Usina de Letras
Usina de Letras
499 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O que é quando chove por dentro -- 29/05/2002 - 18:59 (Clarissa Borba Batista Macedo de Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tempestade por dentro. Ventania. E garoa triste e incessante, depois. A cada minuto mais uma gota, e assim mais uma chuva, que aos poucos vai minando o brilho dos dias ensolarados.
Cada partícula de nuvem se torna uma lágrima por dentro. E estes conglomerados de ar úmido provocam trovões, que assustam toda a natureza. A árvore, que no instante brota, a que cresce, e mesmo a que já amadureceu, estas todas acabam se ferindo com os trovões impiedosos. E até aquelas leves brisas, acompanhadas dos raios que reluzem ao longe, sutis, mas assustadores, tornam-se prelúdio de vendavais que devastam o coração da Terra.
E a natureza vai se minando. A chuva que bate na terra erodida, a que se repele na folha seca ou escorre pelo telhado, a que molha os ninhos dos passarinhos... Tudo é fim da fertilidade.
E que loucura, chover todo o dia! É tanta água que o planeta-água se ressente e transborda. Não aguenta. E acaba preferindo secar.
Seca, então; vai secando, até que fica árido para sempre. De modo que nem tempestades ou trovões podem infiltrar-se terra a dentro.
Então a terra seca, esturricada de não mais querer ser invadida por tanta água, já não sente mais qualquer vendaval.
Até que tudo fica banal; a natureza perde o viço. As folhas amarelam, as árvores ressecam, as flores murcham e deixam de brotar, os passarinhos se entristecem.
Só, amigo, que não tem jeito. Terra seca não aceita chuva. Não mais, mesmo que queira. E a natureza nunca mais volta a ser a mesma.
Mas; lhe digo: existem muitos solos e muitas chuvas. Resta saber qual deles vai sobrar e sobreviver aos ataques insistentes dos fenómenos naturais. Ou desnaturados. Você escolhe.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui