Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62218 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10360)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20031)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4765)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6188)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O tráfico mata muito mais que as drogas -- 02/03/2009 - 12:04 (Mauro Bartolomeu) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
26/4/2008



Um dos pontos mais controversos acerca da liberalização do uso de drogas é o de se com ela o consumo de tais substâncias tenderia a diminuir ou a aumentar. Os argumentos de ambos os lados são coerentes, pelo simples fato de que, dada a variedade dos tipos psicológicos humanos, os comportamentos por eles condicionados sempre serão igualmente variados: assim, sempre haverá quem passe a se drogar por perder o medo de uma eventual punição, como também quem deixe de se sentir atraído pelo submundo da droga tão logo ele deixe de ser proibido. É até possível que, somando-se uns e subtraindo-se outros, o consumo nem aumente, nem diminua, embora essa tese, por ser muito moderada, não seja defendida por ninguém. Seja como for, essa é precisamente uma daquelas teses sobre as quais não se pode ter certeza senão empiricamente, e sobre as quais, portanto, é inútil qualquer especulação.

Pretendo colocar uma pedra sobre o assunto, para que a discussão possa ir adiante. Penso que o que precisamos é, acima de tudo, mudar nossa relação com as drogas. Estamos habituados a nos entorpecer das formas mais diversas (até mesmo sem uso de nenhuma substância química) e mesmo assim continuamos a discriminar e a condenar opções divergentes da nossa, como se fosse inadmissível quebrar os ovos pelo lado mais estreito.

O fato é que pouco deve importar se o consumo de drogas vai aumentar ou diminuir com a liberalização do seu comércio; importa apenas que tanto seus usuários quanto seus comerciantes sejam apenas usuários e comerciantes respectivamente, e não obrigatoriamente criminosos. Se aquele que pratica algum crime sob efeito de algum entorpecente deve ser julgado como qualquer um que o faça inteiramente sóbrio, ou se seu estado mental alterado deva ser considerado uma atenuante ou uma agravante, é questão que deve ser debatida pelos juristas; o que não é aceitável é que aqueles usuários que buscam apenas uma recreação inofensiva (e são a grande maioria) sejam prejudicados por um sistema penal preconceituoso e obsoleto. Que o uso recreativo aumente com a liberalização; que aumente mesmo o número de dependentes (eles continuarão a existir, com proibição ou sem ela). Sejam eles tratados (nos dois sentidos) como casos de saúde pública, e com tudo isso a sociedade ainda estará melhor do que a miséria medieval em que vivemos hoje.

Não é preciso ser exímio em estatística para comprovar que o tráfico mata muito mais que as drogas. A proibição às drogas é responsável por maiores atrocidades que a própria droga, porque a maior violência não é a dos usuários, mas sim a dos traficantes e a das autoridades policiais.



Artigo publicado no em 26/4/2008

Jornal de Debates em 21 de Abril de 2008)

www.salaprof.blogspot.com



Fale com o Autor

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui