Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AUTORIDADES -- 21/09/2009 - 08:25 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








AUTORIDADES



Padre João Modesti




Em breve o Brasil vai eleger pessoas que vão exercer uma autoridade para o bem e felicidade do nosso povo. Este é que deve escolher essas pessoas. Escolherá bem, a pátria ganha. Escolherá mal, todos sofrem.



Diz o Livro Santo “que todo o poder vem de Deus”. Aliás, quando Pilatos perguntou ao Cristo: “Você não sabe que eu tenho o poder de mandar matá-lo ou de soltá-lo?” O Mestre lhe respondeu: “Você não teria esse poder se não tivesse sido dado do alto”. Toda sociedade bem constituída deve ter uma autoridade que controle os direitos e os deveres de seus sócios para que não haja colisão. Além, disso tem a missão de procurar o bem comum, para que todos os cidadãos tenham segurança e bem estar. A autoridade deve ser um serviço e não uma sinecura.



Infelizmente a maioria dos que desejam e lutam para terem uma parcela de autoridade olha mais para a posição de superioridade com suas vantagens do que para o serviço que deveria prestar à comunidade. Todos os cidadãos são declarados, pela lei, iguais nos seus direitos e deveres. Tal deveria ser a atitude da autoridade para com eles. Infelizmente isso acontece raramente. Há favorecimento para alguns, perseguições para outros, provocando isso um mal-estar que poderá descambar numa anarquia. Há autoridades que somente olham uma porção de cidadãos (os tais lobies) para garantirem os votos e assim a sua continuidade na sua sinecura. Fazem leis que favorecem um grupo mais simpático ou mais barulhento ou mais ameaçador e o resto que se avenha.



Donde saem as alfinetadas, as ironias, o desprezo, o ridículo que é atirado sobre certos indivíduos que estão no trono do poder.



Com isso temos o começo da desagregação da sociedade podendo vir uma espécie de “after day”.



Mas quando o povo vê que a autoridade realmente trabalha para o bem comum, sacrificando, muitas vezes, uma fácil popularidade, então pelos cidadãos sérios e honestos será ajudada em seu magnífico trabalho. O resultado será o bem-estar do povo e as bênçãos para aqueles governantes que compreenderam bem a sua missão.



Poderá ser um sonho de uma noite de verão encontrar autoridades assim. É difícil encontrar, mas não é impossível. Vimos depois da segunda guerra mundial que nações que sofreram destruição total, ressurgiram das suas cinzas para um grande bem-estar social. Mas todos colaboraram porque viram que as autoridades se serviam do cargo para trabalhar pela pátria e não para se mostrarem acima dos outros.



Podemos não concordar com certas medidas da autoridade e temos o direito e o dever de criticá-las, mas que seja uma crítica positiva que ajude a corrigir o que está errado.



E a autoridade vendo que grande parte do povo a crítica, aceitará essas mesmas críticas, corrige o que está errado e até agradecerá, pois elas a ajudam a bem cumprir a sua missão.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui