Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Argentina Regime Militar 1976 a 1983 -- 27/08/2009 - 09:21 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ARGENTINA Regime Militar 1976 a 1983



Edson Pereira Bueno Leal , agosto de 2009 .



Devido ao grande volume de exportações de couro e trigo , a Argentina , dependente dos capitais ingleses , foi o primeiro país da América Latina a industrializar-se . Os capitais ingleses e nacionais foram aplicados em moinhos, frigoríficos e na indústria lanífera . A maior parte da produção era destinada para exportação .

A Argentina não teve a escravidão como uma característica significativa de sua sociedade e o investimento na escola pública já era significativo desde o tempo do presidente Sarmiento ( 1868-1874) e estes dois fatores foram significativos para que os argentinos tenha conseguido construir uma sociedade mais homogênea e igualitária do que a brasileira.

A Argentina na década de 1920 era o país mais rico da América Latina . Nesta época começou a desenvolver-se no país a indústria de bens de consumo duráveis , desta vez financiada por capitais americanos , porém entrando em conflito com o setor agro-exportador por necessitar de proteção alfandegária e créditos. .

A crise de 1929 afetou profundamente a economia argentina pela queda nas exportações e pelo próprio declínio econômico da Inglaterra . A Segunda Guerra Mundial , ao valorizar os preços dos produtos agrícolas retardou um pouco o processo de decadência .

A Argentina sempre esteve á frente na América Latina . Já em 1947 o analfabetismo era de apenas 14% . O metrô de Buenos Aires é de 1913 , o primeiro da América Latina . Brasil e Argentina começaram o século XX com um PIB aproximadamente do mesmo tamanho e a Argentina chegou ao final do século com uma economia equivalente a metade da brasileira.

O país conseguiu atravessar boa parte do século XX com sucesso em relação à sua população . Os imigrantes que chegaram da Europa no final do século XIX e início do XX integraram-se normalmente na sociedade . Da mesma forma a população urbana foi integrada pelas políticas do peronismo .Tudo isso foi destruído a partir de 1970 . Com a crise generalizada a certeza de acesso ao mercado de trabalho desapareceu . Segundo Beatriz Sarlo , “Hoje estão nascendo na Argentina crianças cujos pais nunca entraram no mercado de trabalho . São filhos de gente entre 15 e 25 anos que jamais teve um emprego fixo e que não tem escolaridade .” ( Veja , 13.07.2005 , p. 11) .

Um golpe militar em 1943 derrubou o presidente Ramón Castillo . Juan Domingo Perón , líder de uma organização militar denominada Grupo de Oficiais Unidos ocupou a Secretaria do Trabalho e da Previdência e conseguiu aprovar uma série de leis trabalhistas : jornada de oito horas , salário mínimo, previdência social e apoiou a formação de sindicatos e com isso conseguiu forte apoio popular , tornando-se a eminência parda do novo regime . Perón acabou com a influência que comunistas e socialistas tinham sobre os sindicatos e criou uma CGT , Confederação Geral do Trabalho , totalmente subordinada à sua secretaria . Porém do lado patronal começou a gerar descontentamentos pelas excessivas concessões aos trabalhadores , sendo acusado de demagogo .

Conforme relata o embaixador brasileiro Sérgio Corrêa da Costa no livro Crônica de uma Guerra Secreta – Nazismo na América : a Conexão Argentina a Argentina foi o pais da América do Sul que mais abertamente apoiou o regime de Hitler . A Argentina foi o último país do mundo a romper relações com os alemães , apenas em janeiro de 1944.

Segundo o embaixador . o regime peronista acreditava que , com a vitória da Alemanha , a Argentina assumiria a liderança no Cone Sul . . Um mapa apreendido em 1941 por agentes do Serviço Secreto britânico com um espião alemão , no Rio de Janeiro , confeccionado pelo Alto Comando alemão mostrava a América do Sul com apenas cinco países . Uruguai , Paraguai e parte da Bolívia seriam incorporados à Argentina .

Outro documento de 1941 , um manifesto do Grupo de Oficiais Unidos (GOU) do qual Perón fazia parte deixa claro a adesão ao Eixo “ A luta de Hitler , na paz e na guerra , será nosso guia , de agora em diante “ . O documento conclui “ Caído o Brasil, o continente sul-americano será nosso “ .

Em 23 de abril de 1945 , o governo argentino simplesmente proibiu “ o anúncio da queda de Berlim , seja por toques de sirene , assobios , fogos de artifício ou outro meio “ . Estima-se que no pós guerra até 90.000 alemães tenham migrado para a Argentina . Pesquisadores respeitados sustentam que metade desse contingente ingressou com nome e documentos falsos , muitos dos quais concedidos pelo próprio governo de Perón . Além disso , pelo menos cinqüenta desses imigrantes eram nazistas acusados de crimes de guerra “ . ( Veja , 6.10.2004 , p. 116) .

Em outubro de 1945 , grupos militares ligados à oligarquia conseguiram destituí-lo da Secretaria e aprisioná-lo , mas uma mobilização popular maciça , liderada por sua mulher , Evita Perón , resultou em sua libertação e recondução ao posto . Em 1946 foi eleito presidente com votação esmagadora , pelo Partido Lavorista , contra a União Democrática formada pelas oligarquias rurais , a grande e pequena burguesia e os partidos Socialista e Comunista .

Com Juan Domingo Perón (1946-1955) , implantou-se na Argentina o justicialismo , regime populista e paternalista com grande apoio popular dos chamados descamisados, baseado no carisma do líder. Seria um regime equidistante do comunismo e do capitalismo .

Perón procurou aliar os benefícios aos empresários a uma política de manipulação pelo Estado da classe operária. A partir de 1951 , em seu segundo mandato , sua mulher Eva Perón teve um papel fundamental junto aos trabalhadores , especialmente as mulheres .

“A roupa de Eva Perón foi um negócio de Estado para um regime que descobriu as formas modernas da propaganda política. As publicações ilustradas do regime levaram adiante uma política altamente visual, em que dezenas de fotografias diárias difundiam as imagens dos líderes. A escolha dos vestidos de Eva não foi uma tarefa banal. Eva foi amada por sua obra e pela maneira como se apresentava publicamente. “(Adaptado de Beatriz Sarlo, A paixão e a exceção: Borges, Eva Perón, Montoneros. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Ed UFMG, 2005, p. 78-79.)

Perón pode adotar uma política de elevação do nível de vida dos trabalhadores , com a ampliação de serviços previdenciários , graças aos saldos acumulados durante a Segunda Guerra . Porém a economia argentina foi muito prejudicada após o final da Segunda Guerra com a queda nos preços dos produtos de exportação e a diminuição da compra pela Inglaterra , o maior investidor na Argentina e o maior importador do país .

Mesmo assim , no período 1945-47 a economia Argentina cresceu 27,7% , a maior expansão até então ocorrida .

Perón nacionalizou as empresas ferroviárias inglesas , mas seu estado já era precário . Passou a investir em indústria de base e manteve a estrutura fundiária do país intocada .

O populismo de Perón não impediu que a economia argentina declinasse , aumentando seu endividamento e sendo obrigado a fazer concessões a empresas multinacionais .Perón acabou derivando para um populismo esquerdista , o que levou em 16.09.1955 a perder o poder em um golpe militar que colocou em seu lugar o general Pedro Eugênio Aramburu , entre 1957 e 1958 . Perón exilou-se na Espanha , mas a sua influência continuou grande na Argentina .

Golpes militares se seguiram . O governo civil de Arturo Frondizi ( 1958-62) , foi derrubado por um golpe militar . Da mesma forma Arturo Ilia (1963-66) também foi derrubado por outro golpe, chefiado pelo general Juan Carlos Ongania que governou como ditador de 1963 a 1970 .

No governo Ongania ocorreu o Cordobazo, em maio de 1969 m quando durante três dias ( de 29 a 31 de maio) ocorreu uma explosão social expontânea em Córdoba , quando o povo praticamente tomou a cidade e somente uma intervenção conseguiu controlar a situação.

Ongania foi deposto em 1970 pelo general Roberto Marcelo Levingston , que em 1971 foi deposto pelo general Augustin Lanusse .

Lanusse convocou eleições em 1973, tendo sido eleito o peronista Héctor Câmpora , que renunciou para permitir o retorno de Perón que mantinha grande popularidade , havia retornado do exílio na Espanha e venceu as eleições extraordinárias em 1973, com quase dois terços dos votos , mas morreu em julho de 1974, com 78 anos .

A vice presidente era a terceira mulher de Peron Isabelita , uma ex-dançarina de cabaré , que não tinha o mesmo carisma de Evita . Em 1975 Celestino Rodrigo , ministro da Economia de Isabelita Perón , promoveu o chamado " rodrigazo" , um programa ortodoxo , maxidesvalorização da moeda , arrocho salarial e aumento das taxas de juros , que quase levou o país à hiperinflação e desde àquela época os argentinos dolarizaram a economia.

Durante o governo de Isabelitta dezenas de pessoas foram mortas em ações de grupos terroristas de extrema esquerda , como os Montoneros , as Formas Armadas Peronistas , e o Exército Revolucionário do Povo (ERP) e de direita pela Tríplice A - Aliança Anticomunista Argentina . Isabelita tinha por trás , um guru , José López Rega , que havia sido seu empresário e ex-secretário particular de Perón , conhecido como " O Bruxo" , que ocupava o cargo de ministro do Bem Estar Social , exercia o poder nos bastidores . As lutas internas entre os vários setores do peronismo , pela fraqueza da presidente , a inflação crescente e a corrupção no governo desmoralizaram o peronismo , abrindo caminho para um novo golpe militar , pois o Exército era fortemente anti-peronista .



DITADURA MILITAR



Em 1976 Isabelita foi destituída por um golpe militar , comandado pelo general Jorge Rafael Videla que governou de 1976 a 1981 . Depois assumiu o general Eduardo Viola , que foi destituído no mesmo ano por uma junta militar que entregou o poder ao general Leopolfo Fortunato Galtieri ( 1981-1982) .

De 1976 a 1983 a Argentina esteve sob a égide de uma ditadura militar que combateu seus inimigos com extrema violência , dando surgimento a inúmeros desaparecidos políticos , cujas mães e avós formaram um movimento que ficou conhecido internacionalmente como “ as mães da Praça de Maio” . Os principais responsáveis pela repressão foram os presidentes e generais Jorge Videla, Eduardo Viola e Leopoldo Galtieri .

A repressão aos inimigos do regime foi proporcionalmente mais brutal na Argentina em relação ao Brasil. Com um quinto da população brasileira a Argentina contabilizou 30.000 mortos ou desaparecidos, contra 400 no Brasil.

Aviões militares decolavam regularmente , levando oposicionistas dopados, que eram jogados no Oceano Atlântico . Um dos episódios mais revoltantes deste período foi a entrega para adoção de mais de 400 crianças roubadas dos pais mortos na prisão ou no Oceano . Até 2002 cerca de 67 jovens já haviam sido identificados , adotados por policiais e militares envolvidos . Estas crianças chegam á idade adulta com uma dolorosa suspeita : a de que seus pais adotivos podem ter sido os assassinos de seus pais biológicos . ( Veja, 25.12.2002 , p. 56) .

O General Ramón Camps , ex-comandante da Escola de Mecânica da Marinha , que foi um dos centros de tortura e assassinato afirmava " Primeiro eliminaremos os subversivos , depois os simpatizantes , e por último , os indiferentes " .

“Os métodos adotados para conter as forças populares a partir da instauração da ditadura, em 1976, vão desde a desarticulação das organizações de massa, passando pela suspensão da liberdade de Imprensa e Informação, até o assassinato, prisão e tortura indiscriminada de homens, mulheres e crianças. Em 1978, durante a Copa do Mundo, apesar de toda a propaganda do governo para manter a ‘boa imagem’ do país, o mesmo passou a ser o cenário de um dos dramas mais cruéis do mundo inteiro, em vista de milhares de pessoas assassinadas, campos de prisioneiros mantidos pelas três armas ou ainda centros clandestinos de detenção, em regime de interrogatório ou guardados como reféns não reconhecidos. A política do governo de Videla relembrou as épocas mais sombrias da história do homem, em nome de uma ‘ordem social’ que a cada dia se revela mais injusta e degradante.” (Aquino. Jesus. Oscar. História das Sociedades Americanas)

Em 1995 , as Forças Armadas assumiram a responsabilidade institucional pelo desaparecimento de 30.000 argentinos .

No plano econômico os militares fracassaram . Arrocharam os salários e sucatearam a indústria nacional com a abertura das importações . As empresas estatais , dirigidas por militares tornaram-se centros de corrupção e ineficiência . A dívida externa cresceu .

No livro “Doble Juego – Argentina Católica e Militar” o jornalista argentino Horácio Verbitsky consultou quase 1200 documentos para concluir que houve uma relação carnal entre a Igreja e a ditadura do país . Ele diz que a Igreja sabia dos desmandos do regime e que, mais que calar , ela colaborou com seus dirigentes . O livro registra que a Igreja se recusou a receber as Mães da Praça de Maio. Houve duas igrejas . Uma perseguida com dois bispos assassinados , e sacerdotes e laicos torturados e a outra complacente com o que ocorria , incapaz de defender os seus. ( F S P .9.4.2006 , p. A-18) .



GUERRA DAS MALVINAS



A Guerra das Malvinas começou em 2 de abril de 1982 quando paraquedistas argentinos tomaram as ilhas Malvinas , cuja soberania a Argentina reivindicava, juntamente com as ilhas Geórgias do Sul . Os militares argentinos acreditavam que não haveria reação inglesa devido á grande distância ( 15 mil km)

Porém isto não ocorreu . Os britânicos montaram uma grande frota e conseguiram apoio americano . Os argentinos não tinham navios à altura dos britânicos . Em 2 de maio , torpedos do cruzado Conqueror afundaram o velho cruzador argentino General Belgrano que afundou em minutos e levou 324 marinheiros consigo. Depois disso , a marinha argentina não saiu mais de suas bases .

Mísseis Exocet argentinos atingiram o Sheffield em 4 de maio que depois afundou e o cargueiro Atlantic Convevor em 25 de maio . A marinha argentina chegou a esconder seus submarinos a pretexto de protegê-los .

Em 21 de maio os britânicos começaram a desembarcar nas ilhas , em quatro dias 5.500 homens e quase 10.000 toneladas de armas e munições. . Em 16 de junho as tropas argentinas, comandadas pelo general Benjamin Menendez renderam-se após a morte de 712 argentinos e 213 britânicos .

O ex-vice-chanceler argentino na época da Guerra das Malvinas (1982), em entrevista concedida em 03/04/07, fez as seguintes revelações:

“Os militares, quando decidiram recuperar as Malvinas, acreditavam, equivocadamente, que os EUA não interfeririam, em retribuição pelos oficiais que a Argentina enviara a Honduras para treinar os contras que combatiam os sandinistas.” “Ele [Vernon Walters, embaixador especial do governo norte-americano] era uma mistura de homem do Exército e da ClA, mas muito civilizado e inteligente. Falava um impecável castelhano (...). Durante a guerra, ele entrava na sala do [ditador e general Leopoldo] Galtieri sem bater. Era um habitué da Casa Rosada e da Residência de Olivos.”

A guerra obteve apoio generalizado por parte de uma população iludida . Este apoio incluiu inclusive a esquerda . Segundo a crítica literária Argentina Beatriz Sardo “ A esquerda tinha essa fantasia tresloucada de que era uma guerra contra o imperialismo . Vi até fotos de argetinos no exterior , grupos de exilados que empunhavam a bandeira nacional e festejavam a ditadura que os havia perseguido e que matara seus companheiros . Foi um momento de enlouquecimento da sociedade “. ( Veja, 13.07.2005 , p. 15) .

A ditadura entrou em declínio após a aventura militar contra a Inglaterra na Guerra das Malvinas. Galtieri , foi substituído pelo general Reinaldo Bignone ( 1982-1983) .

Segundo o ex-número dois da KGB , o generqal aposentado Nikolai Sergeievitch Leonov , em março de 1982 o adido soviético na capital Argentina procurou o Ministério das Relações Exteriores da junta militar do general Leopoldo Galtieri : “Inicialmente , queríamos fornecer armamentos diretamente , mas os argentinos se recusaram a fazer algo entre governos diretamente . Queriam algo no nível de empresas ...Os argentinos estavam muito arrogantes , porque achavam que a operação nas Malvinas ia ser fácil . Contudo estávamos dispostos a ir muito longe , muito mais do que se pensa . Eles precisavam de mísseis terra-ar e mar-mar , mas não se atreveram a comprar armamento soviético . Então tentamos fornecer imagens de satélite da movimentação britânica no Atlântico , mas acho que eles desconfiaram dos dados que nós enviamos e os contatos morreram... Havia o fator ideológico, eles eram uma ditadura anti-comunista . E havia a pressão dos EUA, que eram aliados dos ingleses , mas também apoiavam a junta . Eles perderam tudo, a guerra e o regime ”. ( F S P , Mais , 13.01.2008 , p. 4-5) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui