Usina de Letras
Usina de Letras
185 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre a inspiração - aos escritores da Usina -- 07/01/2002 - 09:14 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM PEQUENO DIÁLOGO ENTRE A INSPIRAÇÃO E A RAZÃO



INSPIRAÇÃO - O que mais posso esperar de ti se tudo o que me disseste era mentira?

RAZÃO - Nada disso! Só quis mostrar o quanto foste imbecil.

INSPIRAÇÃO - O quê?! Imbecil por aceitar teus conselhos? Tu mesma afirmaste que quando eu não pudesse mais prosseguir que desistisse ou que esperasse um pouco...

RAZÃO - Não foi isso que te disse, não...



O pequeno diálogo acima, iniciado e abortado com a mesma rapidez, parece provar minha tese de que para os escritores não é a inspiração o fator determinante na produção literária.



Não é verdade que os escritores sentem dores incríveis ao ter que abortar um texto? Não se compara sua dor à de uma mulher obrigada a perder um filho? Em que circunstância, então, um escritor deve abrir mão do seu texto?



Em minha pouca experiência posso afirmar que é quando, tendo iniciado um texto qualquer, o autor se deixa vencer por uma espécie de bloqueio cuja natureza, pelo menos é o que comigo ocorre, não consegue definir nem identificar. É claro que para o escritor o escrever é compulsivo. Não acredito em momentos especiais de inspiração; não creio que deva haver uma motivação interior especial pra que algo seja produzido. Se escrever é o que dá prazer, então não se pode admitir que por qualquer causa de natureza emocional um escritor deixe de produzir, ou, pela mesma causa, sinta-se compelido a escrever. E a inspiração? E a luz que brilha sobre a cabeça? E o insigth?



Devemos crer nisso? É claro que não. Se a inspiração fosse o motor da criação literária ficaria muito prejudicada a continuidade de determinada obra, que poderia nem ser concluída, visto que nossa natureza susceptível a mudanças inexplicáveis de comportamento não pode garantir jamais que em todo o tempo em que quisesse escrever um escritor encontrasse condições propícias, sejam externas ou internas.



Digamos que o escritor tenha um cachorro ao qual dedique ternos afetos, cuidando dele como se fosse um filho e esse cachorro venha a morrer, será que, nesse dia, tal escritor terá motivações para escrever? Não? E a inspiração? Ah! Quer dizer que a inspiração só prevalece em condições tranqüilas? Seria ela incompatível com as desgraças? Será que um escritor sensível deixará de escrever porque as cenas cruentas de uma guerra o impressionam deveras? Não seria o caso de admitirmos que a desgraça mesma de uma guerra deveria ser sua principal motivação? Então a inspiração não está no escritor mas fora dele? E o que inspira um inibe a outro?



Por tudo devo concluir que o que leva um escritor a sofrer dores ao ter que desistir de um texto não é a falta de inspiração, uma vez que ela não existe no caso do escritor, apontando definitivamente a falta de motivação por carência intelectual, parcos conteúdos, informações insuficientes ou não seguras relativas a um tema específico, o que determina o aborto de determinado texto.



Assim é comigo, e com os colegas da Usina, como se dá isso? Espero compartilhar do assunto com vocês.



P.S. se alguém desejar, pode terminar o diálogo que encima o artigo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui