Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CHILE -- 03/09/2009 - 17:59 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CHILE



Edson Pereira Bueno Leal , setembro de 2009



O Chile em 1964 também apresentava um quadro política acirrado entre o socialista Salvador Allende e o democrata cristão Eduardo Frei que prometia uma " revolução dentro da liberdade" . Eduardo Frei com promessas de reformas profundas conseguiu eleger-se , mas seu governo foi modesto , abrindo caminho para a vitória da Unidade Popular de Allende em 1970 .

Mesmo assim Frei realizou a chilenização das minas de cobre , passando o Estado a controlar 51% do capital , ficando o capital estrangeiro com 49% . Procurou ainda aplicar um programa de Reforma Agrária , aplicado apenas em parte devido à oposição dos setores conservadores.



SALVADOR ALLENDE



Eleito presidente do Chile , em 1970 o marxista Salvador Allende iniciou a única experiência de implantação do socialismo gradual , por via pacífica , na América do Sul. Allende nacionalizou as minas de cobre, 80% da produção industrial do país , bancos e desapropriou todas as propriedades rurais com mais de 80 hectares. As reformas foram condenadas pela elite , que armou um plano de desestabilização com apoio da CIA , gerando uma crise generalizada .

A Reforma Agrária teve resultado desastroso , com gastos de US$ 30.000 a 50.000 por família assentada . Porém a antiga classe proprietária foi varrida do mapa . Quando as propriedades foram devolvidas aos donos , os herdeiros eram nova geração que modernizou o campo , passando a considerá-lo como investimento e não um patrimônio familiar .

Estas medidas geraram um caos total . O faturamento da indústria de cobre caiu devido á incompetência dos novos administradores . A área cultivada diminuiu em 20% . A produção industrial desabou pois os proprietários pararam de investir face ao risco de iminente intervenção estatal .

Em 1972 , um locaute de empresas de transporte , estendido por 26 dias , privou Santiago e outras grandes cidades de alimentos , produtos de limpeza e matérias primas . Brigadas de militantes esquerdistas foram aos portos garantir o abastecimento e obrigaram os comerciantes a abrirem as lojas .

Allende tinha sido eleito em 1970 com 36,6% dos votos , contra 34,9% de candidato da direita Jorge Alessandri e 27,8% do democrata cristão Radomiro Tomic . Portanto com apenas um terço do eleitorado não estava credenciado a executar um programa de reformas radicais . Para tomar posse precisou assinar um compromisso de respeito á Constituição , mas não respeitou este compromisso . Ele nunca teve maioria parlamentar . No pleito legislativo de 1973 , a votação da Unidade Popular aumentou para 43% , sem permitir , no entanto, que o governo rompesse o impasse no Congresso , de maioria opositora .

Segundo o historiador Moniz Bandeira , a proposta da Unidade Popular de adotar um modelo “vinho e empanadas” de revolução estava destinada ao fracasso . “O socialismo é inviável como via de desenvolvimento , sobretudo num país atrasado como o Chile , em que 70% da produção era de cobre e 70% dos alimentos tinham de ser importados . Era um país completamente vulnerável, ainda mais na esfera de influencia dos EUA . Minha idéia é sair do lugar comum de que a CIA fez tudo , ou de que o apoio brasileiro [ao golpe] foi fundamental. O projeto era inviável . “

Moniz em “Fórmula para o Caos” , mostra um presidente fadado a decidir sozinho , enquanto era acossado pela direita , solapado pela Democracia Cristã e minado em sua posição legalista pelas divisões em sua base política . A URSS, onde Allende fora buscar ajuda econômica, deixou claro que não bancaria uma nova Cuba . Allende havia tomado a decisão de convocar um plebiscito sobre suas reformas – disposto a renunciar se fosse derrotado – quando o golpe foi desfechado e ele se matou no Palácio de la Moneda sob bombardeio . ( F S P , 8.9.2008, p. A-14) .

A Democracia Cristã , tradicionalmente hostil a golpes , passou a articular a derrubada de Allende . O Exército Chileno , conservador , foi atraído pela idéia de um golpe para acabar com a "baderna" . Ironicamente Allende escolheu para o comando do Exército , dezoito dias antes do golpe Pinochet , exatamente porque era um general obscuro, intelectualmente limitado e sabidamente apolítico . Por sua vez, amplas camadas da classe média e alta , assustadas com a possibilidade de perderem seu patrimônio material , com uma possível cubanização do Chile , legitimaram , ao menos pelo silêncio o golpe contra Allende .

Filme : Chove sobre Santiago . 1975 . Look Vídeo. Missing – O desaparecido , 1982 . Direção de Costas Gravas .

Livro Salvador Allende, Anti-semitismo e Eutanásia , do historiador chileno Victor Farías , mostra que na juventude Allende alimentava idéias racistas , homofóbicas e anti-semitas , e que defendia a esterilização forçada de doentes mentais , idéias expressas em sua tese de doutorado em medicina , apresentada em 1953 .

Com 31 anos e Ministro da Saúde , elaborou uma lei que obrigava a esterilização de deficientes mentais e alcoólatras , para evitar novas gerações de pessoas portadoras do que considerava distúrbios hereditários . ( Veja, 8.6.2005 , p. 94-96) .

Segundo Moniz Bandeira, o governo brasileiro somente se envolveu no final do processo . Primeiro , ajudando conspiradores ligados ao grupo de extrema-direita Pátria e Liberdade , que planejava isolar o sul chileno do resto do país , na hipótese de uma guerra civil . Depois, dando reconhecimento , ajuda financeira e enviando agentes para interrogar os brasileiros presos em seguida ao golpe – eram mais de 1.200 no país, na época , dos quais pelo menos seis foram mortos . Também houve , assessoria à oposição, de empresários , entre eles Glycon de Paiva, um dos fundadores do IPES que teria recomendado a versão chilena das Marchas da Família com Deus pela Liberdade . O autor cita os documentos sobre o envolvimento do governo Richard Nixon na preparação do golpe e no financiamento da oposição e menciona a famosa frase de Henry Kissinger , secretário de Estado de Nixon , de que os EUA não poderiam “deixar um país se tornar marxista só porque seu povo é irresponsável” . ( F S P , 8.9.2008, p. A-14) .

O presidente Médici se encontrou com o presidente americano Richard Nixon em 9 de dezembro de 1971 na Casa Branca e afirmou que “estava trabalhando” para derrubar o governo de Allende , segundo revelam documentos liberados pelo Departamento de Estado dos EUA e compilados pelo instituto de pesquisa não governamental Arquivo Nacional de Segurança . Médici na conversa disse que Allende seria derrubado pelas mesmas razões pelas quais Goulart foi derrubado no Brasil . Nixon então perguntou se Médici pensava que as Forças Armadas chilenas eram capazes de derrubar Allende . Médici respondeu que sim , acrescentando que o Brasil estava intercambiando muitos oficiais com os chilenos e deixou claro que o Brasil estava trabalhando para esse fim . Nixon disse que era muito importante que o Brasil e os EUA trabalhassem próximos . Isso devera ser no maior sigilo possível. Mas nós deveríamos tentar evitar novos Allendes e Castros . Médici disse que estava muito feliz em ver que as posições e visões brasileiras e americanas eram tão próximas . ( F S P , 16.08.2009, p.A-14) .





O GOLPE DE PINOCHET



Em 11.09.1973 um sangrento golpe militar liderado pelo General Augusto Pinochet pôs fim ao governo socialista e implantou uma ditadura militar no país, caracterizada pela violenta repressão , tortura, violação de direitos civis/humanos , desaparecimento de cidadãos chilenos e estrangeiros . Salvador Allende foi morto no palácio presidencial de La Moneda . Mais de 3.000 pessoas foram executadas , 1200 desapareceram e entre 50 e 500 mil foram torturados por motivos políticos em seu governo. Militares recentemente confirmaram que 200 presos desaparecidos na época foram "lançados ao mar , em rios , sobre montanhas da cordilheira dos Andes ou incinerados " ( F S P 8.1.2001 , p. A-10) .

O golpe chileno teve o franco apoio americano , através do presidente Richard Nixon e da CIA , com o objetivo de não permitir uma experiência de socialismo democrático a América Latina . Dados divulgados em 2004 mostram que Nixon queria impedir Allende de tomar posse como presidente em 1970 , tendo reclamado da ineficiência de seu embaixador chileno , Edward Korry neste sentido . ( F S P , 4.2.2004 , p. A-12) . Os EUA posteriormente atuaram para garantir o apoio internacional a Pinochet.

“É uma política firme e contínua para fazer que Allende seja derrubado por um golpe... Devemos continuar a gerar o máximo de pressões com vistas a esse fim fazendo uso de todo recurso apropriado. É imperativo que essas ações sejam levadas a efeito clandestina e seguramente para que o governo dos Estados Unidos e a mão americana fiquem bem escondidos “. Telegrama da CIA, Arquivo do Departamento de Estado – 09/1973

Bibliografia : Verduto, Patrícia . Chile , 1973 , Como os EUA derrubaram Allende . Editora Revan .

“O governo caiu com pouquíssima resistência armada, além daquela que Allende empreendeu no palácio . Isabel Allende, a sobrinha escritora do presidente resumiu a visão do lado derrotado : ‘Não existia o armamento russo nas mãos do povo , os arsenais clandestinos , os guerrilheiros cubanos , nem os soldados soviéticos no Chile, como tato se havia dito ‘” . ( Singer , André, F S P , Mais 1.4.2001, p. 5-10) .

Segundo relatório final da Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura , foram torturadas 28 mil pessoas , dos quais 1.080 menores de idade e 3.399 mulheres e executadas 3.197 pessoas . Não ocorreram focos de resistência ao golpe de 11 de setembro de 1973 . os militares não estavam em guerra contra um inimigo interno, mas num acerto de contas contra dissidentes em potencial .

Os abusos foram cometidos durante muito tempo. A maioria , 67,4% em 1973 , mas pouco mais de 32% dos torturados foram presos entre 1974 e 1990 . Cerca de 22% dos torturados eram filiados ao Partido Socialista e 21% ao Partido Comunista , os dois partidos da Unidade Popular . Cerca de 6% pertenciam á extrema esquerda e 31% diziam não pertencer a nenhum partido específico .

O relatório critica o comportamento do Judiciário, sobretudo a Corte Suprema , por ter abdicado do controle dos tribunais militares e a imprensa que “ apresentou o trabalho da repressão como se fosse uma cruzada contra a delinqüência “, tratando os líderes da oposição como criminosos .

“Por estos murtos , nuestros muertos ,/pido castigo,/(...) Para el verdugo que mando esta muerte ,/pido castigo”. É um trecho do “Canto Geral” , do Prêmio Nobel de 1971 , Pablo Neruda e se refere à repressão aplicadaaos mineiros em greve e comunistas em 1946 , mas aplica-se ao banho de sangue durante o regime de Pinochet .

Os 30.000 sobreviventes irão receber do governo uma pensão vitalícia de R$ 450 mensais , e R$ 12.000 de indenização , pelo Estado chileno ter reconhecido que a prisão política e as torturas foram uma prática institucional do Estado .

A mesma comissão apurou que o regime prendia e torturava crianças . São 87 casos envolvendo meninos e meninas que na época tinha menos de 12 anos . As vítimas eram usadas pelos militares nas sessões de tortura para forçar os pais a delatar companheiros .

O braço armado de Pinochet não se limitou apenas ao Chile . Com a criação da Dina , assassinatos foram praticados em outros países .

Em 1974 foi assassinado em Buenos Aires o general Carlos Prats , inimigo da ditadura . O ex-chanceler Orlando Letelier , foi morto a bomba em um atentado em 1976 em Washington, a dois quilômetros da Casa Branca . A explosão foi ouvida pelo presidente americano . Por este crime foram condenados o general Manuel Contreras , chefe da Dina na época do atentado e o americano Charles Townley .

Uma investigação do Congresso Americano confirmou que Pinochet mantinha contas secretas de US$ 17 milhões nos EUA .

Do ponto de vista da política econômica inicialmente Pinochet procurou reproduzir a mesma política que estava sendo adotada pelos militares brasileiros . Depois de dois anos as soluções monetaristas da junta haviam fracassado . Em 1975 a inflação alcançou a taxa de 174% ao ano e o PIB caiu 12,9% .

Foi aí que Pinochet resolveu dar chance a um grupo de economistas que tinham sido formados nos EUA e transformou o Chile na primeira experiência de implantação de um modelo neo-liberal na AL . Desde 1975 a equipe econômica era constituída por técnicos formados pelo economista Milton Friedman , da Universidade de Chicago, conhecidos como Chicago boys , aplicaram com todo o rigor o receituário monetarista e neo-liberal de seu mestre . A figura de maior destaque desse núcleo era Sérgio de Castro , que foi Ministro da Fazenda entre 1976 e 1982 .

Tudo o que havia sido estatizado no governo Allende foi privatizado .

O país foi modernizado através da abertura às importações e ao capital estrangeiro, as empresas públicas foram privatizadas ( menos a do cobre) . Das 533 empresas , em 1981 , apenas 12 continuavam em poder do Estado .Os militares chilenos fizeram exatamente o contrário do que os militares argentinos e brasileiros que foram estatizantes e protecionistas , criando reservas de mercado e afundando o país em dívidas .

A previdência , saúde e educação também . Foi feita uma reforma trabalhista para diminuir os controles estatais sobre a liberdade do capital em contratar e demitir .



A Reforma da Previdência



Em 1981 o Chile realizou uma reforma radical em seu sistema de previdência . A previdência na prática foi privatizada com os trabalhadores devendo depositar 10% dos seus rendimentos mensais em contas individuais de poupança administradas por fundos de pensão privados. As pensões públicas passariam a valer apenas para inválidos , deficientes e trabalhadores com renda inferior a US$ 105 por mês .;

A mudança teve o efeito de reduzir de 34 para 22% o gasto público em relação ao PIB do país . Após duas décadas de privatização , em 2008 a socialista Michele Bachelet decidiu recuar e o governo promulgou em 11 de março de 2008 a lei da Previdência Social que cria uma pensão básica universal .

Dados do governo verificaram que o Chile corria o risco de ter uma geração de idosos empobrecidos . Segundo as estimativas oficiais , apenas 60% dos trabalhadores cumprem a regra estipulada pelo modelo , em sua maioria assalariados que tem o desconto de 10% feito compulsoriamente em seus contracheques . Como o índice de informalidade é grande , sobretudo na área rural , há um grande contingente de pessoas que não fazem os depósitos com regularidade ou sequer participam do sistema .

Caso este cenário fosse mantido , um em cada dois chilenos não teria direito à pensão mínima em 2030 . Com a criação de um sistema de pensão solidária administrado pelo governo, os trabalhadores que não contribuíram para os fundos privados vão receber , no momento da aposentadoria , uma pensão de US$ 130 por mês . O programa beneficia também quem tinha um saldo considerado insuficiente em sua conta de previdência privada. Nesses casos ,o governo irá suplementar o valor para garantir , no mínimo , um benefício futuro de US$ 150 . ( Exame, 12.03.2008 , p. 68-70) .

O Chile especializou-se na exportação de produtos primários , como cobre , frutas , madeira , peixe e vinhos e passou a importar produtos industrializados . Por exemplo a indústria têxtil do país que empregava 160 mil trabalhadores , passou para 30 mil . De outro lado o Chile tornou-se e segundo exportador de salmão do mundo, depois da Noruega .

O Banco Central ganhou autonomia , o que limita a capacidade de gastos do Executivo Por estas razões Pinochet obteve apoio de amplas camadas da classe média e alta. O golpe de Pinochet contou com o apoio dos EUA , tendo Kissinger como secretário de Estado . A partir de 1976 a economia passou a crescer , ocorrendo de 1976 a 1981 e de 1986 a 1997 período de grande crescimento do PIB . Singer, André ; FSP Mais . 1.4.2001, p. 5 a 11)

Definiu-se a livre importação , exceto armas, com alíquota única de 11%. Os estrangeiros podem comprar até 100% de uma empresa e remeter lucros e dividendos a qualquer momento .

Determinados setores industriais desapareceram , inclusive 12 montadoras de automóveis e todas as fábricas de eletrodomésticos e outros setores que não conseguiram concorrer com os importados .

Porém , exploraram-se as vantagens comparativas . O Chile tornou-se o segundo exportador de salmão, que nem existia no país . O maior exportador mundial de uvas de mesa , o segundo de pêssegos e nectarinas e o terceiro de maças e pêras . O vinho chileno é o terceiro do mundo . O Chile exporta 25% de seu PIB .

A partir de 1976 , a economia passou a crescer a altas taxas . Entre 1976 e 1981 houve uma expansão anual média do PIB de 7% . Houve um curto período recessivo e a partir de 1986 o crescimento retornou .

Em 1978 foi promulgada uma Lei de Anistia e em 1980 uma nova Constituição , aprovada por plebiscito popular .

Derrotado o ditador em um plebiscito em 1988 , em 1990 acabou a ditadura militar , mas o Gal. Pinochet permaneceu como uma espécie de fiador da transição , como senador vitalício, com imunidade parlamentar e com grande influência no exército. Mesmo assim , os governos civis que se seguiram não deixaram de investigar livremente as violações aos direitos humanos ocorridas no período militar .

Portanto no Chile os militares deixaram o poder voluntariamente depois da derrota no plebiscito . Porém a economia chilena estava em uma fase de crescimento .

Com o passar do tempo sua autoridade foi diminuindo , reforçada pela divulgação dos excessos cometidos em seu período de governo. Em outubro de 1998 , Pinochet estando em Londres para tratamento de saúde foi preso , a pedido da justiça espanhola, acusado de violação de direitos humanos . Depois de longo processo , onde se deliberava sobre sua extradição para a Espanha, acabou , em março de 2000 , sendo autorizado o seu retorno para o Chile , onde também está enfrentando cerca de 157 ações criminais , que dependem da suspensão de sua imunidade parlamentar.

A imunidade acabou retirada pela Corte Suprema do Chile , decisão anunciada em 8.8.2000 , porém devido á sua avançada idade e diagnóstico de senilidade o judiciário decidiu paralisar os processos .

Porém em abril de 2004 veio à tona o escândalo do Riggs Bank, banco americano no qual Augusto Pinochet teria depositado US$ 8 milhões em contas pessoais secretas . Com isso a Suprema Corte ratificou a retirada de imunidade de Pinochet ,em processo no qual é acusado de envolvimento no desaparecimento de 19 ativistas de esquerda em meados de 1976 , durante a Operação Condor. Para evitar o julgamento, resta à defesa alegar que Pinochet , com 88 anos não tem condição de saúde mental suficiente para enfrentar um processo.

O país modernizou-se , mas não deu o salto para o Primeiro Mundo . Sua indústria não desenvolve tecnologia de ponta , nem há pesquisa no país. O Chile optou por inserir-se na economia mundial com as chamadas "vantagens comparativas" , ou seja aqueles produtos que pelas características do país pode ter boa aceitação no mercado mundial , no caso o setor primário-exportador . Suas exportações de salmão e truta chegaram a US$ 1,2 bilhão em 2002 e crescem as de vinho , chegando a US$ 600 milhões .

A renda per capita chegou a US$ 5.800 e o PIB a US$ 71 bilhões . O número de chilenos abaixo da linha de pobreza caiu de 37 para 22% da população . A taxa de analfabetismo é de apenas 4% e a de desemprego de 8,8% . A mortalidade infantil de 33 para 8 por mil e a expectativa de vida chegou a 76 anos . As tarifas de importação em média são de apenas 8% .



RICARDO LAGOS 2000- 2005



A economia chilena é aberta , a balança comercial favorável, a inflação está sob controle e a política econômica apresenta continuidade, mesmo com a eleição em 2000 de Ricardo Lagos , do Partido Socialista . . As alíquotas de importação estão em apenas 6% embora quase não haja indústrias para serem protegidas. O PIB vem crescendo a uma taxa média de 5,5%.

O Estado é responsável por apenas 9% do PIB e o Chile é o país com o menor índice de corrupção na América Latina , segundo ranking da ONG Transparência Internacional . Na época de Allende o Estado chegou a ser o responsável por 40% do PIB .

O Chile optou por não entrar no Mercosul e assim teve liberdade para negociar sozinho acordos comerciais com outros países . Feito acordo com os EUA , que entrou em vigor em 2004 , as exportações cresceram 31% e as importações dos americanos aumentaram 37% o que indica equilíbrio para os dois lados .

Existe uma lei que impede o Estado de gastar mais do que arrecada , os impostos foram reduzidos e a arrecadação simplificada , sendo que em 2005 as empresas pagam apenas um imposto , de menos de 20% . O setor financeiro tem regras claras e é um dos mais sólidos do mundo . ( Veja, 1.6.2005 , p. 68-72) .

Filme: Missing- o desaparecido – um grande mistério . 1982 . CIC vídeo.



UNICAMP 1999 QUESTÃO 24 – Em outubro de 1988 , assim a revista Veja noticiou a rejeição popular chilena ao general Pinochet :

“Os chilenos compareceram às urnas na quarta feira, pela primeira vez em quinze anos para se pronunciar sobre duas alternativas : o “’sim’ cuja vitória permitiria a Pinochet permanecer no poder até 1997, e o ‘não’ que abre caminho para eleições diretas para presidente em dezembro de 1989. Venceu o ‘não’ .

a) Explique de que modo o general Pinochet chegou ao poder no Chile, em 1973

b) Caracterize o governo do Chile anterior ao do general Pinochet

c) Atualmente , o general Pinochet é alvo de acusações internacionais. Que acusações são estas?

Entre o Nafta e o Mercosul , os chilenos preferem o Nafta .



RECONHECIMENTO DAS ATROCIDADES



Em novembro de 2004 , de forma surpreendente o chefe do Exército Chileno , general Juan Emilio Cheyre , assumiu pela primeira vez a responsabilidade da instituição pelas violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura de Augusto Pinochet ( 1973-1990) . Em carta pública divulgada pelo jornal diário “La Tercera” escreveu : “ As violações aos direitos humanos nunca e para ninguém podem ter justificativa ética .Por isso minhas palavras não devem ser entendidas visando minimizar o ocorrido , mas como um esforço em busca da verdade pois , como já disse antes , a verdade impera e traz paz de espírito , mas deve ser uma verdade completa e entendida sempre no contexto histórico em que ocorreram os fatos . .. O Exército chileno tomou a dura, mas irreversível , decisão de assumir as responsabilidades , que lhe cabem em todos os fatos puníveis e moralmente inaceitáveis do passado . Além disso , reconheceu em reiteradas oportunidades os erros e delitos cometidos pelo pessoal, diretamente subordinado , censurando , criticando publicamente e cooperando permanentemente com Tribunais de Justiça , para na medida do possível , contribuir com a verdade e a reconciliação “ ( F S P 6.11.2004 , p A-18 ) .

Ricardo Lagos encerrou seu mandato com 71% de popularidade , superior aos 58% registrados em sua posse em março de 2.000. Segundo o cientista político Cláudio Fuentes, “ isso é explicado pelo tipo de política social que empreendeu , com uma redução significativa da pobreza, e a universalização da saúde, e pelas mudanças importantes que realizou , como a aprovação do divórcio , o aumento dos gastos públicos e as melhorias na infra-estrutura. O Chile vem apresentando , de 2002 a 2005 , taxas de crescimento importantes , o que favorecer a implementação de suas políticas”.

Como o quadro a seguir demonstra , o Chile vem apresentando estatísticas mais saudáveis do que as brasileiras .

Brasil e Chile 2004 . Chile Brasil

Pib per capita ( US$) 4.910 3.090

Taxa básica de juros 4,5% 17,25%

Média cresc PIB últimos 20 anos 5,9% 2,6%

Inflação 3,7% 5%

Desemprego 7,6% 9,5%

Média anos estudo da população 9 6,4

Taxa de analfabetismo 3,5% 11%

Assassinatos 100.000 habitantes/ano 3 29

Mortalidade infantil (1000 nascidos ) 8 27

Expectativa de vida 78 71

% população vive menos US$ 2 / dia 9,6% 22,4%

Fontes : Banco Mundial, Cepal e ONU , in Veja,25.01.2006 , p. 70) .



A alta histórica no preço do cobre, que representa 30% das exportações chilenas e a implementação de um acordo comercial com a China favoreceram a ativação econômica . Lagos é visto pela população com credibilidade e os chilenos tem orgulho do fato de ter um presidente reconhecido internacionalmente . Lagos impulsionou ainda uma reforma constitucional que eliminou grande parte do legado autoritário que havia sido deixado pelo ex-ditador Pinochet. Deixaram de existir vaga de senador vitalício para ex-presidentes e as nove vagas de senadores designados . O presidente da República ganhou de volta a prerrogativa de demitir altos comandantes militares e policiais . ( F S P 16.01.2006 , p. A-9) .



MICHELLE BACHELET 2006-2009



Em janeiro de 2006 foi eleita em segundo turno para a presidência do Chile a médica socialista Michelle Bachelet , com 54 anos . Será a primeira mulher a presidir o Chile , foi exilada durante a ditadura chilena e será uma continuidade em relação a Ricardo Lagos, tendo sido Ministra da Saúde e da Defesa em seu governo . Seu pai , Alberto, general da Força Aérea , foi preso e torturado por se opor ao golpe de Pinochet e morreu de ataque cardíaco na prisão .

Bachelet foi eleita pela Concertación, coalizão de esquerda que governa o Chile desde o fim da ditadura de Pinochet . Neste sentido representa a continuidade , com respeito às regras de mercado .

A economia chilena em 2007 continua mostrando bons indicadores . A renda per capita passou de US$ 4.500 nos anos 1990 para 11.200 . O volume de recursos estrangeiros quase triplicou entre 2002 e 2006, atingindo US$ 8 bilhões . O PIB evoluiu 3,5% em 2001, 4% em 2003 , 5,7% em 2005 e 4% em 2006 . As exportações aumentaram 220% entre 2002 e 2007 , graças ao bom valor do cobre que o Chile detém 35% das reservas mundiais . Porém o índice de Gini , que mede a desigualdade social está praticamente inalterado desde 2001 , 0,575 em 2001 e 0,571 em 2006 . Os 10% mais ricos detém 47% da renda e os 10% mais pobres apenas 1,2% . A taxa de desemprego estacionou nos 8% desde 2000 . A Previdência , apesar de ter sofrido reformas , não atinge a 40% da população no mercado informal e a previsão é que em 2030 apenas 45% dos trabalhadores receberão benefícios superiores à pensão mínima estatal . A taxa de inflação na faixa de 5% é uma das mais altas da América Latina . ( Exame , 24.10.2007 , p. 88-89).

O Chile já recebeu o investment grade , selo de bom pagador no mercado internacional



RECEITAS CRESCENDO E PRESSÃO NAS RUAS





Com os cofres abarrotados de dinheiro por conta do “bom” do cobre e com vários setores do governo de olho na bonança , a presidente Michelle Bachelet enfrenta um dilema : seguir aumentando o gasto público com o risco de estimular a inflação que já alcança 8,9% , ou fechar as torneiras e sofrer desgaste popular na reta final do governo.

A principal exportadora de cobre, com 20% do negócio , é a estatal Codelco, que tem obrigação , por lei do regime Pinochet, de repassar 10% do que obtém com as vendas aos militares , que só podem usar o dinheiro opara comprar armamento .

A renda extra com o metal , acima da estimativa do Orçamento, vai para dois fundos no exterior , a serem resgatados em tempos de vacas magras . A boa fase permitiu um superávit de 8,7% do PIB em 2007 . Os fundos servem também para evitar a hipervalorização da moeda local , ao manter os dólares fora do mercado .

Funcionários da previdência querem plano de carreira , os caminhoneiros querem redução do imposto sobre combustíveis . ( F S P , 29.06.2008 , p. A-20 .



CHILE PERTO DE SER PAÍS RICO



O Chile deve alcançar em 2020 o patamar de US$ 21.000 dólares de renda per capita , que é o patamar mínimo exigido para um país ser considerado de Primeiro Mundo e é a renda per capitã atual de Portugal .Mantendo o ritmo atual de desenvolvimento a Argentina levará 16 anos para alcançar o mesmo patamar , o México 25, a Venezuela 30, o Brasil 35 e a Bolívia 100 anos .

A situação chilena é fruto de duas décadas em que a economia cresceu a uma média anual de 5,2% chegando à renda per capital atual de US$ 9.000 , com um modelo econômico e político caracterizado pela estabilidade . Os governos democráticos souberam reconhecer a qualidade da política econômica da ditadura e conservá-la .

Desde 1990 , os índices de pobreza no Chile despencaram de 386% para 13,7% da população e a indigência está próxima de ser erradicada . A classe C , considerada a porta de entrada para a sociedade de consumo representa 51% da população , contra 46% do Brasil.

Três em cada quatro chilenos moram em casa própria . A desigualdade social, medida pelo índice Gini ainda é alta , mas está em queda desde 2.000 .

A educação primária e secundária foram universalizadas , e sete em cada dez universitários são os primeiros de suas famílias a alcançar esse nível de ensino .

O Chile livrou-se de sua dependência em relação ao cobre , cuja participação nas exportações caiu de 70% nos anos 1970 para 45% em 2008 . Entre 1990 e 2002, o número de produtos na pauta de exportações, aumentou 63% .

O país firmou acordos bilaterais com 57 países , podendo vender com tarifas reduzidas para 85% do PIB mundial . Como sempre inclui o vinho como um dos produtos a ganhar o benefício com tarifa zero, o Chile se tornou o maior exportador de vinhos das Américas , superando a Argentina e os EUA .

O país tem a maior expectativa de vida da América do Sul, de 78,5 anos , a menor mortalidade infantil de 8 por 1.000 nascidos viços , o menor índice de homicídios de 1,7 para cada 100.000 habitantes , o menor índice de corrupção , 7 em uma escala de 0 a 10 da Transparência Internacional .

O problema atual é o índice de inflação , de 9.5% que é a quinta maior da América do Sul em 2008 , atrás de Venezuela , Bolívia, Equador e Argentina e mais do que o dobro do limite de 4% estipulado como meta pelo Banco Central . ( Veja, 17.09.2008, p. 124-128) .



CARAVANA DA MORTE



A Corte Suprema do Chile condenou em 15 de outubro de 2008 cinco oficiais das Forças Armadas a penas de quatro a cinco anos de prisão por terem participado da chamada “Caravana da Morte” , que executou sumariamente em 1973, em diferentes pontos do país , cerca de 120 opositores da ditadura do general Pinochet.

O principal sentenciado foi o general Sérgio Arellano Stark , que comandou o grupo de seis militares que percorreu o Chile num helicóptero Puma . A aeronave aterrissava para a execução dos dissidentes que acabavam de ser presos . Os prisioneiros eram mortos com armas brancas ou armas de fogo de pequeno calibre e enterrados em valas comuns não identificadas . O objetivo era aterrorizar os partidários do deposto presidente socialista Salvador Allende . ( F S P ,16.10.2008 , p. A-13) .



CHILE E A CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL



O governo destinou US$ 1 bilhão para a estatal Codelco , líder do mercado mundial de cobre para elevar a produção de minério nos próximos anos e em troca a empresa evitará demissões em 2009 . Foram destinados US$ 66 para famílias de baixa renda em março , desoneração de impostos para pequenas e médias empresas e um investimento de US$ 700 milhões para projetos de infra-estrutura de início imediato , como a manutenção de obras públicas , que gerem rapidamente novos postos de trabalho e demanda por produtos .

Os juros foram reduzidos de 4,75% em fevereiro para 1,75% em abril , o nível mais baixo desde agosto de 2004 . Com isso o indicador da bolsa chilena , o IPSA subiu 12% de janeiro a abril e a projeção é de alta de 28% para 2009 .

Com o pacote total de US$ 4 bilhões , cerca de 2,8% do PIB , o governo conseguiu reverter uma expectativa de encolhimento da economia em 2009 de 0,5% , para um crescimento de 0,1% . ( Exame, 6.5.2009, p. 77-78).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui