Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A IMPORTÂNCIA DE CADA UM -- 11/01/2002 - 15:20 (J. B. Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A IMPORTÂNCIA DE CADA UM

J.B.Xavier





É difícil que alguém ainda não tenha ouvido a expressão “Aqui somos uma grade família” quando o assunto versa sobre uma ou mais pessoas interagindo em busca do mesmo objetivo. Muitos dos integrantes de um time, as vezes nem mesmo chegam ao final daquilo que se propõe. Por se preocuparem demais com a meta maior, nem sempre compreendem que, ao contrário do que se acredita, os meios justificam os fins.



Exaamene por erem os mesmos objeivos, pressupõe-se que auomaicamene odos devessem esar compromeidos com ele, de maneira que, pela divisão de arefas, ele ficasse menos pesado para cada um dos componenes do grupo.



Apesar de óbvia, essa idéia, infelizmente, nem sempre – ou melhor, quase nunca – é seguida, e aqui, como de resto em quase todas as atividades humanas onde exista pessoas em interação, a regra 80-20 parece também se aplicar perfeitamente: Ao final, 80 % das tarefas que conduzirão ao atingimento do objetivo, serão executadas por 20 % da equipe.



Além dsso, há outro fator que complca o desempenho do trabalho em grupo, seja ele de cunho partcular ou profssonal: A vadade. Em termos smples, sto sgnfca que quando se trata de assumr as dfculdades para o atngmento dos objetvos, va de regra, são poucos os canddatos, e a responsabldade acaba por car apenas sobre alguns dos ombros do tme. Já o sucesso, a vtóra, o atngmento da meta, costuma ser dsputado por todos; até mesmo, as vezes, por quem nem pertence à equpe.



Isto é particularmente verdadeiro quando o grupo interage na esfera profissional. Neste caso, instala-se no grupo uma espécie de descomprometimento com os objetivos, ou, se preferirem, um “comprometimento morno” que não move 100% da energia do grupo.



Já nas atividades amadrísticas, geralmente time funcina melhr, prque há um cmpnente lúdic permeand a atividade. Nesses cass há uma causa mair que mve s integrantes da equipe a dar melhr de si: prazer. Entretnto o przer deveri ser sempre mol mestr mover pessos à ção! Els jmis deverim ssumir empreitds com s quis não tenhm lgum finidde, ou qundo isso for inevitável, pelo menos que busquem ns trefs-meio lgum tipo de regozijo. Sem isso, cminhd em direção o objetivo torn-se árdu, às vezes té insuportável.



Bons líderes sabem o quanto é importante manter o interesse do grupo por algum aspecto das tarefas-meio. Eles buscam descobrir quais delas proporcionam prazer aos participantes do grupo, e procuram delega-las a estes.



Se você chegou a este ponto da leitura, deve pertencer à estirpe de pessoas que vai em frente, não importando quão estranha ou dificultosa seja a tarefa. É provável que você faça parte desse pequeno número de bons líderes que jamais relegam a segundo plano qualquer dos componentes da equipe, porque sabem que cada um deles, não importa a tarefa que lhes caiba no grupo, são importantes para a harmonia do todo, como, provavelmente, você já deve ter percebido neste texto.



* * *

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui