Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AUTOMÓVEIS -- 21/09/2009 - 08:24 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








AUTOMÓVEIS



Padre João Modesti




Foi afirmado que nenhum homem é uma ilha. Isto quer dizer que o homem não pode por sua natureza viver isolado. Mas como muitas vezes a distância é empecilho para a convivência, a inteligência humana inventou meios para vencer essas distâncias. Uma delas é a invenção do automóvel.



Se bem usado é um ótimo instrumento de aproximação, vencendo distâncias e ganhando tempo. Mas também aí aparece a estupidez humana. Quantas vezes esse magnífico instrumento a serviço do homem se torna uma arma mortal. Quantas mortes já foram registradas devido à imprudência ou leviandade dos condutores desses veículos. Quantas pessoas ficaram aleijadas e algumas imprestáveis para sempre devido à imprudência no guiar esse meio de locomoção.



Há pessoas que quando estão na direção do automóvel, pensa que é um ser todo poderoso perante o qual todos devem dobrar a cabeça. Não respeita sinais, não respeita pessoas e nem coisas. Ele se julga o dono de tudo; se julga um deus com todos os poderes.



Ademais muitos nem sempre estão preparados para desempenhar a função de motoristas. Ou porque não treinaram bastante e conseguiram a licença por meios ilícitos ou porque não estão seguros de si porque abusam da bebida ou porque quer mostrar superioridade dando espetáculos com o carro pensando que isso atrairá a admiração dos espectadores. Se estes forem de juízo somente poderão ter compaixão da grande estupidez desse motorista.



Quantos pais, violando a lei, deixam seus filhos tomarem a direção do auto e sair por aí dando espetáculo. E muitas vezes o resultado é uma desgraça, uma morte. O choro e o arrependimento chegam atrasados.



Foi o resultado da má formação. Em vez de ensinar a observância da lei, favorecem a desobediência por um falso amor para com o filho. É mais uma aberração humana. O que deveria ser um instrumento de união e de alegria, torna-se um instrumento de destruição e de lágrimas.



Será o homem um verdadeiro animal racional? Neste caso pode haver dúvidas.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui