Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ALEGRIA E TRISTEZA -- 21/09/2009 - 08:18 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








ALEGRIA E TRISTEZA



Padre João Modesti




Anos atrás saiu um livro que gozou de muita fama: “BOM JOUR TRISTESSE” de uma escritora francesa. Era um livro bem pessimista. Retratava, por assim dizer, o dia a dia da autora. A leitura, em geral, produzia ainda mais tristeza do que o próprio livro.



Ao contrário, também por aquela ocasião, saiu outro livro, de um autor alemão: “Mais Alegria”. Mostrava que a vida valia a pena ser vivida, aproveitando o bem o tempo para se aperfeiçoar na alma e no corpo. Duas concepções da vida.



É verdade que cada um de nós tem momentos em que a máscara da tristeza se fixa na nossa existência; mas também é certo que a face da alegria também tem seus dias, e muitos.



Para aquele que vive a vida dos preceitos divinos, da educação, digna desse nome, que tenha na vida certas convicções, essa face da alegria deve dominar sobre a tristeza, não somente na duração, mas, principalmente na intensidade. Há muitos motivos para esse domínio da alegria. Em primeiro lugar uma consciência limpa; a noção do dever cumprindo cotidianamente; as boas amizades; os lares honestos; a vida de família e outras coisas mais que a existência vai-nos mostrando.



A tristeza quando aparece, há exceções, é quando se tem o contrário de tudo isso.



A pessoa alegre enfrenta a vida como todos os percalços que podem aparecer e com muita coragem; não gosta da palavra impossível; não fica ruminando algum fracasso que possa ter tido.



A tristeza destrói o gosto de viver. Aparecerá na menor contrariedade. Abate profundamente o indivíduo. Tira-lhe a força para qualquer reação. A saudação matinal de cada dia do que tem a face da tristeza, mesmo antes de qualquer atividade é Bom dia tristeza.



Ao contrário, o Livro Santo pede aos homens: Servite domino in laetitia (Servi ao Senhor na alegria).



Todos nós temos compaixão de pessoas que sofrem alguma desgraça. Mas a maior compaixão deveria ser para aquele que constantemente, tem como companhia inseparável, a Tristeza.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui