Usina de Letras
Usina de Letras
222 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O fantasma vermelho ainda assusta? -- 09/01/2002 - 11:41 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como leitor, não propriamente ou tão somente de jornais escritos, mas de uma versão da realidade que parte da grande imprensa tenta “enfiar” nos brasileiros, em particular me enoja a forma nada sutil como a Rede Globo se esforça por deformar o senso crítico de seus milhões de telespectadores, tendo como exemplo sua escolha do Rio Grande do Sul como o prato da vez de sua “cruzada” em busca de destruir o chamado fantasma vermelho.



Não se pode fechar os olhos para o que está por detrás dessa campanha global. O medo do PT no poder ainda é um fantasma que assusta muito os barões desse país, e para exorcizá-lo nada melhor do que mostrar para a Nação -- mesmo que a mentira seja escolhida à fórceps e ao custo do bom senso a companheira ideal na empreitada, um partido, que se diz dos trabalhadores, envolvido nas mesmas tramas de corrupção que critica há anos nos outros partidos.



A “boa” intenção da Globo em mostrar o telhado de vidro do partido de Lula erra na forma e no mérito. Na forma, pela mentira, no mérito, pelo exagero, e no outro extremo, pela omissão.



A mentira é facilmente percebida, pois ao “revelar” ao país a ligação perigosa de um membro do alto escalão do governo petista do RS com o jogo do bicho, a Rede dos Marinho quis envolver todo o governo, obviamente tendo em mente a figura até então impoluta de Olívio Dutra. Como disse um amigo meu que já se foi deste mundo, “quem quiser ganhar uma batalha, basta matar o comandante da tropa...”. Numa singela metáfora, Olívio é o comandante, sim, contudo o alvo não era ele, mas o General barbudo, o homem que, pela quarta vez tenta ser presidente do Brasil. Esse foi o exagero da Globo.



A omissão foi não apontar em outros estados a forma escandalosa como alguns governadores mantêm relações com a contravenção. Apenas para não ficar em afirmações irresponsáveis, dou ao Império Global a seguinte informação: no Pará tem ligue-bicho, agência de jogo do bicho tão sofisticada que um turista diria se tratar de uma loja qualquer, legalmente estabelecida, que paga impostos, etc. E um dos maiores bicheiros do Estado, Mário Couto, é deputado estadual, do PSDB, o mesmo partido do Governador Almir Gabriel. Que tal “revelar” isso à Nação Brasileira?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui