Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Meio Ambiente - Os Céticos -- 16/05/2009 - 12:08 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


OS CÉTICOS



Edson Pereira Bueno Leal , maio de 2009, atualizado em junho de 2012.







Estudos sobre poluição e efeitos da industrialização no meio ambiente, principalmente na atmosfera, relativizam dados anteriores. No caso do aumento do nível de dióxido de carbono CO2 verificou-se que “processos naturais como a erupção vulcânica e a decomposição das plantas acrescentam cerca de 200 bilhões de toneladas de CO2 ao ar por ano, enquanto que a atividade humana - nela incluídos todos os motores de automóveis, todas as fábricas e todas as queimadas - adicionam apenas 7 bilhões de toneladas” (Veja 31.5.95, p.65)

Para os céticos , o principal responsável pelo efeito estufa é o vapor d’água e não o CO2 . As pesquisas da ONU superestimam a ação do CO2 e ignoram as variações naturais do clima . ( Veja, 13.06.2012, p. 112)

As alterações não se deveriam a queima excessiva de carvão e petróleo, mas a um ciclo natural de aquecimento e resfriamento da Terra, que teria passado por pelo menos quatro outros períodos de aquecimento semelhantes nos últimos 650.000 anos , muito antes da Revolução Industrial no século XIX. ( Veja, 13.06.2012, p. 112).

A mesma situação ocorre com o dióxido de enxofre: “estima-se que os processos naturais, como a erupção dos vulcões e as reações químicas nos oceanos, jogam 100 milhões de toneladas de dióxido de enxofre por ano na atmosfera. Em 1991, a erupção do vulcão Pinatubo, nas Filipinas, despejou no ar em algumas horas cerca de 30 milhões de toneladas de enxofre - o equivalente a um ano e meio de funcionamento de todas as fábricas americanas juntas”(Veja,31.5.96 p. 66).

Mesmo a questão de aumento da temperatura média mundial , um fato pois passou de 14,6 C em 1860 para 15,5 C em 1998 , há pesquisadores que afirmam que o aquecimento começou antes da Revolução Industrial, sendo um fenômeno natural que a humanidade não pode controlar . ( Revista Veja, 31.01.2001 , p. 86-87) .

Segundo o geógrafo Gustavo Baptista do Instituto de Geociências da UnB, “ Forças mais poderosas do que a ação humana influenciam o clima , como a radiação solar e a oscilação na temperatura dos oceanos . “É presunção achar que os homens tem mais influência no clima do que as atividades que moveram placas tectônicas” ( Veja, 13.06.2012, p. 112) .

Em 2100 as regiões do globo estarão de 1,5 a 2,7 graus mais quentes , podendo causar tempestades mais frequentes e violentas , novas regiões desérticas , maior incidência de males respiratórios , invasões de insetos , aumento de doenças tropicais , etc.

Outros afirmam que as projeções sobre o aumento da temperatura no planeta , feitas a partir de computadores a partir de fórmulas matemáticas são extremamente inexatas . Mecanismos fundamentais do clima , como a influência das nuvens e das correntes marítimas ainda são pouco conhecidos ou parcamente documentados pela literatura científica .

Falando em São Paulo , o estatístico dinamarquês Bjorn Lomborg e o climatologista americano Pat Michaels não negam que o planeta possa estar esquentando . Falam que não é possível afirmar com convicção de que os humanos são responsáveis por isso , e que , mesmo que sejam, a idéia de cortar imediatamente emissões de CO2 não passa de histeria. Para Michels , “ o mercado fará pressão para o desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas . “( F S P , 30.03.2010 , p. A-16) .

Para os céticos, as medições dos recordes de temperatura indicam que as oscilações ocorridas nos séculos XX e XXI não foram excepcionais e que já houve períodos mais quentes do que agora . Não há metodologia capaz de prever o ritmo de aquecimento da Terra. ( Veja, 13.06.2012, p. 112)



A FRAUDE CONTRA OS CÉTICOS



A partir do final de 2009 descobriu-se que muitas das pesquisas que dão sustentação aos relatórios emitidos pelo IPCC não passam de especulação e pior que isso , muitos cientistas que conduzem estes estudos manipularam dados para amparar suas conclusões .

O primeiro abalo ocorreu quando um grupo de hackers capturou e divulgou mais de 1000 e-mails trocados entre cientistas ligados à Universidade de East Anglia , na Inglaterra , o principal centro mundial de climatologia . As mensagem revelam que cientistas distorceram gráficos para provar que o planeta nunca esteve tão quente nos últimos mil anos .

As trocas de email também mostraram que os climatologistas defensores da tese do aquecimento global boicotam os colegas que divergem de suas opiniões , recusando-se a repassar dados de pesquisas que realizam .

Os emails deixam claro, ainda , que o grupo dos catastrofistas age para tentar impedir que os céticos publiquem seus trabalhos nas revistas científicas mais prestigiadas .

O climatologista inglês Phil Jones, do diretor do Centro de Pesquisas Climáticas da Universidade de East Anglia depois de tornar público que ele próprio tinha manipulado dados , admitiu que , em dois períodos ( 1860-1880 e 1910-1940) , o mundo viveu um aquecimento global semelhante ao que ocorre agora , sem que se possa culpar a atividade humana por isso e reconheceu ainda que desde 1995 o mundo não experimenta aquecimento algum .

HIMALAIA



Cientistas do IPCC , reconheceram em janeiro de 2010 , ter errado ao publicar uma previsão mal fundamentada sobre o derretimento das geleiras do Himalaia . A estimativa de que o aquecimento global fará o gelo da região se esgotar em 2035, se baseia em “estimativas substanciadas de maneira pobre “, afirmou o IPCC . Geleiras do Himalaia são tema sensível na Índia porque constituem importante fonte de água doce nos meses de degelo sazonal . ( F S P , 22.01.2010, p. A-17) .

Ou seja , o IPCC reconheceu que a previsão sobre o Himalaia não tem o menor fundamento científico e foi elaborada com base em uma especulação e essa bobagem foi tratada como verdade incontestável por três anos , desde a publicação do documento . ( Veja, 24.02.2010 , p. 94-95) .

Para os céticos é impossível afirmar se a diminuição das geleiras é significativa. Elas estão sempre se contraindo e expandindo sistematicamente . ( Veja, 13.06.2012, p. 113)





NÍVEL DO MAR



Segundo o IPCC o nível dos oceanos deve subir em média 38 centímetros chegando a 59 centímetros no pior cenário , até o fim do século, o que provocará inundações em série e destruirá ilhas e cidades costeiras . Para os céticos não há um aumento incomum no nível dos mares. A elevação constatada está dentro da oscilação característica que ocorre desde o fim da última glaciação , há 12.000 anos . ( Veja, 13.06.2012, p. 112)





CETICISMO CRESCE ENTRE OS AMERICANOS



Cerca de 48% dos americanos acreditam que as preocupações com o aquecimento global são exageradas e duvidam que graves crises ambientais possa ocorrer por causa dele , segundo pesquisa do Instituto Gallup . Em 1997 eram 31% e em 2009 41% . ( F s P , 12.03.2010 , p. A-17) .

CRÍTICOS DO CLIMA TEM INTERESSES POR TRÁS





Para Jeffrey D. Sachs, economista da Universidade Columbia “ os atuais ativistas contra ações de enfrentamento às mudanças climáticas , são , em muitos casos , apoiados pelos mesmos grupos de pressão , indivíduos e organizações que tomaram partido da indústria de cigarros , empenhados em desacreditar as evidências científicas entre fumar e câncer de pulmão . Mais tarde, negaram as evidências científicas de que os óxidos de enxofre resultantes da queima de carvão em usinas de eletricidade estacam causando ‘chuvas ácidas’.

Então, quando se descobriu que certas substâncias químicas chamadas de clorofluorcarbonetos (CFCs) eram causa de redução de ozônio na atmosfera , os mesmos grupos também lançaram uma campanha nefasta para desacreditar essas evidências científicas . E, a partir da década de 1980 , esse mesmo grupo passou a combater a luta contra as alterações climáticas “. ( F S P , 15.03.2010, p. B-2) .

Um relatório divulgado em março de 2010 pela ONG Greenpeace acusa uma das maiores companhias de petróleo dos EUA , a Koch Industries , a canalizar discretamente quase US$ 50 milhões em uma década ( metade disso só entre 2005 e 2008) a uma rede de estudiosos e think tanks para “minar” a confiança na ciência do clima e promover oposição à energia limpa , nos EUA e internacionalmente . Entre os grupos que mais receberam fundos da Koch estão os influentes Instituto Cato ( mais de US$ 5 milhões de 1997 a 2008) , Heritage Foundantion ( US$ 3 milhões no período ), Mercatus Center ( US$ 9,2 milhões de 2005 a 2008) e Americanos pela Prosperidade ( US$ 5,2 milhões de 2005 a 2008) . No total, a Koch ajudou a pagar operações de mais de 20 organizações que “repetidamente reproduziram e espalharam a história do chamado “climagate” [ divulgação de emails de climatólogos , revelando tentativa de negar informação a céticos do clima] . Também financiaram um estudo “suspeito” que nega que ursos polares estão em perigo e um instituto dinamarquês que produziu material usado como crítica à energia eólica . ( F s P, 1.4.2010 , p. A-22) .



BRASILEIROS NÃO SÃO CÉTICOS CLIMÁTICOS



Pesquisa feita pela Datafolha em 2010 mostra que mais de 90% dos brasileiros acreditam que o aquecimento é real e, 75% acham que as atividades humanas contribuem “muito “ para as mudanças climáticas . Cerca de 2.000 pessoas foram entrevistadas em 144 municípios de todas as regiões do país e só 5% dos ouvidos acham que a humanidade não tem nada a ver com o aquecimento global , enquanto metade dos americanos tem essa opinião . Cerca de 96% entre os que tem ensino superior e 87% ensino fundamental aceitam o aquecimento global causado pelo homem . ( F s P ,21.04.2010 , p. A-18) .



José Carlos de Azevedo



Para o físico José Carlos de Azevedo , o IPCC é um órgão político e não científico e não há prova de o CO2 gerado pelo homem influir no clima da Terra, que sofre outras influências : manchas solares, raios cósmicos , neutrinos, ciclos da Terra em sua órbita , vulcanismo , nuvens , correntes oceânicas , etc. Descobertas na Dinamarca provam que o campo magnético do Sol controla a radiação cósmica incidente e, portanto, o clima e que a passagem do Sol pela Via Láctea explica as glaciações e interglaciações . Os “modeladores” iludem a população e não dizem que o pólo Norte de Marte está derretendo .

Segundo ele ainda “ Em janeiro de 2008 nevou em Bagdá e isso não ocorreu em todo o século 20; no mesmo ano e no atual , nevou na Síria ,na Turquia , na Grécia e em grande parte da Ásia . Na Europa e nos EUA , o inverno é inclemente e nevou nos desertos de Mojave e de Lãs Vegas. Nada disso foi previsto pelos xamãs e videntes do IPCC , que há 20 anos fazem ‘projeções climáticas’ para 20 ou mais anos depois “. Ele afirma que “É ainda impossível provar se a Terra esfria ou aquece ou se começou a nova Era Glacial anunciada nos anos 1970 por atuais videntes do IPCC . “ ( F S P , 25.02.2009, p. A-3) .

Segundo Jefferson Cárdia Simões , doutor em glaciologia pela Universidade de Cambridge e professor da UFRGS , “ classicamente os céticos tentam atribuir toda a variação climática da Terra às variações solares . No entanto, os estudos paleoclimáticos não conseguiram identificar nenhuma relação entre o aumento da temperatura dos últimos 140 anos com aumento da atividade solar” . ( F S P , 10.07.2008 , p. A-3) .

Ele cita que há muitas listas de consensos de cientistas qualificados e identificados e contrários ao IPCC : a de Frederick Seitz, antigo presidente da Academia de Ciências e do instituto Americano de Física e atual presidente da Fundação Rockfeller e do Instituto George Marshall, por exemplo , tem mais de 32 mil assinaturas . O último relatório do IPCC tem 51 . ( F S P , 1.7.2008 , p. A-3) .

Segundo Rajendra Pacgauri, presidente do IPCC e Prêmio Nobel da Paz de 2007, “como podem chamar de exageradas análises feitas por acadêmicos respeitados, que foram divulgadas em publicações de prestígio? É uma irresponsabilidade desacreditar essas previsões e um perigo minimizar os riscos das mudanças climáticas para o futuro da humanidade “. ( F S P , 18.10.2007 , p. A-28) .



Robert M Carter



O metereologista Robert M Carter , em depoimento no Senado americano , afirma :” É fato notável que , apesar dos gastos em escala mundial de cerca de US$ 50 milhões e dos esforços de dezenas de milhares de cientistas , nenhum sinal climático foi detectado que seja inequívocamente distinto das variações naturais “ . ( F S P , 26.12.2007 , p. A-3) .

Nwiener, conhecido como pai da cibernética afirma “ tentativas de modelar o clima espremendo equações de física em computadores, como se a meteorologia fosse uma ciência exata como a astronomia estão condenadas ao fracasso “, que a “auto-ampliação de pequenos detalhes frustraria qualquer tentativa de prever o clima “ e que “ os líderes dessa atividade estavam iludindo o público ao pretender que a atmosfera é previsível “.



Patric J Michels



Para o climatologista americano Patric J Michaels , “ o aquecimento global existe, mas ele não está ficando necessariamente pior “. Segundo ele , a maior parte da Antártida está mais fria e não mais quente . Isso inclui o manto de gelo da Antártida Oriental , a maior massa de gelo do planeta . “O gelo antártico está em sua extensão máxima “.

Segundo ele “ ocorreram dois períodos recentes de aquecimento do ar . O primeiro foi no início do século XX , entre 1910 e 1945 , e o último começou nos anos 70 e dura até hoje . O aquecimento da primeira metade do século passado provavelmente pouco teve a ver com a eventual influência humana na composição da atmosfera . Esteve muito mais relacionado com o aumento da temperatura do Sol. Já o segundo período parece estar muito mais vinculado ao fator humano e ao aumento do nível de gás carbônico na atmosfera” . ( Veja, 11.06.2008 , p. 14).

Segundo ele “ o aquecimento global é real , é em parte causado por atividades humanas e deve permanecer modesto nos próximos decênios . É certo que não temos capacidade tecnológica para reduzi-lo significativamente agora , mas essa tecnologia deve surgir se investirmos no futuro .... O ajuste nos modelos de computação aos resultados verificados do aquecimento leva a uma previsão para o aumento global da temperatura de 1,7ºC neste século . Isso está dentro dos limites estimados pelo IPCC , cujo extremo inferior é de 1,4º C . É um aquecimento modesto , o que é bom . Neste momento , mesmo se tentássemos , não conseguiríamos alterar esse valor . Considere o seguinte : se todas as nações cumprirem o Protocolo de Kyoto – um tratado da ONU -, o aquecimento cairá cerca de 0,07° C a cada meio século ... Gastar dinheiro em tentativas fúteis de conter o aquecimento é desperdiçar recursos que poderiam ser investidos em tecnologias futuras e avanços tecnológicos que poderiam funcionar de fato “. ( F s P , 9.4.2008 , p. A-3) .

“Quando o gelo das montanhas se derrete , como está ocorrendo nos Andes , pode-se tentar represá-lo . Dizem que, devido ao risco de terremotos , é perigoso construir barragens para captar a água do degelo nos Andes . Mas esse tipo de represamento existe na Califórnia , que também é uma região de atividade sísmica intensa . (( Veja, 11.06.2008 , p. 14).

Quando à elevação do nível do mar “ devido a fatores geológicos , não climáticos , nos últimos 100 anos , o nível do mar subiu quase 30 centímetros na costa leste dos Estados Unidos . Poucas pessoas perceberam , pois , os moradores da costa se adaptaram perfeitamente ao novo nível “.( Veja, 11.06.2008 , p. 14).



Alan Grainsger



O geógrafo britânico Alan Grainsger , da Universidade de Leeds em estudo publicado na revista PNAS , da Academia Nacional de Ciências dos EUA, afirma que as florestas tropicais podem não estar desaparecendo em ritmo acelerado como se imagina . Ao contrário , podem estar se regenerando . Simplesmente não é possível determinar qual é a tendência global de longo prazo com base nas informações disponíveis hoje.

Segundo ele, os relatórios globais sobre florestas da FAO , órgão da ONU tem falhas sérias . São baseados em relatórios fornecidos pelos governos . e cada país faz do seu jeito . No Brasil , por exemplo , o relatório é feito pelo IBGE com base no Censo. O proprietário informa o quanto de sua propriedade tem de floresta . Até a definição de floresta varia de país para país . ( F S P , 8.1.2008 , p. A-14) .



Bjorn Lomborg



O cientista político dinamarquês Bjorn Lomborg é autor de dois livros onde argumenta que a Terra não está atravessando uma crise ambiental e chama o alarmismo ambientalista de “Ladainha” . “O Ambientalista Cético”, editado em 2001 e “Cool It- Muita Calma Nessa Hora . Ed Campus /Elvieser, 2008 .

Ele afirma que “ a maioria dos estudos econômicos mostra que o custo dos danos ao clima será de aproximadamente 3% do PIB mundial no final do século ... O Protocolo de Kyoto custará cerca de 150 bilhões de dólares por ano e adiará os efeitos do aquecimento global em apenas sete dias no final do século .Não é curioso que tenhamos decidido impactar o século 21 gastando bilhões de dólares para obter resultados apenas irrisórios daqui a 100 anos ? A ONU estima que com cerca de 75 bilhões de dólares seria possível resolver os principais problemas do mundo : água potável, saneamento básico , saúde e educação “ . ( Exame, 26.03.2008 , p. 80-82) .

Ou seja , não vale a pena gastar trilhões de dólares em corte de emissões para obter um pequeno benefício de um mundo ligeiramente “ menos quente” no futuro. Como os recursos financeiros do planeta são limitados , melhor aplicá-los em coisas que salvarão vidas e tornarão a sociedade mais rica como o combate á AIDS .

Segundo ele , “ em 2050 estima-se que o aquecimento global vá causar 2 mil mortes a mais por calor no Reino Unido . Mas também haverá 20 mil mortes a menos por frio ... se você parar o aquecimento global , você vai salvar um urso polar por ano . Mas todos os anos nós matamos centenas de ursos-polares . “ . O mesmo argumento vale para as projeções de aumento da malária e de dano por furacões no golfo do México : é mais barato e eficiente resolver problemas sociais do que estrangular a indústria e o livre mercado com cotas de emissão . ( F S P ,1.4.2008 , p. A-16) .

Ele assinala que o degelo do Himalai é uma coisa boa pois aumentará a disponibilidade de água no verão na China e Índia , antes que os glaciares que alimentam os rios se acabem . ( F S P , Mais , 24.08.2008 , p. 11) .

Para ele , mentalidades doutrinárias produzem soluções irrealistas e impedem que se chegue a um meio termo inteligente “ ( Veja, 13.06.2012, p. 113) .



Tom Wigleu



Para o climatologista Tom Wigleu , do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica ( Ncar) dos EUA , em artigo com Roger Pielke Jr e Christopher Green , os cenários de emissões mundiais que IPCC usa para projetar o futuro do clima na Terra indicam que dois terços do ganho de eficiência tecnológica necessário para livrar a economia mundial do gás carbônico ocorrerão espontaneamente , sem a necessidade de política de redução de emissões . São cenários velhos criados em 2.000 e a quantidade de CO2 emitida por megawatt de energia gerada aumentou 0,5% ao ano , enquanto os cenários do IPCC prevêem que ela cairia . Países como a Índia e a China estão crescendo acentuadamente e este crescimento vem sendo feito em padrões tecnológicos tradicionais geradores de intensa emissão de CO2 . ( F S P , 5.4.2008 , p. A-22) .

Para Marcelo Leite , o mantra dos céticos do aquecimento é acusar o IPCC de ignorar a variabilidade natural do clima . Segundo os cavaleiros do paradigma , o painel da ONU menospreza influências como as variações na radiação solar resultantes dos ciclos de atividade da estrela , ou como vulcões e raios cósmicos . Não é verdade . Os aproximadamente 500 autores e 400 revisores do capítulo sobre a base da ciência física do ‘Quarto relatório de Avaliação ‘ do IPCC 9 AR-4 , 2007) consideraram a literatura sobre aqueles fatores naturais , sim. Concluíram que eles contribuem com cerca de um décimo do potencial de aquecimento das atividades humanas , como a emissão de gás carbônico pela queima de combustíveis fósseis e florestas . “ ( F s P , Mais , 12,.04.2009, p. 7) .



Nigel Lawson



Ex-ministro inglês e diretor da revista “The Spectator”, publicou “Na Appeal to Reason : A Cool Look at Global Warming” e afirma que o aquecimento global não é uma questão racional . É uma questão de fé , exatamente como outras questões “científicas” que assolaram a Humanidade nas últimas décadas . Nos anos 60 , foi o pesadelo malthusiano de um mundo sobrepovoado e faminto ;. Na década de 70 , foi a possibilidade de uma nova era glacial perante a descida acentuada das temperaturas ; agora , é um mundo que aquece, glaciares que derretem e águas que sobem, uma espécie de secularização das pragas bíblicas para punição dos excessos “ capitalistas” . A moda do aquecimento global foi adotada sobretudo por órfãos do marxismo , que substituíram uma religião secular por outra e o verde é o novo vermelho .

Para Lawson , o mundo aqueceu 0,5°C a partir de 1975 , exatamente como aqueceu 0,m4°C entre 1920 e 1940 . Segundo ele não é possível avaliar a contribuição do homem para as concentrações de CO2 na atmosfera e porque a subida da temperatura não foi uniforme tendo ocorrido por exemplo entre 1940 e 1975 um arrefecimento de 0,2°C . Sua hipótese é que existem variações naturais de temperatura que não podem ser explicadas pela ação humana . Sabemos pouco sobre os “comportamentos” do clima e essa ignorância não deve legitimar a construção de cenários ou de políticas futuristas . ( João Pereira Coutinho ., FS P , 26.08.2008 , p. E-8) ,.



Manifesto



Um grupo de cientistas entregou em fevereiro de 2007 , ao ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende um documento onde questionam a influência da ação humana nos fenômenos das mudanças climáticas globais .

Segundo Luiz Carlos Molion , diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas , “ a conservação ambiental não tem nada a ver com o aquecimento global “ . Os dados apresentados no documento , fazem parte do projeto internacional Cloud , que reúne 24 instituições de ensino universitário de dez países e a conclusão é de que dentro de 20 anos , a temperatura do planeta estará mais baixa .

Segundo os “céticos” , o IPCC não está considerando os dados sobre o comportamento da temperatura do planeta há centenas ou milhares de anos e partiria de premissas equivocadas . O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera , seria resultado , e não causa, da elevação da temperatura . A causa do aquecimento da atmosfera seriam os raios cósmicos . ( F S P , 15.02.2008 , p. A-14) .



NIPCC



Segundo José Carlos de Azevedo , “muitos cientistas criaram o NIPCC ( Painel Não-Governamental sobre Mudança Climática ), para analisar toda a literatura científica e técnica sobre o clima , incluindo os estudos ignorados pelo IPCC, órgão governamental .

O primeiro relatório sobre NIPCC , editado por Fred Singer , foi publicado em 2008 e apresentado por Frederick Seitz , ex-presidente da Academia Nacional de Ciências dos EUA e da Sociedade Americana de Física e crítico acerbo dos métodos , procedimentos, conclusões e sugestões do IPCC . O relatório , elaborado por 23 cientistas renomados , especializados na questão , pode ser lido na Internet : ‘Nature . Not Human Activity , Rules The Climate’ .

É uma contestação científica cabal das conclusões do IPCC . Diz que ele usou dados errados ; que é parcial a compreensão científica dos fenômenos atmosféricos ; que a concentração mais elevada de CO2 na atmosfera é mais benéfica à vida animal , à vegetal e à saúde humana que as concentrações menores ; que é insignificante a contribuição do homem no aquecimento ; que os próprios dados do IPCC e do relatório do Programa Científico para a Mudança do Clima provam que as mudanças de temperatura são inferiores às calculadas pelo IPCC ; que os computadores não são confiáveis para prever o clima e que a causa principal do aquecimento e resfriamento decenais da Terra derivam do Sol e da radiação cósmica , que também é responsável pelas mudanças climáticas comprovadas dos últimos 500 milhões de anos . Em vários desses períodos , a concentração de CO2 foi mais de 20 vezes superior à atual e o clima na Terra continuou estável” . ( F S P , 13.10.2008, p. A-3) .

A antropóloga Myanna Hvid Lahsen pesquisadora do INPE e da Universidade de Colorado contesta estas afirmações dizendo que “o IPCC não faz previsões de tempo nem de clima . Ele avalia ciência já produzida .” Quanto ao NIPCC ela afirma ele tem 23 cientistas e esse número “é muito pequeno se comparado aos milhares de cientistas que participaram da produção dos relatórios do IPCC os quais sempre são submetidos a um processo de revisão científica (‘peer review’) , rigorosa e extensa. Além disso , cientistas do NIPCC tais como Singer e Seitz ( que Azevedo cita como autoridades científicas ) não são cientistas ativos e reconhecidos na área do clima . Singer tem publicado poucos artigos em revistas científicas na área do clima , mas nada de impacto . Seitz nunca fez nem publicou ciência sobre o clima e faleceu em março de 2008, aos 96 anos , décadas após sua aposentadoria . Ambos se dedicaram á política muito tempo atrás, com grupos conservadores ligados a elites financeiras e indústrias interessadas . ( F S P , 3.4.2009 , p. A-3) .



Gustavo M. Batista



Segundo ele a afirmação da concentração de CO2 na atmosfera “baseia-se inicialmente nos estudos de Guy S. Callendar, que , a partir de 1938, passou a pregar a influência humana no incremento da temperatura do planeta em decorrência da queima de combustíveis fósseis . É dele um estudo publicado em 1958 que afirma que a concentração média de CO2 atmosférico no século 19 era de 290 ppm ( partes por milhão) , e no século 20, chegou a 320 ppm . Estudos posteriores dos cientistas Fonselius Koroleff e Warme lançaram dúvida sobre a tese de Callendar , mostrando que , na verdade , ele teria escolhido a dedo seus dados . A manipulação teve o objetivo de estabelecer uma suposta tendência de crescimento exponencial nos índices de concentração e de desprezar concentrações superiores ao patamar eleito por ele . Nos dados desprezados, encontram-se concentrações superiores a 500 ppm , já no século 19 , mas elas tiveram de ser ignoradas para tornar defensável o seu ponto de vista . “

Segundo ele , o homem não é o grande vilão do efeito estufa, porque “ um dado que tem sido ignorado , no entanto , é que 95% do efeito estufa é decorrente da concentração de outro gás : o vapor d´ água . O CO2 corresponde somente a 3,6% do total . Mais grave ainda é que , desse percentual , o homem e suas máquinas respondem por apenas 0,1% . Por essa razão , o climatologista Marcel Leroux disse que ‘ na atmosfera do IPCC não há água’” . ( F S P , 6.1.2010 , p. A-3) .



Richard Lindzen



Para o climatologista americano “Quando uma questão se torna parte do programa político , a posição politicamente aceitável passa a ser o objetivo e não a conseqüência da pesquisa científica . (Veja, 13.06.2012, p. 113) .





Ivair Giaever



Em setembro de 2011 , o físico norueguês , Prêmio Nobel de Física de 1973, deixou a Sociedade Americana de Física ( APS), por discorda da postura da associação em relação ao aquecimento global “A APS aceita discutir se ocorrem alterações na massa de um próton ou múltiplos universos , mas a evidência do aquecimento global é indiscutível? Esse assunto está se tornando uma religião . Sou um descrente”. (Veja, 13.06.2012, p. 111-112) .



James Lovelock



Um dos mais radicais arautos do fim do mundo ao anunciar , no livro A Vingança de Gaia , em 2006, a ocorrência iminente de catástrofes naturais , decorrentes do aquecimento global , declarou ter exagerado em seus presságios:

Essa previsão sobre 2100 ( que no fim deste século 80% da população mundial seria dizimada por furacões e inundações), foi uma tolice de minha parte. Minha conclusão surgiu das primeiras estimativas do IPCC. O problema é que , na ocasião , há duas décadas, nós cientistas , acreditávamos ter um conhecimento acurado do que estava acontecendo com o clima . Estávamos equivocados . Não apenas desconhecemos hoje em relação ás mudanças climáticas, como também não temos idéia do que será do clima daqui a noventa anos .. Não há vilão algum no aquecimento global. Os humanos não são mais culpados por colocar CO2 no ar, do que as árvores por produzir oxigênio. (Veja, 13.06.2012, p. 113) .







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui