Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EUA - Governo Barak Obama -- 10/07/2009 - 11:52 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EUA - Governo de Barak Obama . Edson Pereira Bueno Leal, julho de 2009





ELEIÇÃO DE BARAK OBAMA



Em novembro de 2008 Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos EUA , o primeiro negro a alcançar o cargo . Foi uma vitória arrasadora tendo obtido 349 delegados contra 163 de John McCain , o maior colégio eleitoral desde Clinton em 1996 , e 53% dos votos populares .

Sua eleição pode ser considerada como uma revolução . Um abalo sísmico. Um marco absoluto na história americana , que ficará dividida entre o antes e o depois .

A eleição de Obama talvez seja a mais radical troca de presidentes da história do país . George W. Bush, um sulista branco e aristocrático , foi substituído por um negro criado na Indonésia e no Havaí, filho de um pai queniano e de origem muçulmana .

Há vinte anos , quando o pastor Jessé Jackson tentou pela segunda vez obter a indicação a candidato presidencial pelo Partido Democrata , algumas pessoas comentaram que “o país não estava preparado “ para um candidato afro-americano . Com Obama , ficou claro que agora estava .

Conforme assinala Luiz Felipe de Alencastro “ Os negros e mulatos americanos formam uma das minorias demográficas do país , representando 12% da população . Menos portanto , que os 15% de latinos ( descendentes de latino-americanos brancos , negros ou de origem indígena) , cuja taxa de natalidade é duas vezes maior do que o restante da população americana . “ ( F S P , Mais , 9.11.2008 , p. 5) .

As desigualdades persistem. Os negros ganham em média 77% do salários pago aos brancos , mas sete em cada dez formam parte da imensa classe média americana . Cerca de 1,1 milhão de famílias negras ganham acima de 100.000 dólares por ano , estando no patamar superior da sociedade americana . Porém, 25% da população negra ainda não saiu dos guetos , presos a um círculo vicioso que os mantém na pobreza . ( Veja, 21.01.2009 , p. 84) .

Desde 1976, quando apostaram em Jimmy Carter , governador da Geórgia , os democratas não lançavam nome tão desconhecido quanto Obama , senador há menos de quatro anos . Há 21 meses , Obama começou sem dinheiro e sem apoio expressivo , e sua missão era derrotar as duas máquinas mais poderosas e eficientes da política americana – a dos Clinton, celebrizada no Partido Democrata por sua influência partidária e sua habilidade para levantar dinheiro , e a da direita mais conservadora do Partido Republicano , invejada pela sua descomunal capacidade de vencer . No início , ninguém acreditava em Obama . Nem o eleitorado negro . Pesquisa do jornal , The Washington Post e da rede de televisão ABC feita no início de 2007 mostrava que Hillary Clinton , tinha 40 pontos de vantagem sobre Obama no eleitorado negro . Porém , sua campanha bateu recorde em arrecadação , mais de 700 milhões de dólares e mobilizou como raramente se viu , a juventude americana e fez uso eficientíssimo da Internet . ( Veja, 12.11.2008 , p. 81) .

A vitória arrasadora de Obama decorreu de uma combinação de fatores . Ele soube capitalizar o momento ruim por que passam os EUA com o desânimo popular face à crise econômica e a sete anos de guerras . Beneficiou-se da forte impopularidade de Bush , que chega ao final do mandato com 76% de desaprovação . Bush desgastou-se muito em 2005 ao negligenciar os efeitos do furacão Katrina . Obama colocou-se como alguém que se propunha a resgatar a competência , a energia, a integridade e transparência. Os americanos querem pertencer a um país que funciona e é isso que Obama prometia .

Por ser jovem , multirracial e cosmopolita , afirmou-se como a representação de um modo de pensar inovador , sem vícios , mais aberto, coletivo e multilateralista . Renovou a base eleitoral com uma mobilização popular inédita que uniu à elite progressista , minorias importantes como as mulheres, negos e hispânicos e conservadores moderados e jovens . E soube usar novas ferramentas de comunicação e inovar na forma de arrecadar , pulverizando as contribuições . ( F S P , 6.11.2008 , Especial A-1 )

O uso intensivo da Internet traz a possibilidade de uma “democracia participativa” , inédita nos tempos modernos .

Obama representa o retorno da esperança à presidência dos EUA . Como assinala Zbigniew Brzezinski, “Desde Kennedy , ninguém causou impressão inicial tão boa em mim “ . ( F S P , 6.11.2008 , Especial A-12 )

Sua vitória se deve “ em primeiro lugar, a si mesmo e às suas qualidades . É um orador de notável inspiração, um estrategista como não se vê há muito tempo , nos Estados Unidos , ou em qualquer lugar , um tático brilhante e, talvez mais do que tudo , um mestre na arte de fazer política apostando na soma , em vez de na divisão - e de convencer o eleitorado de que é capaz de prover , ao mesmo tempo, mudança e estabilidade . Cada vez mais gente fala dele como uma nova estrela na história política americana , um Kennedy ou Roosevelt do século XXI. “ ( J R Guzzo , Veja, 12.11.2008 , p. 146) .

Segundo o historiador britânico Simon Schama , “ O fato crucial sobre Obama é o Havaí. Não dá para entender Obama , sem entender o Havaí.É o Estado mais liberal , intervencionista e pró-social dos EUA. É um Estado de comunidades asiáticas , com uma forte tradição paternalista , e esse é o Estado onde ele cresceu . Obama representa a África ( o pai era queniano) , a Ásia ( viveu anos na Indonésia) e o coração dos EUA ( familiares no Kansas) . Em sua criação e em seus interesses culturais , Obama pertence a todos vocês , como pertence a todos nós . Ele parece ser um tipo completamente diferente de americano . Mas, adivinhe : esse tipo sempre esteve lá . Os anos Reagan e Bush nos fizeram esquecer que esse tipo de americano era uma possibilidade “ . ( F S P , 8.7.2009 , p. A-14)

A vitória de Obama se deve em boa parte ao enorme comparecimento do eleitorado negro ás urnas e a ele ter conquistado cerca de dois terços dos votos dos hispânicos, um segmento do eleitorado que vem crescendo rapidamente . No entanto , a maior parte dos votos de Obama (61%), veio dos brancos

Igualmente , sua vitória foi o repúdio ao presidente Bush e ao seu partido . Cerca de 75% dos eleitores votaram em 4 de novembro acreditando que o país caminha na direção errada e destes 62% afirmam ter votado em Obama .

O resultado representa uma rejeição a políticas tributárias que resultaram em redistribuição da renda da classe trabalhadora para os ricos . Representa uma rejeição da aderência feroz ao livre mercado que resultou em falta de regulamentação sobre os mercados financeiros e os deixou vulneráveis ao desastre . E uma rejeição ao unilateralismo e à dependência excessiva dos meios militares como ferramentas de política externa . E uma rejeição aos esforços do governo Bush para erodir as fortes proteções ás liberdades civis que há muito tempo são uma das virtudes das instituições americanas . É uma rejeição à insistente alegação republicana de que o governo mesmo é a fonte da maioria dos problemas do país .

Obama em seu discurso de vitória afirma “ Se tem alguém aí que ainda duvida que a América é o lugar em que todas as coisas são possíveis , que ainda pensa se o sonho de nossos fundadores sobreviveu ao nosso tempo , se ainda questiona o poder de nossa democracia , essa noite é sua resposta “. Ou seja , ele apresenta sua vitória como a melhor resposta a todos os que podem colocar em dúvida o verdadeiro poder dos EUA , que não é o do dinheiro nem o das armas , mas o poder dos ideais americanos ( democracia , oportunidade para todos, esperança...) . Ou seja , a chegada de Obama à presidência dos EUA redefine a liderança dos EUA como liderança ideal .

A crise econômica em andamento e a expectativa exagerada inflada por sua retórica , fizeram de Obama um presidente de fato , desde as primeiras horas em que foi confirmada a sua vitória . Ou seja, ele terá de exercer seu poder de fato, ao redor de um presidente de direito , George Bush que ainda tem dois meses de mandato .

A vitória de Obama foi comemorada no mundo inteiro . Num muro da cidade de Ramallah , palestinos pintaram um Obama com um ramo de oliveira e uma pomba branca na mão , saudando sua vitória como se fosse um mensageiro da paz . Houve festa em Paris e Berlim, onde durante a campanha , Obama fez um discurso para 200.000 pessoas .

No Quênia , terra do pai de Obama , o presidente Mwai Kibaki decretou feriado nacional em 6 de novembro . As grandes cidades do país , e em especial o vilarejo de Kogelo, no oeste do país , amanheceram em festa com a confirmação de que “ um de seus filhos” havia vencido as eleições nos EUA. É uma reação surpreendente considerando-se a péssima imagem que os EUA passaram a ter com a administração Bush . ( F S P , 6.11.2008 , Especial A-11 )

Conforme assinala Edward Luttak, muitas promessas de Obama são impossíveis de cumprir e se voltarão contra seu próprio governo . Por exemplo ele não apenas prometeu melhorar a educação, como também reformá-la completamente e oferecer o mais alto nível de serviços médicos para todos . Essas promessas não só difíceis de cumprir - são impossíveis . As escolas americanas são controladas pelas autoridades locais , e não pela Casa Branca e, com os gastos em saúde já em fenomenais 17% do PIB , o que há pela frente são menos gastos , e não mais .

Com o déficit de 2009 hoje previsto em mais de US$ 1 trilhão , incluindo os US$ 700 bilhões injetados em Wall Street , nem mesmo um Congresso dominado por democratas irá financiar qualquer aumento líquido de gastos . Os dados das contas públicas apresentam déficit desde 2002 : 2000 +236; 2001 +128 ; 2002 -157; 2003 -377; 2004 -412 ; 2005 -318 ; 2006 – 248 ; 2007 -162 ; 2008 -389 e 2009 -1.000 .

O PIB vem caindo desde 2004 -3,6; 2005 2,9% , 2006 – 2,8% , 2007 2% , 2008 1,4% e 2009 –(0,7%) .

Obama tem o desafio de recuperar o poder do Estado como provedor de recursos , estimulador da economia e regulador do mercado financeiro .

Resta a política externa , é claro, em que os presidentes americanos tem muito mais liberdade de ação . Obama prometeu retirar lentamente as tropas do Iraque , mas também prometeu enviar mais duas brigadas para o Afeganistão , de modo que em 2010 poderá haver mais soldados americanos em combate do que hoje . ( F S P , Mais , 9.11.2008 , p. 7) .

Para o economista Joseph Stiglitz , prêmio Nobel de economia “ Substituir [George W.]Bush é fácil . Ele foi tão ruim que qualquer um pode realizar coisas melhores . No entanto Obama terá que administrar toda a expectativa . Por mais que faça tudo certo , ele não conseguirá mudar a situação rapidamente . As dificuldades que os EUA enfrentam hoje são resultados de anos de erros . “ ( F S P , 11.11.2008 , p. B-3) .

Para o lingüista Noam Chomsky “ Afastada sua ‘retórica altiva’ , que parece ter impressionado tanta gente , ele nunca se apresentou como outra coisa além de um democrata familiar de centro, mais ou menos nos moldes de Bill Clinton “ ( F S P , 7.12.2008 , p. A-20_) .

Existem em 2008 50 milhões de pensionistas nos EUA , cuja remuneração garantida pela previdência chega a US$ 618 bilhões , cerca de 5% do PIB . Em 2000 os gastos eram de US$ 412 bilhões. Em 2013 serão de US$ 852 bilhões . Em 2034 , o número de idosos será se 100 milhões , o que deve afetar o equilíbrio do sistema . A relação de ativos para inativos, de 3,3 para 1 vai evoluir para 3,3 para 2,1 .

O novo governo deve aprovar um pacote de obras no valor de US$ 100 bilhões para criar empregos por meio de programas públicos voltados para a recuperação da infra-estrutura, ampliar a duração e os benefícios do seguro desemprego e ajudar estados e municípios com graves problemas de caixa para pagar funcionários públicos e manter serviços essenciais .Os EUA tem 150.000 pontes com problemas estruturais e 3.500 represas com risco de rompimento .

Outra promessa é cortar impostos de famílias que ganham até US$ 250.000 por ano, cerca de 95% da população americana e aumentar a alíquota do imposto de renda dos mais ricos e subir as alíquotas de 15% para 20% sobre os ganhos de curto prazo nos mercados de ações . ( Exame, 19.11.2008, p. 124)

Para Rubens Ricupero, Obama tem diversos desafios :” 1) superar a crise econômica e gerir a transição das prioridades externas , do Iraque para a luta antiterrorista no Afeganistão e no Paquistão , recuperando a capacidade de iniciativa comprometida por esses impasses ; 2) restaurar a autoridade moral , restabelecendo as garantias individuais sacrificadas sob o pretexto do terrorismo e liquidando símbolos odiosos como a prisão de Guantánamo ; 3) aprovar a cobertura de seguro de saúde para todos os cidadãos , completando a obra social de Roosevelt e de Lyndon Johson .” Para ele , o mundo espera a solução da crise dos EUA , não de outro pólo emergente ou de ação coletiva . Os EUA continuam o único país com poder decisivo em cada um dos sistemas individuais cujo somatório constitui a galáxia do poder mundial . ( F S P , 7.12.2008, p. B-2) .

Para Michael Hardt , professor de literatura da Universidade Duke, Obama traz a “inteligência” de volta ao debate político do país . Segundo ele, desde Ronald Reagan , passando pelos mandatos de George Bush , Bill Clinton e George Walter Bush , os presidentes vinham adotando um discurso populista . Obama se apresenta simplesmente como inteligente . Clinton , que é muito inteligente , tinha a estratégia de falar de forma simples . Obama tem um discurso público inteligente . Bush se faz de burro .

Para ele , a vitória de Obama teria sido impossível sem os movimentos de direitos civis da década de 1960 e sem a política de cotas nas universidades e a sua eleição aponta o caminho no sentido de uma revolução a partir da qual “ a cor da pelo não teria mais relevância que a cor dos olhos “ . ( F s P , 20.12.2008 , p. A-10) .

Esta postura foi confirmada pelo discurso de Obama:” minha administração irá restaurar o princípio básico de que decisões governamentais devem ser baseadas na melhor evidência possível , baseadas em fatos e não distorcidas por ideologia política” . ( F S P Mais , 28.12.2008 , p.3) .



AL QAEDA E OBAMA



O número dois da hierarquia da Al Qaeda , Ayman al Zawahiri , em gravação de áudio divulgada em 19 de novembro na Internet afirmou que “Obama é o exato oposto de negros americanos honrosos como Malcom X . Segundo ele, Obama, o ex-secretário de Estado Colin Powell e sua sucessora Condoleezza Rice são comparáveis “àqueles escravos negros que viviam na casa grande e gozavam de mais privilégios que os do campo” . Quanto a Obama afirmou “ você nasceu de um pai muçulmano, mas escolheu ficar do lado dos inimigos do islã . “ Ele insistiu que “ a nação islâmica recebeu com amargura a posição [de Obama] sobre Israel “ . Em visita a Jerusalém , Obama prometeu manter a estreita relação entre a Casa Branca e Israel e descartou pressionar os israelenses a fazerem concessões que “comprometam sua segurança” e disse que Jerusalém era indivisível .

Zawahiri exortou os muçulmanos a “continuarem fazendo o mal” aos EUA e previu o fracasso da política de reforço de contingente prometida por Obama no Afeganistão , país que o democrata considera prioritário na guerra ao terror . ( F S P , 20.11.2008 , p. A-11) .



PLANOS DE GOVERNO



Revisão do Nafta



Obama prometeu revisar o Nafta considerando que “ o Nafta e seu potencial foram exagerados para o povo americano” . Revisar o tratado significa modificá-lo para favorecer os trabalhadores americanos . Propõe ainda pressionar a China pela desvalorização de sua moeda .



Incentivos Fiscais



Obama quer acabar com o incentivo fiscal dado a empresas que fechem suas operações nos EUA para abrir em outros países , privilegiar em contratos públicos companhias que dêem preferência a trabalhadores locais e implantar o chamado Ato do Empregador Patriota , que dá crédito fiscal a firmas que mantiveram ou aumentarem o número de empregos no país , em oposição a no exterior . ( F s P , 17.11.2008 , p. B-1) .



Crise econômica em geral

Rever a utilização do pacote de US$ 700 bilhões e aprovar outro pacote de US$ 100 bilhões de estímulo fiscal para a classe média , mais ajuda de até US$ 50 bilhões para as montadoras e extensão de benefícios a desempregados .



Código Tributário



Depois de dois cortes de impostos para os mais ricos , promovidos por Bush, promete diminuir o imposto pago por 95% dos trabalhadores americanos , crédito fiscal de US$ 1.000 por família e isenção de imposto sobre ganho de pequenas e novas empresas .



Política energética



Eliminar as importações do Oriente Médio e da Venezuela em dez anos , criar 5 milhões de empregos “verdes” e aceitar Kyoto .

A proposta de criar 5 milhões de empregos “verdes “ é contestada pelo cientista Keneth Green , do direitista American Enterprise Institute .Para ele , a criação de empregos “verdes” é um mito . “O governo não cria empregos no setor privado . Ele usa dinheiro para criar um mercado artificial que de outra forma não existiria , e os empregos passam de uma área para a outra . Não surgem do nada” .Para ele, estes novos empregos serão criados à custa da perda de milhares , talvez milhões de empregos existentes atualmente na indústria dos combustíveis fósseis e que o número total de vagas será menor do que se o dinheiro fosse investido em energias tradicionais e estes novos empregos não darão chance aos desempregados pois grande parte deles é de alta qualificação .( F s P , 19.01.2009 , p. A-12) .



Sistema de Saúde Pública



Saúde universal não obrigatória . Cerca de 16% dos americanos não tem seguro de saúde público ou privado .



Educação



Reforma do “No Child Left Behind” que condiciona verbas federais a desempenho de alunos em matemática e leitura . Propõe ainda plano Zero to Five, de pré-escola universal .



Guerra do Iraque



Retirar as tropas do Iraque em 16 meses , deixar um contingente mínimo de “estabilização “ no país e trocar a escalada de tropas na região por uma escalada diplomática .



Guerra do Afeganistão.



Realocar recursos e tropas do Iraque para o Afeganistão , principalmente na fronteira com o Paquistão onde julga estar o verdadeiro front da “guerra ao terror”.



Irã



Oferecer incentivos ao Irã, como participação na OMC , desde que os iranianos abram mão de seu programa nuclear para fins militares , parem de apoiar grupos terroristas e reconheçam o direito de existência de Israel .



Direitos Civis e Imagem do País .



Revisão das ordens executivas de Bush relacionadas à “guerra ao terror” , como as que autorizam tortura , espionagem e prisões ilegais , fechar Guantânamo e restaurar a imagem do país no mundo . ( F s P , 16.11.2008 , p. A-16) .



A TRANSIÇÃO DE PODER NOS EUA E O AGRAVAMENTO DA CRISE



Paul Krugman enfatiza os problemas decorrentes do longo período até Barak Obama tomar posse como presidente americano . “O interregno de 1932-1933 , aquele longo período entre a eleição e a transferência efetiva de poder, se revelou desastroso para a economia dos Estados Unidos , ao menos em parte porque o governo em fim de mandato não tinha credibilidade , o governo que assumiria não tinha autoridade . A mesma coisa está acontecendo agora . “

Para ele , muita coisa pode sair errado nos dois meses que nos separam da posse de Obama e o ritmo de deterioração parece estar se acelerando . “ Um indício óbvio pe o fato de que estamos em meio ao pior crash nos mercados de ações desde a Grande Depressão : o índice Standard & Poor’s 500 está hoje mais de 50% abaixo de seu pico . Há outros indicadores talvez até mais perturbadores : os pedidos de benefícios-desemprego estão em alta , a produção industrial está despencando , as taxas de juro nos títulos corporativos que refletem os temores de inadimplência estão em disparada e isso quase certamente resultará em conte acentuado nos gastos das empresas . As perspectivas econômicas parecem muito mais sombrias hoje do que era o caso uma ou duas semanas atrás . Mas a política econômica em lugar de tentar responder á ameaça , parece ter tirado férias .”

O pânico retornou aos mercados de crédito e nada está sendo feito para preparar um novo plano de resgate . Henry Paulson declarou que não pretende voltar ao Congresso para obter a segunda metade dos US$ 700 bilhões já aprovados e a assistência financeira ao setor automobilístico está paralisada devido a um impasse político . Caso as montadoras e sua rede de fornecedores acabem indo á bancarrota , será muito difícil trazê-las de volta . Por outra lado “ a economia americana enfrenta clara pressão deflacionária . Cada mês que passa sem sinais de recuperação eleva a chance de que nos vejamos aprisionados em uma armadilha como a do Japão “ . Centenas de milhares de americanos poderão perder suas casas e empregos nos próximos dois meses .

“A política econômica estará completamente paralisada daqui até o dia 20 de janeiro ? Não, não completamente . Algumas medidas úteis estão sendo tomadas . Por exemplo , as agências de crédito hipotecário Fanjie Mae e Freddie Mac suspenderam temporariamente as execuções de hipotecas . Mas não temos nada acontecendo na frente política em escala minimamente compatível com as dimensões da crise econômica . É assustador imaginar quantas coisas mais podem acontecer de errado daqui até o dia da posse “ . ( F S P , 22.11.2008 , p. B-8).

A economia americana sofreu entre outubro e dezembro de 2008 o maior recuo em mais de um quarto de século . Com praticamente todos os setores em queda livre, o PIB encolheu 3,8% no último trimestre , em taxa anualizada, a maior queda desde 1982 . .Retirando o estoque industrial , encalhado por conta do PÌB , a queda teria sido de 5,1% .

Como no terceiro trimestre já havia ocorrido uma queda de 0,5% no PIB , a nova queda caracteriza uma recessão . No ano de 2008 o PIB cresceu 1,3% o menor índice desde 2001 .

O consumo das famílias , que responde por dois terços do PIB americano , que já havia caído 3,8% no terceiro trimestre , caiu mais 3,5% no quarto trimestre , a primeira vez em que houve quedas superiores a 3% , desde que essas estatísticas começaram , em 1947 . Os gastos das famílias com bens duráveis , como automóveis e geladeiras e móveis, caíram 22,4% , a maior queda desde 1987 . A queda no consumo reflete o travamento do mercado de crédito e a diminuição de sua oferta pelos bancos altamente endividados . Reflete também o temor do desemprego que atingiu 7,2% em dezembro , contra 4,9% em 2007 . Em 2008 , 2,6 milhões foram demitidos , sendo 524 mil apenas em dezembro ., ( F S P , 31.01.2009, p. B-3) .



EQUIPE ECONÔMICA



Para secretário do Tesouro Obama escolheu Timothy Geithner, 47 anos , atualmente presidente do Fed de Nova York e vice-presidente do comitê de política monetária da instituição .Ele e Bem Bernanke, presidente do Fed foram os responsáveis pelos pacotes econômicos recentes .

Para chefiar o Conselho Econômico Social , órgão de consultoria e coordenação , criado no governo Clinton e enfraquecido no governo Bush , foi indicado Lawrence Summers , 54 anos , ex-secretário do Tesouro de Bill Clinton ( 1999-2001) e ex-reitor de Harvard.

Para chefiar o Conselho Consultivo de Recuperação Econômica , com o objetivo de avaliar a crise e propor medidas para combatê-la foi indicado Paul Volcker , com 81 anos , ex-presidente do Fed de 1979 a 1987 . Completa o time econômico de Obama , Christina Romer , pesquisadora conceituada da Universidade da Califórnia , com profundos conhecimentos sobre ciclos econômicos e choques monetários . Portanto foi escolhido um time de primeira grandeza . ( Veja, 3.12.2008 , p. 80)

Para o Departamento do Comércio foi nomeado o governador do Novo México , Bill Richardson , que disputou com Obama a candidatura á Presidência. Ele foi embaixador dos EUA na ONU e secretário de Energia no governo Bill Clinton e a nomeação foi considerada como um prêmio de consolação pois ele era cotado para o Departamento de Estado . Richardson já defendeu teto a subsídios . De importância intermediária , o Departamento de Comércio é responsável por avaliar níveis de dumping, organizar determinadas pesquisas do censo e administrar o Escritório de Análise Econômica que estima o PIB . ( F S P , 4.12.2008 , p. A-15) .

Em 4 de janeiro de 2009 , o governador anunciou em nota sua desistência da indicação devido á “investigação de uma empresa que fez negócios com o seu governo... Deixe-me dizer inequivocamente que eu e meu governo agimos de maneira correta e que a investigação refletirá esse fato . Mas concluí que ela forçaria um atraso no processo de confirmação(...) e, com a gravidade da situação financeira do país , eu não poderia pedir ao presidente eleito que esperasse [sequer] um dia para o importante trabalho que deve ser feito “ . ( F S P , 5.1.2008 , p. A-8) .

Depois Obama indicou o senador republicano Judd Gregg , que recusou em protesto ao plano econômico de Obama . Finalmente , em 25 de fevereiro de 2009 Obama nomeou o sino-americano e ex-governador de Washington ( 1997 -2004) Gary Locke para o cargo . ( F S P , 26.02.2009, p. B-7)

Como representante do Comércio exterior foi nomeado Ron Kirk , ex-prefeito de Dallas .

Para a chefia da Securitie and Exchange Comission foi nomeado Mary Schapiro , ex-comissária da instituição que fiscaliza e regulamenta o mercado de valores mobiliários dos EUA e que foi apoiada por democratas e republicanos .



POLÍTICA DOMÉSTICA



Para secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Obama nomeou Shaun Donovan, que já trabalhou no Departamento no governo Bill Clinton e atualmente era titular da pasta em Nova York, governada pelo independente Michael Bloomberg. “Para a crise econômica acabar , temos que acabar com a crise hipotecária “ Tudo isso começou quando americanos fizeram financiamentos que não podiam pagar” . ( F S P ,14.12.2008 , p. A-15) .

Para a saúde Tom Daschle, ex-senador que defende a cobertura universal da saúde .Divulgou-se posteriormente que ele tinha carro com motorista , mas não declarou, deixando de pagar US$ 128 mil de imposto de renda e ele desistiu da indicação .

Em 2 de março , Obama nomeou o governadora do Kansas , Kathleen Sebelius , secretária da Saúde e Nancy De Parle, que gerenciava programas do setor sob Bill Clinton , para chefiar um escritório especial da Casa Branca para reforma de saúde . Sebelius é filha de um governador democrata e nora de um congressista republicano . ( F S P , 3.3.2009, p. A-15) .

Para o Transporte Ray LaHood , deputado federakl republicano por Illinois , Estado representado por Obama no Senado .

Para a Habitação Shaun Donavan , que conduziu sua carreira na defesa de moradias a preços acessíveis .

Para a Educação Arne Duncan que comandava o sistema de ensino público de Chicago .

Para o Interior Ken Salazar , senador pelo Colorado , que teve a indicação criticada por ambientalistas .

Para o Trabalho Hilsa Solis , representante da Califórnia e considerada uma das deputada mais liberais da Câmara .

Para a Agricultura Tom Vilsack , ex-governador de Iowa , e que já defendeu o fim da tarifa cobrada sobre o etanol brasileiro . ( F s P , 20.12.2008, p. A-10) .

Obama indicou Nancy Killefer para fiscalizar os gastos governamentais , cargo subordinado á Casa Branca afirmando que ela ajudaria a “restaurar a confiança do povo americano no governo” e em 3 de fevereiro ela foi obrigada a desistir por problemas de imposto de renda não pagos. ( F S P , 4.2.2009, p. A-9) .



EQUIPE DE ENERGIA E AMBIENTE



Para a Energia Steven Chu, co-ganhador do Nobel de Física de 1997.

Para a Assessoria para Energia e Mudança Climática Carol Browner , “braço-direito” de Al Gore , ex-vice-presidente e ativista ambiental.

Para a Agência de proteção Ambiental Lisa Jackson , que ocupava cargo similar em Nova Jersey.

Para a Consultoria de Ciência , John Holdren , professor de Harvard e especialista em energia e clima .



EQUIPE DE POLÍTICA EXTERNA E DE DEFESA



Para Secretária de Estado, Obama nomeou Hillary Clinton , senadora pelo Estado de Nova York e ex-rival nas primárias democratas . Sua nomeação revela a intenção de se adotar uma abordagem pragmática , porém dura, em política externa de defender o uso da força em conflitos internacionais

Hillary decidiu manter o número um da chancelaria para a América Latina sob George Bush, Thomas Shannon , ao menos nos primeiros meses de governo . A permanência de Shannon agrada ao Brasil , que credita as boas relações com os EUA nos últimos anos do governo Bush a seu trabalho como subsecretário de Estado para Assuntos Hemisféricos . ( F S P , 22.01.2009, p. A-11) .

Para o Departamento de Defesa foi nomeado Robert Gates , atual secretário da pasta , nomeado por George W. Bush em 2006 . A pasta é responsável pela política de Defesa e abriga o pentágono e as Forças Armadas em sua hierarquia . Ao decidir pela manutenção do atual titular do posto, Obama sinaliza que não pretende fazer mudanças significativas no setor militar .

Desde que o cargo foi criado , há mais de sessenta nos , será a primeira vez que seu titular passará de um presidente ao outro , em um extraordinário espetáculo de continuísmo . Como uma das questões mais cruciais na campanha foi justamente a Guerra do Iraque , a manutenção justamente do titular nomeado por Bush é surpreendente . Porém, Gates tem sido uma das poucas vozes a defender a retirada serena e calculada das tropas americanas do Iraque e sempre deixou claro que apesar da retórica incendiária do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad , a diplomacia sempre vem antes da força . Além disso , especula-se que Gates ficaria no cargo apenas até o novo governo tomar pé da situação . ( Veja, 10.12.2008 , p. 138) .

Para o Conselho de Segurança Nacional foi indicado James Jones, general reformado , foi comandante operacional da Otan. O Conselho é um fórum de assessoria do presidente em questões de segurança nacional e de política externa , da qual fazem parte os principais secretários do governo .

Para o departamento de Justiça foi nomeado Eric Holder , vice-secretário da pasta no governo Clinton e conselheiro de Obama na campanha presidencial . Sua função é assegurar o cumprimento da lei no interesse do governo . Advogado, é o primeiro negro da história dos EUA a ocupar o cargo e afirmou que sua preocupação será a de combinar a preocupação com a segurança do país e o respeito à Constituição , coisa que Bush não fez com suas “leis de exceção” .

O Departamento de Segurança Interna será chefiado por Janet Napolitano, governadora do Estado do Arizona . Por ser um Estado de fronteira com o México , ela tem experiência no trato com o problema da imigração ilegal e não acredita na eficácia da barreira atualmente em construção .

A embaixadora na ONU será Susan Rice , que também trabalhou com Clinton . Rice é favorável ao multilateralismo e ao intervencionismo humanitário “ ações dramáticas” , contra a violência e a pobreza ao redor do mundo .

Como Diretor de Inteligência Nacional foi nomeado Dennis Blair , almirante da reserva , foi o principal comandante militar dos EUA no Pacífico .

Portanto Obama privilegiou a era Clinton que foi um período de extraordinário crescimento dos EUA . “Mudança” portanto, em um país com 231 anos de história como os EUA , significa não “revolução” , mas retorno a um passado vitorioso . ( F S P , 2.12.2008 , p. A-12) .

Quem esperava mudanças radicais ficará decepcionado . Sua equipe é experiente e eficiente ,e um gabinete eclético com nomes de republicano , hispânica e negro , e a equipe foi completada em 19 de dezembro de 2008 , “mais cedo do que qualquer presidente na história “ como gabou-se Obama em entrevista coletiva em Chicago ao anunciar os últimos nomes .

Caberá a Obama definir os termos e o ritmo das mudanças . O presidente americano tem poderes imensos , mas sua ação é limitada pela Constituição , pela opinião pública, pelo lobby legítimo , pela tradição , pela força institucional e pelo Congresso. ( Veja, 10.12.2008 , p.138) .



OS PROBLEMAS ANTES DA POSSE



Obama se aproximou de Antoin Rezko, um milionário sírio que juntou dinheiro para a campanha anterior de Obama e ajudou-o a comprar a mansão de seus sonhos . Rezko foi condenado em dezesseis acusações de corrupção , mas nada se provou contra Obama .

Seu ex-futuro ministro do comércio , Bill Richardson renunciou à indicação por suspeita de beneficiar um doador de campanha com dois contratos públicos que somam 1,4 milhão de dólares .

Rod Blagojevich, governador de Illinois e aliado de Obama foi pilhado achacando pessoas e tentando vender a cadeira vaga de Obama no Senado e teve seu mandato cassado pela Assembléia de Illinois

Hillary Clinton , como senadora , ajudou a viabilizar os negócios de um empresário , que na mesma época , doou 100.000 dólares à fundação de seu marido Bill Clinton . ( Veja, 14.01.2009, p. 58-60) .



POSSE EM 20 DE JANEIRO DE 2009



A posse de Obama ocorre com 79% dos americanos otimistas com seu governo segundo pesquisas da New York Times /CBS News e do Washington Post / ABC News. ( F S P , 19.01.2009 , p, A-11) .

Da vitória à posse o cenário econômico piorou significativamente com o desemprego saltando para 7,2% , o maior percentual em 16 anos . Em 2008 o país perdeu 2,6 milhões de empregos , número menor apenas que o registrado ao fim da Segunda Guerra Mundial , quando a máquina da guerra parou de funcionar . Mais de 10 milhões de americanos estão desempregados e a projeção para 2009 é de desemprego de 8,3% e 9% para 2010 .

Por isso Obama afirmou “ Mesmo com as medidas que vamos tomar, as coisas primeiro vão ficar piores antes de começarem a melhorar . Quero que todos sejam realistas em relação a isso “ . ( F S P , 19.01.2009, p. A-12) .

Obama assume como o presidente mais endividado da história recente dos EUA, o maior rombo orçamentário desde a Segunda Guerra . O déficit fiscal de 2009 atingirá US$ 1,2 trilhão . Somado a um novo pacote de gastos para reaquecer a economia , calculado em US$ 825 bilhões, e mais US$ 350 bilhões da segunda parcela de ajuda aos bancos , o déficit poderá ultrapassar 10% do PIB . ( F S P , 20.01.2009, p. A-11) .



A posse ocorreu em Washington diante de um público recorde , estimado em 1,8 milhão de pessoas . Em seu discurso Obama afirmou “Começando hoje, precisamos nos reerguer, esfregar nossas mãos e começar novamente o trabalho de reconstruir a América . Digo a vocês que os desafios que enfrentamos são reais . São graves e muitos . Não serão enfrentados facilmente nem num período de tempo curto . Mas saiba, América : serão enfrentados ...O que se exige de nós é o reconhecimento , por parte de cada americano , de que temos deveres para conosco , para com nosso país e para com o mundo .” ( F s P , 21.01.2009 , p. A-1) .



DESMANTELAMENTO DA REDE DE EXCEÇÃO DE BUSH



Em seu primeiro dia como presidente , Barak Obama começou a cumprir uma de suas principais promessas de campanha que é fechar o centro de detenção da base militar de Guantânamo . O presidente ordenou que todos os julgamentos militares por crimes de guerra fossem imediatamente suspensos por 120 dias, até que estes e a maneira pela qual os suspeitos foram tratados , sejam revisados por sua equipe . ( F S P , 22.01.2009, p. A-10) .

No terceiro dia de exercício assinou três ordens executivas . Em uma delas determina o fechamento do centro de detenção de Guantânamo em no máximo um ano . Estabelece um processo de revisão das condições legais dos detentos . Cria uma força-tarefa especial co-presidida pelo secretário de Justiça e pelo secretário de Defesa para estabelecer opções de políticas para detenção , julgamento , transferência e soltura de detidos [no exterior no futuro . Será revisado o status de “combatente inimigo ilegal” criado por Bush para os detentos da “guerra ao terror” , à margem da Convenção de Genebra.

Outra decisão revoga a ordem executiva que flexibilizava interpretação da Convenção de Genebra . Enquadra práticas de interrogatório no Manuel Militar de Campo, o qual proíbe ameaças , coerção, abuso físico e simulação de afogamento . Invalida medidas adotadas sobre o tema pelo governo entre 11 de setembro de 2001 e 20 de janeiro de 2009 .

Ordena que a CIA feche todos os centros de detenção sob sua responsabilidade no exterior e proíbe a agência de inteligência de mantê-los no futuro .

Em cerimônia no Departamento de Estado Obama afirmou “ Eu posso dizer sem hesitação ou equívoco que os Estados Unidos não vão torturar. Os EUA pretendem continuar a atual luta contra a violência e o terrorismo e vamos fazer isso de maneira vigilante , efetiva e coerente com nossos valores e idéias . Pretendemos vencer essa luta , mas vamos vencer em nossos termos ” . ( F S P , 23.01.2009, p. A-10) .

Obama passou a ser criticado por aqueles que crêem que a decisão de fechar a prisão fará com que os terroristas voltem ás ruas . Alguns dos críticos são parentes de vítimas do 11 de Setembro . Dos atuais 245 prisioneiros de Guantánamo , apenas 21 enfrentavam acusações criminais em janeiro de 2009 , incluindo cinco supostos envolvidos com o 11 de setembro . ( F S P , 7.2.2009, p. A-12) .



PRIMEIRAS MEDIDAS ECONÔMICAS



A primeira medida tomada foi congelar os salários dos assessores que ganham mais de US$ 100 mil por ano . Disse que em tempos de sacrifício e em que o governo pede sacrifício da população , será preciso mostrar um pouco dele também . Menos de cem pessoas se encaixam nessa faixa salarial . ( F S P , 22.01.2009, p. A-12) .



POLÍTICA EXTERNA



Buscando lançar novo esforço diplomático , Obama e a secretária de Estado Hillary Clinton , oficializaram George Mitchell , ex-senador democrata como emissário americano para o Oriente Médio e Richard C. Holbrooke como representante especial para o Paquistão e o Afeganistão . A nomeação de enviados especiais é um restabelecimento das políticas de Bill Clinton e que havia sido abandonada por George W. Bush. Foram escolhidos enviados para dois dos pontos de maior conflito no planeta envolvendo interesses americanos . ( F s P , 23.01.2009, p. A-11) .



PACOTE DE US 825 BILHÕES



O “Plano de Recuperação e de Reinvestimento Americano” de emergência do presidente eleito Barak Obama , prevê até US$ 825 bilhões em gastos com investimentos em infra-estrutura , ajuda a Estados , ampliação do seguro desemprego e corte de impostos . O pacote tem a ambição de preservar ou criar mais de 4 milhões de empregos buscando recuperar os 2,6 milhões de empregos perdidos nos últimos 12 meses . O plano prevê US$ 87 bilhões para aumento temporário nos subsídios federais à saúde pública nos Estados , US$ 79 bilhões para escolas e universidades públicas , US$ 90 bilhões para a infra-estrutura e US$ 54 bilhões para estimular a produção de fontes de energia alternativa .

Prevê ainda uma redução de impostos para os cidadãos americanos com renda anual inferior a US$ 200 mil . Pessoas que recebem menos de US$ 75 mil , ganharão uma ajuda de US$ 500 e os casais que ganham menos de US$ 150 mil , receberão US$ 1.000 .Os desempregados terão US$ 43 bilhões para estender o seguro desemprego e o treinamento de mão-de-obra , e US$ 39 bilhões para que os demitidos possam pagar por seguro-saúde e ainda US$ 20 bilhões para a compra de alimentos pelos mais pobres “food stamps”.

A conta do novo plano vai se somar ao déficit orçamentário de mais de US$ 1,2 trilhão , previsto para 2009 . ( F S P , 16.01.2009, p. B-4) .

Obama em 4 de fevereiro de 2009 limitou o salário dos principais executivos de empresas americanas que receberem ajuda do governo em US$ 500 mil por ano . A regra vale para as ajudas adicionais aprovadas de agora em diante . ( F S P , 5.2.2009, p. B-5) .

Como assinalou o primeiro ministro britânico Gordon Brown , sobre os bônus milionários “ Não se pode recompensar o fracasso” .

Para o economista Martin Feldstein , professor de Harvard e ex-conselheiro econômico de Ronald Reagan , o pacote “ é um erro de 800 bilhões de dólares . Na sua forma atual, o pacote fiscal terá um impacto mínimo no aumento do consumo e na criação de empregos . “ ( Veja, 4.2.2009, p. 68) .

Para Paul Krugman , prêmio Nobel de Economia , o pacote “é pequeno e está caminhando na direção errada . Nós estamos enfrentando um recuo de cerca de US$ 2,5 trilhões . O pacote vai aliviar essa lacuna ; ele é uma melhora , não uma solução .O perigo atual e mais evidente pe não ter gastos suficientes . Você consegue com seu dinheiro mais barulho com gastos do que com cortes de impostos . Não existe nenhuma teoria econômica coerente segundo a qual mais cortes de impostos seriam uma coisa boa” . ( F S P , 7.2.2009, p. B-3) .

A versão final do plano passou na Câmara em 13 de fevereiro , tendo o valor total sido reduzido para US$ 787 bilhões , o suficiente para colocar na mão de cada americano US$ 2.630 . Cerca de 38% irão para ajuda a governos estaduais e programas de assistência de baixa renda ou desempregada; 38% responderão por cortes nos impostos , pagos principalmente pela classe média ; e 24% serão gastos em obras públicas.

Entre os principais gastos ,cerca de US$ 87 bilhões para assistência médica nos Estados ; US$ 116,2 bilhões de crédito fiscal de US$ 400 e US$ 800 anuais para indivíduos que ganham até US$ 75 mil por ano e casais com renda de até US$ 150 mil anuais ; e US$ 30 bilhões para a modernização da rede elétrica do país e avanço da indústria do carro movida a eletricidade .

O site econômico Mood’s estima o surgimento de até 2,2 milhões de empregos a longo prazo e o Escritório de Orçamento do Congresso estima algo entre 1,3 milhão a 3,9 milhão de vagas . Por sua vez os republicanos alertam que o plano joga o déficit público perigosamente para perto dos US$ 2 trilhões. ( F S P , 14.02.2009, p. B-3) .

Medidas espalhadas no pacote de estímulo contra a crise injetarão US$ 111,4 bilhões em atividades de pesquisa : 46,8 bilhões de apoio a energias limpas ; 24,6 bilhões em infraestrutura em tecnologia da informação ; 11 bilhões em aprimoramento da rede elétrica ; 10,4 bilhões em institutos nacionais de saúde ; 7,2 bilhões em limpeza ambiental ; 5,5 bilhões no Departamento de Energia ; 3 bilhões na Fundação Nacional de Ciência ; 1,9 bilhões em outras agências científicas e 1 bilhão na Nasa . As verbas em sua maioria deverão ser gastas em dois anos . Em termos de dólares por ano é o maior volume jamais investido em pesquisas científicas . A ciência é uma das peças da política de Obama de “apostar tudo, em todas as frentes” . É tanto dinheiro que alguns tem dúvida se será possível gastar de modo correto em tão pouco tempo . ( F s P , 7.3.2009, p. A-15) .



DÚVIDAS QUANTO Á EFICÁCIA DAS MEDIDAS ECONÔMICAS



Para Paul Krugman , prêmio Nobel de economia , o pacote proposto por Obama está investindo nas frentes equivocadas . “Em vez de cortar impostos , o governo poderia usar o dinheiro para proporcionar aumento dos benefícios aos desempregados e expansão do sistema de saúde “ . Uma série de estudos relativos a pacotes desse tipo indica que apenas um terço do novo dinheiro disponível retorna á economia na forma de consumo .

Para William Shugart , professor de economia da Universidade Mississipi , “Certamente o novo New Deal produzirá resultados visíveis . Mais material de construção será vendido , mais trabalhadores de construção serão empregados e a infraestrutura da nação poderá de fato ser melhorada , mas é improvável que ele dê à economia a impulsão de que ela precisa . “

Como resume o economista Larry Summers , chefe do Conselho Nacional de Economia da nova administração, “ o risco de fazer pouco é maior do que o de fazer demais “ . ( Exame, 28.01.2009, p. 115) .

Para o colunista do New York Times , Thomas L Friedman “ Estou preocupado . Acabamos de eleger um presidente jovem e talentoso , com instintos muito bons sobre como levar nosso país adiante , expandir a cobertura de saúde a mais pessoas , tornar mais justo nosso código tributário e lançar uma revolução industrial ecológica . Mas vocês querem saber o que temo ? Temo que todo o seu primeiro mandato seja consumido por Citigroup , AIG, Bank of America , Merryl Linch e pela bolha de habitação/crédito hipotecário de risco (‘sub-prime’) , que ajudamos a inflar . “ ( F S P , 5.3.2009, p. B-2) .



REVERSÃO DA POLÍTICA CLIMÁTICA DE BUSH



Obama pediu que a EPA ( Agência de Proteção Ambiental), revisse decisão de 2007 de Bush que impede que os Estados tenham política autônoma em relação aos limites para emissão de gás carbônico para automóveis . Liderados pela Califórnia , dez Estados implantaram metas muito mais rígidas do que a exigida por esse órgão regulador federal , que acabou brecando a iniciativa .

Foi reduzido ainda de 2020 para 2011 o prazo para que as montadoras fabriquem carros que tenham o consumo médio de 14,9 km por litro de gasolina . “Esse aumento de 40% na eficiência de nossos carros e caminhões pode economizar mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia , que é perto do que importamos do Golfo Pérsico .”

Criou ainda o cargo de “czar da mudança climática” um alto diplomata que representará o país nesse assunto na arena internacional , que será ocupado por Todd Stern .A partir de agora os EUA passarão a colaborar com os planos de ajuste ambiental e não a sabotá-los . ( F S P , 27.01.2009, p. A-14) .



POLÍTICA PRÓ-ABORTO



Obama anulou em 23 de janeiro a Medida Cidade do México , mais conhecida pelos críticos como “regra da mordaça global “ que impedia que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) fornecesse financiamento não só a clínicas que interrompam a gravidez , mas também às que aconselham e encaminham pacientes a tais serviços – mesmo que as atividades fossem feitas sem usar fundos americanos . Também não podia haver lobby ou campanhas pró-direito ao aborto . A proibição foi estabelecida inicialmente pelo republicano Ronald Reagan em 1984 , anulada por Bill Clinton e restaurada por Bush em 2001 , em sua primeira ordem executiva. ( F S P , 24.01.2009, p. A-12) .



ACENOS AOS MUÇULMANOS



Em um gesto simbolicamente importante , Barak Obama escolheu a emissora Al Arabiya de língua árabe e voltada para a comunidade muçulmana , para dar sua primeira entrevista como presidente na Casa Branca . E enfatizou “Meu trabalho com o mundo muçulmano é comunicar que os americanos não são seu inimigo “ .

Sobre a Al Qaeda afirmou “ As idéias deles estão falidas(...) O que eles vem fazendo é destruir coisas . Acho que , com o passar do tempo , o mundo muçulmano reconheceu que esse caminho não está levando a lugar algum, exceto a mais morte e destruição... Para o mundo muçulmano maior o que vamos oferecer é a mão da amizade .

Sobre um Estado Palestino “ Acho que será possível vermos um Estado Palestino – não vou definir um prazo para isso – que seja contíguo, que permita a liberdade de movimento de sua população , que permita o comércio com outros países . “

Sobre o Irã :” O povo iraniano é um grande povo . O Irã vem agindo de maneiras que não são conducentes à paz e prosperidade na região : suas ameaças contra Israel , sua busca por uma arma nuclear que pode potencialmente desencadear uma corrida armamentista na região ; seu apoio a organizações terroristas no passado . Mas acho que é importante que nos disponhamos a dialogar com o Irã (..) Nos próximos meses vamos apresentar nossa abordagem geral . Como eu disse em meu discurso de posse , se países como o Irã se dispuserem a descerrar seu punho, encontrarão de nossa parte uma mão estendida “.( F S P , 28.01.2009, p. A-12) .



AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES



Em 29 de janeiro Obama assinou sua primeira lei como presidente dos EUA , a chamada lei , Lilly Ledbetter , que amplia as garantias jurídicas para que mulheres exijam equiparação salarial aos homens no mesmo cargo , em suas palavras “ uma clara mensagem de que fazer a economia funcionar significa garantir que ela funcione para todos . “

O nome da lei , vem de uma mulher do Alabama que trabalhou por 19 anos como supervisora da fabricante de pneus Goodyear e descobriu pouco antes de se aposentar que ganhava muito menos do que homens na mesma função. Inicialmente um júri condenou a Goordyear , mas a decisão foi revertida em 2007 pela Suprema Corte dos EUA , porque Lilly extrapolou o período permitido para processos – de 180 dias após o primeiro pagamento discriminatório . Com a lei , será permitido o início do processo até seis meses após cada pagamento discriminatório e não apenas o primeiro . ( F S P, 30.02.2009, p. A-11) . No Brasil o direito à equiparação salarial das mulheres está garantido desde 1943 pelo artigo 461 da CLT e pelo artigo 7.º inciso 30 da Constituição de 1988 .



ÁSIA COMO PRIORIDADE



A primeira viagem de Hillary Clinton como Secretária de Estado foi para a Ásia, passando pelo Japão, Coréia do Sul e China . Obama afirmou sobre a viagem “Alguns crêem que uma China em ascensão é por definição um adversário . Ao contrário , nós cremos que os EUA e a China podem se beneficiar e contribuir para o sucesso mútuo” .( F S P , 16.02.2009, p. A-9) .



MANUTENÇÃO DA POLÍTICA DE BUSH SOBRE PRISIONEIROS



O departamento de Justiça reviu sua posição com relação a uma ação movida por prisioneiros na base da Força Aérea americana em Bagram , e determinou que a política de Bush está correta , ou seja , esses prisioneiros não podem mover ações pedindo para serem libertados , porque as cortes federais não tem jurisdição porque os prisioneiros não são cidadãos americanos e estão detidos no decurso de operações militares fora dos EUA . ( F S P , 23.02.2009, p. A-8) .



DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT



Barak Obama pretende reduzir em 50% o déficit fiscal , estimado em 2009 em US$ 1,3 trilhão até o final de seu mandato em 2013 .A expectativa é que seja possível baixar o déficit fiscal para US$ 533 bilhões no ano fiscal de 2013 , o que o colocaria em torno de 3% do PIB projetado . A idéia inicial do governo é cortar gastos com a retirada da maioria das tropas do Iraque e o aumento de impostos para famílias mais ricas e grandes negócios . ( F s P , 24.02.2009, p. B-1) .



ORÇAMENTO PARA 2010



O presidente Barak Obama apresentou em 26 de fevereiro de 2009 ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010 pela qual os mais ricos pagarão mais impostos para ajudar na criação de um fundo universal para a saúde pública , a verba com a diplomacia aumentará e o gasto com defesa se desacelerará . O orçamento está coerente com suas propostas de campanha .

A proposta prevê um déficit recorde de US$ 1,75 trilhões para o ano fiscal de 2009 que termina em setembro , cerca de 12,3% do PIB americano . Cortes de impostos para quem ganha mais de US$ 200 mil por ano não serão renovados . Com isso a carga tributária deve subir de 16 para 19% do PIB.

Deve haver redução de US$ 770 bilhões nos impostos cobrados da classe média e baixa em dez anos . Os cortes para casais de trabalhadores podem chegar a até US$ 1.000 por ano .

Propõe-se a redução dos gastos do governo de 26 para 22% do PIB até 2013, a maior parte com a diminuição dos gastos com a guerra no Iraque . Está previsto o gasto de US$ 140 bilhões com os conflitos no Iraque e no Afeganistão em 2009, , US$ 50 bilhões a menos do que em 2008 e para 2010 a previsão é de US$ 130 bilhões .

O orçamento deixa aberta a possibilidade de o governo requisitar mais US$ 750 bilhões adicionais para o pacote de ajuda ao sistema financeiro , dos quais US$ 250 bilhões são contabilizados como prejuízo .

Obama pretende criar um fundo de US$ 634 bilhões para promover a reforma do sistema de saúde nos próximos dez anos , buscando a universalização do acesso á saúde , uma de suas principais promessas de campanha .

Estão previstos gastos de US$ 150 bilhões nos próximos dez anos , com programas para aumentar a produção de energia limpa . O governo se propõe a reduzir seu consumo de energia em 25% até 2013.

Para a educação estão previstos quase US$ 150 bilhões em gastos discricionários já no primeiro ano de governo . É um aumento de quase 200% em relação ao que George W. Bush pediu ao chegar ao poder . Pretende-se investir na educação de crianças de 0 a 5 anos , no fortalecimento e reforma de escolas públicas ao ajudar Estados a desenvolver bons padrões de testes , melhorar métodos de ensino e recompensar bons professores e expandir oportunidades nas universidades por meio de empréstimos estudantis e cortes de impostos para baixar mensalidades . ( F S P , 1.3.2009, p. A-18).

Subsídios para produtores rurais que arrecadam mais de US$ 500 mil por ano serão cortados .

A verba para o departamento de Estado passa de US$ 36,7 para US$ 51,7 bilhões , o departamento com maior crescimento absoluto em seu orçamento entre 2009 e 2010 .Apesar do aumento , é ainda menos de um décimo do que o país vai gastar com Defesa , US$ 533,7 bilhões , sem contar os US$ 130 bilhões com as duas guerras que são consideradas despesas “extras” . ( F S P , 27.02.2009, p. A-11) .

Conforme assinala Paul Krugman do “New York Times”, “O orçamento do presidente Barak Obama representa uma ruptura enorme , não só com as políticas dos últimos oito anos , mas com as tendências políticas dos últimos 30 . Se ele conseguir que o Congresso aprove qualquer coisa parecida com o plano anunciado quinta , ele terá posto os EUA num rumo novo ... o temor de que Obama pudesse sacrificar suas prioridades progressistas em seu Orçamento acabou . Isso porque seu Orçamento prevê US$ 634 bilhões em gastos nos próximos dez anos com a reforma da saúde ... Em outro front, também é animador ver que o Orçamento projeta US$ 645 bilhões em receita com a venda de autorizações para emitir carbono , o que mostra preparo para lidar com a mudança climática ...

Se Obama tirar os EUA do Iraque ( sem afundar num atoleiro afegão) e conseguir arquitetar uma recuperação econômica colida – dois “se”s grandes – reduzir o déficit para US$ 500 bilhões em 2013 , não deve ser difícil .” ( F s P , 28.02.2009, p. A-17) .

Para David Leonhardt do “New York Times”, “ Mais do que qualquer outra coisa, a idéia é reverter o crescimento rápido da desigualdade econômica verificado nos últimos 30 anos . Isso deve ser feito primeiro ao reescrever o código tributário e, no longo prazo , ao tentar resolver algumas das causas do desaquecimento da renda da classe média , como os altos custos médicos e a queda nos ganhos educacionais . “( F S P , 1.3.2009, p. A-20) .

A política de impostos é a espinha do projeto . A história da economia dos EUA nos últimos 70 anos , pode ser dividida a grosso modo em dois períodos : as décadas imediatamente seguintes à Segunda Guerra , quando a desigualdade diminuiu muito , e as últimas três décadas, quando as forças econômicas globais e a política governamental a fizeram aumentar em ritmo frenético . Barak Obama se prepara para iniciar um terceiro período , mais semelhante ao primeiro do que ao segundo .

Vários cortes e créditos tributários voltados à classe média e aos pobres vão aumentar a renda final da família média em US$ 800 . Enquanto isso , o aumento dos impostos sobre o 1% mais rico provavelmente custará a eles US$ 100 mil por ano .

Obama pretende elevar a renda da classe média e dos pobres por dois canais principais . O primeiro é reformar a saúde para reduzir o gasto com seguro – hoje uma parcela grande a pesar nos salários . O outro canal é a educação . Nas últimas três décadas os salários de profissionais com formação universitária subiram muito mais do que os dos trabalhadores menos instruídos . Obama quer levar os trabalhadores para a primeira categoria , ampliando a assistência financeira federal e simplificando os programas de assistência . ( F S P , 1.3.2009, p. A-20) .

Ele afirmou “Quero que todos os americanos saibam : vamos reconstruir, vamos nos recuperar , e os EUA vão emergir mais fortes do que nunca “.

Segundo cálculos do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) , a proposta de Orçamento de Obama vai fazer com que o governo americano gaste num período de dez anos, US$ 9,27 trilhões a mais do que sua arrecadação , levando o déficit fiscal dos EUA para níveis que mesmo a atual administração considera “inaceitáveis” . Isso significa que de 2010 a 2019 , o déficit acumulado será o equivalente a 65% do PIB americano de 2008 . Pelas estimativas do governo Obama , o déficit nesse período seria de US$ 6,97 trilhões . Para se ter uma idéia , o déficit orçamentário dos EUA no ano fiscal de 2008 , encerrado em fins de setembro, ficou em US$ 459 bilhões , recorde histórico . O líder republicano na Câmara dos Representantes , John Boehner afirmou “ Nós simplesmente não podemos hipotecar o futuro dos nossos filhos e netos para pagar por um governo maior e mais caro “ . ( F S P , 21.03.2009, p. B-6) .



SAÍDA DO IRAQUE



Em cerimônia no campo de fuzileiros navais de Lejeune , na Carolina do Norte , Obama anunciou que até 31 de agosto de 2010 , em 19 meses 94 mil soldados americanos sairão do Iraque , e entre 35 e 50 mil ficarão até o final de 2011 , mas não em missão de combate . Depois de pelo menos 91 mil iraquianos e 4.500 soldados americanos mortos , US$ 656 bilhões gastos e quase seis anos depois de 20 de março de 2003 é a primeira vez que se fixa uma data para a saída do Iraque . Quanto aos soldados de outros países , dos 47.000 durante a invasão, restam 4.800 que deverão sair até o final de 2009 . ( F S P , 28.02.2009, p. A-15) .

Em entrevista no programa “Meet the Press “ da NBC , o secretário da Defesa , Robert Gates , defendeu o plano de retirada . Segundo ele “ ter uma força residual ou de transição um pouco maior , reduz o risco causado pela retirada mais rápida das tropas de combate “. A partir de 2010 , a natureza da empreitada militar no Iraque mudará de missões de combate para missões de manutenção de paz, tais como “ treinamento , assistência e aconselhamento com limitado aspecto de contraterrorismo . O contingente de transição não será mais referido como “tropas de combate”, mas como “brigadas de conselho e assistência “ .

Questionado sobre a diferença de trabalho entre os dois presidentes afirmou “ Provavelmente Obama é de alguma forma mais analítico . Ele se certifica de ouvir todos na sala sobre uma questão . Se não há manifestação de todos, ele insta os silenciosos a falarem . O presidente Bush tinha interesse em ouvir pontos de vista distintos , mas não insistia em dar voz aos que ficassem quietos” . ( F s P , 2.3.2009, p. A-9) .



RELAÇÕES COM A RÚSSIA



Em 6 de março de 2009 , EUA e Rússia concordaram em abrir uma nova página nas relações entre os dois países , desgastadas por anos de atrito durante o governo George W. Bush .A prioridade será a renovação do acordo de desarmamento nuclear assinado entre os dois países no fim da Guerra Fria, que expira em dezembro . ( F S P , 7.3.2009, p. A-10) .

Em 1 de abril de 2009 Obama e Medvedev se encontraram em Londres e assinou comunicado no qual ambos se comprometem a alcançar “ um mundo livre de armas nucleares” .Foi anunciado o imediato início de conversações para renovar o Start que vence em 5 de dezembro de 2009. ( F s P , 2.4.2009, p. A-14) .







AMERICANOS FICAM MAIS POBRES



Em 15 meses a crise econômica já destruiu cerca de US$ 16,5 trilhões da riqueza disponível entre os americanos , segundo números do Instituto de Finanças Internacionais . Os americanos tem duas fontes básicas de poupança : os imóveis e as aplicações que detém , geralmente na Bolsa de Valores . Os fundos de ações concentram mais de metade da riqueza das famílias , estimada hoje em US$ 61,4 trilhões . Há ainda uma parcela menor de aplicações em contas correntes remuneradas e em outros tipos de investimentos .

De setembro de 2008 em diante a perda com imóveis é estimada em US$ 1,8 trilhão e na Bolsa de Valores em US$ 7,8 trilhões com o total investido em Bolsa caído de US$ 33,6 trilhões, para US$ 25,8 trilhões .

Com a poupança dizimada , as famílias estão comprando cada vez menos e tentando poupar o que reforça o círculo vicioso em que a economia se meteu , com menos crédito , menos produção e mais desemprego .

O fenômeno de destruição de riqueza não é só americano , mas em nenhum outro país há tanto dinheiro de pessoas físicas investido em ações . Tamanha é a queda no mercado desde outubro de 2007 , que cresceu dez vezes o número de ações negociadas abaixo de US$ 1 , levando a Bolsa de Nova York a rever sua política de retirar de negociações papéis abaixo deste valor . ( F S P , 8.3.2009 , p. B-5) .

A dívida americana , que no fim do governo Clinton era de US$ 5,6 trilhões , está em 2009 em US$ 10,3 trilhões, o maior aumento já ocorrido na história .

RESSALVAS PRESIDENCIAIS



Desde o século 18 , os presidentes americanos ocasionalmente assinam uma lei fazendo ressalvas quanto á constitucionalidade de certas cláusulas . A prerrogativa passou a ser usada com mais freqüência a partir do governo Reagan ( 1981-1989) . Mas George W. Bush bateu todos os recordes , utilizando ressalvas para contestar cerca de 1.200 leis em oito anos de poder , cerca de duas vezes o total de todos os seus predecessores combinados, de acordo com dados compilados por Christopher Kelley, professor de Ciência Política da Universidade Miami em Ohio .

Muitas das contestações de Bush se baseavam em uma interpretação agressiva do poder do presidente , como comandante das Forças Armadas , para tomar medidas que considerasse necessárias à proteção da segurança nacional .

O presidente Barak Obama mudou radicalmente esta orientação “ Para garantir que todas as ressalvas de assinatura previamente adotadas sejam seguidas apenas quando compatíveis com estes princípios [constitucionais] , os departamentos e agências do Poder Executivo estão orientados a procurar o conselho do secretário da Justiça antes de confiar em ressalvas de assinatura [...] para desconsiderar [...] qualquer cláusula de uma lei” . ( F S P , 10.03.2009, p. A-11) .



PESQUISA DE CÉLULAS TRONCO



Em mais uma decisão revertendo as posições mais polêmicas de seu antecessor , o presidente Barak Obama assinou em 09 de março ordem executiva que derruba decisão de George W. Bush que proibia fundos federais de serem usados em novas pesquisas com células-tronco embrionárias , implantada em 2001 .

Assinou ainda ordem executiva pela qual decisões do governo dos EUA relacionadas a fundos para pesquisas ou contratações no setor não podem levar em conta ideologia , ou orientação religiosa . ( F S P , 10.03.2009, p. A-15) .



SOCIALISMO?



O radialista mais popular e conservador dos EUA, Rush Limbaugh denuncia que “Obama está destruindo o capitalismo. Esse é o objetivo dele... Socialismo, coletivismo , Stalin, como vocês quiserem chamar”.

O ex candidato a indicação presidencial Mike Huckabee, que perdeu a indicação para o senador John MacCain , disse que Obama está criando “repúblicas socialistas” no país e que “ Lênin e Stálin iam amar isto aqui” .

As medidas tomadas pelo governo americano , despejando dinheiro na economia , ampliando a rede de proteção aos mais humildes e eventualmente estatizando bancos , não tem como objetivo a implantação do socialismo . A intervenção estatal também faz parte do capitalismo e visa corrigir defeitos onde o próprio mercado não conseguiu fazê-lo . No socialismo , o Estado intervém para excluir e eliminar o mercado e no capitalismo , para corrigi-lo . ( Veja, 18.03.2009, p. 82-89) .



REFORÇO DA REPRESSÃO NA FRONTEIRA SUL



O governo dos EUA apresentou em 24.03.2009 o novo plano contra o narcotráfico e a violência na região da fronteira com o México , pelo qual serão enviados quase 400 homens , como reforço a programas de fiscalização de alfândega e imigração, assim como de mais agentes para o combate aos fluxos de drogas e armas nos dois sentidos . Agentes investigativos irão ao México trabalhar em conjunto com as autoridades locais , e o Tesouro intensificará esforços contra a lavagem de dinheiro . A construção do muro que separa os dois países não será interrompida . Raios-X ajudarão a checar a carga e todos os trens de carga que passam de um país ao outro serão fiscalizados .

Já foram identificadas ao menos 230 cidades americanas que abrigam redes de distribuição ligadas aos cartéis mexicanos ( Cartel de Tijuana , Cartel de Juarez, Cartel de Sinaloa , Cartel do Golfo e Organização Beltrán Leyva) . Os EUA consomem 90% da droga que passa pelo México . ( F s P , 25.03.2009, p. A-11) .



CHINA AMEAÇA MILITAR



O Pentágono apresentou em 25 de março ao Congresso dos EUA , um relatório de defesa sobre a China onde alerta para o rápido crescimento da capacidade militar do país , destaca a modernização por que passa o Exército e o aumento da “ameaça” a Taiwan, que Pequim considera uma província rebelde . Segundo o Pentágono, a China não possui ainda capacidade para “sustentar seu poderio militar à distância” , como têm os EUA, com quase mil bases ao redor do planeta , mas aumenta rapidamente os recursos do Exército de Libertação do Povo para “vencer conflitos de curta duração , mas de alta intensidade “ na sua periferia .O fortalecimento militar chinês baseia-se na aquisição de armamentos avançados no exterior e no desenvolvimento de tecnologia nuclear , espacial e cibernética . O governo chinês anunciou aumento de 14,9% no orçamento das Forças Armadas o que elevará oficialmente o orçamento militar para US$ 70 bilhões, mas para o Pentágono o governo chinês direcionou entre US$ 110 e 150 bilhões para a Defesa em 2008 . Os EUA gastam US$ 530 bilhões por ano com defesa. ( F S P , 26.03.2009, p. A-19) .



NOVO PLANO PARA A GUERRA DO AFEGANISTÃO – BARAK OBAMA



Obama abandonou o objetivo de transformar o Afeganistão em uma democracia modelo . O objetivo agora é derrotar a Al Qaeda no Paquistão e no Afeganistão e prevenir a ascensão do grupo na região .

Propõe triplicar o valor do auxílio não militar , que chegará a US$ 1,5 bilhão anual pelos próximos cinco anos . O efetivo do exército afegão deve aumentar de 90 mil para 134 mil soldados até 2011 ao custo de US$ 17 bilhões e será aumentado para US$ 3 bilhões o custo anual de manutenção deste exército pelos EUA.

Serão enviados 4.000 soldados adicionais , além dos 17 mil anunciados em fevereiro, para treinar as forças de segurança afegãs , elevando o total de tropas ocidentais no país para 91 mil , sendo dois terços de americanos . Serão aproveitados combatentes do Taleban arrependidos . Não há prazo para retirada das tropas ocidentais . ( F s P , 28.03.2009, p. A-18) .

Por sua vez, em 22 de abril de 2009 a secretária de Estado americana , Hillary Clinton , acusou o governo do Paquistão de se render aos extremistas quando aceitou a imposição da sharia ( lei islâmica) no conflagrado vale do Swat . Teme-se que o fim das ações militares no Swat fortaleça o Taleban . Por isso ela afirmou que o Paquistão representa “ uma ameaça mortal “ à segurança dos EUA e do mundo “ . ( F S P , 23.04.2009, p. A-15) .

A prioridade para a guerra no Afeganistão se refletiu na proposta do orçamento da Defesa para o ano fiscal de 2010 , que tem início em outubro . Pela primeira vez , os gastos com a Guerra do Afeganistão – US$ 65 bilhões , serão maiores do que os gastos com a Guerra do Iraque – US$ 61 bilhões . O valor total destinado ao Departamento de Defesa é de cerca de US$ 664 bilhões . ( F S P , 8.5.2009, p. A-10) .



REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL



Pela primeira vez em 25 anos , o governo dos EUA vai aumentar as suas exigências para que os carros diminuam o consumo de combustível . Documento apresentado pelo Departamento de Transporte estabelece que os carros produzidos a partir de 2011 terão que rodar em média 30,2 milhas com um galão de combustível, cerca de 13 quilômetros e as caminhonetes 24,1 milhas , ou cerca de 3,2 quilômetros a mais por galão do que os padrões exigidos para 2010 . ( F S P , 28.03.2009, p. B-14) .



CZAR DA FRONTEIRA



Obama anunciou em 15 de abril a criação de um posto dedicado exclusivamente às questões da fronteira sul dos EUA sobretudo ao aumento da atuação dos cartéis de drogas mexicanos no país, o contrabando de armas americanas que os alimentam e a sempre presente questão da imigração ilegal.

O posto será ocupado por Alan Bersin, ex-funcionário do Departamento de Justiça ( F S P , 16.04.2009, p. A-14) .



RELAÇÕES COM O ISLÃ



Em discurso no Parlamento da Turquia em 6 de abril de 2009, Barak Obama afirmou “ Não estamos e jamais estaremos em guerra com o Islã “. Ele afirmou que os seguidores da religião islâmica não se confundem com uma minoria terrorista. “ A relação dos EUA com o mundo muçulmano não pode e não irá se basear na oposição á Al Qaeda ; longe disso . Superaremos incompreensões e procuraremos pontos de convergência . “( F S P , 7.4.2009, p. A-13) .



AMÉRICA LATINA



“Nós perdemos o foco na América Latina - o total de nossa ajuda externa à América Latina é de US$ 2,7 bilhões , mais ou menos o mesmo que nós gastamos no Iraque em uma semana ... não é surpresa que pessoas como Hugo Chávez e países como a China se movimentem para preencher esse vácuo , porque nós estamos negligenciando a região” , disse Obama .

Hillary Clinton, secretária de Estado , em reunião com a cúpula diplomática americana chamou de “muito perturbadoras” as relações que Irã , China e Rússia , mantém com Venezuela , Nicarágua , Bolívia e Equador . “Esse é um mundo multipolar onde estamos competindo por atenção e relações com pelo menos os russos , os chineses e os iranianos , e não acho que seja do nosso interesse dar as costas para países que estão no nosso hemisfério “ . Os três países buscam reforçar sua presença com a abertura de novas embaixadas na região . O Irã está construindo uma megarrepresentação na Nicarágua .

Hillary afirmou que a política de Bush foi contraprodutiva e permitiu que líderes de esquerda , como Chávez, Moralez e Daniel Ortega – promovessem o sentimento anti-EUA e abrissem as portas para Irã , China e Rússia . Para ela a tática de Bush de isolar alguns governos latino-americanos e transformá-los em” inimigos internacionais “ não funcionou . “Vamos ver agora quais abordagens podem funcionar “ . ( F S P , 2.5.2009, p. A-14)

Em 12 de maio o presidente Barak Obama nomeou o acadêmico de origem chilena Arturo Valenzuela como novo número 1 do Departamento de Estado para a América Latina em substituição ao atual secretário-assistente do órgão para o Hemisfério Ocidental , Thomas Shannon . Valenzuela participou do governo Bill Clinton e dirige o centro de estudos latino-americanos da Universidade Georgetown e é especializado em origens e consolidação de democracias .

Para Peter Hakim , presidente do think thank Diálogo Interamericano, “Arturo não é alguém que manterá as políticas atuais . Ele se moverá rapidamente para a nova direção que o presidente quer imprimir , com uma maior abertura em relação a Cuba, aumento da cooperação de segurança com o México e possivelmente uma política diferente na luta antidrogas” . ( F S P , 13.05.2009, p. A-13) .

O novo encarregado terá pela frente problemas não existentes quando serviu à diplomacia no governo Clinton . Nos anos 1990 os grandes temas tratados foram a proposta da Alca, lançada em 1994 e o agravamento da violência ligada ao narcotráfico na Colômbia ..

Agora os problemas são mais diversificados . No México o combate à violência ligada ao narcotráfico , sobretudo na fronteira com os EUA . Ma Nicarágua o restabelecimento da ajuda ao país , após acusações de fraude nas eleições regionais de novembro, e revisão da relação com o presidente Daniel Ortega . Em Cuba, distensão co o regime e revisão do embargo econômico . Na Colômbia, revisão do Plano Colômbia e da relação com o país . O acordo de livre comércio está parado no Congresso . Na Venezuela neutralização do antiamericanismo de Chávez . Na Bolívia , restabelecimento de relações , sobretudo no combate ao tráfico . Contraposição ao aumento da presença de China, Rússia e Irã . ( F S P , 14.05.2009, p. A-12) .



FLEXIBILIZAÇÃO COM CUBA



Em 13 de abril de 2009 o governo Obama liberou totalmente viagens de cubanos-americanos a Cuba , que antes era limitada a uma visita por ano e o envio de dinheiro , antes limitado a US$ 1,200 por ano .

Foi permitido ainda que empresas de telefonia e telecomunicações ofereçam serviços em Cuba , mas dependerá de um acordo com Havana.

A medida é histórica e restabelece um parâmetro que só vigorou durante a gestão Jimmy Carter ( 1977-1982) , nos últimos 47 anos de conflito . A liberação de viagens era uma promessa de campanha , mas a permissão para as empresas de telefonia não estava prevista e dependerá da aceitação do regime cubano . ( F S P , 14.04.2009, p. A-9) .







DOUTRINA OBAMA



1. Saber ouvir – “Os EUA continuam sendo a nação mais poderosa e rica da Terra , mas somos apenas uma nação , e os problemas que enfrentamos (...) não podem ser resolvidos por um só país . Se você parte dessa abordagem , você se inclinará a ouvir e não só a falar”;

2. Liderar pelo exemplo – “Os EUA representam um conjunto de idéias e valores universais . Mas também acredito que outros países tem culturas diferentes , perspectivas diferentes , histórias diferentes , e que a melhor maneira de promover nossos valores e ideais , é pelo exemplo ;

3. Reconhecer que os outros países tem interesses – “Os países tem interesses e as mudanças de abordagem da política externa no meu governo não vão de uma hora para outra fazer desaparecer esses interesses que podem divergir dos nossos . O efeito dessas mudanças é tornar os outros países mais dispostos a cooperar do que a não cooperar “;

4. Corolário – “É importante , não só aqui no hemisfério, como no mundo , reconhecer que nosso poderio militar é só um braço do nosso poder, e que nós temos que usar nossa diplomacia e nossa ajuda ao desenvolvimento de maneira mais inteligente , de modo que as pessoas comuns possam ver melhorias concretas em sua vida como conseqüência da política externa “ . ( F S P , 20.04.2009, p. A-8) .



USO DE TORTURA NO GOVERNO BUSH



Relatório do senado americano publicado em abril de 2009 , com 232 páginas , fruto de uma investigação de dois anos de práticas abusivas de detenção e interrogatório dos militares em prisões como Abu Ghraib , Guantânamo e no Afeganistão concluiu que integrantes do alto escalão do governo Bush : o ex-secretário de Defesa David Rumsfeld , o ex-vice-presidente Dick Cheney e o ex-secretário da Justiça , Alberto Gonzáles, entre outros , aprovaram o uso de tortura em interrogatórios de suspeitos de terrorismo conduzidos por militares .

O relatório da Comissão de Serviços Armados do Senado conclui que os dirigentes deveriam ser responsabilizados pelos abusos e representa a condenação tanto da política de interrogatório do governo Bush, quanto de quadros do primeiro escalão que tentaram culpar soldados de baixa patente . ( F S P , 23.04.2009, p. A-15) .



OS CEM DIAS DE GOVERNO



Segundo o “obamômetro” do PolitiFact , tabela criada pelo site de vigilância política que foi ganhador do prestigioso prêmio Pulitzer de 2009 , Barak Obama cumpriu 27 de suas promessas de campanha , quebrou 6 , está trabalhando em 61 e ainda não fez nada em relação a 410 nos primeiros cem dias de Presidência .

Para Allan Lichtamn , especialista em Presidência da American University , de Washington , “Sob todos os aspectos , é preciso ir até Franklin Delano Roosevelt para comparar os primeiros cem dias de Barak Obama em termos de ações tomadas “ . ( F S P , 26.04.2009, p. A-16) .

Segundo o historiador Allan Lichtman , da American University , de Washington “ Obama não é um revolucionário . Ele é um progressista inserido no sistema que acredita que o governo tem um papel positivo na solução dos problemas . Tem buscado a expansão do Estado progressista ao investir em infraestrutura , aumentar a verba para educação , estimular a economia via gastos públicos e reformar políticas de saúde pública , aquecimento global e regulação financeira . No entanto, não propôs iniciativas que poderiam ser consideradas ‘revolucionárias ‘ nos EUA , como nacionalizar bancos ou adotar o chamado sistema de saúde universal , em que todos pagam o mesmo por um serviço padronizado “ . ( F S P , 26.04.2009, p. A-17) .

Obama chega aos cem dias , segundo uma pesquisa com 72% dos americanos otimistas em relação aos próximos quatro anos e 68% aprovando o seu trabalho em um índice de aprovação sem precedentes na história recente dos EUA . Todavia em termos políticos a polarização é intensa . Ele tem apoio esmagador entre os democratas ( 88%) e raquítico entre os republicanos ( 27% ) . ( Veja, 6.5.2009, p. 116-118).

Segundo o historiador britânico Simon Schama “ Obama ainda não decidiu se quer ser um confrontacionista para fazer a reengenharia social , ou se quer apenas consertar o carro batido que é o sistema bancário americano .(...) Obama não quer administrar os bancos , mas ele vê um papel para o governo, como uma espécie de árbitro social , ele não tem medo de um papel mais forte na vida americana “ . ( F S P , 8.7.2009 , p. A-14)



LISTA DO TERROR 2009



Apesar da retórica , o relatório anual divulgado em abril de 2009 sobre terrorismo feito pelo Departamento de Estado a pedido do Congresso , mantém Cuba, Irã, Síria e Sudão como “Estados patrocinadores de terrorismo”.

A Coréia do Norte removida em 2008 continua fora . Na prática a citação impede estes países de receber ajuda econômica e fazer tratados comerciais e acordos financeiros com os EUA , entre outros vetos .

Segundo o relatório “o Irã continua a ser o Estado patrocinador de terrorismo de maior importância “ no mundo . O Irã , arma clandestinamente , via Guarda Islâmica , ( também conhecida como Forças Especiais Quds) , o Hizbollah no Líbano , o Hamas , na Palestina , a insurgência iraquiana e mesmo o Taleban na fronteira , Afeganistão-Paquistão . O Quds está presente até mesmo na América Latina onde o governo iraniano está tentando “expandir seus laços militares”.

A Venezuela foi certificada como país “ que não coopera totalmente com os EUA na luta contra o terrorismo . É citado o estreitamento de relações entre a Venezuela e o Irã e ressalvada a suposta falta de rigor na vigilância de passageiros dos vôos entre a capital venezuelana e Teerã , fazendo o aeroporto Simon Bolívar “ uma estação de entrada potencialmente atrativa para terroristas “ . A Venezuela é criticada ainda por manter relações com as Farc , assim como a Nicarágua , que também deixou de exigir visto dos iranianos . A Bolívia aparece citada com o anúncio de Evo Morales de que abriria embaixada em Teerã . (F S P , 1.5.2009, p. A-4) .



SÍRIA



Obama renovou em 8 de maio, por mais um ano , as sanções contra a Síria , alegando “sérias preocupações” com o comportamento do país . As punições foram impostas pela primeira vez em 2004 e endurecidas em 2007 . Para o governo americano “ Damasco continua apoiando o terrorismo , buscando adquirir armas de destruição em massa e minas os esforços dos EUA [,,,] pela estabilização e reconstrução do Iraque “ . ( F S P , 9.5.2009, p. A-15)



COMBATE ÀS DROGAS



O novo czar anti-drogas dos EUA , Gil Kerkikowske , ex-chefe de polícia em Seattle , em entrevista ao “Wall Street Journal” , sinalizou mudança na doutrina de combate às drogas nos EUA . “ Independentemente de como você tenta explicar que é uma ‘guerra às drogas’, ou uma ‘guerra contra um produto’ , as pessoas encaram como uma guerra contra elas . Não estamos em guerra contra as pessoas deste país”. Ele enfatizou que a questão passará a ser mais abordada sob o prisma da saúde pública que criminal , com ênfase no tratamento , em detrimento do encarceramento . ( F S P , 15.05.2009, p. A-11) .



RECRIAÇÃO DE JUÍZO MILITAR EM GUANTÂNAMO



Em 15 de maio anunciou que manterá as comissões militares de exceção da era “Bush”, mudando algumas regras para ampliar os direitos de suspeitos do terrorismo. As comissões haviam sido suspensas por quatro meses no primeiro dia de governo .

Em comunicado ele afirmou que “ as comissões militares tem longa tradição nos EUA” e “ são apropriadas para julgar inimigos que violam leis de guerra , desde que sejam bem estruturadas e administradas “ .

As alterações propostas por Obama que necessitam de aprovação pelo Congresso incluem a inadmissão de informações obtidas em interrogatórios “cruéis, desumanos ou degradantes “ e transferem à acusação o ônus de provar que rumores ou discussões de terceiros são críveis o suficiente para serem trazidas ao julgamento . Permite-se maior flexibilidade para os réus escolherem seus defensores , expandem-se as garantias para os que se negam a testemunhar e definem que as comissões estabelecerão suas próprias jurisdições .

Embora um aparente retrocesso segundo grupos de direitos humanos , a Casa Branca concluiu que no caso destes prisioneiros a solução mais prática é levar adiante os julgamentos em comissões reformuladas . Sua transferência para o sistema judicial normal causaria muitos problemas . Como Guantânamo deve ser fechada até janeiro de 2010 as comissões deverão acelerar seu trabalho , pois a demora no julgamento é uma mácula para a Justiça americana , já que muitos dos 241 remanescentes podem ser inocentes e estão detidos há seis anos ou mais e nenhum foi condenado por alguma coisa até o momento . ( F s P , 16.05.2009, p. A-14) .

Em 20 de maio o Senado americano confirmou , por 90 votos a 6 , a decisão de não liberar US$ 80 milhões para o fechamento de Guantânamo . Também foi aprovada proibição do uso de fundos para transportar os detentos de Guantânamo para solo americano até 30 de setembro . Políticos dos dois partidos se opõem a colocar detentos em solo americano . E muitos dos prisioneiros não podem ser mandados de volta a seus países , sob risco de sofrerem perseguição . ( F S P , 21.05.2009, p. A-14) .

Em discurso tendo como cenário o Museu dos Arquivos Nacionais em Washington , Obama definiu o que acontecerá com os preços de Guantânamo : 1. Quando factível serão processados os que violaram leis americanas em cortes federais ; 2. Serão processados em comissões militares aqueles que cometeram crimes de guerra ; 3. Serão libertados os prisioneiros cujas solturas foram determinadas pela Justiça ; 4. Serão transferidos a terceiros países , detentos que correm riscos em seus países de origem; 5. Serão estudada uma alternativa para os que não podem ser processados, mas representam ameaça à segurança dos EUA . Obama declarou “ não soltaremos ninguém que ponha em risco nossa segurança nacional. O governo terá que criar um marco legal para lidar com esses presos . Tenho que ser honesto ; essa é a questão mais difícil que enfrentaremos . Temos que ter padrões claros , defensáveis e legais para aqueles que caem nessa categoria , para que não cometamos erros . Temos que ter um processo detalhado de revisão para que cada detenção prolongada seja cuidadosamente avaliada e justificada ” .

“Estamos limpando algo que é uma bagunça, um experimento equivocado que deixou uma série de desafios legais que tomam tempo que poderia estar sendo usado para melhor proteger o povo americano . Os problemas sobre o que fazer com os presos de Guantânamo não foram causados por minha decisão de fechar a prisão ; eles existem pela decisão de abri-la em primeiro lugar . ( F s P , 22.05.2009, p. A-11) .



CORTE NAS EMISSÕES DE CO2



O presidente americano Barak Obama anunciou em 19 de maio de 2009 um plano para tornar mais eficientes os carros e para reduzir o uso de combustíveis . É a primeira regra federal americana de combate às emissões de gases de efeito estufa. Ao lançar o novo plano, afirmando que “durante décadas , pouco fizemos para aumentar a eficiência dos carros e caminhões americanos “, estava cercado por executivos da indústria automobilística dos EUA, do Japão e da Europa .

As novas regras cortarão em 30% a poluição no setor de automóveis até 2016 , exigindo aumentos anuais de 5% na eficiência energética entre 2012 e 2016 . Os veículos leves e caminhonetes deverão rodar em média 15,1 km por litros de combustível , contra 10,6 atualmente . A medida vai economizar 1,8 bilhão de barris de petróleo e evitar a emissão de 900 milhões de toneladas de carbono . O preço de produção dos veículos deve aumentar em cerca de US$ 600 , mas os compradores de carro irão recuperar o gasto com economia de combustível. ( F S P , 20.05.2009, p. A-16) .



POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO IRÃ



Segundo os EUA , o Irã pode atingir a capacidade de construir uma bomba em qualquer momento entre 2010 e 2015 . O general Michael Herzog , chefe do gabinete do Ministério de Defesa israelense pensa diferente “ Se os iranianos decidirem apressar o processo , eles poderão ter uma primeira arma ao final de 2010 ou início de 2011 , e para isso não falta muito tempo”.

Barak Obama ressaltou que pretende continuar a negociar diplomaticamente com o Irã , mas declarou que “ não vamos conversar para sempre” .Um dos estrategistas de Obama disse que “há uma corrida em três pistas acontecendo . Estamos correndo para fazer progresso diplomático . Os iranianos estão correndo para fazer de sua capacidade nuclear um fato consumado . E os israelenses estão correndo para propor uma alternativa militar convincente que possa impor um revés ao programa iraniano . ( F S P , 20.05.2009, p. A-14) .



DEFESA DA GUERRA AO TERROR



O ex-vice-presidente Dick Cheney rebateu as acusações contra a política de segurança de Bush adotada depois do 11 de setembro de 2001 . Segundo ele , essas políticas evitaram que o 11 de setembro se tornasse “ o prelúdio de algo pior” e tornaram os EUA mais seguros . “Evitaram a morte violenta de milhares, se não centenas de milhares , de pessoas inocentes . Para ele, o fato de os EUA não terem sofrido atentados nos outros sete anos do governo republicano atestam o êxito da política .

Os terroristas “ vêem fraqueza e oportunidade. Os terroristas vêem exatamente o que sempre esperaram: nossa unidade desfeita , nossa determinação abalada e nossos líderes distraídos . É muito fácil receber aplausos na Europa pelo fechamento de Guantánamo .Mas é difícil apresentar alternativas que sirvam aos interesses da justiça e segurança nacional dos EUA” . ( F s P , 22.05.2009, p. A-12) .



LATINA NA SUPREMA CORTE



O presidente Obama , indicou em 26 de maio de 2009 a juíza liberal moderada Sonia Sotomayor para a Suprema Corte do país . Se aprovada pelo Senado será a primeira pessoa de origem latino-americana a integral o mais importante tribunal americano .

Ela substituirá o juiz David Souter , que costumava seguir a ala liberal do órgão . Sotomayor será a terceira mulher da história da Suprema Corte .

Filha de porto-riquenhos , nasceu no Bronx , bairro pobre de Nova York e fez direito em Princenton e doutorado em Yale . Foi indicada juíza federal por Bush pai em 1992 . ( F S P , 27.05.2009, p. A-12) .

Wendy Long , membro da Rede de Confirmações Judiciais resume as restrições da direita dos EUA à juíza :” A juíza Sotomayor é uma ativista judicial esquerdista de primeira ordem , que coloca sua agenda política pessoal acima da lei escrita . Ela acredita que juízes devem ditar a política e que gênero , raça e origem étnica de uma pessoa devem influir nas decisões tomadas pelos magistrados” .

A idéia de que é lícito favorecer grupos étnicos como compensação por desequilíbrios sociais fere, na visão da direita , o princípio fundamental de igualdade de todos diante da lei .

A esquerda também está apreensiva pois a posição de Sotomayor em relação ao aborto não é bem conhecida . Como ela é católica há o receio de que seja contrária à prática o que pode contribuir para levar à revisão de Roe vs Wade , o precedente estabelecido em 1973 que considera o aborto protegido pelo direito constitucional à privacidade e impede Estados e o governo federal de criar leis que o restrinjam . ( F S P , 30.05.2009, p. A-14) .



DISCURSO AO ISLÃ – JUNHO DE 2009.



Em 4 de junho de 2009, na Universidade do Cairo , Barak Obama fez um discurso histórico defendendo por fim “a “ desconfiança mútua” , como forma de pacificar o Oriente Médio .

Inicialmente ele saudou a platéia com o tradicional salam alekum ( em árabe, a paz de Alá esteja convosco) , lembrou que o Marrocos foi o primeiro país a reconhecer os EUA e afirmou que a maioria dos 7 milhões de muçulmanos americanos tem educação e renda maior que a média da população . Ressaltou ainda “ sou cristão, mas meu pai vem de uma família queniana que inclui gerações de muçulmanos “.

Ele listou os temas-chave a serem enfrentados por EUA e países islâmicos :

1. Extremismo – Reiterou que os EUA não estão , e jamais estarão em guerra com o Islã , mas não hesitará em garantir a segurança americana ante uma minoria que recorre à violência extremista em seu nome . “[extremistas] mataram em muitos países ,(...) mas, mais do que pessoas de qualquer outra fé, mataram muçulmanos . “ Ele fez mea culpa sobre a invasão do Iraque , mas defendeu a guerra no Afeganistão ;

“A fé duradoura de mais de 1 bilhão de pessoas é bem maior do que o ódio de alguns . O islã não é parte do problema no combate à violência e ao extremismo ; é uma importante parte da promoção da paz . “

2. Conflito Israelo-Palestino – Defendeu as ligações dos EUA com Israel , mas disse que o holocausto não pode ser negado, mas tampouco pode servir de pretexto para bloquear as aspirações palestinas , defendendo o fim dos assentamentos judeus na Cisjordânia e a criação do Estado Palestino , condenando o uso da violência para esse fim ;

Com relação a esta questão , o franco-tunisiano Chérif Ferjani, da Universidade de Lyon 2 afirma “ É preciso que Obama seja firme e não hesite em aplicar a Israel o que vale para tantos países .Ele precisa ameaçar , impor sanções ou cortar a ajuda americana . Há avanços por parte dos EUA, mas falta muito para convencer os muçulmanos de que não há uma lógica de dois pesos , duas medidas “ . ( F S P , 5.6.2009, p. A-13) .

3. Estados Nucleares – Afirmou que a oposição a um Irã nuclear , baseia-se no risco de desencadear uma corrida armamentista no Oriente Médio,mas defendeu o direito do país de obter a tecnologia para uso civil . Reconheceu responsabilidade dos EUA nas desavenças com o Irã e defendeu o diálogo sem precondições e baseado no mútuo interesse . Voltou a defender a busca por um mundo , no longo prazo, livre de armas nucleares ;

4. Democracia – Disse que nenhum sistema de governo pode , nem deve ser imposto de fora a uma nação , mas afirmou ter a convicção em relação a direitos humanos universais como liberdade de expressão , sistema judiciário confiável e liberdade de escolha , em uma crítica aos países do mundo islâmico , de parca tradição democrática ;

5. Liberdade Religiosa – Disse que o respeito à diversidade religiosa tem sido comprometido de várias diferentes maneiras e criticou restrições impostas aos costumes muçulmanos no Ocidente em nome do liberalismo . Condenou divisões inter-religiosas , como a entre sunitas e xiitas , que provocou a violência no Iraque .

6. Direitos da Mulher – Lembrou que também os países ocidentais , inclusive os EUA tem muito o que avançar nas oportunidades para mulheres e condenou que a educação seja negada a uma mulher . Lembrou que Turquia , Paquistão , Bangladesh e Indonésia já elegeram governantes mulheres ;

7. Desenvolvimento - Abordou as contradições inerentes à globalização e modernidade , que disponibilizaram tanto conhecimento e informação como sexualidade ofensiva e violência gratuita , mas disse que o progresso humano não pode ser negado e “não é preciso haver contradição entre desenvolvimento e tradição” , citando Japão e Coréia do Sul , que alcançaram grande desenvolvimento , preservando suas culturas . ( F s P , 5.6.2009, p. A-12) .

O discurso de Obama foi mal recebido pela direita americana que argumenta que Obama passa tempo demais se desculpando e que Obama nunca deveria criticar as Forças Armadas e a Cia em solo estrangeiro . Para Robert Erikson , analista de política americana e opinião pública da Universidade Columbia , “As vozes da direita que criticaram o discurso estão muito limitadas hoje , com poucos seguidores . Obama vai se beneficiar com a cobertura que o discurso teve na imprensa em geral” . Já o “New York Times” em editorial afirmou “ Depois de oito anos de arrogância que deixaram até amigos próximos contra os EUA, é preciso um presidente forte para reconhecer os erros do passado e para pressionar a si e ao mundo para fazerem melhor agora”. ( F S P , 6.6.2009, p. A-15) .

Para Tariq Ramadan , um dos maiores pensadores muçulmanos , “Foi uma fala sobre os muçulmanos , mas voltada para o mundo todo . Obama chegou a dizer que o islã é uma religião americana , e que os EUA eram uma grande nação muçulmana ... Aos muçulmanos ele diz ‘ sejamos parceiros e trabalhemos juntos em várias áreas ‘. Ele cira um ‘nós’ comum “ . ( F s P , 14.06.2009, p. A-18) .



SUPERMAIORIA



Depois de oito meses de disputa judicial , a Corte Suprema do Estado americano de Minesota decidiu favoravelmente ao democrata Al Franken , por uma cadeira no Senado americano . A decisão garante ao presidente Barak Obama aliados em 60 dos 100 assentos da Casa – a “supermaioria” , que impede manobras regimentais da oposição republicana para emperrar as votações polêmicas . Isso não significa que todos os projetos do governo passarão com facilidade pois tradicionalmente o partido democrata não vota todo junto e há dois senadores independentes . ( F s P , 1.7.2009, p. A-14) .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui