Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Economia Brasileira - Setembro de 2008 -- 03/04/2009 - 09:41 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECONOMIA BRASILEIRA SETEMBRO DE 2008



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2009.



CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL E A ECONOMIA BRASILEIRA



A crise financeira americana ocorre em um momento em que a economia brasileira apresenta uma situação bastante saudável . As reservas são elevadas , superiores a US$ 200 bilhões , o país é credor externo líquido e não tem dívida dolarizada . Recém conquistou o grau de investimento e seu sistema financeiro não apresenta problemas .

A inflação brasileira está sob controle e o presidente do Banco Central , Henrique Meirelles desfruta de grande prestígio internacional, justamente pela sua habilidade em controlar a inflação por meio da política monetária em um mundo que está em total confusão . O sistema de metas de inflação e de câmbio flutuante está funcionando a contento no Brasil grande parte graças ao trabalho do Banco Central.

De imediato a crise provocou queda acentuada nas cotações das ações, pela fuga do capital especulativo da Bovespa, em razão dos investidores saírem para cobrir posições negativas nos EUA .

A crise poderá reduzir a entrada de capital externo para investimento embora as projeção dêem conta de que isso não está ocorrendo .

A crise poderá gerar diminuição da receita com exportações pela queda dos preços das commodities , como o minério de ferro e os produtos agrícolas dos quais o Brasil é grande exportador .

A crise no setor financeiro dos EUA aumentou o custo dos contratos que envolvem o risco país que subiu 102 pontos básicos entre 12 e 16 de setembro de 2008 , alcançando 256 pontos acima dos títulos americanos . O custo dos contratos especiais de seguro CDS chegou a bater em 200 no início de 2008 , depois caiu para 90 pontos com o grau de investimento e depois voltou a subir com o agravamento da crise .

As empresas privadas brasileiras tem US$ 15,1 bilhões de dívidas de médio e longo prazo a vencer da metade de setembro até o final de dezembro de 2008 e esses papéis poderão ser renovados ou liquidados o que poderá servir de parâmetro para medir o impacto da crise no Brasil.

Com a crise no crédito , o BNDES deverá ser a principal fonte de financiamento das indústrias brasileiras . ( F S P , 17.09.2008, , p. B-7 e B-8) . O Petros e a Funcef, os dois maiores fundos de pensão patrocinados por empresas estatais possuem R$ 3,7 bilhões para aplicar em empresas com planos de investimentos que tiverem problemas de obter crédito no exterior . ( F S P ,20.09.2008, p. B-8) .

O governo estuda promover corte de gastos de custeio , entre eles de pessoal e direcionar essa economia para investimentos , principalmente no BNDES .

O BNDES obteve empréstimo de R$ 15 bilhões do Tesouro Nacional e negocia a obtenção de R$ 7 bilhões junto ao FGTS e captou R$ 1 bilhão no mercado internacional no primeiro semestre . Os desembolsos do banco com projetos de infra-estrutura cresceram 70% nos últimos 12 meses , passando de R$ 19,83 bilhões para R$ 33,7 bilhões . ( F s P , 19.09.2008 , p. B-6) .

Os estoques de investimentos estrangeiros especulativos no Brasil em dezembro de 2008 equivalem a quase três vezes o tamanho de reservas de dólares do BC . O Brasil tem em setembro de 2008, US$ 208 bilhões em reservas , mas em dezembro de 2007 chegou a US$ 510 bilhões em capitais de curto prazo , US$ 328 bilhões em investimento produtivo e US$ 99 bilhões em outros investimentos.

Em 2005 , os capitais especulativos estrangeiro0s equivaliam a 46% do total do passivo externo do Brasil e passaram para 54% em 2007 . Entre 2006 e 2007 o passivo externo líquido do país cresceu 49,3% , mas o aumento dos estoques líquidos de investimentos especulativos foi de 71%, passando de US$ 304 para US$ 510 bilhões .

Em abril de 1998 , antes da maxidesvalorização do real o Brasil possuía US$ 76 bilhões em reservas e a relação entre reservas/depósitos especulativos que podem ser sacados do dia para a noite era a mesma , de 35% er as reservas evaporaram em poucos dias . ( F S P , 21.09.2008, p. B-4) .

.

Segundo dados do Banco Central, em agosto de 2008 o fluxo de capital de investimentos diretos para o Brasil foi de US$ 4,6 bilhões e os dados para setembro apontam a entrada de US$ 5,3 bilhões , portanto não houve reflexos no fluxos de dólares para o país com a crise.

Mesmo assim , o BC estima que a entrada de investimentos diretos .em 2008 de US$ 35 bilhões e ligeira queda em 2009 para US$ 33 bilhões.

Os empréstimos externos de longo prazo devem chegar a US$ 33,2 bilhões em 2008 e US$ 30,3 bilhões em 2009 . Esse valor deve ser suficiente para que o setor privado refinancie 100% de suas dívidas com vencimento em 2009 , portanto não há problemas de rolagem da dívida do setor privado .

Por sua vez o BC aumentou de US$ 25 para US$ 28,8 bilhões a projeção do déficit em transações correntes para 2008 . A principal causa deste aumento foi o aumento das remessas de lucros que deve chegar a US$ 33 bilhões , quando a previsão inicial era de US$ 16,8 bilhões . O Brasil não apresentava déficit desde 2002 .

O superávit da balança comercial estimado em US$ 34 bilhões caiu para US$ 25 bilhões , devido ao crescimento de 43% das importações, para uma previsão inicial de crescimento de 16% , as exportações deverão chegar a US$ 198 bilhões e as importações a US$ 173 bilhões .

A previsão de exportações para 2009 também cresceu , devendo chegar a US$ 217 bilhões , e as importações estão estimadas em US$ 200 bilhões Por isso , a em 2009 a previsão é de queda ainda maior do superávit comercial para US$ 17 bilhões , o que explica a previsão de um maior déficit em transações correntes de US$ 33,1 bilhões . Em 2008 estão previstos déficits com juros de 7,3 bilhões , viagens internacionais de 6,2 bilhões , lucros e dividendos 33 bilhões e outros 11,1 bilhões , em um total de 57,6 bilhões . Para 2009 estão previstos déficits com juros de 6,7 bilhões , 6,2 bilhões em viagens internacionais , 30 bilhões em remessas de lucros e dividendos e 11,5 bilhões de outros ( transportes , seguros , despesas governamentais ) , chegando a um total de US$ 54,1 bilhões .( F S P , 24.09.2008, p. B-6) .

O mais grave que pode acontecer segundo Alexandre Schwartsman “seria o aprofundamento da onda de quebras de instituições financeiras . de fato, a depender do montante de perda de valor dos papéis lastreados em hipotecas , as perdas do banco podem superar o seu capital , o que configura um problema de insolvência . Dada a profunda integração entre bancos, falamos da possibilidade de uma crise de grandes proporções , com efeitos ainda mais severos e duradouros sobre o nível de atividade . “ Os EUA podem entrar em depressão e arrastar toda a economia mundial em uma crise de proporções imprevisíveis . ( F s P , 30.09.2008, p. B-9) .

Segundo especialistas , a crise pode impactar fortemente o superávit comercial em 2009 . As previsões são de que o superávit de US$ 20 a US$ 25 bilhões em 2008, recue para US$ 10 ou até US$ 5 bilhões em 2009 . Pode haver menor crescimento das importações , de 50% em 2008 para 10 ou 15% em 2009 e importante impacto nos preços das exportações . ( F S P , 13.10.2008, p. B-5)

Como assinala Stephen Kanitz , “nenhum alfa brasileiro saiu acalmando os investidores brasileiros ou estrangeiros , mostrando-lhes que o Brasil não tinha esse tal de ‘sub-prime’, nem ‘alavancagem financeira’ , nem bancos com prejuízo , prestes a quebrar . Só disseram que a crise ia piorar e atingiria o Brasil , profecia que se cumpriu . Nenhum alfa brasileiro saiu apresentando fatos concretos , informando que nossos bancos financiam governo , e não imóveis , que nosso crédito ao consumidor não passa de 36% do PIB , contra os 160% do americano , que metade dos bancos já era estatal , que o momento era para comprar ações dos alfas apavorados , e não para sair vendendo junto . “ ( Veja, 5.11.2008 , p. 24) .



AÇÃO DO BANCO CENTRAL



Em 19 de setembro de 2008 o BC em dois leilões vendeu US$ 500 milhões e a cotação do dólar caiu 5,13% , a maior depreciação em um dia desde agosto de 2002 . ( F S P ,20.09.2008, p. B-8) . Ainda como reação ao superpacote americano de socorro ao mercado financeiro a Bovespa subiu 9,57% , o melhor pregão em quase uma década

O BC identificou que o real se desvalorizou mesmo com o fluxo de entradas e saídas favoráveis para o país . As instituições aumentaram o estoque de moeda estrangeira que têm em caixa . No final de agosto , o total era de US$ 3,7 bilhões e passou para US$ 7,2 bilhões na metade de setembro .

No crédito externo , entre 2005 e 2007 os bancos conseguiam captar com outras instituições uma taxa em média , de cerca de 0,5% , acima da Libor ( atualmente em 3,9% ao ano ) . Com o prenúncio da crise , no primeiro semestre de 2008 esse custo adicional subiu para 1,1% . Após a falência do Lehman Brothers a taxa disparou e bateu nos 7,6% acima da Libor . Com a venda de dólares do BC no mercado a taxa caiu para 1,8% , ainda assim quatro vezes o valor que era referência antes da crise . ( F S P , 1.10.2008 , p. B-5) .

Em 24 de setembro de 2008 duas novas medidas fora adotadas , desta vez para aumentar a liquidez no sistema financeiro .Ao fazer o cálculo de quanto os bancos devem recolher por meio da exigibilidade adicional , as instituições financeiras tinham uma espécie de “desconto” de R$ 100 milhões sobre o valor a ser recolhido . Esse desconto passou para R$ 300 milhões . Segundo o BC esta ação liberará R$ 5,2 bilhões no sistema financeiro , pouco se comparado com o R$ 1 trilhão da carteira de crédito dos bancos , mas significativo paras as instituições de menor porte .Dos 117bancos sujeitos ao compulsório , 23 não precisarão recolher mais nada ao BC por estarem abaixo do limite de R$ 300 milhões ., Outros 77 já eram isentos .

Outra medida era o recolhimento compulsório sobre os depósitos interfinanceiros , que tinha aumento de alíquotas previsto para novembro de 2008 e janeiro de 2009 e que foram adiados , respectivamente para janeiro e março de 2009. Até lá, os bancos deixarão de recolher cerca de R$ 8 bilhões adicionais .

Os bancos pequenos , para captar recursos não contam com os depósitos dos correntistas e têm de recorrer ao mercado externo , que está praticamente fechado , ou ao empréstimo interbancário .No mercado interno , têm de se submeter a taxas superiores às pagas pelos grandes bancos , considerados de “risco zero” no país . Alguns desses bancos tiveram de aceitar pagar até 107% do CDI . Sem novas captações , esses bancos reduziram o volume e encurtaram os prazos dos empréstimos, geralmente para pequenas e médias empresas , ou seja , houve uma “elitização do crédito” , cuja concessão ficou restrita aos bancos maiores , voltados para as grandes empresa que também deixaram de se financiar no exterior . Estas medidas tomadas pelo Banco Central visam aumentar a quantidade de recursos que estas instituições de pequeno porte dispõem , podendo voltar a emprestar . ( F S P , 25.09.2008, p. B-1) .

Nas consultas para tomar dinheiro emprestado no final de setembro de 2008 , as taxas pedidas foram consideradas irreais , com valores que passaram de 110% do CDI , e apenas prazos de menos de 180 dias. Não está faltando liquidez na economia , mas os grandes bancos estão retendo recursos para o financiamento do consumo e para os bancos médios . ( F S P , 1.10.2008 , p. B-6)

O governo federal decidiu antecipar a liberação dos R$ 5 bilhões que o Banco do Brasil previa usar somente no plano da Safra de 2009 . Com isso procura-se atender à necessidade de crédito dos grandes produtores . , aliviando a crise do crédito . ( F S P , 2.10.2008 , p. B-7) .

Para Luiz Carlos Mendonça de Barros a ação do Banco Central até o início de outubro é insuficiente . “ Bastam apenas algumas ações temporárias para permitir que o setor privado e os consumidores ajustem suas posições para uma nova realidade . As mais importantes são a redução do compulsório bancário , a criação de linhas de curto prazo para financiar os exportadores brasileiros com os dólares de reserva ( sem vendê-los para tentar influenciar a taxa de câmbio, por ora) . Além disso , a elevação da inflação neste período de crise, na medida em que derive puramente da desvalorização do real , deve ser acomodada na banda do sistema de metas . Isso significa considerar seriamente a interrupção do ciclo de alta de juros , pois a economia já mostra sinais claros de desaceleração . Mas isso precisa ser feito já, pois, do contrário , os novos problemas que vão certamente aparecer darão á crise atual contornos bem mais dramáticos . ( F s P , 3.10.2008 , p,. B-2 ) .

Ele completa , felizmente para todos nós , a cortina de fumaça não paralisou o Banco Central . Enquanto o ministro da Fazenda, seguia o tortuoso e perigoso caminho de negar os problemas reais , o Banco Central agiu . Tomou medidas agressivas ... Aqui como no exterior , vamos ter de usar o Estado para evitar o mal maior de uma recessão profunda . O que a sociedade deve exigir é que esse movimento, se necessário , seja feito com transparência e fiscalização externa . Como nos Estados Unidos , o Congresso Nacional deve criar uma comissão para acompanhar a utilização desse mecanismo extraordinário.” ( F S P , 24.10.2008 , p. B-2) .

Na mesma linha Yoshiaki Nakano “Com a contração da oferta de crédito externo, que desacelerará a economia brasileira nos próximos meses , não será necessário elevar os juros . Ao contrário , se não quisermos importar recessão , será preciso reduzi-los .. A recessão e a contração no comércio mundial estão retirando de cena a inflação de preços de commodities , tornando desnecessária a elevação da taxa de juros . O efeito negativo sobre nossas exportações pode ser neutralizado se a taxa de câmbio for depreciada, de modo que as exportações líquidas e a taxa de poupança doméstica aumentem . ( F s P , 5.10.2008 , p. B-4) .

Todavia , se o Banco Central não conseguir controlar a alta na cotação do dólar através de leilões vendendo dólares no mercado , acabará a continuar elevando a taxa de juros , que é um instrumento eficiente de redução da cotação cambial .



AUMENTO DE REGRAS DOS FUNDOS DE PENSÃO



O CGPC - Conselho de Gestão da Previdência Complementar aprovou em 29 de setembro de 2008 uma nova resolução criando maiores exigências para os fundos de pensão , na tentativa de reduzir a exposição a riscos .

Os fundos serão obrigados a adotar uma meta de rentabilidade de 5% mais inflação , quando a anterior era de 6% mais inflação . Passou a ser exigida uma tábua de mortalidade de 2.000 , que embute o aumento da longevidade da população e por conseqüência ,exige uma reserva maior de recursos dos fundos para o pagamento de benefícios . A tábua anterior era uma tábua americana de 1983 .

A resolução impõe ainda aos fundos a “correta” quantificação dos ativos e passivos , os imóveis com valor de mercado por exemplo e nos passivos as ações judiciais , ( F S P , 30.09.2008 , p. B-10) .

As perdas dos fundos de pensão já chegaram R$ 37,8 bilhões com a queda na Bolsa de acordo com a Abrapp Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar ) , até setembro de 2008 . ( F S P , 8.10.2008 , p. B-9 )





SELIC EM SETEMBRO



Em 10 de setembro o BC aumentou a Selic em mais 0,75 ponto percentual , desta vez com 3 dos 8 diretores votando por um aumento menor de 0,5 ponto. A taxa chega a 13,75 , a maior taxa de juros reais do mundo , sendo a segunda a Turquia com 4,2% . ( F S P , 11.09.2008, p. B-7) .

O aumento da Selic tem sido criticado por muitos economistas . Delfim Netto , em reunião do conselho econômico informal do presidente Lula , realizada em 26 de agosto fez uma avaliação de que a inflação brasileira estava sendo puxada pela alta do preço internacional das commodities e não por excesso de demanda interna . Tanto que , segundo ele , a inflação deu sinais de recuo , tão logo os preços internacionais começaram a cair . Não há pressão sobre os preços a partir de aumentos salariais , que estão subindo abaixo do crescimento da produtividade da economia . Portanto , a estratégia de aumento da Selic é totalmente equivocada . ( F S P , 27.08.2008 , p. B-4) .

O aumento da Selic deve brecar a expansão do crédito , podendo diminuí-lo em até R$ 55 bilhões , caso ela chegue ao patamar previsto de 14,75% . O aumento da Selic deve aumentar a dívida do governo em mais 15% , ou R$ 16 bilhões sobre o estoque de R$ 184 bilhões que o governo deverá pagar até o final de 2008 , segundo a Tendências . ( Exame , 24,09.2008 , p. 38) .

O BC segundo relatório divulgado em 29 de setembro , continua preocupado com o crescimento da inflação . “ A redução consistente do descompasso entre o ritmo de ampliação da oferta de bens e serviços e o da demanda continuam sendo elementos central na avaliação das diferentes possibilidades que se apresentam para a política monetária “ . O objetivo do BC é fazer com que a alta do IPCA em 2009 fique nos 4,5% previstos pelo governo como centro da meta . ( F s P , 29.09.2008, p. B-10) .







DESPESAS DO GOVERNO



No orçamento para 2009 , devido aos reajustes generalizados de 2008, os gastos com pessoal serão os mais altos do governo Lula e saltarão de 4,65% do PIB de 2008 para 4,93% em 2009 , mesmo percentual registrado no último ano FHC . ( F s P , 28.08.2008, p. B-3) .



INFLAÇÃO EM SETEMBRO



O IGP 10 registrou deflação de 0,42% em setembro , contra alta de 0,38% em agosto . No ano o índice acumula alta de 8,60% e, nos 12 meses até setembro , a alta acumulada é de 12,29% . O IPA teve deflação de 0,75% , contra alta de 0,25% em agosto e o IPC variação negativa de 0,03% , contra alta de 0,36% em agosto . Nos dois casos a queda mais significativa foi no grupo alimentos . ( F s P , 17.09.2008, p. B-12) .



INFLAÇÃO E DÓLAR SEM SETEMBRO



Com a disparada na cotação do dólar em setembro , se o real perde muito valor em relação ao dólar e se este movimento se sustenta por muito tempo , o impacto na inflação é praticamente imediato . Somente no mês de setembro de 2008 , a taxa de câmbio teve desvalorização de 23,9% . Com isso , mesmo que a crise freie a demanda e as commodities estejam em queda , a desvalorização do real pode anular todo o efeito para a inflação e mantê-la em alta . ( F s P , 3.10.2008, p. B-4) .

Em setembro o câmbio ainda não pressionou a inflação . O IPCA subiu 0,26% , pouco abaixo do 0,28% registrado em agosto . Foi a menor taxa desde setembro de 2007 (0,18%) . No ano o índice acumula alta de 4,76% ainda sob reflexo da forte alta do grupo alimentação no período, de 9,29% . Para os próximos meses a variação cambial deve pressionar e deve haver impacto na inflação . ( F S P , 9.10.2008 , p. B-8) .

Estudo feito pela consultoria Economática concluiu que para recuperar o valor dos anos de queda e voltar ao patamar do final de 2002 , o dólar ainda terá que subir 47,7% em relação ao valor de 8 de outubro de 2008 .

O ano de 2002 foi o último ano de valorização da moeda norte-americana em relação ao real, quando registrou alta de 52,27%.

Os cinco anos seguintes de 2003 a 2007 foram de queda do dólar em relação ao real . Em 2003 a queda foi de 18,23%, 2004 8,13% , 2005 – 11,82% ; 2006 – 8,66% e 2007 17,15% .

Em 2008 até o dia 8 , o dólar subiu 35,1% , o que representa uma desvalorização do real em 26% . A cotação em 8/10 era de R$ 2,3924 . ( F s P , 13.10.2008 , p,. B-9) .

Por isso o economista Roberto Gianetti alerta para a intervenção do Banco Central no mercado de câmbio . “ Ótima a preocupação do Banco Central em vender dólar à vista , mas essa ação pode ser equivocada se for para segurar a cotação num patamar só para facilitar a saída de especuladores .É bom todo mundo ficar atento “ . ( F S P , 13.10.2008, p. B-5) .

A alta do dólar resultou em aumentos de até 30% nos preços dos insumos industriais . Para alguns empresários , os reajustes nos preços das matérias primas não tem justificativa e são” oportunistas” . ( F S P , 19.10.208, p. B-5) .

A cotação chegou a R$ 1,772 em 9 de setembro, a maior cotação desde 30 de janeiro de 2008 e praticamente zerando as perdas de 2008 . Agora a expectativa é a cotação chegar a R$ 1,80 . ( F S P , 10.09.2008, p. B-3) .

O dólar chegou a R$ 1,868 em 17 de setembro , com aumento de 2,41% no dia . Em setembro a valorização já chega a 14,25% . ( F S P , 18.09.2008, p. B-8) .

Em 19 de setembro de 2008 o BC em dois leilões vendeu US$ 500 milhões e a cotação do dólar caiu 5,13% , a maior depreciação em um dia desde agosto de 2002 . ( F S P ,20.09.2008, p. B-8)

Segundo o BC “ a liquidez em real continua normal , devido ás boas condições de funcionamento da economia brasileira hoje (...) [Mas há] a questão da liquidez em dólares . Na medida em que existe um problema de liquidez do sistema financeiro americano , isso se reflete nas linhas interbancárias de dólares .Em função disso , o Banco Central do Brasil, tomou a decisão , hoje, de promover a venda de dólares conjugada com uma compra futura . Isto é, o Banco Central vai estar provendo liquidez no mercado interbancário de moeda estrangeira . Portanto , o BC vai estar atuando no sentido de corrigir uma distorção nos mecanismos de liquidez nos mercados internacionais ... Não temos nenhum objetivo de influenciar as cotações de câmbio , mas simplesmente de corrigir problemas eventuais de liquidez nos mercados , como qualquer Banco Central do mundo “ . ( F S P , 19.09.2008, p. B-4) .

Em setembro com o dólar tendo alta de 17% , o BC teve ganhos de R$ 6.507 bilhões , revertendo uma série de prejuízos ocorridos em meses anteriores . Com isso , o resultado de janeiro a setembro ficou positivo em R$ 1,962 bilhão . Em 2007 houve perdas de R$ 8.812 bilhões . ( F s P , 10.10.2008 , p. B-5) .

Em setembro de 2008 a Sadia reconheceu perdas de R$ 760 milhões com operações de câmbio . Em seguida a Aracruz Celulose reconheceu perdas de R$ 1,9 bilhão . A demora para acertar a situação elevou as dívidas da Aracruz de R$ 1,95 bilhão para R$ 4,5 bilhões . A Brasken encerrou o terceiro trimestre com prejuízo de R$ 849 milhões devido ao impacto da alta do dólar .



INVESTIMENTOS EXTERNOS SETEMBRO



Apesar do agravamento da crise internacional , em setembro o fluxo de capital estrangeiro para o Brasil aumentou nas duas primeiras semanas de setembro de 2008 . Segundo dados do Banco Central , o ingresso líquido de recursos ficou em US$ 4,329 bilhões no período . No ano o saldo positivo acumulado está em US$ 18,714 bilhões . A saída de investidores estrangeiros da Bovespa teve queda expressiva , com saída de R$ 900 milhões sendo que em julho , a fuga chegou a mais de R$ 7 bilhões . ( F S P , 18.09.2008, p. B-9) .

No mês , o ingresso líquido de capital estrangeiro ficou em US$ 2,749 bilhões . As operações de comércio exterior responderam pela entrada de US$ 6,256 bilhões . As demais transações , compostas principalmente de empréstimos e investimentos externos, ao contrário, registraram uma saída de US$ 3,507 bilhões . O fluxo no segmento financeiro , que exclui o comércio exterior , foi negativo em US$ 4,257 bilhões . O valor é menor que o de julho que foi de US$ 10,708 bilhões . ( F S P , 2.10.2008 , p. B-9) .









CRISE NOS EUA E O AGRONEGÓCIO



A crise financeira que afeta os EUA com a concordata do Lehman Brothers deve afetar pouco o agronegócio brasileiro . Isso porque os estoques de commodities continuam baixos e a demanda dos países emergentes vai continuar .

Apenas as exportações de suco de laranja , café a açúcar para os países ricos podem sofrer pequena redução . Com a elevação da cotação do dólar deverá haver incremento na renda dos exportadores e a redução nos preços do petróleo deve diminuir o custo dos insumos . ( F s P , 16.09.208, p. B-11 ) .





DÍVIDA PÚBLICA EM SETEMBRO



O aumento da cotação do dólar em setembro reduzirá a dívida pública em cerca de R$ 40 bilhões , segundo projeção feita a partir de dados do Banco Central . No fim de agosto o endividamento estava em R$ 1.183 trilhão, ou 40,5% do PIB . O BC estima que , com o dólar a R$ 1,90 , a relação entre dívida e PIB deve cair para menos de 40% , o que não ocorre desde 1998 . ( F s P , 1.10.2008 , p. B-10) .

Sem considerar o valor das reservas , em setembro o BC retirou R$ 14 bilhões em papéis do mercado . Apesar do resgate líquido a dívida cresceu 1,18% , por conta do impacto dos juros e da desvalorização do real frente às outras moedas . No caso da dívida externa o aumento do endividamento chegou a 14,58% em relação a agosto , subindo para R$ 110,4 bilhões ( F S P , 23.10.2008 , p. B-10) .

Com a alta do dólar , o BC lucrou R$ 6,5 bilhões com as operações de “swap” e com essa receita abateu a dívida pública . Por outro lado , a disparada do dólar aumentou o valor em reais das reservas em moeda estrangeira . Com isso a dívida líquida do setor público se reduziu em R$ 55,6 bilhões . Como proporção do PIB , o endividamento caiu de 40,4% para 38,3% , nível mais baixo registrado pelas estatísticas do BC desde 1998 . ( F s P , 1.11.2008 , p. B-5) .



INDÚSTRIA EM SETEMBRO



Apesar da crise , segundo o IBGE a produção industrial cresceu 1,7% em setembro , na comparação livre de influências sazonais com agosto , quando recuou 1,2% . Em relação a setembro de 2007 , a expansão foi de 9,8% , a maior desde os 10% de abril . O bom desempenho assegurou crescimento de 6,7% no terceiro trimestre , variação acima dos 6,2% do segundo trimestre e que garante bom resultado para o PIB do período . O crescimento de setembro fez ainda a taxa avançar para 6,5% . Já o emprego na indústria cresceu 1,1% em relação a agosto e 4,3% na comparação anual . ( F S P , 5.11.2008 , p. B-7) .

Segundo o IBGE houve crescimento em 7 dos 14 locais pesquisados , com destaque para Amazonas (6,1%) , Rio de Janeiro (4,1%) e Rio Grande do Sul ( 3,6%) . Em relação a setembro de 2007 houve incremento nas 14 áreas. ( F S P , 7.11.2008, p. B-5)

Segundo a estatal EPE – Empresa de Pesquisa Energética , em setembro de 2008 houve uma retração de 1,1% na comparação com agosto . Foi o primeiro resultado mensal negativo em 2008 . Em relação a setembro de 2007 houve aumento de 4,2% . ( F S P , 28.10.2008 , p. B-8) .

O INA , indicador do nível de atividade da indústria paulista teve alta de 3,7% em setembro , contra agosto , segundo levantamento da Fiesp . Sem ajuste sazonal , o INA teve acréscimo de 1,9% . Na comparação com setembro de 2007 , o indicador apresentou incremento de 7,7% e, no acumulado do ano 7,8% . ( F S P , 31.10.2008 , p. B-8) .

Em setembro foram emplacados 268.734 veículos , alta de 31,7% em relação ao mesmo mês de 2007 , quando o mercado absorveu 204,034 unidades segundo a dados da Fenabrave . Com isso o mercado voltou a se acelerar após o crescimento de apenas 4,05% em agosto .

Já a taxa média de juros praticada pelos bancos para o financiamento de automóveis saltou de algo em torno de 29 a 30% ao ano, para 35% ao ano , devido á maior cautela do setor financeiro com a crise americana . ( F s P , 2.10.2008, p. B-14) .

A produção para o mercado externo caiu 8,1% em relação a agosto . As montadoras exportaram 58.588 veículos em setembro, contra 63.778 em agosto , Em valores a queda foi de 7,3% , atingindo o valor de US$ 1,258 bilhão em setembro . Por conta da redução a GM decidiu suspender a produção em três fábricas . ( F S P , 7.10.2008, p. B-8) .



FIM DO CRESCIMENTO VIRTUOSO



O PIB brasileiro cresceu 1,8% no terceiro trimestre ,em relação ao segundo trimestre do ano e 6,7% em relação ao mesmo período de 2007 . Foram os melhores resultados de 2008 .

O crescimento entre julho e setembro , praticamente não foi afetado pela crise global , cujos efeitos no Brasil só começaram a aparecer em outubro .

Os investimentos na produção subiram 19,7% no terceiro trimestre de 2008 na comparação com o mesmo período de 2007, a maior marca desde o início da série do IBGE , em 1996

No terceiro trimestre , a indústria registrou expansão de 7,1% na comparação com o mesmo período de 2007 . Foi o melhor resultado desde o segundo trimestre de 2004 (12,1%) . Em relação ao segundo trimestre a alta foi de 2,6% , a mais alta desde o terceiro trimestre de 2006 ( 3,3%) . No acumulado de janeiro a setembro, o IPB industrial avançou 6,5% . ( F s P , 10.12.2009, p. B-3) .

A agropecuária cresceu 6,4% , os serviços 5,9% em relação ao mesmo trimestre de 2007 . Apenas as exportações tiveram um crescimento muito modesto , de 2% , enquanto as importações continuaram em alta , 22,8% , para atender à demanda interna ainda aquecida . ( F S P , 10.12.2009, p. B-1) .



VENDAS DOS SUPERMERCADOS EM SETEMBRO



As vendas dos supermercados caíram 5,6% em setembro em relação a agosto e cresceram 5,5% sobre o mesmo mês de 2007 segundo a Abras . A queda em setembro, além de ser sazonal, ocorreu porque , em agosto , houve queda nos preços de alguns alimentos , o que resultou em alta no consumo naquele mês . De janeiro a setembro , as vendas do setor cresceram 8,9% sobre igual período de 2007 . ( F s P , 30.10.2008, p. B-15) .





CRÉDITO E DÍVIDAS



Segundo dados do Banco Central , cerca de 30% da renda da população é destinada em 2008 para o pagamento de dívidas . Em 2003 esta proporção oscilava entre 20,6 e 22,9% dependendo do critério adotado para estimar a renda das pessoas . O maior comprometimento ocorre desde 2006 . ( F S P , 30.09.2008, p. B-10) .

Segundo a Serasa , a inadimplência das pessoas físicas avançou 7,6% de janeiro a setembro de 2008 ante igual período de 2007 . Já a Equifaz , que fornece dados para as empresas , detectou um aumento de 7,62% na devolução de cheques em setembro de 2008 em relação a setembro de 2007 . ( F s P , 17.10.2008 , p. B-6) .

Segundo levantamento do Banco Central , em setembro a taxa média cobrada nos empréstimos bancários passou de 40,1% para 40,4% ao ano , a mais alta desde novembro de 2006 . Nas operações com pessoas físicas a taxa média subiu de 52,1% para 53,1% ao ano . Entre as empresas o financiamento ficou estável em 28,3% ao ano . ( F S P , 23.10.2008 , p. B-9) .





COMÉRCIO EXTERIOR EM SETEMBRO



O saldo comercial de setembro US$ 2,76 bilhão. As importações somaram US$ 17,26 bilhões , e as exportações somaram US$ 20,2 bilhões ..





EMPREGOS SETEMBRO





O desemprego na região metropolitana de São Paulo , caiu para 13,5% em setembro, ante 14% de agosto , segundo pesquisa da Fundação Seade e do Dieese . Já a taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país , Belo Horizonte , Distrito federal , Porto Alegre , Recife , salvador e São Paulo , ficou em 14,1% , contra 14,5% em agosto , sendo a menor taxa para o mês desde 1998 . ( F s P , 30.10.2008 , p. B-19) .

O nível de emprego da indústria de transformação de São Paulo avançou 0,48% em setembro de 2008 na comparação com o mês anterior , nos dados sem ajuste sazonal , segundo a FIESP e 0,25% com ajuste sazonal

. No acumulado do ano o nível de emprego está 7,65% maior do que no mesmo período de 2007 , com 167 mil novas vagas . ( F s P , 17.10.2008, p. B-6) .

Segundo dados do IBGE a taxa de desemprego ficou praticamente estável , 7,5% em outubro ante 7,6% em setembro . Já a renda do trabalhador caiu 1,3% . Foi o pior resultado desde janeiro de 2006 . O rendimento recuou na esteira da inflação mais alta e de entrada de trabalhadores temporários no mercado , contratados com salários menores . ( F s P, 20.11.2008, p. B-8) .





BOLSA DE VALORES EM SETEMBRO



A queda se acentuou em setembro com a bolsa chegando em 4 de setembro a 51.508 pontos , o mais baixo nível desde agosto de 2007 . O dólar por sua vez fechou a R$ 1,722 , a maior cotação desde 2 de abril e a maior valorização em um dia ( 2,68%), em 2008 . ( F S P , 5.9.2008, p.B-1) .

Em 09 de setembro de 2008 a bolsa continuou desabando , caindo 4,5% em um dia de perdas globais e chegando a 48.435 pontos , retroagindo a agosto de 2007 . A queda no mês de setembro já alcança 13% e no ano de 2008 a 24,2% . Levantamento da Economática mostra que o valor de mercado das companhias na Bovespa caiu de US$ 1,4 trilhão em maio para US$ 934 bilhões em setembro . A queda continua a ocorrer predominantemente pelos temores de novas quebras em bancos americanos e pela saída de investidores estrangeiros, além da queda nos preços das commodities e do petróleo que deprimem as cotação da Vale e Petrobrás ( F S P , 10.09.2008 , p. B-1) .

Em 17 de setembro de 2008 com o agravamento da crise financeira norte-americana , a Bovespa caiu 6,74% , totalizando perdas de 17,55% em setembro e de 28,14% no ano . O índice fechou em 45.908 pontos , o menor nível desde abril de 2007 . Com a queda nos preços das ações os fundos de pensão brasileiros já perderam R$ 26 bilhões em 2008 . Cerca de 37% dos recursos destes fundos estão aplicados em ações . ( F S P , 18.09.2008, p. B-7) .

Segundo estudo da consultoria Economática , a crise no mercado já levou R$ 513 bilhões em valor de mercado das empresas brasileiras na Bolsa em 2008 . Só a Vale e a Petrobrás encolheram 85 bilhões cada uma , em 2008 . ( F S P , 2.10.2008 , p. B-10) .

RESULTADO DAS EMPRESAS NO TERCEIRO TRIMESTRE



A Vale apresentou lucro líquido recorde de R$ 12,433 bilhões , expansão de 172% em relação ao mesmo período de 2007 . Nos 9 meses de 2008 o resultado acumulou R$ 19,259 bilhões , 23,5% a mais do que em mesmo período de 2007 . A empresa deve investir US$ 14,2 bilhões em 2009 , 29% a mais do que os investimentos previstos para 2008 , US$ 11 bilhões . O maior volume , de US$ 708 milhões , será em Carajás , com novas minas , plantas de processamento e infra-estrutura logística na mina . ( F s P , 18.10.2008 , p. B-5) .

Porém, as empresas brasileiras com ações em Bolsa devem destinar cerca de 70% de seus ganhos para cobrir despesas financeiras com juros e variação cambial no terceiro trimestre de 2008 segundo projeção da consultoria Economática . Isso significa que essas empresas terão menos dinheiro e propensão para investir nos próximos meses . Tenderão a cortar custos e despesas , comprometendo ainda mais o crescimento da economia . ( F s P , 26.10.2008 , p. B-3) .

O Unibanco registrou lucro líquido de R$ 704 milhões no terceiro trimestre , resultado 5,6% maior do que o apurado no mesmo período de 2007 . No ano o lucro chega a R$ 2.200 bilhões , contra R$ 1.885 bilhão em 2007 , alta de 16,71% . O banco confirmou ter feito uma proposta de comprar a parte da americana AIG em sua seguradora ( F S p , 25.10.2008 , p. B-6) .

O Bradesco alcançou lucro líquido de R$ 1,91 bilhão , alta de 3,24% em relação a mesmo período de 2007 . O Bradesco já recebeu das instituições de menor porte mais de R$ 10,7 bilhões em ofertas e adquiriu R$ 1,5 bilhão de seis instituições e está finalizando mais R$ 1,48 bilhão . O banco não tem operações de derivativos cambiais , pois segundo o presidente do banco Márcio Cypriano , “quando eu não entendo uma operação eu não faço “ . ( F S P , 28.10.2008 , p. B-5 .

O Itaú teve lucro de R$ 1,8 bilhão , resultado 27,12% menor do que o apurado no mesmo período de 2007 ,

O Santander incluiu o Real e teve lucro líquido de R$ 2,23 bilhões acumulado no ano , resultado 1,3% superior ao do mesmo período de 2007 e atribuído á expansão das operações de crédito . ( F S P , 29.10.2008 , p. B-5) .

O lucro dos bancos brasileiros no terceiro trimestre superou o das empresas de todos os outros setores . Segundo levantamento da consultoria Economática , os ganhos das companhias abertas do setor financeiro atingiram R$ 6,929 bilhões no período de julho a setembro , enquanto o das demais somaram R$ 6.009 bilhões , excluídas a Vale, a Petrobras e a Eletrobrás , que , pelo seu tamanho, distorcem o cálculo . ( F S P , 25.11.2009 , p. B-5) .

A Sadia teve prejuízos de R$ 777,4 milhões no terceiro trimestre , mas vai manter R$ 1,6 bilhão de investimentos previstos para 2008 e 2009 . ( F S P , 30.10.2008, p. B-10 ) .

A Usiminas teve crescimento de 16% no lucro líquido no terceiro trimestre de 2008, em comparação com o mesmo período de 2007, acumulando lucro de R$ 2,4 bilhões no ano , elevação de 8% . O sistema espera melhorar seus números até o fim do ano , mas a partir de 2009 prevalecem as “incertezas” . ( F S P , 30.10.2008 , p.B-18) .

A receita da Perdigão cresceu 80% no terceiro trimestre , em comparação com o mesmo período de 2007 . De janeiro a setembro as vendas foram de R$ 9,6 bilhões , 74% a mais do que os primeiro nove meses de 2007 . A forte alta deve-se ao maior consumo no mercado interno e ao acréscimo das vendas das empresas adquiridas , a Eleva , Cocochés e Plus Food . Mesmo assim , a empresa teve prejuízo contábil de R$ 25,4 milhões no terceiro trimestre , pelo impacto da alta do dólar em seu endividamento . No mesmo período de 2007 a Perdigão tinha lucrado R$ 90,2 milhões . ( F S P , 31.10.2008 , p. B-8) .

O Santander anunciou em 31 de outubro um plano de investimentos de R$ 2,5 bilhões , que se somarão a ganhos de sinergia com a absorção do Banco Real até 2010 e cujo objetivo é tornar o banco o maior banco privado no país , ultrapassando Bradesco e Itaú . ( F s P , 1.11.2008 , p. B-13) .

Em 3 de novembro de 2008 o Itaú e o Unibanco anunciaram sua fusão por meio da troca de ações , criando o maior banco brasileiro e o 17º do mundo . Será criada a Itaú Unibanco S A , controlada por uma holding com participação acionária dividida igualmente entre os dois controladores .

Juntos os dois bancos somam ativos de R$ 575 bilhões e superam com folga o Banco do Brasil, com ativos estimados em R$ 450 bilhões e pondo fim à liderança do Bradesco como banco particular .

A união foi precipitada pela crise internacional e pela expansão do Santander . ( F s P , 4.11.2008 , p. B-1) .

O grupo Pão de Açúcar registrou no terceiro trimestre de 2008 lucro líquido de R$ 82,5 milhões , crescimento de 138% em relação ao mesmo período de 2007 . A geração de caixa cresceu 50% .

A Comgás teve no terceiro trimestre lucro de R$ 167,5 milhões , 28,4% maior do que em relação ao mesmo período de 2007 . No ano o lucro é de R$ 411,2 milhões , alta de 20,1% na comparação com 2007.

Embraer teve prejuízo líquido de R$ 48,4 milhões no terceiro trimestre , o primeiro resultado negativo registrado pela empresa em 11 anos . Em 2007 o lucro líquido foi de R$ 306 milhões .( F s P , 5.11.2008 , p. B-6) .

A TAM registrou prejuízo de R$ 112,7 milhões no terceiro trimestre . Em igual período de 2007 tinha apresentado lucro de R$ 48,5 milhões . O resultado negativo foi atribuído a perdas com operações de “hedge” do combustível . Cerca de 50% do volume de petróleo contratado para 2009 , tem operações de “hedge” , com um preço médio de US$ 105 o barril . Essas operações não tem efeito imediato no caixa e terão impacto de acordo com a data de vencimento. ( F s p, 11.11.2008 , p. B-7) .

A Petrobrás teve lucro líquido de R$ 10,852 bilhões , com expansão de 96% na comparação com o mesmo período de 2007. A alta ficou em 23,5% ante o resultado do segundo trimestre , de R$ 8,783 bilhões . Nos nove primeiros meses de 2008 o lucro é o maior da história , R$ 26,560 bilhões . O lucro recorde foi fruto do aumento das vendas , de preços mais altos e produção maior e com a variação cambial . ( F S P , 12.11.2008 , p. B-6) .

O BNDES registrou lucro de R$ 5,1 bilhões nos primeiros nove meses de 2008 , queda de 29,7% em relação a igual período de 2007 . ( F S P , 16.11.2008 , p. B-8) .

A Gol registrou prejuízo trimestral de R$ 474,3 milhões , o dobro do registrado no segundo trimestre de R$ 216,7 milhões e seis vezes superior ao verificado no primeiro trimestre . O cálculo é pelo padrão contábil americano . Pelo padrão contábil brasileiro houve prejuízo operacional de R$ 28,8 milhões no terceiro trimestre . As receitas tiveram alta de 37,2% e o prejuízo é efeito da variação cambial negativa, sem impacto sobre o caixa da companhia . ( F s P , 17.11.2008 , p. B-6) . Mesmo assim a empresa espera crescer 6% em 2009 , mantido o cenário econômico atual , pois espera que com o dólar mais caro os passageiros usem mais as rotas domésticas , além dos ganhos obtidos com a fusão das operações com a Varig . ( F S P , 18.11.2008 , p. B-15) .

A Gerdau teve lucro de R$ 1,42 bilhão no terceiro trimestre , 37% a mais do que no mesmo período de 2007 .

A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário teve incremento na receita de 215% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2007 . O lucro subiu 150%, beirando os R$ 19 milhões . ( F s P , 6.11.2009, p. B-3) .

Lojas Americanas tiveram receita líquida de R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre , 29,5% superior ao resultado do mesmo período de 2007 . O lucro líquido subiu 76,5% fechando em R$ 15 milhões .

O lucro líquido da B2W atingiu R$ 26,9 milhões , maior lucro trimestral já registrado com alta de 80% . ( F S P , 8.11.2008, p. B-20) .



SAÍDA DE INVESTIDORES ESTRANGEIROS



Com o agravamento da crise , investidores estrangeiros retiraram US$ 5,2 bilhões do mercado financeiro em outubro, o que inclui aplicações em ações e títulos de renda fixa . Da Bovespa saíram US$ 4,4 bilhões .

A saída dos estrangeiros da Bolsa começou a se intensificar em junho . De junho a setembro os saques somaram US$ 7,6 bilhões . Como os números do primeiro semestre eram positivos , o saldo negativo acumulado em nove meses é de US$ 2,1 bilhões . ( F S P , 24.10.2008 , p. B-5).



COMÉRCIO CONTINUA CRESCENDO SETEMBRO



O comércio varejista cresceu 1,1% em volume de vendas em setembro , na comparação livre de efeitos sazonais com agosto . Em relação a setembro de 2007 , o avanço foi de 9,4% pouco menos que os 9,9% de agosto . ( F s p , 19.11.2008 , p. B-5) .

Segundo o Ministro da Fazenda Guido Mantega , o setor passará agora por uma desaceleração . Deverá crescer 7% , 8%, 9% em relação a 2007 . Trata-se de uma taxa de consumo suficiente para manter a atividade econômica em movimento.” ( Veja, 26.11.2008 , p. 78) .



O SUBPRIME PACHECO



O governo está preocupado com o aumento da inadimplência nos financiamentos de veículos usados , conhecido como “subprime Pacheco” numa alusão a três veículos antigos que já foram fabricados no Brasil : Passat, Cheverre e Corcel . Como os prazos de financiamento são muito longos , o problema é que , mesmo se o veículo for retomado por falta de pagamento , seu valor não seja suficiente para cobrir o valor da dívida . No caso de veículos novos, a inadimplência passou de 3,6% para 3,9% de setembro para outubro , ou seja está sob controle . ( F s P , 19.11.2008 , p. B-6) .

O preço dos carros usados na Grande São Paulo caiu 0,94% na média em outubro , em comparação com setembro , segundo levantamento da agência AutoInforme e da Molicar , especializada em pesquisa de preços de veículos . A queda é reflexo da diminuição da oferta de crédito , da elevação das taxas de juros e do aumento dos estoques como efeito da crise financeira global . De janeiro a outubro de 2008 , a retração dos preços dos veículos foi de 0,24% . ( F S P , 14.11.2008 , p. B-3) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui