Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PERU -- 17/09/2009 - 08:10 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PERU



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009.



Em 1968 os próprios militares organizaram a " Revolução Peruana , um movimento militar progressista e nacionalista que colocou na presidência o general Juan Velasco Alvarado . Este movimento se propunha a ser uma "terceira via" entre comunismo e capitalismo e realizou tarefas importantes como uma reforma agrária , nacionalização de grandes setores da economia , luta contra o analfabetismo e reabilitação das culturas indígenas . Em 1980 os militares entregaram o poder ao presidente civil eleito Belaúnde Terry .

O Peru contemporâneo destaca a figura do presidente Alberto Fujimori - `El Chino" que fundou em 1989 o partido político "Cambio 90" e foi eleito presidente em 1990 , como "azarão" , pois era professor e não tinha passado político . ( eleito à semelhança de Collor no Brasil ) . O país estava com uma inflação de 7.000% ao ano e parte do território controlado por guerrilheiros do Sendero Luminoso e do MRTA ( Movimento Revolucionário Tupac Amaru) , desde maio de 1980 , já com 25 mil mortos e contra estes decretou em 1990 a Lei de Mobilização Nacional , dando aos militares todos os poderes na luta contra o terrorismo .

No plano econômico aplicou o "fujishok" pacote de medidas liberais com controle de gastos públicos , privatização e abertura da economia , que fizeram a inflação despencar , estando em 2000 em apenas 3,8% . A situação externa melhorou , mas a economia possui 43,4% da população subempregada e 7,7 % desempregada em 1999 , caracterizando o fracasso na área social. Reduziu ainda em quase 70% as áreas de plantio de coca .

Em 1992 dissolveu o Congresso e interviu no Judiciário suspendeu as garantias constitucionais , argumentando que bloqueavam as reformas econômicas e prejudicavam o combate ao terrorismo .

"Não consultei ninguém antes de fechar o Congresso e a Corte Suprema , apenas dei a ordem . Já fazia algum tempo que eu havia chegado á conclusão de que as instituições democráticas eram incapazes de solucionar nossos problemas . Não eram capazes de resolver a questão maior, o terrorismo , que existiu durante doze anos e continuava se expandindo.... Eu funciono sem partido . Sem partidos , tenho outras condições para governar . Não há necessidade de fazer aqueles ziguezagues , acordos que desviam da direção correta . Aqui no Peru não existem partidos." . Alberto Fujimori . Revista Veja, 23.06.1993 , p. 6-10 .

Para o jornalista Ricardo Uceda o legado de Fujimori será “ a sua comunicação política com o povo , o seu sentido de trabalho , o fato de que estava dedicado a fazer obras em povoados isolados e o ordenamento da economia são feitos positivos . Parte desse legado foi a decisão de tomar as rédeas da luta contra a subversão . Mas tudo isso foi ofuscado pelo golpe de Estado que rompeu a ordem democrática e alimentou uma corrupção inaceitável” . ( F s P , 8.4.2009, p. A-9) .

Em 1993 aprovou nova Constituição , com a possibilidade de reeleição , sendo reeleito em 1995 . Em 1996 , fez aprovar uma lei que permitia concorrer a um terceiro mandato , alegando que seria apenas o segundo após a nova Constituição e foi reeleito para o terceiro mandato , em eleições de legitimidade questionada pela oposição. Fujimori , embora tenha acabado com as guerrilhas e a desordem econômica , eliminou as instituições democráticas e concentrou na Presidência todos os poderes , criando imensas dificuldades de transição para um Estado de direito e gerando uma crise institucional marcada pelo autoritarismo , populismo e desrespeito aos direitos humanos .

O grupo terrorista Sendero Luminoso , “caminho iluminado! , passou a atuar a partir de 1980 e atacou camponeses, civis em geral , autoridades e Exército .A cifra de mortos supera o total de mortos e desaparecidos no Chile a na Argentina durante as ditaduras militares .

Fujimori foi o responsável pela prisão de Abimael Gusman líder do Sendero Luminoso , , o " presidente Gonzalo" , ocorrida em 1992 e que foi apresentado em uma jaula, como um animal. Gonzalo , ex-professor de filosofia da Universidade de Ayacucho , era conhecido por seus seguidores como " a quarta espada do marxismo" , depois de Marx , Engels e Mao .

Em um intervalo dos interrogatórios , um policial lhe perguntou o que ele deveria ler se quisesse fazer uma revolução . Guzman respondeu “Dê uma olhada na minha biblioteca , sei que vocês a recolheram . Você deveria começar pela “História da Filosofia “ de Dynnik , que não é difícil . Depois, a obra completa de Marx , e os 57 volumes das obras de Lênin , que tenho em duas edições diferentes . Depois, Stálin, que é mais fácil, somente sete tomos. E , finalmente , os quatro de Mao . Há um quinto, mas foi editado pós-mortem e está carregado de revisionismo . Desse você pode prescindir”. ( F s P , 23.122.2007, p. A-22) .

Guzman, condenado à prisão perpétua , está em uma cela construída para ele, na Base Naval de Callao, perto de Lima . Além de grades, guardam o terrorista paredes de concreto resistente a explosivos , sete portas metálicas e um muro de oito metros .

Em dezembro de 1996 , o Movimento Revolucionário Tupac Amaru - MRTA ocupou a embaixada do Japão em Lima e lá ficou por 126 dias , quando no dia 22 de abril de 1997 , ocorreu uma invasão militar que matou 14 guerrilheiros e libertou 72 reféns e praticamente acabou com o MRTA , dando grande popularidade a Fujimori.

A Comissão Verdade e Reconciliação criada em 2001 para investigar a guerra interna entre forças de segurança peruanas e grupos terroristas divulgou relatório estimando em 69.000 o número de mortos e desaparecidos de 1980 a 2000 . Destes 75% eram indígenas que representam 45% da população, contra 37% de mestiços de índios com brancos , 15% de brancos e 3% de outros grupos . Segundo o relatório ainda, o Sendero Luminoso foi responsável por 54% das mortes no período. , 44,5% seriam de responsabilidade do Estado ou de milícias camponesas financiadas pelo governo e 1,5% do grupo guerrilheiro MRTA . ( F S P 29.08.2003, p. A-14) . Os 20 anos de guerra vitimaram especialmente a população de áreas rurais e pequenas cidades apanhadas muitas vezes no fogo cruzado entre guerrilheiros e forças de segurança.

Porém , muitos militares do exército peruano , aproveitaram a situação política para traficar armas para a guerrilha colombiana . O pagamento era feito com cocaína . Em 14.09.2000 um vídeo foi divulgado mostrando Montesinos dando dinheiro a um congressista antes de ingressar na aliança governista . Montesinos era chefe do serviço de inteligência e articulador do apoio dos militares a Fujimori. O vídeo deve ter sido roubado do serviço secreto por alguém de dentro das Forças Armadas , mostrando que as mesmas estavam divididas.



2000 Renuncia de Fujimori



Em razão de acusações de corrupção e ligação com o tráfico de armas e drogas , envolvendo seu principal assessor Vladimiro Montesinos , Fujimori em uma viagem oficial à Ásia , parou no Japão , e depois acabou renunciando por fax . Fujimori cometeu um erro fatal quando mudou a Constituição deixando a possibilidade do Congresso destituí-lo por maioria simples.

Fujimori consta em sétimo lugar em uma lista de corruptos divulgada em 2004 pela Transparência Internacional , acusado de ter desviado de 1990 a 2000 cerca de US$ 600 milhões , 1% do PIB peruano. Fujimori está refugiado no Japão , a salvo de ações judiciais, pois tem cidadania japonesa . ( Veja , 31.3.2004 , p. 54) .





2001 – ALEJANDRO TOLEDO



Em 28.07.2001 , Alejandro Toledo assumiu a presidência do Peru , primeiro presidente de origem indígena, um "cholo " cerca de 85% da população . Assumiu um país com 48% da população na pobreza , situação que se agravou nos últimos anos.

"Sou um defensor da terceira via, adaptada à América Latina . Não somos a Inglaterra , nem a Alemanha claro . Mas é possível dirigir a economia com responsabilidade , ter uma política fiscal e monetária disciplinada, manter os preços estáveis , não gastar mais do que se arrecada , dar a devida importância ao setor privado , favorecer as privatizações , reativar o consumo interno e as exportações ... Com a globalização , os capitais se movem com grande facilidade , mas procuram os países que tenham estabilidade política , econômica , social e fundamentalmente , estabilidade jurídica . Precisamos respeitar as regras do jogo para atrair investimentos naqueles setores nos quais o Peru tem enormes vantagens comparativas , e só precisa de tecnologia para transformá-las em vantagens competitivas " ( Alexandre Toledo , Veja , 6.12.2001 , p.11 - 15 ) .

Mais de 40% da população está abaixo da linha de pobreza e a minoria branca concentra o poder político e econômico . Apenas 20% da população tem carteira assinada e 75% dependem da economia informal . Água encanada e eletricidade estão disponíveis para apenas 70% da população e esgotos para 50% . Metade das crianças estão desnutridas e a mortalidade é de 40 por mil . O país depende da pesca e da mineração ( Veja, 18.04.2001, p. 54-55)





2005



Em 2005 Fujimori chegou a Santiago, capital do Chile e foi imediatamente detido .

Sua filha Keiko Fujimori é eleita para o Congresso .



ALAN GARCIA JULHO 2006



O país está atravessando um período de prosperidade . Áreas do deserto no Departamento de Ica foram transformadas em plantações de alcachofra , tangerina , pimentão e abacate destinadas à exportação , praticamente zerando o desemprego na região .

Um tratado de Livre Comércio com os EUA , aguarda aprovação do Congresso americano . Um terremoto de 8 graus na escala Richter ocorrido em 15.08.2007 matou pelo menos 510 pessoas e deixou mais de 1.500 feridos causou grande destruição em cidades a 200 km de Lima como Pisco , Ica, Chincha e Cañete ,o que deverá reduzir o crescimento esperado do PIB para 2007 de 6% . ( Veja, 22.08.2007 , p. 70-71) .

O Peru já recebeu o investment grade , selo de bom pagador no mercado internacional

2007



Após longo processo , em setembro de 2007 o Supremo Tribunal do Chile aceitou o pedido de extradição formulado pelo governo peruano . Fujimori deverá responder como réu em processos em que é acusado de subornar congressistas para apoiar seu direito á reeleição , de gravar ligações telefônicas ilegalmente e de ter autorizado massacres de civis por esquadrões da morte durante seu esforço para acabar com a guerrilha do Sendero Luminoso “ ( Veja, 26.09.2007 , p. 88) .



2008 - CASAS DA ALBA



O governo peruano está investigando as chamadas “Casas da Alba” , (Alternativa Bolivariana) , sob a acusação de que os centros de assistência são financiados pela Venezuela para patrocinar “ contrabando ideológico” no Peru . As Casas da Alba são centros de assistência à população pobre , que se declaram sem fins lucrativos . Muitos dos atendidos foram levados à Venezuela para fazer cirurgias oftalmológicas , mas seus diretores dizem que as viagens foram pagas pelos prefeitos peruanos .

Em março de 2008 , a polícia peruana prendeu nove pessoas sob a acusação de que são militantes financiados pelo governo Hugo Chávez e “terroristas” . O Peru também está preocupado com uma suposta “estratégia unificada” de reunir movimentos indígenas . “Fala-se de uma nação aimará que vai se consolidar na Bolívia , Peru e parte norte do Chile” . ( F S P , 24.03.2008 , p. A-12) .



2009 - CONDENAÇÃO DE FUJIMORI



O ex-presidente peruano Alberto Fujimori ( 1990-2000) foi condenado a 25 anos de prisão em quatro processos por assassinato e seqüestro durante a ofensiva contra o grupo maoísta Sendero Luminoso em seu governo .

Após 16 meses de julgamento , um painel de três juízes peruanos considerou Fujimori autor intelectual dos massacres de Bairros Altos e La Cantuta e dos seqüestros do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer pelo Serviço de Inteligência do Exército . .

Em Bairros Altos , no centro de Lima, 15 pessoas foram mortas a tiros em uma festa .

Na Universidade de La Cantura , também na capital foram seqüestrados e mortos um professor e nove alunos suspeitos de ligação com a guerrilha .

Os crimes são atribuídos ao grupo Colina, formado por militares que combatiam os maoístas sob o comando de Vladimiro Montesinos , chefe do serviço secreto de Fujimori e pivô da crise que derrubou o governo .

Fujimori é o primeiro presidente eleito condenado por violações humanitárias na América Latina .

Segundo o jornalista Ricardo Uceda , autor de “Morte no Pentagonito : Os Cemitérios Secretos do Exército Peruano” e testemunha no processo “ Eu não tinha provas do nível de conhecimento de Fujimori . O tema de quanto Fujimori sabia da organização desses crimes era muito importante . Boa parte do processo foi dirigido a essa parte . Mas há abundante informação sobre o que Fujimori encobriu e deixou de fazer depois dos crimes. ( F S P , 08.04.2009, p. A-9) .

Em 20 de julho de 2009 Fujimori foi condenado a mais sete anos e meio de prisão por desviar US$ 15 milhões em verbas públicas para as mãos de seu ex-braço direito Vladimiro Montesinos .É a terceira sentença desde a volta de Fujimori em 2007, extraditado do Chile .As penas não são cumulativas e, e Fujimori , com 70 anos , deve cumprir a mais alta , de 25 anos o que significa que deve morrer na prisão . ( F s P , 21.07.2009, p. A-10) .



CONFLITO COM INDÍGENAS



Em 5 de junho de 2009 ao menos 34 pessoas morreram em confrontos entre manifestantes indígenas e a polícia no norte do Peru . Manifestantes bloquearam uma estrada em protesto contra decretos do governo Alan Garcia que facilitam a exploração de petróleo e minério na selva peruana . Cerca de 22 integrantes das forças de segurança do governo morreram e 30 civis . ( F S P , 7.6.2009, p. A-22) .

Em 10 de junho o Congresso peruano suspendeu por tempo indeterminado a vigência do decreto sobre uso do solo na floresta amazônica. A Aidesep( Associação Indígena de Desenvolvimento da Selva Peruana ) exige a revogação do decreto . Segundo Dayse Zapata , vice-presidente da Aidesep “ queremos revogação total ..” Sobre o decreto “ não fomos consultados , e ela não garante nossos territórios . O governo nunca se preocupou em nos dar titulações de terras . Estamos lutando com as comunidades para titular . [Quanto á exploração de gás e petróleo] , as comunidades é que tem de decidir , negociar [ com as petroleiras] ... Queremos dialogar com o governo . No entanto dizemos que não podemos dialogar enquanto não estiver esclarecido o banho de sangue em Bagua , enquanto o governo não se retratar por nos chamar de criminosos “ . O presidente da entidade , Alberto Pizango , foi acusado de sedição e recebeu asilo político na Nicarágua . ( F S P , 11.06.2009, p. A-12) .

O presidente da Bolívia Evo Morales criticou duramente a ação do governo peruano no episódio . Inicialmente em carta enviada a um congresso internacional indígena realizado na cidade de Puno no final de maio defendeu que os indígenas busquem a “segunda e definitiva independência . Nossa luta não termina , da resistência passamos à rebelião e da rebelião, à revolução” . Em 11 de junho , em visita a Cuba afirmou “ Não é possível que os mais vilipendiados da história latino-americana sejam humilhados” . Com suas declarações ele aprofunda meses de mal-estar e troca de acusações entre os dois países . O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Yehude Simon, classificou a mensagem de “inaceitável” e disse que La Paz também reagiria se o governo peruano enviasse carta aos oposicionistas de Santa Cruz de La Sierra dizendo “ Nos parece ótimo o processo de descentralização . Vocês não devem deixar de lutar por esse processo” . ( F S P , 12.06.2009, p. A-9) .

O governo peruano promoveu em 12 de junho o primeiro encontro do recém criado Grupo Nacional de Coordenação para o desenvolvimento dos Povos Amazônicos . Participaram ministros e governadores da região de selva, mas não a Aidesesp que para o governo perdeu legitimidade pela “autoria intelectual “ das mortes de 24 policiais no dia 5 de junho .

Para o ex-premiê Jorge Del Castillo Gálvez , do governista Para, a crise indígena é fruto de um erro de comunicação aliado à manipulação política da oposição . Segundo ele , os decretos garantem a posse de terras indígenas , “tanto tituladas como não tituladas” e respeito a critérios ambientais . A meta , é criar uma lei que promova o investimento a longo prazo na selva , criar uma indústria madeireira , “ como a do Chile” . O país não pode gastar US$ 2 bilhões por ano importando petróleo , se tem reservas . “O que não pode acontecer é dizer :’estou sentado em um banco de ouro e não toco nele porque o meio ambiente não permite’ . Isso é condenar à pobreza nossos povos . “ ( F S P , 14.07.2009, p. A-20) .

O presidente Alan Garcia, em pronunciamento em cadeia de rádio e TV , admitiu que os decretos foram feitos sem ouvir as comunidades amazônicas e pregou a reconciliação do país . Desgastado pela maior crise de seu governo , arrematou “Não há derrotados , nem vencedores . Ganha o Peru”.

O Congresso unicameral do Peru aprovou em 18 de junho a revogação de dois decretos do presidente sobre a exploração da Amazônia , cuja anulação era a principal reivindicação do movimento indígena da selva peruana . ( F s P , 19.06.2009, p. A-14) .

Com isso , os indígenas desbloquearam o acesso ás rodovias que haviam ocupado cerca de dois meses antes .

Daysi Zapata , presidente da Aidesep , afirmou “ Vamos esquecer o passado . Agora indígenas e autoridades do governo devemos começar a resolver , em uma mesa de diálogo , os problemas da Amazônia . Se o governo voltar a cometer erros , os povos indígenas se rebelarão novamente . ( F s P , 20.06.2009, p. A-17) .

Líderes regionais indígenas peruanos prometem barrar a entrada de novas petroleiras na área . Denis Pashanasi, porta-voz da Província do Alto Amazonas afirmou “ Nem uma petroleira mais ! Mais empresa é igual a mais pobreza”. Há uma descrença , inclusive entre a população não indígena dos projetos de desenvolvimento do governo para a selva . Juan Luiz Campos , vendedor e estudante de zootecnia em Yurimaguas , afirma “ Olha o que aconteceu em Catamarca . Quanta contaminação . Ou aqui na região vizinha. Mesmo com as petroleiras , a população foi esquecida .”( F s P , 21.06.2009, p. A-21).

Walter Kategari membro da cúpula da Aidesesp afirma que a agenda de negociação com o governo Alan Garcia não inclui veto á instalação das empresas em terras indígenas . “Sabemos que essa é a posição de algumas entidades regionais e comunidades. Mas vamos tentar chegar a um ponto de equilíbrio. Queremos que sejam cumpridas todas as medidas ambientais previstas internacionalmente . Queremos participar dos planos que serão feitos para as zonas “.

Cerca de 72% da selva peruana está dividida em lotes para exploração de empresas petroleiras , 90% , 58 das 64 áreas estão sobrepostas a terras indígenas , segundo estudo da Universidade Duke . ( F s P , 22.06.2009, p. A-14) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui