Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NICARÁGUA -- 22/09/2009 - 16:36 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NICARÁGUA



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009 .



Augusto César Sandino ,” o general dos homens livres” , combateu os invasores americanos , entre 1927 e 1933 , até ser morto em uma armadilha preparada pela Guarda Nacional .

Anastacio Somoza instalou na Nicaragua uma das ditaduras mais violentas e corruptas da América Latina , estando a família governando o país desde 1936.



Contra o governo organizou-se em 1961 a Frente Sandinista de Libertação Nacional , movimento guerrilheiro inspirado em Augusto Cesar Sandino , que lutou contra a ocupação americana na década de 30. O movimento desde o início optou pela luta armada .



Em 27.12.1974 guerrilheiros da FSLN invadiram a residência de José Maria Castillo , alto funcionário somozista que oferecia uma festa em homenagem ao embaixador americano .

Depois de quatro dias de negociação os guerrilheiros obtiveram a libertação de presos políticos , decretação de um novo salário mínimo , receberam um resgate de US$ 5 milhões e ainda divulgaram uma mensagem contra o governo pela rádio e televisão .



Em represália , de 1974 a 1978 Somoza desencadeou feroz repressão contra o grupo que foi obrigado a retrair .



Em janeiro de 1968 foi assassinado na Nicarágua o jornalista Pedro Joaquim Chamorro , diretor do jornal oposicionista La Prensa . O episódio enfraqueceu o ditador Anastacio Somoza, que cometeu um erro fatal pois o jornalista era influente político da oposição liberal e com este ato Somoza perdeu o apoio norte-americano .

Em 16.07.1979 a guerrilha conseguiu tomar o poder, dando início a um governo socialista . Os EUA opuseram-se ao governo sandinista, chegando a financiar os contra-revolucionários , que não tiveram sucesso em sua tentativa de derrubar o governo revolucionário.



Porém o governo sandinista da Daniel Ortega , pretendendo implantar o socialismo teria que enfrentar a forte oposição norte-americana . os EUA diminuíram a compra de açúcar nicaraguense , dificultaram a concessão de créditos internacionais para o país e financiaram os "contras" , ex-oficiais da Guarda Nacional Somozista que começaram a atacar a Nicaraguá a partir de uma base em Honduras .



Em novembro de 1986 estourou nos EUA o chamado escândalo Irã-Contras . Apurou-se a existência de uma operação clandestina e ilegal, praticada por altos funcionários ligados á administração Reagan , que vendiam armas ao aiatolá Khomeini , arquiinimigo dos EUA , com a finalidade de financiar os " contras" da Nicarágua . O Congresso americano , opondo-se a Reagan ,cancelou qualquer ajuda aos "contras" . O oficial da Marinha Oliver North foi responsabilizado pela ação .



Em 1988 , o furacão Joan devastou o país , causando prejuízos equivalentes a 40% do PIB , inviabilizando qualquer plano de recuperação econômica.



As eleições realizadas em 25.02.1990 revelaram a vitória de Violeta Chamorro , viúva do jornalista assassinado e da Frente Unida Opositora e Daniel Ortega entregou o poder à sua sucessora , interrompendo o ciclo revolucionário , Daniel Ortega, derrotado em duas eleições , voltou á presidência do país em 2007 e oscila entre aderir a Hugo Chávez e aumentar a integração ao mercado dos EUA .



A ligação com Hugo Chávez explica-se por razões materiais e ideológicas . Materialmente a Venezuela responde por todo o fornecimento de petróleo à Nicarágua, a preços subsidiados . Ideologicamente , Ortega se afina com o discurso chavista em seus ataques à oligarquia e aos EUA ,mas como Chávez suas ações são mais conciliatórias do que sua retórica , tendo renovado acordo com o FMI , nos mesmos moldes das administrações anteriores .



Cerca de 50% da população vive abaixo da linha de pobreza . A renda per capita em 2006 é de US$ 908 e o país começa a instalar confecções de roupas de marcas internacionais . Em abril de 2006 o grupo americano ITG anunciou a construção de uma fábrica de Denin , o tecido usado na confecção de jeans , com investimentos de US$ 100 milhões , o que corresponde a 2% do PIB do país . Engenheiros e outros profissionais serão contratados em uma região onde até então apenas se costuravam tecidos . ( Revista Veja, 17.10.2007 , p. 76) .



Ortega chegou a poder graças ao apoio de uma facção de direita , liderada pelo ex-presidente Arnoldo Alemán , com a qual governa . Sua mulher, Rosário Murillo é a segunda pessoa mais poderosa da Nicarágua , ocupando um cargo equivalente à chefia da Casa Civil e vários outros , falando eventualmente em nome do presidente .

Em junho de 2008 , Dora Maria Téllez, 52 anos , uma das comandantes da Revolução Sandinista de 1979 , entrou em greve de fome , em protesto contra a decisão do Conselho Supremo Eleitoral de cassar o registro de seu partido , o MRS ( Movimento de Renovação Sandinista) , dissidência do partido, criada em 1995 como resposta aos desmando e corrupção do partido comandado pelo presidente Daniel Ortega.



O Conselho Eleitoral é formado por quatro juízes ligados à FMLN – Frente Sandinista de Libertação Nacional , partido do governo e quatro ligados ao PLC , Partido Liberal Constitucional de direita . Os dois partidos mantém desde 1999 acordos que permitem deter a maioria na Assembléia Nacional , reformar a Constituição e dividir os cargos do aparelho estatal . Além do MRS , outros três partidos oposicionistas estão ameaçados de cassação , sob o argumento de que eles não cumpriram requisitos da lei eleitoral. O país terá eleições municipais em novembro.( F S P , 16.06.2008, p.A-11) .



Segundo o nicaragüense Sérgio Ramírez,um dos líderes da Revolução Sandinista e que abandonou a política em 1996 para se dedicar à literatura , “quando alguém fica muito tempo no poder , se deteriora . A corrupção e o nepotismo correm soltos , como acontece na Nicarágua e na Venezuela . Para ele “ Tive uma relação muito estreita com Ortega nos anos 1980 . Na época , a Frente Sandinista era um partido monolítico com um caráter messiânico . No nosso governo, tudo funcionava em torno do partido , não havia um autoritarismo pessoal . Hoje, Ortega é o cabeça de um projeto messiânico do qual participam apenas ele e sua esposa . Nem mesmo a Frente Sandinista está incluída . Acredito que ele vai fazer todo o possível para se perpetuar no poder . “ ( Veja, 18.06.2008 , p. 90) .



EUA



O governo americano em 11 de junho de 2009 decidiu cancelar US$ 62 milhões em ajuda à Nicarágua, alegando que o país não tem comprometimento com “ a democracia , o Estado de Direito e a economia de mercado “ . O envio do dinheiro fora suspenso desde novembro de 2008 quando a Nicarágua realizou eleições municipais que deram vitória ampla – e contestada por suspeitas de fraude, à legenda de Ortega . ( F S P , 12.06.2009, p. A-9) .



ORTEGA ETERNIZANDO-SE NO PODER



Daniel Ortega, já em seu segundo mandato estuda dois caminhos para continuar no poder : instituir a reeleição sem limites , como na Venezuela , ou mudar o sistema de governo de presidencialista para parlamentarista . Em março ele disse “ Se as condições permitirem , voltaria a concorrer a presidente [em 2011] . E se [ as condições ] não estiverem presentes , então estaria bem atuando como primeiro-ministro e depois voltar a concorrer para presidente “ . A FSLN tem no máximo 50 dos 56 votos necessários para reformar a Constituição . Para Ortega, a emenda constitucional de 1995 , que veta a reeleição é “ invenção da direita “ para evitar que o povo “escolha livremente” . ( F S P , 19.07.2009, p. A-17) .



Em 19 de julho , nas comemorações de 30 anos de vitória da Frente Sandinista de Libertação Nacional sobre a ditadura Somoza , Ortega propôs fazer um referendo para mudar a Constituição de modo a permitir a reeleição presidencial. Seu argumento, o mesmo de Chávez é de que a população deve ter direito de “premiar ou castigar” o presidente . ( F S P , 20.07.2009, p.A-12) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui