Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENERGIA SOLAR -- 24/07/2009 - 08:50 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ENERGIA SOLAR



Edson Pereira Bueno Leal , julho de 2009, atualizado em agosto de 2.011.



A empresa americana Spectrolab , subsidiária da Boeing , anunciou a criação de uma célula fotovoltaica capaz de transformar em eletricidade 40,7% dos raios solares que incidem sobre ela . Nas células convencionais usadas hoje nas ,esse aproveitamento é de apenas 22% . Usinas equipadas com a nova célula gerarão eletricidade ao preço de 8 a 10 centavos de dólar por quilowatt / hora , praticamente o mesmo que se paga hoje pela força gerada por termelétricas o que pode ser uma revolução no setor energético .O início de sua produção está previsto para 2008 . Enquanto as células convencionais são feitas de silício , a nova utiliza diferentes tipos de material em camadas superpostas . Cada camada absorve a energia de uma determinada cor do espectro da luz solar . A tecnologia é semelhante à usada para alimentar as baterias das sondas espaciais Mars Rovers .

Atualmente apenas 0,01% da eletricidade usada no planeta vem do Sol . Se toda a energia que o Sol despeja sobre a Terra fosse aproveitada por células fotovoltaicas , bastaria uma hora de exposição para gerar a eletricidade consumida no mundo em um ano inteiro. ( Veja, 24.01.2007 , p. 66-67) .

Com a legislação alemã que garante valores mais altos para fontes pouco exploradas como a solar , em 2008 há mais de 160 instituições fazendo pesquisas tecnológicas no pais sobre o assunto .

A lei 14.459 de 3.7.2007 do Município de São Paulo exige a instalação em novas construções de aquecedores solares , no caso das residências , naquelas que tenham mais de três banheiros . ( F S P 14.07.2007 , p. B-12) .

A CEMIG instalou em 2006 1.280 placas que convertem energia solar em eletricidade na zona rural do Estado de Minas Gerais . A empresa instalou outros 1.150 coletores em residências e conjuntos habitacionais da baixa renda na cidade de Belo Horizonte em 2006 A cidade é a que tem maio número de coletores solares na América Latina,. Conforme levantamento da ONU.,Até o final de 2008 a empresa pretende instalar 10.000 coletores em residências localizadas no interior do Estado . ( Exame, 19.12.2007 , p. 134) .

Uma nova geração de usinas solares , chamadas de térmicas , vem se firmando como opção para produzir eletricidade com a ajuda do Sol . As usinas térmicas usam o calor dos raios solares , refletidos por espelhos e captados por uma torre receptora para aquecer um fluido , geralmente sal liquefeito , que permanece estocado em reservatórios em alta temperatura . Quando há demanda por eletricidade , o fluido é conduzido até um gerador de vapor e o vapor move uma turbina , produzindo eletricidade . O fluido é reaproveitado e, ao longo do dia , o conjunto de espelhos se movimenta para manter o melhor ângulo de captação da luz e calor do sol . Há atualmente no mundo cerca de cinqüenta usinas térmicas em diferentes estágios de planejamento ou construção .A PS10 , próxima a Sevilha na Espanha está em operação há um ano e por enquanto consegue armazenar o calor produzido durante meia hora . Novas tecnologias já em desenvolvimento permitirão ampliar este tempo para até 20 horas . Estas usinas são 40% mais baratas que as usinas solares fotovoltaicas . Tem custo de 17 centavos de dólar por quilowatt-hora , contra 7 nas termelétricas a carvão e 5 nas hidrelétricas e zero de poluição ambiental . ( Veja, 14.05.2008 , p. 116-120) .

Um grupo de pesquisadores do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts , inventaram o OSC ( concentrador solar orgânico , em inglês ) , capaz de ampliar em dez vezes a eficiência de painéis solares .

Sobre uma placa de vidro , uma película fina de corantes especiais funciona como uma armadilha que prende a luz . As moléculas dos corantes absorvem raios do Sol e os reemitem dentro do vidro . “Uma vez dentro do vidro ele não pode sair. A luz coletada por toda a superfície do vidro viaja para as bordas e ali , a luz concentrada pode ser captada por qualquer painel solar , mas com ganho de eficiência . A invenção está descrita na edição de julho da revista “Science” . ( F S P , 11.07.2008 , p. A-15) .



PAINÉIS SOLARES



O físico Shi Zhengrong criou a empresa Suntech que se especializou em desenvolver, produzir e vender células fotovoltaicas, módulos e sistemas de energia solar .

Era a terceira maior empresa do mundo em 2005 quando abriu o capital na Bolsa de Nova York e tornou-se em 2008 a maior. Seus principais concorrentes são as japonesas Sharp e Kyocera e a britânica BP.

As vendas da empresa passaram de US$ 14 milhões em 2003 para US$ 1,85 bilhão em 2008 .

Segundo ele , “ em 2000 um megawatt [produzido por energia solar] custava US$ 20 . Neste ano , custa US$ 4 e no ano que vem será US$ 3 . Em dez anos , será bem mais acessível , quando espero que boa parte de minha produção seja para o mercado doméstico chinês . A escala da China está do nosso lado .”.

A eficiência dos painéis fotovoltaicos aumentou de 6% na década passada para 16% em 2008 .

O estádio Ninho de Passarinho , símbolo maior da Olimpíada de Pequim é quase todo alimentado por energia solar . ( F S P , 24.11.2008 , p. A-13) . A China em 2009 já é o maior produtor mundial de painéis solares .



ONGS CONTRA A ENERGIA SOLAR?



Para o americano David Myers , principal ativista da Widlands Conservancy , entidade que atua na região , o deserto de Mojave na Califórnia , tem uma paisagem idílica , quase sagrada , abriga dezenas de espécies de plantas e animais que devem ser preservados e portanto não é local indicado pára a instalação de painéis solares , embora seja muito adequado para isso .( Exame , 19.05.2010 , p. 129) .





ALEMANHA



Segundo o economista Jeremy Rifkin “Em oito anos o país [Alemanha] reduziu drasticamente sua dependência do petróleo . Metade da energia solar existente no mundo é produzida lá . O governo alemão não está temeroso diante da crise “ . ( Veja, 24.12.2008 , p. 20) .







CHINA



A China e a First Solar, empresa americana, assinaram em 8 de setembro de 2009 um acordo para construir uma usina de energia fotovoltaica de 2.000 megawatts no deserto da Mongólia . O projeto a ser concluído em 2019 , representa a maior planta solar do mundo , parte de um parque energético renovável de 11.950 megawatts , a ser construído em Ordos , na Mongólia Interior , que inclui 6.950 megawatts de energia eólica , 3.900 de fotovoltaica, 720 de solar térmica e 310 de biomassa . ( F S P , 9.9.2009, p. A-14) .

Cerca de 10% das residências já tem pequenos painéis para aquecimento de água. Até o início de novembro de 2009 , cerca de 300 projetos de instalação de sistemas fotovoltaicos haviam sido selecionados para ter até 70% do seu custo bancado pelo governo . ( Exame, 2.12.2009 , p. 95) .



DESERTO DO SAARA



A Abengoa, empresa espanhola iniciou um projeto piloto de 50 milhões de dólares no Egito para explorar a energia solar . De acordo com estudos da Comissão de Energia Européia , uma área de 15 km2 , menor do que o Estado de Sergipe, correspondente a apenas 0,2% do território saariano , é suficiente para gerar toda a energia necessária para atender à demanda dos 500 milhões de pessoas que vivem na Europa . ( Exame, 25.02.2009, p. 67) .

Estima-se que apenas 1% da superfície de 9,1 milhões de km2 do Saara , onde o sol brilha 4.800 horas por ano , seria suficiente párea suprir as necessidades energéticas de todo mundo .

Em julho de 2009 foi assinado na Alemanha uma carta de intenções num consórcio de 12 empresas , que apresentou o Desertec, um projeto para produzir eletricidade no Saara , no norte da África e abastecer a Europa.

O custo estimado para a obra é de 400 bilhões de euros , que empregará 240.000 pessoas até 2050 . O sistema de espelhos refletores , redes de transmissão e usinas cobrirá uma área de 6.000 km2 , em países no norte da África . O projeto concluído terá uma capacidade instalada de 100 gigawatts , atendendo a 15% da demanda européia em 2050 .

A tecnologia será baseada na produção de energia solar por meio de plascas fototérmicas . Milhares de espelhos enfileirados , refletirão os raios de sol para canos que contém um óleo especial que aquecido a 100 graus , leva o calor até um reservatório com água . O contato do óleo quente com a água fria, libera vapor , que é conduzido a turbinas . A transmissão da energia será feita a partir da tecnologia de corrente contínua em alta-tensão em uma extensão de 2.000 km e cruzarão o fundo do Mediterrâneo . ( Veja, 22.07.2009, p. 94-95) .





EUA



A empresa Solar Roadways recebeu US$ 100 mil do Departamento de Estado americano para fazer um protótipo de uma rodovia feita com painéis solares . O metro quadrado de asfalto custa R$ 30 e o de painel solar no Brasil custa mais de R$ 2.000,00. Um km de uma hipotética rodovia solar de pista dupla , produziria energia suficiente para suprir uma cidade de 5.000 habitantes - 3 milhões de kWh por ano . Os painéis solares têm lâmpadas que podem ser programadas para fazer toda a sinalização da via : a faixa central em amarelo dividindo quem vem de quem vai , as mensagens de “pare” e poderiam fornecer outras informações . Apesar do alto custo , os painéis solares tem vida útil de 25 anos e o asfalto de dez anos . ( F S P , 13.09.2009, p. A-21) .



BRASIL



O engenheiro agrônomo Fábio Rosa, criou em 1997 e dirige o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade , ONG que se dedica a levar energia limpa e barata, a famílias de baixa renda .

O Ideaas já instalou 300 painéis solares para famílias pobres que moram em lugares remotos , como na reserva Tapajós-Arapiuns . Outros 150 painéis foram colocados na Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul . Cada painel , pago pela própria instituição , custa R$ 1.500,00 . ( Exame, 26.08.2009, p. 82-84) .

Até 2014 , cerca de 2,6 milhões de casas , das quais 2 milhões do Programa Minha Casa , Minha Vida serão construídas com um novo chuveiro flex que funcionarão tanto por energia elétrica convencional quanto por energia solar , mais barata , ao custo de R$ 1.700 por unidade . ( F s P , 3.6.2010 , p. B-3) .





USINA NO BRASIL



A MPX , do empresário Eike Batista , construiu a primeira usina solar comercial do país em Tauá ( Ceará ). Com investimentos de R$ 10 milhões e capacidade instalada de 1 MW ( megawatt) de capacidade que permite abastecer 1.500 residências .

Em agosto de 2011 a empresa anunciou a duplicação da MPX Tauá , com painéis importados da GE no Japão . ( F s P , 5.8.2011, p. B-5) .

O custo da energia solar varia entre R$ 500 a R$ 600 por megawatt-hora , até quatro vezes mais do que o de energia eólica . ( F S P , 5.9.2010, p. B-6) .

Alem de Tauá , somente quatro unidades funcionam no Brasil em 2011, em caráter experimental .



CEARÁ



O governo do Ceará criou um fundo de incentivo à energia solar que consiste em garantir a compra de energia para uso em prédios públicos e criar demanda para que produtores de equipamentos se instalem na região( F S P , 23.08.2011, p. B-9 ).







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui