Usina de Letras
Usina de Letras
37 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50665)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1930-1945 QUESTÕES DE VESTIBULARES JANEIRO 2009 -- 30/01/2009 - 09:48 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




QUESTÕES DE VESTIBULARES – PERÍODO VARGAS . NOVEMBRO DE 2008 A JANEIRO DE 2009 , COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL.





1 SÃO PAULO 1887 E 1933 UNESP 2009



O poeta Olavo Bilac, numa carta endereçada a um amigo em 1887, construiu uma imagem negativa da cidade onde residia, São Paulo, que, segundo ele, era uma bexiga. Isto não vale dois caracóis (...) Não posso viver numa terra onde só há frio, garoa, lama,republicanos, separatistas e tupinambás. Decênios depois, Patrícia Galvão (Pagu) apresentava uma cidade diferente:

São Paulo é o maior centro industrial da América do Sul: o pessoal da tecelagem soletra no cocoruto imperialista do [bonde] “camarão”. A italianinha matinal dá uma banana pro bonde.

(Parque industrial, 1933.)

Da data da carta de Bilac ao ano da publicação do livro de Pagu, houve em São Paulo modificações provocadas

a) pelos lucros advindos da exportação de produtos manufaturados e pela consolidação da república democrática.

b) pela proteção governamental da indústria têxtil, em prejuízo da economia agro-exportadora.

c) pela expansão da mão-de-obra assalariada e pelo crescimento do mercado consumidor interno.

d) pela implantação da indústria siderúrgica e pela eficácia das leis estatais anti-imigratórias.

e) pela instalação das primeiras linhas de estradas de ferro e pelo comportamento submisso dos operários.





2 REVOLUÇÃO DE 1932 UNESP 2009



Um cartaz alusivo à Revolução de 1932 continha a mensagem “Você tem um dever a cumprir”, que conclamava

a) os gaúchos à defesa do governo provisório de Vargas, ameaçado pelas forças separatistas dos estados.

b) os paulistas e os habitantes do estado de São Paulo à luta pela constitucionalização do país.

c) os jovens a ingressarem na Força Expedicionária Brasileira, na luta contra o nazi-fascismo.

d) os operários à mobilização pela legislação trabalhista, cujo projeto fora vetado pelo Congresso Nacional.

e) os empresários a defenderem a livre iniciativa econômica, ameaçada pelo governo da Aliança Liberal.



3. GOVERNO VARGAS POLÍTICA TRABALHISTA PASUSP 2009



Lindolfo Collor assumiu o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, criado por Getúlio Vargas, em 26 de novembro de 1930, e em seu discurso de posse afirmou que o Brasil obrigava-se a melhorar as condições de existência das populações operárias, tratando suas reivindicações como questão de política. Muitos trabalhadores aderiram ao discurso, homenageando o ministro e o presidente em manifestações públicas, como a organizada por operários da Light, no Rio de Janeiro, em 24 de janeiro de 1931. Em abril do mesmo ano, em reunião com empresários cariocas, enquanto acontecia a greve dos operários da indústria Adib Naber, Collor falou aos presentes que estranhava o acontecimento, solicitando aos operários que se manifestassem com clareza: “(...) Ou aceitam a ação do Ministério do Trabalho, que traz uma mentalidade nova, de cooperação... Ou se consideram dentro de uma questão de polícia, no sentido do antigo governo. Ou abandonam a mentalidade bolchevista e subversiva, ou se integram ao corpo a que pertencem”.

Diorge A. Konrad. A questão social continua um caso de polícia entre 1930 e 1937: problematizando discursos políticos e historiográficos. 2008.

Com base no texto acima, é correto afirmar:

a) A questão operária deixou de ser tratada como problema policial, após a Revolução de 1930.

b) As manifestações grevistas ainda eram vistas como subversão da ordem e, portanto, deveriam ser tratadas como questão de polícia.

c) As questões trabalhistas não faziam parte da plataforma do governo pós-1930.

d) A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio convenceu todo o operariado de que deveria colaborar com o governo, não fazendo greves.

e) O Ministro do Trabalho não considerava a possibilidade de que os operários brasileiros aderissem ao bolchevismo.







4. VARGAS E A CSN



Em certo sentido, existe uma “doutrina da chantagem” subjacente à maneira pela qual o padrão getuliano de desenvolvimento econômico foi posto em prática no Brasil. Isto é, jogava-se com os interesses das outras nações, relativamente ao Brasil, procurando obter

melhores condições econômicas e políticas, na defesa de uma política econômica nacionalista. Já foi dito que Getúlio Vargas conseguiu a instalação da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, iniciada em 1943, devido a um jogo hábil com os Estados Unidos da América do Norte e a Alemanha. De fato, foram os Estados Unidos que financiaram o empreendimento (...). Segundo alguns intérpretes desse acontecimento, teria sido esse o preço do alinhamento do Brasil ao lado dessa nação e, portanto, dos Aliados. Entretanto, alguns documentos (...) revelam que a usina se achava na pauta das conversações germano-brasileiras em 1943.

Otavio Ianni. O colapso do populismo no Brasil, 1968.

Em relação ao texto acima, deve-se indicar como incorreta a afirmação:

a) O presidente Getúlio Vargas negociava com os Estados Unidos e a Alemanha para obter financiamento para a siderurgia brasileira.

b) A obtenção de vantagens econômicas e políticas para o Brasil significava a defesa de uma política econômica nacionalista.

c) A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial significou a aceitação do envolvimento dos Estados Unidos em questões ligadas à economia brasileira.

d) Os alemães negociavam com o Brasil o financiamento da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, durante a Segunda Guerra Mundial.

e) O Brasil não tinha interesse, no governo Vargas, em negociar com países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, pois sua política era nacionalista.



5. CAFÉ GOVERNO VARGAS UFABC 2009



Em 1930, o Brasil era um país agrícola, muito diferente do que conhecemos. Dependia quase que totalmente da venda do café no exterior, produto responsável por quase toda a riqueza nacional (69% das exportações brasileiras). O Brasil respondia sozinho por 60% da produção mundial do café, de forma que problemas com o produto no mercado internacional eram, na época, quase que exclusivamente uma preocupação brasileira. (Maria Celina D’Araújo. A Era Vargas)

O texto revela aspectos que caracterizaram a economia brasileira em grande parte do período da Primeira República (1889-1930). Nos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas, a situação econômica sofreu mudanças porque

a) a economia cafeeira perdeu destaque no mercado mundial, já que o governo federal adotou medidas para dificultar as exportações de café.

b) os preços internacionais do café caíram vertiginosamente e, para proteger o produto, o governo comprou os estoques de fazendeiros e os destruiu.

c) o mercado mundial ficou superaquecido, o que exigiu aumento de investimentos governamentais para intensificar a produção de café.

d) a política econômica do presidente passou a beneficiar os setores industriais, prejudicando os produtores de café, levando-os à falência.

e) o café passou a ser considerado moeda corrente nas transações comerciais brasileiras, pois o seu preço era estável no mercado mundial.





6. FATEC 2009 VOTO FEMININO NO BRASIL



Considere o desenho 1914 de Raul Pederneiras, retratando o movimento sufragista de mulheres que reivindicavam o direito de votar.

(Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/con quistas –

Acessado em: 19/08/08)

A luta pelo sufrágio feminino estava inserida em um contexto mais amplo da luta das mulheres pela emancipação social, política e econômica. Ao fazer uma

retrospectiva histórica dessa luta, é possível afirmar que

a) a mulher francesa conquistou o direito ao voto universal a partir da eclosão da Revolução Francesa de 1789.

b) o voto feminino tornou-se obrigatório nos países europeus para as mulheres operárias desde o início da Revolução Industrial.

c) o Brasil foi o último país latino-americano a conceder o direito de as mulheres votarem, conquista obtida no período da ditadura militar.

d) a luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto obteve sucesso a partir da inclusão desse direito na Constituição de 1934.

e) o direito do voto universal feminino foi assegurado nos Estados Unidos da América desde a proclamação da Independência.





7. UNICAMP 2009 BRASIL , SEGUNDA GUERRA , VARGAS E EUA



Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.

(Adaptado de Antonio Pedro Tota, O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.)

www.museu.ufrgs.br/programacao/index.php?messelec=10&&anoselec=2006

a) De acordo com o texto, de que maneiras os personagens de Walt Disney serviam à política externa norte-americana na época da Segunda Guerra Mundial?

b) Como o governo Vargas se posicionou em relação à Segunda Guerra Mundial?











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui