Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Meio Ambiente - Água -- 20/05/2009 - 08:27 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECOLOGIA - ÁGUA



Edson Pereira Bueno Leal , maio de 2009





Segundo relatório da ONU , nos últimos 60 anos a população do planeta duplicou e o consumo de água aumentou em sete vezes. E m 1900 consumia-se 500 trilhões de litros por ano e em 2000 o consumo foi de 3,8 quatrilhões de litros ..

Daí outro sério problema ecológico é a disponibilidade de água doce . Cerca de 97,5% da água do planeta é salgada e está nos oceanos e mares . Cerca de 2,493% é doce e está em geleiras ou em regiões subterrâneas de difícil acesso . A água disponível em rios , lago e na atmosfera representa apenas 0,3% do total O Brasil tem12% da água doce corrente do mundo.

Entre 1970 e 1995 , a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu 37% . Hoje , segundo o relatório anual do ONU para 2001 , 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso à água limpa e 2 bilhões já enfrentam escassez de água e como resultado desta situação a cada ano morrem 2,2 milhões de pessoas de doenças relacionadas à escassez de água como cólera ou disenteria . Outro dado aponta que 80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída. Nos países em desenvolvimento , até 95% dos esgotos e 70% dos rejeitos industriais são simplesmente despejados em cursos d’água, sem tratamento. Cerca de 2,4 bilhões de pessoas vivem sem saneamento adequado .

O consumo de água está associado ao padrão de vida da população . Nos EUA o consumo diário por pessoa é de 575 litros , no Brasil de 132 litros , na China de 85 litros e em Moçambique de 5 litros .

As projeções indicam que em 2025 , 4,0 bilhões de pessoas , mais de 45% da população mundial estarão vivendo em países que não poderão garantir a quota diária de 50 litros de água por pessoa para as necessidades básicas . (F S P 14.08.02, p. A-14) .

Disponibilidade de água doce per capita em mil m3

Extremo oriente e Pacífico 5,4

Europa e Ásia Oriental 14,3

América Latina e Caribe 27,4

Oriente Médio e Norte África 1,0

Ásia Meridional 4,1

África Subsaariana 8,4

As áreas da América Latina e Caribe beneficiam-se da grande movimentação de massas na Amazônia e no Caribe a umidade proveniente do mar . Já no norte da África , um centro de alta pressão atmosférica dá origem aos ventos secos do Deserto do Saara . Esses ventos , além de agirem sobre o Saara , sopram também em direção a leste , atingindo o Oriente Médio e ajudando na formação dos desertos.

Sete em cada dez litros de água utilizados pelo homem são destinados à agricultura e mais da metade é perdida em sistemas de irrigação ineficientes . Estima-se que 30% das maiores bacias hidrográficas perderam mais de metade de sua cobertura vegetal , reduzindo a qualidade de água e aumentando os riscos de enchente . Sistema de irrigação por gotejamento e borrifação são mais eficientes que as técnicas de alagamento e muito mais econômicos em termos de consumo de água .

Cerca de 22% é usado na indústria e 8% uso doméstico .

Produtos industrializados tem alto consumo de água . Para produzir um carro são gastos 1,2 milhão de litros de água e 1 quilo de carne 15.000 litros, 1 quilo de frango 6.000 litros, 1 quilo de arroz 2.40 litros , 1 ovo 200 litros , 1 xícara de café 140 litros , 1 quilo de açúcar 100 litros , 1 litro de gasolina 10 litros e 1 folha de papel 1 litro.

Em certas regiões do mundo como o norte da China , o oeste dos Estados Unidos e o lago Chade na África , a água vem sendo consumida em ritmo mais rápido do que pode ser renovada .

O Lago Chapala no México perdeu 30% do volume de água entre 1986 e 2001 devido à expansão da agricultura e do uso urbano .O Lago Chade na África Central perdeu 95% do tamanho original em quarenta anos . O Mar de Aral na Ásia Central, perdeu 75% de seu volume desde 1960 . O Rio Amarelo na China perdeu 75% de seu volume desde os anos 1950. Na China a situação é grave pois o país com 20% da população mundial , tem apenas 7% das reservas de água . Devido à poluição , os peixes desapareceram de 80% dos rios chineses e no ritmo atual , toda a água subterrânea do norte da China terá desaparecido até 2030 . Os chineses de certa forma já estão compensando a escassez , importando “água virtual” embutida em produtos agrícolas ou industriais .

Estima-se que 50% dos rios do mundo estejam poluídos por esgotos, dejetos industriais e agrotóxicos . Segundo o belga Jan van Wambeke da ONU , “ em alguns casos , a sujeira é irreversível e aquela fonte de água jamais poderá voltar a ser utilizada “ . ( Veja, 30.01.2008 , p. 87) .

Em maio de 2008, a pior seca que atingiu a Espanha em décadas obrigou Barcelona a encomendar navios carregados com milhões de litros de água da França . Na Austrália , a situação é tão alarmante que quase todas as cidades tem medidas de restrição de consumo .

O presidente da empresa americana Dow , Andrew Liveris , afirmou que “ a água é o petróleo desse século “.

Nas últimas décadas , uma enorme evolução tecnológica permitiu a diminuição do custo de instalação de usinas de desassinilização . No fim de 2007 existiam 13.080 usinas no mudo , 47% a mais do que há dez anos . O custo médio do metro cúbico de água produzida fica entre 1 e 1,5 dólar , 15 a 20% menor do que há dez anos .

Já a reciclagem também está evoluindo . Em Orange County, a 100 km ao sul de Los Angeles , o governo local abriu a maior usina de reciclagem do mundo, com investimento de US$ 480 milhões . A usina consegue aproveitar diretamente quase toda a água utilizada por indústrias , plantações de laranja e habitantes da região , sem ter de recorrer às reservas de água tradicionais .

Cerca de US$ 91 bilhões foi o total de vendas mundiais de água engarrafada em 2007 e US$ 350 bilhões o total da venda global de serviços e equipamentos relacionados à água em 2007 . ( Guia Exame de Sustentabilidade , outubro de 2008 , p.84-87) .



DESSALINIZAÇÃO



Em 2009 já existem mais de 13.000 unidades em funcionamento , produzindo 56 milhões de metros cúbicos de água potável por dia, o equivalente a 0,5% do consumo mundial. A projeção é que a produção dobre até 2015.

A dessalinização é muito cara , em torno de US$ 0,50 por metro cúbico de água potável , custo insuportável para os consumidores e exige alto consumo de energia . ( Estudo Exame Meio Ambiente , 25.03.2009, p. 6) .



ÁGUA NA CHINA



Cerca de 70% dos rios e lagos na China estão poluídos e mais de metade das cidades tem problemas de abastecimento. Os chineses detém 7% dos recursos hídricos do mundo e 21% dos habitantes do planeta . O problema é ainda mais grave na região norte que tem metade da população e apenas 14% da água .

O governo está finalizando um projeto para desviar mais de 40 bilhões de metros cúbicos de água do sul para o norte por mais de 2.500 km de canais em obra a ser finalizada até 2050 a um custo de US$ 62 bilhões . ( Exame , 23.04.2008 , p., 70) .



ÁGUA NO BRASIL



O Brasil é dono de 14% da água doce do mundo e 30% dos mananciais subterrâneos .

No Brasil , de toda a água que se retira de mananciais para abastecer as capitais brasileiras , cerca de 45% se perde antes de chegar às casas e atender à população . A principal causa são os vazamentos na rede . Para calcular a perda basta subtrair o que é retirado dos mananciais e o que é consumido pela população .

Em Porto Velho a perda chega a 78,8% , Rio Branco 74,6% , Manaus 72,5% , Macapá 71,0% Recife 69,6% . No Rio de Janeiro é de 53,3% .Em São Paulo a perda é de 30,8% , menor do que a média das capitais O aceitável seria entre 15 e 20% . No Japão a perda é de apenas 4% . ( F S P , 17.11.2007, p. C-1) .

No Brasil, Recife e São Paulo já enfrentam racionamento sazonal e o sertão do Nordeste sofre de falta crônica de água . Caso não haja o adequado controle dos recursos hídricos a situação pode se agravar , atingindo a outras regiões metropolitanas . .

Tem havido nos últimos anos melhora no atendimento de água e esgoto . De 1995 a 1999 a disponibilidade de água passou de 76,3 para 79,8% e a de esgoto de 60% para 64,6% . Apenas 12% do esgoto produzido é tratado . A distribuição regional ainda é desigual conforme quadro a seguir

OFERTA DE ÁGUA E ESGOTO POR REGIÕES 1999

Norte Centro O. Nordeste Sudeste Sul

Água pot. 70,1 89,7 92,4 95,8 97,1

Rede esg 2,8 45,4 19,5 60,7 21,9

F S P 3.11.2001, p. C-1

Porém as cidades continuam a perder de 40 a 65% da água distribuída , ou seja o desperdício é muito grande .

Relatório apresentado pela SABESP referente a 2002 concluí que a qualidade de água para abastecimento é imprópria em 27% dos rios e reservatórios existentes no Estado de São Paulo . Cerca de 46% dos rios foram classificados como ruins e péssimos. O problema em sua maior parte é causado pelo lançamento de esgoto , pois 60% das 5 milhões de toneladas diárias coletadas no Estado de São Paulo são lançadas nos rios sem tratamento .( F S P 4.8.2003, p. C-1) .

O Relatório de Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo , divulgado pela Cetesb em 2004 , assinala que a qualidade da água que corre nos rios paulistas e é armazenada nos reservatórios piorou em 2003 . Em 2003 cerca de 32% das fontes de água bruta ( antes de tratada), do território paulista foram classificadas como ruim ou péssimo , contra 27% em 2002 . A piora foi constatada em 10 das 22 bacias hidrográficas de São Paulo . A degradação se deve a excessos de esgoto e substâncias como o alumínio e o manganês , provenientes do solo desgastado com práticas agrícolas inadequadas e desmatamento e chuva abaixo da média . ( F S P 21.04.2004 , p. C-5) .

Apesar do prazo ter vencido há um ano, em 2004 os municípios brasileiros ainda não cumprem totalmente a determinação de fiscalizar a qualidade da água que chega às casas de seus moradores , seja pelas torneiras , seja por meio de poços, chafarizes , bicas ou carros-pipa .

As secretarias municipais de saúde deveria, desde 2003 ter o cadastro de todos os sistemas de abastecimento de água e das fontes alternativas . Deveriam também ter um plano próprio de amostragem ; auditar procedimentos de controle e práticas operacionais das empresas de saneamento ; informar a população sobre a qualidade da água e eventuais riscos à saúde ; avaliar permanentemente o grau de vulnerabilidade de cada fonte ; receber relatórios mensais da qualidade da água das distribuidoras e dos responsáveis pelas soluções alternativas , entre outros.

Pesquisa feita em 2004 pelo Idec demonstrou que poucos itens são atendidos pelas prefeituras , outros o são parcialmente . A inexistência de fiscalização não significa que a água é ruim , mas mostra que o poder público é totalmente dependente das concessionárias e que o consumidor não tem como exercer um controle social da água que usa. ( F S P 9.4.2004 , p. C-1 ) .

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou em dezembro de 2005 , projeto de lei que prevê a cobrança pelo uso da água no Estado . Antes a cobrança era pela utilização de água . Agora será cobrada a captação , utilização e disposição dos resíduos liberados na forma de efluentes líquidos . A cobrança atingirá quem utiliza água de rios, represas e aquíferos subterrâneos . , inclusive poços .



AQUÍFERO GUARANI



O aquífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 em oito Estados do Brasil , no Paraguai , na Argentina e no Uruguai .

O megareservatório encerra 370 mil km3 de água, suficiente para abastecer a atual população do Brasil por 2.500 anos.

Estudo da Embrapa aponta áreas com alto risco de contaminação por agrotóxico em três regiões . A maior ameaça é o avanço da monocultura intensiva sobre as chamadas áreas de recarga , onde a proximidade do aquífero com a superfície o expõe à água da chuva e dos rios e aos agrotóxicos trazidos por ambas . Estas áreas , em média a 50 m da superfície , abrangem 100.000 km2.

Nas nascentes do Araguaia , áreas com lavoura de milho , soja e algodão . Em Ribeirão Preto o nível de agrotóxicos já chega a 80% do considerado impróprio para consumo humano . Áreas do Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul também oferecem riscos. ( F S P 21.08.2002, p. A-10) .

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinaram em maio de 2003 o Projeto Guarani , avaliado em US$ 27,24 milhões com a finalidade de controlar a extração de água subterrânea , organizar um banco de dados comum e aplicar mecanismos que previnam a contaminação do aquífero . ( F S P 23.05.2003 , p. A-14) .





REPRESAS BILLINGS E GUARAPIRANGA



Estudo realizado por técnicos da USP detectou que as represas Billings e Guarapiranga tem poluentes , alguns deles potencialmente tóxicos e cancerígenos , acima do permitido pela legislação ambiental .

Análises feitas de setembro de 2007 a maior de 2008 observaram que , das 95 substâncias examinadas , 25 estavam fora de conformidade em pelo menos 10% dos testes em um dos pontos de monitoramento .

Havia altos níveis de substâncias como alumínio , que pode estar associado ao mal de Alzheimer , cianetos que podem causar perda de peso e danos à tireóide e ao sistema nervoso ; clorofórmio , suspeito de ser cancerígeno ; coliformes termotolerantes , que contém vírus e bactérias , entre outras substâncias .

O poluente mais preocupante é o chumbo que em uma amostra da Billings , estava em quantidade 100 vezes superior ao permitido . Outra na Guarapiranga , detectou quantidade 23 vezes superior ao permitido . Para a Sabesp , as substâncias não representam risco à saúde da população pois a água é tratada antes do consumo . ( F s P , 8.11.2009, p. C-1) .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui