Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MÉXICO -- 15/09/2009 - 08:06 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MÉXICO



Edson Pereira Bueno Leal, setembro de 2009.



O México desde 1929 vinha sendo governado pelo Partido Revolucionário Institucional. Desde o início houve uma identificação entre Estado, partido e governo. Nos anos 30 o governo mexicano entregou 70 milhões de hectares de áreas agrícolas a 3 milhões de lavradores , realizando uma das maiores redistribuições de terras da história .



CARLOS SALINAS DE GORTARI



O PRI começou a se enfraquecer em 1988 quando Carlos Salinas de Gortari assumiu a presidência após eleições declaradas fraudulentas , iniciando um processo de privatização e abertura política conforme o receituário neo-liberal . Este período de domínio do PRI foi denominado por Mário Vargas Llosa como a "ditadura perfeita" e é um caso único na história política do mundo ocidental , conforme Sérgio Abranches só encontrando um partido com igual força nos regimes comunistas do Leste Europeu .

Com interferência do governo americano , pelo secretário do tesouro Nicholas Brady , os bancos internacionais , comandados por John Reed , presidente do Citicorp , acertaram um acordo de renegociação das dívidas mexicanas de US$ 54 bilhões , inédito até então, com a redução dos débitos , com 3 alternativas:

1. redução do principal em 35% com o México pagando juros do mercado internacional ;

2. redução dos juros que deixam de flutuar e ficam tabelados em 6,25% , mantendo o principal o mesmo valor. Esta a opção preferida pelos bancos ;

3. Fica tudo como está e os bancos se comprometem a emprestar dinheiro novo , ao longo de quatro anos, o equivalente a 25% do que tem a receber . ( Veja, 2.8.1989, p. 84-86) .

Porém medidas de saneamento financeiro foram adotadas como a redução do déficit fiscal de 15% do PIB em 1982 , para superávit de 0,5% em 1992 . Foram eliminados os subsídios sobre preços públicos e reduzida a carga tributária o que aumentou o número de contribuintes de 1,7 para 4 milhões e muitos sonegadores começaram a ser colocados na cadeia . Contas de clube de futebol foram devassadas e artistas aterrorizados .

O peso do pagamento de juros da dívida pública diminuiu de 45% do orçamento em 1986 para 13% em 1993. O dinheiro da venda das estatais foi usado na redução da dívida pública .

Foi feito um Pacto de Solidariedade Econômica entre governo, trabalhadores e empresários , que segurou preços e salários. 87 produtos de uma cesta básica foram tabelados e os demais controlados. As importações foram abertas , passando de alíquotas de até 100% para uma média de 10% . Com isso a inflação caiu de 140% em 1987 para 20,9% em 1989.

Em 1994 o México aderiu ao Nafta , acordo de Livre Comércio da América do Norte . A situação social mexicano se complicou com a tomada do palácio de governo de Chiapas pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional , grupo guerrilheiro que até hoje domina a região, no extremo sul do país . O levante zapatista eclodiu devido " às medidas de modernização do governo federal com a privatização das comunidades rurais ("ejidos) , consagradas pela Revolução mexicana ) e o acordo de livre comércio com os EUA ( nafta) , que ameaçam acabar com o tradicional cultivo de milho das comunidades indígenas " ( Michel Lowy FSP. Mais 1.4.2001, p. 16-17) . Neste mesmo ano a economia mexicana sofre dramática crise cambial, que foi controlada com um megapacote de US$ 47 bilhões do FMI no início de 1995 .

Em 1995 , a Suíça abriu uma investigação sobre a origem suspeita de US$ 110 milhões depositados em 17 contas em Genebra e Zurique , por Raul Salinas de Gortari , irmão do presidente Carlos Salinas e sua família .

Em 18 de junho de 2008, depois de mais de 12 anos de batalha nos tribunais , a Justiça da Suíça determinou a devolução ao México de US$ 74 milhões que estão relacionados a transações criminosas que incluem corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas . O longo processo demonstra como é tortuoso o caminho para a recuperação de fundos ilegais depositados na Suíça . ( F S P , 19.06.2008 , p. A-14) .



VICENTE FOX



O processo se completou agora em julho de 2.000 com a ação decisiva do presidente Ernesto Zedillo que realizou durante o seu mandato reformas políticas que garantiram eleições livres e justas . Estas eleições deram a vitória ao candidato Vicente Fox Quesada , ex-executivo da Coca-Cola , oposicionista do Partido de Ação Nacional, de centro-direita , considerado um braço político da classe média católica . Fox inovou na escolha de assessores , agindo como se estivesse em uma empresa , contratando firmas de headhunters , para recrutar executivos para os cargos públicos .

Porém , o Congresso continua controlado pela ala nacionalista do PRI , que é contra as reformas e mantém o governo virtualmente paralisado. Em 2003 o PRI se aliou ao PRD , oposição á esquerda , um velho inimigo , e derrotou o programa de ajuste fiscal proposto pelo governo . Trata-se de aliança entre a oligarquia e esquerda o que não é inédito no continente , como aliás fez o PT de Lula em seu governo .

Fox iniciou conversações com o subcomandante Marcos líder dos zapatistas , e os zapatistas fizeram de 25.02 a 11.03.2001 uma "marcha pela dignidade" , que percorreu 3000 km de San Cristóbal de Las Casas em Chiapas até a Cidade do México . Os zapatistas que se definem como rebeldes e não como revolucionários querem a desativação das sete bases militares no Estado de Chiapas , a liberdade para todos os simpatizantes do movimento e ratificação de uma carta de direitos indígenas . ( F S P 12.03.2001 , p. A-9) .

O Senado mexicano aprovou em 26.04.2001 projeto de lei que proíbe a discriminação dos 10 milhões de indígenas mexicanos , reconhece constitucionalmente seus direitos e culturas e obriga o governo a lhes repassar recursos e promover políticas de desenvolvimento . . O projeto concede ampla autonomia às 57 etnias mexicanas que poderão fixar suas formas próprias de organização social , política , econômica e cultural , aplicar justiça de acordo com seus costumes e desfrutar de seus próprios recursos naturais e era uma das reivindicações dos zapatistas . ( F S P 27.04.2001, p. A-12) .

UNICAMP 97 - No primeiro dia de janeiro de 1994 teve início em Chiapas , no México , uma rebelião liderada pela Frente Zapatista de Libertação nacional . A Frente Zapatista exigia mudanças na distribuição da terra e dos benefícios sociais para a população campesina e indígena da região Os rebeldes se auto-denominavam "zapatistas" , fazendo clara referência a Emiliano Zapata , um líder da Revolução Mexicana que, no início do século XX , parecia ser a única esperança para os camponeses do sul do país .

a) Explique quais foram os objetivos da revolução liderada por Emiliano Zapata

b) Por que a Frente Zapatista utilizou a imagem deste revolucionário?

O México é um país de contrastes . A região norte , fronteiriça com os EUA prospera , devido às empresas maquiladoras instaladas que exportam para os EUA, seguindo padrão de vida próximo ao americano. Em 2001 foram US$ 160 bilhões , enquanto o Brasil atingiu a apenas US$ 58 bilhões . Ao contrário no sul , a maior parte da atividade é agrícola e o padrão de vida comparável ao seu vizinho a Guatemala. Nesta região está a província de Chiapas . A Cidade do México , construída sobre ruínas astecas , é uma das maiores aglomerações urbanas do planeta com 17 milhões de habitantes . Cerca de 10 milhões de mexicanos vivem nos EUA .

O México em 2001 tornou-se o país latino-americano de preferência dos investidores internacionais suplantando o Brasil. Em 2001 comparativamente a 2000 os investimentos estrangeiros no México subiram de US$ 12 para 25 bilhões , enquanto no Brasil devem cair de US$ 30 para 18 bilhões .

O México manda 80% de suas exportações para os EUA e em 2001 apresentou um superávit comercial de US$ 30 bilhões , sendo o segundo maior fornecedor de produtos para os americanos. De cada 2 televisores vendidos nos EUA 1 é fabricado no México. Para se ter uma idéia de mudança, em 1992 o México tinha um déficit para com os EUA de US$ 5 bilhões.

O PIB cresceu 7% em 2001 e o déficit público caiu de 14% do PIB em 1987 para 1% em 2.000 . O PIB em 2001 chegou a US$ 608 bilhões , superando o do Brasil , que está na casa dos US$ 500 bilhões .

Enquanto a indústria adaptou-se bem ás regras de livre comércio , muitas empresas tornando-se multinacionais e apenas 40% das exportações saem das 3.300 maquiladoras que empregam 1,3 milhões de pessoas , a agricultura regrediu , por não ter condições de competir com a agricultura mecanizada americana . Por isso até o milho é importado dos EUA .

Outro atenuante em termos sociais no México é a imigração . Cerca de 22 milhões de mexicanos migraram para os EUA , onde a maioria vive na clandestinidade .

O México consolida o seu papel de principal parceiro , interlocutor e intérprete latino americano de Washington.



FELIPE CALDERÓN



Em 2007 assumiu o cargo de presidente do México Felipe Calderón , em lugar de Vicente Fox. Calderón teve sua posse questionada pelo seu opositor Andrés Manuel López Obrador que afirmava que a vitória tinha sido conquistada por meio de fraudes e chegou a se proclamar em uma grande manifestação no Zócalo, a praça principal da capital mexicana como “legítimo presidente” .

Em 12 meses Carderón confirmou sua autoridade e atingiu a respeitável marca de 60% de aprovação . Boa parte do sucesso deve-se à sua decisão de declarar guerra contra o crime organizado , contra o comércio de drogas .

Em termos econômicos o país está muito bem . O déficit orçamentário que em 2000 era de 1,1% do PIB desapareceu . A dívida pública líquida vem caindo de maneira consistente e chega em 2007 a 23% do PIB . Boa parte da dívida externa foi renegociada durante o governo Fox e está denominada em pesos e equivale a apenas 7% do PIB contra 24% em 1995 . A inflação está sob controle sendo a taxa para 2007 prevista em 3,85% . O número de famílias comrenda entre 9 e 20.000 pesos mensais subiu de 5 milhões nos anos 1990 para mais de 12 milhões em 2007 e o governo planeja aumentar os investimentos em infra-estrutura de 3,2 para 5% do PIB.

O país continua muito dependente dos EUA para onde vão 70% das exportações e portanto uma crise na economia americana pode afetar fortemente o México . Cálculos estimam que 30% do PIB do país dependam diretamente dos EUA , entre exportações , receitas de turismo e remessas de US$ 23 bilhões por ano dos mexicanos trabalhando nos EUA . O México já recebeu o investment grade , selo de bom pagador no mercado internacional ( F S P , 15.12.2007 , Mundo p. 4 ) .

Segundo o economista James Roberts, coordenador do índice de liberdade econômica da Heritage Foundation “ a economia mexicana é dominada por grandes empresas estatais e privadas , que exercem monopólios e duopólios . Entre as estatais estão a Pemex , de petróleo e a CFE de eletricidade . O resultado é a falta de competição , que prejudica os consumidores mexicanos . ( Veja, 3.9.2008, p. 20)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui