( Constituição dos EUA , Emenda XV ) .



1962 James Meredith



Em setembro de 1962 ocorreu um dos episódios cruciais na luta pelos direitos dos negros nos EUA . James Meredith , ex-oficial da Força Aérea , com 29 anos conseguiu ser aceito na Universidade do Mississipi ao omitir sua raça negra durante o processo de matrícula . O governador Ross Barnet , opô-se e convocou uma forte resistência local prometendo que “ nenhuma escola do Mississipi será integrada enquanto eu for o governador “ . A matrícula de Meredith foi confirmada pela Justiça .



John Kennedy enviou 500 soldados . Na noite de 30 de setembro , este contingente foi acuado por 3.00 pessoas , com pedras e coquetéis molotov . Horas depois , mais 5.000 soldados que estavam de prontidão em Menphis, no vizinho Tenessee , garantiram a entrada de Meredith na universidade , mas os distúrbios resultaram em 2 mortos e 160 feridos . Foi a maior operação militar em territóri americano desde a Guerra de Secessão .



Meredith se formou no ano seguinte e durante todo este tempo esteve sob proteção federal .

A “Ole Mississipi “ fundada em 1848 sediou em 18 de setembro de 2008 o debate entre os candidatos presidenciais John MaCain e Barack Obama , o primeiro negro a disputar a presidência dos EUA . Em 2008 a universidade tem 14% de alunos negros em um Estado que tem 40% de negros . Meredith aos 75 anos , perguntado se a situação havia mudado muito desde 1962 respondeu “ Não muito . A supremacia branca ainda comanda . Era assim no Mississipi quando eu nasci , é assim hoje . E, se nada for feito , será assim amanhã . “ Figura central na luta pelos direitos civis nos EUA ele nunca associou-se ao movimento organizado e explica “Sou cidadão americano e, de acordo com a Constituição , todo cidadão tem os mesmos direitos . Eles [os ativistas do movimento ] só exigiam três desses direitos [ integração das escolas , desagregação dos espaços públicos e direito ao voto] . Era um insulto para mim . Não era objetivos pelos quais valesse a pena lutar “ Ele sempre lutou “por direitos iguais a todos os cidadãos “ . ( F S P , 27.09.2008, p. A-16) .



1963 Marcha de Washington



Em 28.08.1963 no governo Kennedy , 200.000 manifestantes fizeram a Marcha de Washington pelos direitos civis e uma sociedade sem racismo . Kennedy já havia encaminhado um projeto de direitos civis ao Congresso , mas ele só seria aprovado após a sua morte . Ele foi o primeiro presidente a reconhecer explicitamente que os negros estavam moralmente certos.

Em Washington , o reverendo Martin Luther King Jr. Fez seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”.



1964 Lei de Direitos Civis



No governo Lyndon Johson , entre 1964-65, leis federais tornaram ilegais práticas como as que impediam os negros de freqüentar as mesmas salas de aula que os brancos . A discriminação racial tornou-se ilegal e os negros foram formalmente equiparados aos brancos.



Porém em muitos locais a discriminação continuou a ocorrer , mas de aberta e ostensiva , passou a ser disfarçada . Como a lei não havia resolvido o problema , uma nova geração de líderes negros surgiu , radicalizando o movimento .

Martin Luther King Jr recebe o prêmio Nobel da Paz .



1965 – Conflitos Raciais



Policiais atacam ativistas negros que pretendiam marchar do Condado de Selma até a capital do Alabama em protesto contra o assassinato do ativista Jimiie Lee Jackson por um policial . A manifestação se completa na terceira tentativa .

Lei do Direito de Voto impede subterfúgios usados para impedir o direito de voto de negros no sul dos EUA .



1966 Panteras Negras



Em 1966, Huey Newton e Bobby Seale fundaram o Black Panthers ( Panteras Negras ) e Stokely Carmichael lançou o Black Power ( Poder Negro ) , que levou ao orgulho racial ( black is beautiful) e à identificação com a cultura africana . Em junho de 1966 James meredith liderou uma marcha de 350 km pelo sul , mas foi baleado por um branco . O incidente ganhou repercussão nacional , e a marcha foi retomada com Martin Luther King e Stokely Carmichael.



Sangrentas rebeliões raciais ocorreram em Watts , um gueto de Los Angeles , deixando 34 mortos e 1.000 feridos . Em 1967 eclodiram rebeliões semelhantes em Chicago, Nova York e Detroit .



Em 1967 Thurgood Marshal foi o primeiro negro a tomar posse como juiz da Suprema Corte .



1968 ASSASSINATO DE MARTIN LUTHER KING JR



Em 4.4.1968 , Martin Luther King com 39 anos foi assassinado a tiros , quando conversava com um assessor na sacada de seu quarto no Motel Lorraine , em Menphis ( Tennessee) por um racista branco , James Earl Ray , fugitivo de uma prisão .



Na véspera tinha feito um de seus discursos mais iluminados , no qual muitos dizem que pressentiu a própria morte ao afirmar “ Como qualquer pessoa gostaria de ter uma vida longa . A longevidade é boa . Mas não estou mais preocupado com isso agora . Quero apenas cumprir a vontade de Deus . E Ele permitiu que eu subisse a montanha . E lá de cima eu enxerguei . Eu enxerguei a Terra Prometida . É provável que eu não entre lá com vocês . Mas quero que vocês saibam esta noite que nós, como um povo , chegaremos à Terra Prometida “ . E ainda se mostrou um pacifista inspirado “ Há anos , os homens tem falado de guerra e de paz . Mas agora não temos mais de falar nisso . Não existe mais a escolha entre violência e não violência neste mundo : é não violência ou não existência .” ( Veja, 12.11.2008, p. 85) .



Seu assassinato espalhou protestos por 125 cidades americanas e deixou 46 mortos e 2.600 feridos .

No final dos anos 60 , os movimentos negros se enfraqueceram .



1977



Patrícia Roberts Harris foi a primeira negra a se tornar ministra no mandato de Jimmy Carter .



1978



A Suprema Corte admite que raça seja um dos critérios de admissão na Universidade da Califórnia . Diversas instituições passam a adotar políticas de ação afirmativa .



1983



Guion Bluford foi o primeiro astronauta negro a fazer um vôo espacial .



1995



A Universidade da Califórnia anuncia que abandonará programas de ação afirmativa, incendiando o debate sobre a pertinência da discriminação corretiva .



Estudo divulgado em novembro de 2007 pelo Brookings Institution conclui que não está havendo muito progresso na redução da distância entre brancos e negros nos EUA . Dados do censo mostram que , em 1970 3,2% das famílias americanas estavam na última faixa de renda , de ganhos inferiores a US$ 5 mil anuais ; entre as negras eram 7,4% . Em 2001 as porcentagens eram na mesma ordem 2,2% e 6%. No extremo oposto , o dos rendimentos anuais superiores a US$ 100 mil havia 6,3% das famílias brancas e 1,6% das famílias negras em 1970 e 19,2% das brancas e 8,4% das negras em 2001 . O fato de ser mais difícil para os negros do que para os brancos subirem na vida é explicado pelas diferenças na taxa de desemprego e nos salários pagos , resultado do preconceito. O estudo mostra ainda que a renda dos homens negros recuou nas últimas décadas , e a dos homens brancos estagnou . O contrapeso veio com a entrada das mulheres no mercado . ( F S P ,14.11.2007 , p. A-17) .



1997



Tiger Woods foi o primeiro negro a ser campeão de golfe .



2001



Colin Powell foi o primeiro negro a assumir o cargo de secretário de Estado nos EUA .



2002



Halle Berry e Denzel Washington ganharam o Oscar de melhor atriz e melhor ator .



2005



Condoleeza Rice foi a primeira negra a assumir o cargo de Secretária de Estado .



2008 Obama



Barak Obama é eleito o primeiro presidente negro dos EUA . Sua escolha para presidente não marca o fim do racismo individual , que pode estar oculto na alma de muitos brancos , mas é um marco de igualdade racial entre brancos e negros , no convívio social , que é o que importa .





ÁFRICA DO SUL





Durante o infame regime do apartheid na África do Sul , que fez dos não brancos cidadãos de segunda classe até 1994 , os funcionários do estado passavam um pente ou lápis no cabelo das pessoas para, dependendo do grau de crespidão , classificá-las como negras ou colored ( mestiças ) O método criava situações absurdas como a de membros da mesma família recebendo rótulos distintos . ( Veja, 2.9.2009, p. 91) .



OS ANTIRACIALISTAS E OS RACIALISTAS



Ao longo da história mundial recente , conforme assinala Demétrio Magnoli, estiveram em constante tensão duas visões de mundo opostas sobre o ser humano.



Os antiracialistas , como o líder sul-africano Nelson Mandela , e os americanos Frederick Douglas, abolicionista do século XIX, e Martin Luther King , líder do movimento dos direitos civis nos EUA , negam a separação da humanidade em categorias inventadas e acredita no princípio da igualdade entre as pessoas .



Os racialistas crêem em uma raça humana dividida em raças que se distinguem por ancestralidades diferentes , expressas em traços físicos e culturais . Fazem parte desse grupo , pessoas tão díspares como o presidente dos Estados Undios Theodore Roosevelt, o ditador alemão Adolf Hitler e o ativista negro americano Malcom X.



A crença da supremacia de uma raça sobre a outra levou apenas excepcionalmente a extremos como a política de extermínio de Hiltler na Alemanha nazista . Na maioria dos casos permaneceu no plano das idéias .



AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS



Demétrio Magnoli alerta em “Uma Gota de Sangue”, para o perigo que ocorre quando um estado se mete a catalogar a população segundo critérios raciais com o objetivo , a partir deles , elaborar políticas públicas : pouco a pouco , os próprios cidadãos passa a acreditar naquela divisão e se vêem obrigados a criar conflitos políticos e rancor , inclusive nas situações em que as leis tentam beneficiar um grupo antes segregado .



É o caso da Índia , país com o maior programa de cotas do mundo . O complexo sistema indiano de castas , tornado oficial pelo imperialismo inglês no século XIX, levou a que o governo indiano , na década de 1950, concedesse privilégios ao grupo dos intocáveis , ou dalits,e a “outras classes retardatárias “ – expressão contida no texto constitucional do país . Uma forma de tentar compensá-las das injustiças sofridas no passado . O resultado é que eles passaram a ser invejados . Em 2008, membros da etnia gujar , do norte da índia , entraram em choque com a polícia , para pedir o próprio rebaixamento no sistema de castas , pois queriam também ser considerados inferiores para ganhar cotas no serviço público e em universidades . E conseguiram .



A política de cotas deriva na prática dos mesmos pressupostos clássicos que embasaram a segregação oficial entre negros e outros grupos ., A diferença é que agora, esse velho pensamento assume o nome de multiculturalismo , ou seja, a idéia de que uma nação é uma colcha de retalhos de etnias que formam um conjunto , mas não se misturam . É o racismo com nova pele .



O filósofo Kwanw Anthony Appiaj, especialista em estudos afro-americanos da Universidade Princenton, nos EUA ataca a adoção de políticas raciais “ O estado brasileiro pode não ter ajudado os descendentes dos escravos a sair da pobreza , mas pelo menos jamais os discriminou ativamente como ocorreu nos Estados Unidos . Adotar políticas raciais , agora , significaria criar no Brasil uma minoria com privilégios . Em democracia , a existência de minorias com tratamento especial quase sempre resulta em encrenca . A pergunta que os brasileiros deveriam se fazer é : isso vale a pena? “ ( Veja, 2.9.2009, p. 88-93) .

Bibliografia : Magnoli , Demétrio . Uma Gota de Sangue – História do Pensamento Racial . Contexto .







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui