Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AVIÕES -- 21/09/2009 - 08:30 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








AVIÕES



Padre João Modesti




Quantas vezes ouvimos dizer que o homem é um animal social. Gosta de viver em companhia de outras pessoas. Infelizmente algumas vezes essa tendência é obstaculada pelas distâncias. A inteligência humana pouco e pouco conseguiu meios para vencer as distâncias. Entre eles existe o avião. Fruto da inteligência de um distinto brasileiro, foi se aperfeiçoando de tal maneira que quase não mais existem distâncias que separem os povos.



Infelizmente, esse aparelho que é tão útil para a humanidade, pela estupidez humana foi, em muitas ocasiões, instrumento de ruínas e mortes.



Basta recordar a última guerra mundial e outras menores dos nossos tempos. Em vez de fatídica e assassina jogada do avião deixando após só ruínas e mortes.



Gastam-se milhões para aperfeiçoar essas máquinas voadoras não tanto para dar maior conforto aos usuários, mas, sim para se tornarem mais perfeitas na obra da destruição. É mais uma aberração humana. A inteligência, pela qual o homem é imagem de Deus, usada para destruir vidas humanas.



Não sem razão o inventor do avião, ao ver a destruição essa sua invenção estava produzindo durante a revolução paulista de 1932, desgostoso pelo mau uso da sua invenção, se suicidou. Imaginem se ele visse os aperfeiçoamentos que foram feitos para produzir as terríveis destruições destes últimos anos.



Perder um ideal, é uma coisa que destrói a vontade de viver; ao passo que ver o próprio ideal produzir bons frutos para os outros, dão uma alegria que não tem palavras para ser escrita. Foi o que aconteceu com Santos Dumont.



Viu seu ideal fabuloso, que era para unir os homens cada vez mais numa grande família humana, ele viu o contrário.



Ele esquecera que o homem muitas vezes é mais criatura animal do que criatura racional.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui