Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HAITI -- 21/09/2009 - 08:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HAITI



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009.



O Haiti era mais rico que os EUA no fim do século XVIII. Os brancos obrigavam os negros a trabalhar até a morte , porque era mais barato substituir os escravos do que mantê-los .

Em 1791 houve a revolução negra comandada por Pierre Dominique Toussain Louverture, cujo verdadeiro nome era Toussaint Bréda . Ele prestou juramento á bandeira da França, mas não era liberal. Ele e outros mulatos continuaram a explorar menos violentamente os negros do Haiti como escravos além de destruir todas as plantações rendosas dos brancos. Dos 520.000 haitianos, cerca de 450 mil eram escravos.



Após a vitória na luta contra a França , os EUA e a maioria dos países europeus recusaram-se a reconhecer a independência do Haiti, para não estimular processos semelhantes em outros locais . Os mulatos, mais instruídos, tomaram o poder. O primeiro presidente foi assassinado , houve uma guerra civil e Henry Christophe , autoproclamou-se rei Henry I e obrigou os ex-escravos a voltarem á força para as plantações de cana . Daí em diante sucederam-se golpes, ditaduras e conspirações.



Depois de muitos golpes de Estado , revoltas e revoluções palacianas , os americanos ocuparam o país em 1915, até 1934, em nome da doutrina Monroe , e a pretexto de restaurar “ a lei e a ordem”. Construíram 1.600 quilômetros de estradas. Ao final deste longo período não conseguiram nem uma coisa nem outra.



As estradas não foram conservadas e reduziram-se para menos de 100 quilômetros. Todos os projetos de reforma que implantaram foram abandonados .

O povo explora a terra inadequadamente e os senhores, todos mulatos, que se consideram uma casta superior aos negros praticam o tráfico de drogas.



A xenofobia dos mulatos do Haiti, fez com que em vez de aproveitar para uso próprio o que os brancos tinham construído nas costas deles, depredassem tudo em nome do nacionalismo, que no fundo, trai o chamado “complexo de inferioridade”, o medo da superioridade do civilizado sobre o botocudo, o mesmo medo que fez os líderes do Haiti terem 102 revoluções, golpes, etc, entre 1843 e 1915, tudo em nome de impedir o retorno dos brancos, quando na verdade, a Europa já tinha esquecido o Haiti. (Paulo Francis, Folha de São Paulo, 29.12.88, p. E-12).



Em 1957 através de um golpe , foi eleito presidente François Duvalier ( papa doc – papai doutor) , sobrepujando a candidatura dos mulatos e da corrente trabalhista e com o apoio da elite negra e dos hougans, sacerdotes do culto vudu . iniciou a dinastia Duvalier que manteve a exploração do povo, controlado pelos Tontouns Macoutes ( milícias militares ).

Somoza na Nicarágua , Trujillo em Santo Domingo , e Duvallier em Príncipe foram ditadores que se instalaram com o apoio de exércitos que haviam sido formados pelos americanos.

Papa Doc governou até 1971 ,e quando ele morreu o Haiti exportava menos que em 1788.



Foi sucedido pelo filho , Jean Claude Duvalier , o "Baby Doc" , que manteve a ditadura até 1986 . A organização Transparência Internacional divulgou ranking de corruptos em 2004 onde coloca Jean Claude Duvalier em sexto lugar , acusado de ter desvia. Duvalier vive confortavelmente exilado na França desde 1986 . ( Veja , 31.3.2004 , p. 54) . Com a dinastia Duvalier durante 30 anos o Estado tornou-se fonte de enriquecimento pessoal . , cerca de 5% da população enriqueceu às custas do empobrecimento da maioria



Em 1991 nas primeiras eleições diretas foi eleito presidente Jean Bertrand Aristide um padre popular devido ao seu trabalho comunitário nas favelas de Porto Principe .Préval foi expulso da ordem dos salesianos pelo seu trabalho. Inspirado na teologia da libertação defendia a idéia de uma revolução comunista e cristã e combatia as instituições e a economia burguesas , sendo a favor de expulsar os haitianos mais abastados que lideravam o país .



Deposto logo depois pelo exército , os americanos em 1994 invadiram o Haiti para devolver-lhe o poder . Mais do que “restaurar a democracia “ , o presidente norte americano Bill Clinton estava preocupado em diminuir a onda de refugiados haitianos que inundava a Flórida .

Os americanos fizeram um embargo econômico ao país de 1991 a 1994 que foi devastador para a economia . Aristide desmantelou o exército e não colocou nada em seu lugar a não ser uma força policial fraca e corrupta . As “chiméres” , milícias armadas recrutadas nas favelas . Estas milícias , privadas dos subsídios que recebiam durante o governo de Aristide tornaram-se as principaís responsáveis pela violência que caracterizou o Haiti após a saída de Aristide .

Reeleito como presidente em 2000 foi uma decepção . Em dez anos de governo nada mudou na situação de miséria da população do país .

A corrupção continuou no governo . "Os programas haitianos mudavam com frequência e não se sabia ao certo no bolso de quem o dinheiro ia parar . A partir de 1997 ou 1998 , a ajuda norte-americana e européia cessou " ( Giraut, Christian , F S P 2.3.2004 , p. A-11) .O Banco Mundial suspendeu a ajuda monetária em 2.000 devido á roubalheira .

E Aristide já tinha sido acusado de fraude nas eleições de 1997 e 2000 , quando a oposição foi fraudulentamente privada de representação no Senado. Em 2.000 foi assassinado um jornalista importante , Jean Dominique .



A principal milícia de oposição é a Frente de Resistència de Artibone , ex-aliada do presidente e antes conhecida como Exército Canibal . Em setembro de 2003 foi morto Amiot Métayer , líder do grupo , o que levou seus militantes a passarem a lutar contra o governo , supostamente o responsável pela morte do líder.



Em 5 de fevereiro de 2004 teve início uma ofensiva armada para derrubar Aristide , que teve sucesso com a renúncia do presidente em 29 de fevereiro . Os rebeldes armadas tem como líderes veteranos de esquadrões da morte e assassinos condenados , além de suspeitos de tráfico de cocaína como Louis-Jodel Chamblain e Jean Pierre Baptiste .



O Haiti que completou o bicentenário da independência , com 7,6 milhões de habitantes é o país mais pobre das América . A expectativa de vida é de apenas 51 anos e a taxa de desemprego e subemprego está em 70% . De cada dez haitianos, oito estão na miséria. Cerca de 60% da população vice abaixo da linha de pobreza .



A população vive em um pequeno território de 27.750 km2 , sujeito a furacões e inundações .

O país em 1970 era auto-suficiente em alimentos e em 2004 importa um terço dos alimentos . O PIB que chegou a US$ 4 bilhões em 2000 , caiu para US$ 2,7 bilhões e deve continuar caindo . Cerca de 60% da economia é informal , o país transformou-se em um imenso camelódromo. Transporte e comunicação são precários .

Cerca de 55% da força de trabalho está na agricultura ( café, manga, cana-de-açúcar, arroz, milho, cacau e sorgo) , 25% no setor de serviços e apenas 9% no setor industrial . A indústria é constituída por refinarias de açúcar , moinhos de farinha , fábricas têxteis e indústrias de montagem . Mais de 81% dos produtos exportados vão para os EUA .



Relato de militares brasileiros em serviço no país demonstra a que ponto chegou o nível de degradação da sociedade haitiana : “ Nunca vou esquecer daquela gente tomando banho no esgoto a céu aberto ... Para nós brasileiros , com toda a pobreza que temos é inadimissível um cadáver ficar uma semana exposto à multidão que passa indiferente . Lá eu vi isso . Para estar lá o ser humano precisa de todo o preparo psicológico . Ninguém se preocupa com o outro ...Lá é lixo por tudo . Há falta de amor pelo país , de amor próprio . Porto Príncipe , parece uma cidade abandonada . Há pouco comércio de loja . É o mesmo que o comércio fechar no Brasil e ficarem só os camelôs , só que camelôs mal vestidos . “ ( F S P 5.12.2004 , p. A-36) .



O Judiciário é inoperante e o Congresso está fechado . Eleições regionais estão marcadas para 9 de outubro e presidenciais e legislativas para 13 de dezembro de 2005 e o partido Lavalas , do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide , exilado na África do Sul , ainda tem grande popularidade , apesar de perseguido pelo governo interino liderado por Gerard Latourtue .



Cerca de 1,5 milhão de haitianos , quase 20% da população vivem nos EUA ou Canadá e a remessa de parte de seu salário é uma das grandes fontes de renda . No Haiti , 80% são católicos , 20% protestantes e 100% praticam o voduísmo, religião de origem africano .



Segundo Jared Diamond uma das razões do fracasso do Haiti foi a brutal agressão ao meio ambiente . Cerca de 99% do território foi desmatado , enquanto a vizinha república Dominicana , bem sucedida , tem 32% do território protegido e 28% de suas terras ocupadas por florestas em 74 parques .



Em 7 de fevereiro de 2005 foram realizadas eleições para presidente , surpreendentemente tranqüilas e com comparecimento maciço da população . Após uma apuração conturbada , O Conselho Eleitoral Provisório resolveu distribuir os votos em branco de forma proporcional entre os candidatos e declarou vencedor com 51,5% dos votos , René Préval , que governou o país entre 1996 e 2001 e foi o único que conseguiu terminar seu mandato sem interrupção . Porém Préval foi durante muito tempo braço direito de Jean-Bertrand Aristide embora atualmente demonstre ter se separado do mesmo .



Préval conseguiu o apoio de membros influentes da diáspora haitiana como o bilionário Dumarsais Siméus naturalizado americano e o superastro da música Wyclef Jean . Resta saber se conseguirá livrar-se da sombra de Aristide que ameaça voltar ao país .



POBREZA E DESEMPREGO CARACTERIZAM O HAITI



As facções rebeldes foram controladas , os índices de criminalidade caíram . A taxa de homicídios no país foi de 5,09 para cada 100 mil em 2008 , contra 10,7 em São Paulo . Porém , a taxa de desemprego ultrapassa 60% e metade da população tem menos de 18 anos de idade .A ajuda internacional é escassa . Uma crise de alimentos e furacões causaram prejuízos de US$ 1 bilhão , mas os 20 países doadores deverão enviar apenas US$ 324 milhões .



Neste contexto, a ONU quer iniciar a retirada gradual dos 7.000 militares do país , a partir do fim de 2011 e até lá , o efetivo da polícia nacional deve aumentar de 9.200 para 14 mil homens treinados pelos policiais da ONU . ( F S P , 10.05.2009, p. A-18) .



NORMALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO MILITAR



O Haiti está sem confrontos entre rebeldes e militares da ONU há dois anos e 15 dias . As últimas facções que lutavam em Porto Príncipe foram desbaratadas por operações da ONU em abril de 2007. Segundo Mantinard Robert, coordenador de um projeto de segurança comunitária em Bel Air , “ ainda há membros de gangues em Bel Air e Cite Soleil , mas são muito poucos e só agem de noite . A grande diferença é que hoje a comunidade tem coragem de procurar a polícia e denunciar”.



Segundo a ONU, a continuidade da paz depende de dois fatores : o treinamento de um efetivo de 14 mil policiais , previsto para terminar até 2011 e a reestruturação do sistema judiciário e prisional do país . Os primeiros passos já foram dados com a aprovação de três leis , que tornam o Judiciário independente do Executivo . Elas estabelecem a criação de carreiras de magistrados , de um tribunal superior e o estabelecimento de um processo de fiscalização das atividades judiciárias . A escola de magistratura foi reativada e a meta da ONU é criar 160 nova cortes e formar mais 350 juízes . O sistema carcerário ainda teve poucos avanços. Para diminuir o problema , uma nova penitenciária com mais 750 vagas está sendo construída . ( F S P , 17.05.2009, p. A-28) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui