Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Economia Brasileira - Novembro de 2008 -- 14/04/2009 - 07:43 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECONOMIA BRASILEIRA NOVEMBRO DE 2008



Edson Pereira Bueno Leal , abril de 2009.



MAIS CRÉDITO PARA A ECONOMIA NOVEMBRO



Em 5 de novembro o BB anunciou que vai injetar R$ 4 bilhões nos bancos das montadoras e mais R$ 1 bilhão em nova linha para a agricultura por meio de Cédulas do Produtor Rural . ( F S P , 6.11.2008, p. B-3) .

O governo anunciou em 6 de novembro a ampliação do prazo de pagamento de cinco tributos federais , que vai deixar no caixa das empresas R$ 21 bilhões por mais dez dias .Serão liberados R$ 10 bilhões do BNDES para financiar empresas , R$ 5 bilhões do Banco do Brasil para pequenas e médias empresas e R$ 4 bilhões para garantir os financiamentos de automóveis, dos bancos das montadoras , até o final do ano . ( F S P , 7.11.2008, p. B-4)

O governo de São Paulo lançou em 11 de novembro uma linha de crédito para as financeiras das montadoras de veículos de todo o país , que serão oferecidos pela Nossa Caixa por meio de depósitos interbancários , em operações com prazo de até 18 meses . As garantias serão as carteiras de crédito dos bancos das montadoras , e as taxas de juro definidas em cada negociação . ( F s p , 12.11.2008, p. B-2) .

Em 12 de novembro a CEF lançou uma linha de R$ 2 bilhões destinada aos pequenos e médios varejistas para o financiamento de bens de consumo como eletrodomésticos , eletrônicos, móveis e material de construção . Todo o crédito liberado em setembro para pessoa física foi de R$ 11,7 bilhões segundo o BC o que dá uma idéia do valor a ser liberado . O limite de financiamento é de R$ 10.000,00 , com pagamento em até 24 meses . Não haverá juros para o varejista e a taxa cobrada ao cliente será decidida junto com o banco, de acordo com o mercado de cada lojista , no intuito de acirrar a concorrência no setor. ( F S P , 13.11.2008, p. B-1) .

A CEF disponibilizará R$ 10 bilhões para operações de crédito consignado em 2009 , valor 25% superior ao oferecido até outubro de 2007 . ( F s P , 15.11.2008, p. B-9) .

Conforme assinala Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central, “ as medidas são paliativas . Ajudam , mas não resolvem o problema real , que não é de falta de dinheiro . A questão é que os recursos continuam represados nos grandes bancos “ .

É consenso entre os economistas que deveria haver uma redução ainda maior do compulsório que na maioria dos países desenvolvidos limita-se a 2% dos depósitos á vista e no Brasil chegou a ser maior de 45% . (Exame, 3.12.2008 , p. 45) .

As empresas de grande porte estão pedindo um prazo maior aos fornecedores em função do aperto no crédito . Estimativas conservadoras da Anfac, associação que reúne 700 empresas de factoring , indicam que elas devem injetar R$ 82,5 bilhões no caixa das companhias em 2008 , contra os R$ 71,5 bilhões liberados em 2007 . O aumento deve-se ao fato de que com o cancelamento das linhas de crédito dos principais bancos do país , pequenas e médias empresas estão recorrendo ao factoring para conseguir levantar capital de giro e honrar seus compromissos com fornecedores e funcionários . ( F S P , 16.11.2009 , p. B-5) .

Segundo levantamento do BC , o custo médio de um empréstimo bancário chegou a 45% ao ano em novembro , na média dos contratos firmados entre os dias 1 e 12 . Em outubro , essa taxa estava em 42,9% ao ano e , em setembro, em 40,4% . A alta é mais pronunciada nos financiamentos das pessoas físicas , na qual a taxa média chegou a 59,8% em novembro , nível mais alto registrado pelas estatísticas do BC em três anos . ( F S P , 25.11.2009 , p. B-6) .



EXTENSÃO DE PRAZOS DE PAGAMENTO



Com menos dinheiro na praça, as grandes empresas apertaram as negociações com seus fornecedores , pedindo um prazo maior de pagamento . Segundo os prestadores de serviço essa prática intensificou-se nas últimas três semanas , principalmente entre as companhias que recrutam trabalhadores temporários para a indústria . A Gelre , uma das maiores do país , informa que pelo menos 10% das grandes empresas de sua carteira de clientes já pedem dobro do prazo , de 15 dias a um mês para , no mínimo , 2 meses . ( F s P , 16.11.2008, p. B-5) .



CRÉDITO EM NOVEMBRO



O crédito em novembro considerando as operações feitas por bancos com empresas e pessoas físicas chegou a R$ 863 bilhões , alta de 1,7% no período , após alta mensal de 3,7% durante o ano .

Incluindo as operações com crédito imobiliário, rural e as do BNDES o crescimento chega a 2% em novembro , totalizando R$ 1,209 trilhão .

O crédito consignado considerando as operações feitas pelos 13 maiores bancos caiu 14,2% em novembro , totalizando R$ 3,197 bilhões , contra R$ 3,725 bilhões em outubro . Mesmo assim o crédito total no país chegou a 40,3% do PIB, o maior valor desde o início da série do BC em julho de 1994 .

As operações com pessoas físicas estão com prazos menores , prazo médio caiu 56 dias nos empréstimos imobiliários, dez dias na compra de veículos e seis dias no crédito pessoal .

O preço dos carros usados caiu 2,14% em novembro , segundo pesquisa Autoinforme/Molicar , o maior recuo em oito anos , desde que o levantamento começou a ser feito .

O atraso no pagamento de dívidas das famílias chegou a 7,8% em novembro , a maior taxa desde agosto de 2003. Nas operações com empresas , os atrasos ficaram estáveis em 1,7% do total de crédito . A inadimplência global do sistema está em 4,2% , ( F S P , 24.12.2008 , p. B-1) .

O crédito consignado desabou em novembro. Apenas 16.365 operações de empréstimo em folha de pagamento foram feitas , uma queda de 72,9% em relação a outubro . Em outubro já houve uma queda de 21,4% em relação a setembro . O valor das operações em novembro ficou em R$ 115,5 milhões , queda de r$ 41,7% em relação aos R$ 198,4 milhões de outubro .( F s p , 9.1.2009, p. B-4) .





BNDES



Os empréstimos do BNDES somaram R$ 45,5 bilhões de janeiro a julho de 2008 , alta de 46% em relação a igual período de 2007 . Os desembolsos do banco nos últimos 12 meses chegaram a R$ 79,1 bilhões, aumento de 30% em relação aos 12 meses anteriores . ( F s P , 5.9.2008, p. B-5) .

Os projetos aprovados pelo banco até agosto de 2008 já excedem em R$ 40 bilhões o teto do orçamento inicial do BNDES para 2008 que é de R$ 80 bilhões . Para garantir a execução de todos os projetos este montante será reforçado por mais R$ 12,5 bilhões do Tesouro , R$ 7 bilhões em títulos que estão na carteira do FGTS e outros R$ 10 bilhões de um fundo de investimento . O BNDES poderá ainda obter R$ 10 bilhões em empréstimos externos . ( Veja, 10.09.2008, p. 42) .

O FAT ( Fundo de Amparo ao Trabalhador ) ampliou em 10,5% o repasse de recursos para o BNDES em 2008 , elevando para R$ 84,8 bilhões o total do patrimônio do fundo nas mãos do banco de fomento . Em agosto de 2007 este volume era de R$ 76,7 bilhões . ( F S P , 2.10.2008 , p. B-7) .

Segundo Luciano Coutinho , presidente do BNDES “nós já temos uma disponibilidade de recursos assegurada para 2009 que está perto de R$ 70 bilhões , entre retorno e o que já captamos neste ano . Então, fazendo uma conta por cima, seriam R$ 100 bilhões . “ Em relação a 2008 , “eu tenho sido cauteloso em dar um número , mas certamente chegaremos a R$ 85 bilhões , a tendência é até passar . ( F S P ,5.10.2008, p. B-4)

O BNDES divulgou que pretende aproveitar a folga de recursos prevista para 2009 para atender ao aumento de pedidos de empréstimos em novembro e dezembro de 2008 . ( F S P , 6.11.2008, p. B-4) .



BNDES NOVEMBRO



O BNDES conseguiu mais recursos . Cerca de US$ 5 bilhões virão de um empréstimo da União com o Banco Mundial , e R$ 6 bilhões de lucros e dividendos que deveriam ser pagos ao Tesouro Nacional , mas serão revertidos para novos empréstimos para empresas , com juros equivalentes à TJLP , de 6,25% .

Todos os repasses em 2008 ao governo para o BNDES somam R$ 61,8 bilhões . ( F S P , 21.11.2008 , p., B-7) .

Porém, o BNDES para fazer frente à corrida de empresas por crédito , está contingenciando a liberação de recursos para empréstimos já aprovados . Só escapam da limitação o dinheiro destinado ás micro e pequenas empresas , a área social e os projetos de infra-estrutura do PAC . ( F S P , 23.11.2008 , p., B-1) .



INDÚSTRIA EM NOVEMBRO



Em novembro , as montadoras produziram 28,6% menos veículos do que no mesmo mês de 2007 . Foram fabricados 195 mil unidades em novembro . As vendas no mercado doméstico e externo apresentaram queda de 25% e 18,8% respectivamente . Existem 305 mil veículos acumulados nos pátios . A previsão agora é de venda de 2,815 milhões de veículos em 2008 , contra 3.060 milhão da projeção anterior e de produção de 3,24 milhão de veículos . O volume exportado deve ficar em 720 mil unidades , contra 780 mil inicialmente previstas . A ANFAVEA estima que os investimentos ate 2011 estão mantidos . ( F s P , 5.12.2008 , p. B-6) .

Em novembro foram dispensadas 1580 pessoas na Zona Franca de Manaus , contra 680 em novembro de 2007 , aumento de 132% , como efeito da retração nas vendas e na produção de motocicletas e televisores . ( F s P , 5.12.2008 , p. B-3) ..

A produção industrial em novembro de 2008 sofreu a maior queda em 13 anos e meio . Caiu 5,2% ante outubro na série livre de influências sazonais . Foi a maior retração desde maio de 1993 ( 11,2%), segundo o IBGE.

A produção já havia caído 2,8% em outubro . Somando os dois meses a queda chegou a 7,8% fazendo a indústria retroagir ao mesmo patamar de maio de 2007 .

Segundo o IBGE a contração foi geral : atingiu 21 dos 27 setores , e desde 2002, quando a pesquisa com esse número de atividades começou, nunca tantos haviam registrado queda .

NA comparação com novembro de 2007 a queda foi de 6,2% , a maior desde dezembro de 2001 ( -6,4%) .Por setores o desempenho em novembro em comparação com outubro foi: veículos automotores (-22,6%), máquinas para escritório ( - 18,45), material eletrônico ( -17,0), edição e impressão ( -14,8%), máquinas e equipamentos (-11,9%), indústria extrativa ( -10,9%), equipamentos médico-hospitalares ( -10,5%), mobiliário ( -10,3%), metalúrgica básica ( -10,2%), borracha e plástico ( -8,8%), indústria geral ( -5,2%), celulose e papel ( -4,5%), minerais não-metálicos ( -4,3%), máquinas e aparelhos materiais ( -4,2%), têxtil (-3,2%) , Vestuário ( -3,2%) , perfumaria ( -2,5%) , diversos ( -2,5%), madeira ( -2,4%) ,produtos de metal ( -2,3%), farmacêutica ( - 2,2%), couros e calçados ( -2,2%) , Bebidas (0,0%). Cinco setores tiveram desempenho positivo : Fumo (3,0), Alimentos (3,1), Outros produtos químicos ( 6,1%), outros equipamentos de transporte ( 7,8%) e refino de petróleo ( 8,2%) . ( F s P , 7.1.2009, p. B-1) .

A produção industrial em novembro de 2008 sofreu a maior queda em 13 anos e meio . Caiu 5,2% ante outubro na série livre de influências sazonais . Foi a maior retração desde maio de 1993 ( 11,2%), segundo o IBGE.

A produção já havia caído 2,8% em outubro . Somando os dois meses a queda chegou a 7,8% fazendo a indústria retroagir ao mesmo patamar de maio de 2007 .

Segundo o IBGE a contração foi geral : atingiu 21 dos 27 setores , e desde 2002, quando a pesquisa com esse número de atividades começou, nunca tantos haviam registrado queda .

NA comparação com novembro de 2007 a queda foi de 6,2% , a maior desde dezembro de 2001 ( -6,4%) .Por setores o desempenho em novembro em comparação com outubro foi: veículos automotores (-22,6%), máquinas para escritório ( - 18,45), material eletrônico ( -17,0), edição e impressão ( -14,8%), máquinas e equipamentos (-11,9%), indústria extrativa ( -10,9%), equipamentos médico-hospitalares ( -10,5%), mobiliário ( -10,3%), metalúrgica básica ( -10,2%), borracha e plástico ( -8,8%), indústria geral ( -5,2%), celulose e papel ( -4,5%), minerais não-metálicos ( -4,3%), máquinas e aparelhos materiais ( -4,2%), têxtil (-3,2%) , Vestuário ( -3,2%) , perfumaria ( -2,5%) , diversos ( -2,5%), madeira ( -2,4%) ,produtos de metal ( -2,3%), farmacêutica ( - 2,2%), couros e calçados ( -2,2%) , Bebidas (0,0%). Cinco setores tiveram desempenho positivo : Fumo (3,0), Alimentos (3,1), Outros produtos químicos ( 6,1%), outros equipamentos de transporte ( 7,8%) e refino de petróleo ( 8,2%) . ( F s P , 7.1.2009, p. B-1) .

O faturamento da indústria caiu 9,9% entre outubro e novembro , já descontadas as influências sazonais do período . Foi o pior resultado desde março de 2003 . Na comparação com novembro de 2007 , a queda foi de 7% , primeiro resultado negativo desde dezembro de 2006 . Os dados sobre emprego e horas trabalhadas também foram os piores desde 2003 . ( F s P , 21.01.209, p. B-5)

Os setores que eram os líderes da expansão da economia de 6,8% no acumulado até setembro , material de transporte ( inclui a indústria automobilística ) e metalurgia ( siderurgia) , estão entre os que mais desempregaram em novembro .Esses ramos perderam respectivamente , 11,6 mil e 11 mil empregos formais neste mês , segundo levantamento feito pela LCA Consultores . Ao lado deles , outros ramos importantes cortaram postos de trabalho em novembro , como química ( 7.200), mecânica ( 5.400) , borracha ( 6.000) e material elétrico e de comunicações ( 4.100) . ( F s P , 18.01.2009, p. B-4) .





AS MONTADORAS NOVEMBRO



A Volkswagem vai conceder férias coletivas de dez dias para 1800 funcionários da unidade de São José dos Pinhais , cerca de 50% do total da fábrica . ( F S P , 28.10.2008 , p. B-6 .

Em novembro a montadora decidiu ampliar as férias coletivas para os funcionários das fábricas de São Bernardo do Campo , São José dos Pinhais e São Carlos . ( F S P , 25.11.2008, p. B-9) .

A GM vai paralisar por dez dias, entre 3 e 17.11, os 3 turnos da fábrica de São Caetano do Sul e em Gravataí – RS . Em 25 de novembro a GM anunciou nova paralisação para Gravataí entre 8 de dezembro e 4 de janeiro e em São Caetano do Sul de 22 de dezembro a 18 de janeiro , dando férias coletivas a 6.000 operários . ( F s P , 26.11.2009, p. B-6) .

A FIAT colocou 1.700 funcionários de Betim , em férias coletivas de 13 a 22 de outubro. ( F S P , 31.10.2008 , p. B-10) .

Em novembro a FIAT decidiu adotar férias coletivas entre os dias 17 e 26 em Betim MG , abrangendo 3.000 empregados . ( F S P , 13.11.2008, p. B-11) .

Com as paralisações , deverão deixar de ser produzidos 73,6 mil carros , cerca de 31% da produção de veículos em setembro que foi de 234 mil unidades . Cerca de 19,4 mil trabalhadores vão parar , o equivalente a 15% dos 131 mil funcionários das montadoras do país . ( F S P , 1.11.2008, p. B-4) .

A GM decidiu nova paralisação de um dos turnos de produção dos veículos S-10 e Blazer em São José dos Campos de 1 a 23 de dezembro , mas os operários só voltarão ao trabalho em 5 de janeiro . A Ford aumentou o recesso em Camaçari para 10 de dezembro a 5 de janeiro . Em Taubaté as férias coletivas começam em 15 de dezembro , uma semana antes do previsto . ( F S P , 15.11.2008 , p. B-7) .

Em dois meses , as montadoras no Brasil viram o seu faturamento cair 15% , tiveram de dar férias a 45.000 funcionários e acumularam 80.000 veículos em seus pátios e concessionárias além de cancelar a produção de 400.000 carros . A queda de 12% no faturamento atingiu os onze fabricantes de pneus e as 500 empresas de autopeças ( Veja, 10.12.2008 , p. 158-159) .

As vendas de veículos em novembro apresentaram redução de 24,95% em relação ao mesmo mês de 2007 . Em outubro , primeiro mês do ano com retração, a queda havia sido de 2,1% . Segundo a Fenabrave, foram licenciados em novembro 177.906 veículos , 25,66% menos do que em outubro . Apesar da redução , no acumulado do ano as vendas são de 2,63 milhões de veículos , um recorde e um avanço de 18,27% sobre as vendas de janeiro a novembro de 2007 . ( F S P , 02.12.2008, p. B-8)



EMPREGO NOVEMBRO



Segundo o IBGE o emprego na indústria cedeu 0,6% de outubro para novembro na série livre de influências sazonais . Foi o pior desempenho desde outubro de 2003 ( -0,7%). Em outubro o indicador havia recuado apenas 0,1% , variação tida como estável pelo IBGE . NA comparação com novembro de 2007, o nível de ocupação da indústria ainda registrou expansão de 0,4% , mas já mostra sinais claros de desaceleração . Em outubro a alta havia sido de 1,6% . Até setembro, oscilou na faixa de 2,2% a 3,5% . ( F S P , 14.01.2009, p. B-1) .

O nível de emprego formal em novembro registrou queda de 40,821 vagas , a maior desde o início do governo Lula e a maior retração no mês nos últimos dez anos .A retração de 0,13% é pequena , mas já é um reflexo da crise econômica .

Antes disso, o maior corte ocorreu em 1988 , auge da crise asiática, quando houve queda de 118,412 postos . O IBGE apontou ainda aumento do índice de desemprego de 7,5% em outubro, para 7,6% em novembro . A indústria registrou queda de 80.789 vagas , a construção civil 22.731 vagas e a agricultura 50.522 empregos. As perdas foram parcialmente compensadas com aumento nos setores de serviços, de 39.296 vagas e comércio 77.886 postos . ( F S P , 23.12.2008 , p. B-1) .



SALÁRIOS CONTINUAM ESTÁVEIS



Os acordos salariais assinados em outubro e começo de novembro de 2008 resultaram em reajustes ligeiramente acima da inflação , entre 1 a 3% de aumento real e portanto , continua a ocorrer o ciclo de recuperação de renda iniciado em 2004 e não haverá queda de renda de salários em 2009 . O rendimento médio deve aumentar em 2009 , porém com menos força . ( Exame, 19.11.2008 , p. 19) .



PARALISAÇÕES NOVEMBRO



Em 8 de dezembro a empresa paralisou mais duas unidades de pelotas de minério de ferro no porto de Tubarão , no Espírito Santo, com capacidade de 7,3 milhões de toneladas anuais , devido a uma contração sem precedentes da demanda global por minério de ferro e pelotas .

A MMX paralisou as atividades da mineradora em Corumbá , resultando na demissão de 2.000 trabalhadores do setor carvoeiro em Mato Grosso do Sul . ( F s P, 9.12.2008 .0. B-4) .

A Abyara não lançará mais empreendimentos em 2008 , encerrando o ano com lançamentos de R$ 1,1 bilhão contra uma expectativa de R$ 2,2 bilhões . A Cyrela rebaixou sua estimativa de R$ 7 bilhões para algo entre R$ 5,25 e R$ 5,6 bilhões . A Agra de R$ 2,1 bilhões para R$ 1,4 bilhão . ( F S P , 16.11.2008 , p. B-8) .

A Usiminas anunciou que antecipará em seis meses a paralisação de um alto-forno para manutenção , o que vai reduzir a produção de ferro-gusa em 300 mil toneladas por ano , 3% da capacidade anual . A empresa espera voltar a operar esta unidade até abril de 2009 .

A Arcelor Mittal Tubarão paralisou 35% da unidade de Serra (ES) , parada que estava prevista para 2011 para a revisão de um alto forno . A empresa também suspendeu seu programa de trainee para 2009 .. ( F S P , 22.11.2008 ,p. B-2) .

A Brasken adiou 30% dos investimentos programados para 2009 . ( F S P , 21.11.2008 , p., B-2) .

A LLX interrompeu o projeto do Porto Brasil, terminal portuário em Peruíbe SP.

A VCP paralisou a construção de uma unidade de níquel em Goiás . ( F S P , 7.12.2008 , p. B-3) .

Para o BNDES , boa parte dos investimentos na área de infra-estrutura e em alguns setores da indústria , como o automobilístico , devem ter o ritmo ao longo dos próximos , a despeito da crise . ( F S P , 7.12.2008 , p. B-3) .

A Cyrela demitiu 330 funcionários e a JHSF 40 . A Lopes e a Abyara 60 . A Even 25. ( F S P , 6.11.2008, p. B-4) .







DÉFICIT EM NOVEMBRO



O Tesouro Nacional teve um déficit de R$ 3,283 bilhões em novembro, o pior resultado em novembro desde 1997 . Mesmo assim, existe um saldo positivo de R$ 91 bilhões , quando a meta para todo o ano é de R$ 77,6 bilhões . ( F S P , 24.12.2008 , p. B-3) .

A desvalorização de 10,3% do real frente ao dólar custou ao governo R$ 12,2 bilhões , que foi o impacto do câmbio na dívida interna e externa do país em novembro , que alcançou R$ 1,374 trilhão . ( F s P , 23.12.2008 , p. B-4) .

O superávit em conjunto da União, estados , municípios e estatais em novembro foi de apenas R$ 1,944 bilhão , redução de 71% ante o mesmo mês de 2007 . Com o pior desempenho do governo federal, o resultado acumulado pelo setor publico caiu para o equivalente a 4,27% do PIB , nível abaixo dos 4,30% perseguidos desde o início do ano . (F S P , 31.12.2008 , p. B-3) .

Mesmo assim, a dívida pública em dezembro , chegou a R$ 1,047 trilhão , cerca de 34,9% do PIB , o menor percentual desde maio de 1998 . A desvalorização do real ajudou a diminuir a dívida pública em razão das elevadas reservas em moeda estrangeira acumuladas pelo Banco Central das quais 90% estão em dólar . Entre setembro e novembro , a desvalorização do real respondeu por uma queda de R$ 117,4 bilhões no endividamento e o superávit primário apenas R$ 26,4 bilhões . (F S P , 31.12.2008 , p. B-3) .

Pela primeira vez no ano, em novembro, a arrecadação de impostos, taxas e contribuições federais caiu . Segundo a Receita , houve queda principalmente no pagamento de tributos que incidem sobre o lucro das empresas . A arrecadação federal caiu 1,85% em novembro , se comparada com novembro de 2007 , já descontada a inflação medida pelo IPCA. O recolhimento de tributos somou R$ 54,729 bilhões em novembro . ( F S P , 17.12.2008, p. B-5) .



ARRECADAÇÃO ICMS NOVEMBRO



A arrecadação de ICMS em novembro de 2008 caiu 3,7% , chegando a R$ 19,007 bilhões , contra R$ 19,727 bilhões em outubro . ( F s P , 26.01.2009, p. B-3).



BANCO CENTRAL NOVEMBRO



Em 4 de novembro o BC decidiu mudar a sistemática dos leilões para exportação . Primeiro, repassará dólares aos bancos e dará prazo de 30 dias para que sejam concedidos empréstimos a exportadores e após 30 dias , os bancos usam os contratos como garantia para renovar por mais cinco meses o crédito recebido do Banco Central . ( F S P 5.11.2008 , p. B-5) .

Em 13 de novembro o Banco Central alterou a exigência em relação ao recolhimento que atinge 5% dos depósitos a prazo ( compostos principalmente de CDBs ) e em conta corrente e 10% dos saldos da caderneta de poupança .

A partir de 1 de dezembro , o BC irá aceitar que essa exigência seja cumprida não com dinheiro vivo , mas por meio da entrega de títulos públicos . Como os papéis continuarão a ser corrigidos pela Selic , a remuneração não muda . O efeito da nova regra é liberar R$ 40 bilhões em dinheiro para o caixa dos bancos . O valor corresponde a 30% do total de empréstimos que o sistema bancário costuma conceder todos os meses a empresas e pessoas físicas .

Como não iam mais precisar de títulos públicos para cumprir as exigências do BC nos depósitos a prazo , as instituições financeiras começaram a se desfazer dos papéis , provocando uma queda de suas cotações .( F s P , 14.11.2008 , p. B-4) .

Em 25 de novembro , na décima alteração desde o início da crise , o BC permitiu que as instituições financeiras transfiram recursos para o BNDES no mercado interbancário e possam abater essas operações do valor que têm de repassar obrigatoriamente à autoridade monetária o chamado recolhimento compulsório . A estimativa é que a medida venha a aumentar em até R$ 6,2 bilhões o que o banco estatal tem para financiar empresas com dificuldades de obter recursos de curto prazo para capital de giro . ( F S P , 26.11.2009, p. B-6) .



BRASIL TEM MUITA MUNIÇÃO NO BANCO CENTRAL



Conforme declarações do Ministro da Fazenda Guido Mantega . “ O chamado mundo desenvolvido , se é que ainda pode se chamar assim , tem menos de 10% de depósito compulsório , e nós aqui tínhamos 53% sobre os depósitos à vista . Aquilo que era um defeito no passado virou uma vantagem para nós . A acumulação de reservas também foi muito criticada . Hoje temos US$ 200 bilhões de reservas externas e R$ 260 bilhões de compulsório . Nós temos tudo isso de margem de manobra para irrigar o mercado . Se faltar dólar , nós temos . Se faltar real , nós temos . Essa é uma grande vantagem . Outra vantagem é que temos bancos estatais , que eles também não tem . Temos três bancos estatais fortes . O Banco do Brasil , que é o maior banco do país em volume de ativos , a Caixa Econômica Federal e o BNDES . São bancos absolutamente sólidos que podem operar . Se, por exemplo diminuir a liquidez de algum banco privado, os bancos públicos aumentam a liquidez . Os bancos públicos estão operando com mais margem de liquidez . ( F S P ,19.10.2008 , p. B-4) .

Diferentemente de outros países, como os EUA e o Japão onde as taxas de juro estão próximas a zero , no Brasil ainda há muito espaço para agir no campo monetário . “As taxas de juro brasileiras são uma anomalia em termos internacionais . Uma diminuição gradual da taxa básica de juro parece adequada na fase atual . Também há espaço na área fiscal . O superávit primário continua acima da meta . O déficit nominal é pequeno – 1,3% do PIB nos 12 meses até setembro . A dívida líquida do setor público caiu de 42,7% do PIB em dezembro de 2007 , para 38,3% em setembro último “ ( Paulo Nogueira Batista , ( F S P , 20.11.2008 ,p. B-2) .





BOLSA DE VALORES EM NOVEMBRO



Em 4 de novembro a Bovespa subiu 5,2% conseguindo retornar aos 40.254 pontos . Porém , no ano , os estrangeiros já retiraram R$ 23 bilhões líquidos do pregão local . Nunca antes , tanto dinheiro externo abandonou a Bolsa . ( F s P , 5.11.2008 , p. B-8) .



SAÍDA DE INVESTIDORES ESTRANGEIROS DA BOLSA



Os investidores internacionais , responsáveis por 35% do movimento da bolsa , assustados com a deterioração do cenário internacional e pressionados a cobrir os prejuízos lá fora , sacaram R$ 9,1 bilhões até o final de setembro , sendo mais um fator de pressão no balanço de pagamentos brasileiro . (Exame, 8.10.2008, p. 26) .



FLUXO CAMBIAL EM NOVEMBRO



O fluxo cambial ficou negativo em US$ 7,159 bilhões em novembro , sendo essa a maior saída mensal de recursos do país desde janeiro de 1999, quando a crise cambial levou á maxidesvalorização cambial .

Até novembro , a entrada líquida de dólares foi de US$ 5,4 bilhões , menos de 10% dos US$ 82,1 bilhões que ingressaram no país no mesmo período de 2007 .

Em 2008 a saída de dólares por meio do segmento financeiro atingiu a US$ 42,6 bilhões até novembro , enquanto no mesmo período de 2007 o saldo estava positivo em US$ 8,6 bilhões. ( F S P , 4.12.2008 , p. B-6)







DOLAR EM NOVEMBRO



O dólar subiu 8% na semana de 17 a 21 de novembro acumulando alta em 2008 de 38,3% e 57,7% de elevação desde 1º de agosto . A cotação em 21 de novembro chegou a R$ 2,458 , a maior desde 25 de julho de 2005. ( F S P , 23.11.2008 , p., B-4) .

Para o presidente do BC Henrique Meirelles o câmbio continuará flutuante e “ nós não trabalhamos com metas de câmbio. Nós trabalhamos com meta de inflação . “ Para ele o aumento da cotação “ é resultado de um processo de repatriação de capitais e de desalavancagem mundial que faz com que a demanda por dólares aumente, independentemente dos fundamentos econômicos . É assim que funcionam os mercados de câmbio mundiais e exatamente por isso não existe hoje uma política bem sucedida de controle ou fixação da taxa de câmbio . ( F S P , 23.11.2008 , p., B-4) .

O BC já usou mais de US$ 40 bilhões em suas intervenções no câmbio . Porém , soube proteger as reservas internacionais das quais foram consumidas apenas US$ 5 bilhões . O resto é de linhas de créditos destinadas à exportação e leilões de “swap” .

Porém , as “posições compradas” que postam na alta do dólar no mercado futuro atingiram inéditos US$ 12,73 bilhões em 11 de novembro de 2008 . No fim de setembro eram metade disso . ( F S P , 13.11.2008, p. B-5) .

Pesquisas feitas pelo Banco Central mostrou que os bancos elevaram a expectativa da cotação do dólar para o final de 2008 e 2009 , para R$ 2,10 . ( F s P , 18.11.2008 , p. B-9) .

Com o aprofundamento da crise , a cotação do dólar chegou a R$ 2,39 em 19 de novembro . Em novembro, apesar das intervenções do BC , a moeda americana já subiu 10,65% e ano 34,5% . Nas duas primeiras semanas de novembro a remessa de dólares ao exterior superou o ingresso em US$ 877 milhões, contra entrada líquida de US$ 3,182 bilhões no mesmo período de 2007 . As saídas de dólares tem se concentrado nas chamadas operações financeiras que contabilizam o fluxo de empréstimos e investimentos externos do país e excluem a balança comercial que ainda está positiva .

O BC já usou mais de US$ 50 bilhões e não conseguiu controlar o câmbio . O mercado já trabalha com uma cotação de R$ 2,20 no final de 2008 . A disparada do dólar permanecendo, pressiona a inflação e desestabiliza a cadeia produtiva do país , que após anos de real forte usa muitos insumos importados.

Todavia , o BC anunciou que a contratação de ACC ( Adiantamentos de Contrato de Câmbio ) na segunda semana de novembro , usadas no financiamento à exportação , somou US$ 977 milhões, uma alta de 150% em relação à semana anterior , indicando que estas linhas estão se regularizando . ( F S P , 20.11.2008 ,p. B-1) .





MEDO DE SAQUES EM APLICAÇÕES NOVEMBRO



Outro problema do governo é o medo dos bancos de ocorrer uma onda de saques de aplicações financeiras o que faz com que eles segurem mais recursos em caixa. O patrimônio total dos fundos é de R$ 1,1 trilhão e eles já perderam R$ 59,5 bilhões neste ano , segundo a Anbid . Boa parte do dinheiro está indo para CDBs , ou seja apenas mudando de aplicação .( F s P , 14.11.2008 , p. B-3) .



INFLAÇÃO EM NOVEMBRO



O IPCA 15 em novembro chegou a 0,49% , em relação a 0,30% de outubro . O índice acumula alta de 6,54% nos últimos 12 meses , acima do teto que é de 6,5% . ( F S P, 27.11.2008 , p. B-6) .

O IPC Fipe da cidade de São Paulo desacelerou em novembro , com alta de 0,39% , contra 0,50 em outubro . ( F S P , 3.12.2008 , p. B-7) .

O IPCA de novembro desacelerou para 0,36% , após índice de 0,45% em outubro , segundo o IBGE . Em 12 meses o índice ficou em 6,39% e está dentro do teto de meta de 6,5% para 2008 . No ano , a variação soma 5,61% . ( F s P , 6.12.2008 , p. B-13) .

O IGP DI de novembro desacelerou-se de 1,09% em outubro para 0,07% em novembro. Os preços da indústria de transformação no atacado caíram 0,27% em novembro . É a menor marca desde dezembro de 2005 ( -0,42%) .

Ao todo os preços industriais no atacado registraram variação nula em novembro, após alta de 1,86% em outubro. Com isso o IPA , apresentou deflação de 0,17% , puxada também pela queda dos preços agrícolas ( -0,64%), na esteira da redução das commodities . Caíram com força os preços de nafta ( -28,01%), óleo combustível ( -7,45%) , adubos e fertilizantes ( -8,56%) . Há um movimento generalizado de queda dos preços da indústria , apesar da alta do dólar . ( F s P. 9.12.2008, p. B-6) .

O IGP-M ficou em 0,38% em novembro, contra 0,98% em outubro, indicando tendência de estabilização . O IPA subiu 0,309% no mês, contra 1,24% em outubro . O IPC 0,52% , ante alta de 0,25% em outubro . A alta acumulada em 12 meses é de 11,88% . ( F S P , 28.11.2008, p. B-7) .









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui