Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL MONARQUIA . QUESTÕES DE VESTIBULARES . JANEIRO 2009 -- 28/01/2009 - 08:03 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIBULARES BRASIL IMPÉRIO . NOVEMBRO DE 2008 A JANEIRO DE 2009. COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL .





1. PERÍODO JOANINO UFSCAR 2009



No processo histórico da chegada de D. João VI e de sua corte ao Brasil,

a) as naus portuguesas atravessaram o Atlântico protegidas por navios franceses, comandados pelo general Junot.

b) os governantes espanhóis foram poupados pelos franceses, o que possibilitou, nas décadas seguintes, estabilidade política em suas colônias.

c) os valores da monarquia portuguesa foram preservados por meio de práticas de fidelidade ao governante, como a cerimônia do beija-mão.

d) diminuiu o controle luso sobre o comércio marítimo nos portos brasileiros e aumentou a presença de navios piratas ingleses na nossa costa.

e) o comércio de escravos diminuiu imediatamente em 1808, por conta da pressão inglesa, que exigia o fim do tráfico negreiro e a introdução do trabalho assalariado.





2. SEGUNDO IMPÉRIO CRONOLOGIA UFSCAR 2009



Considere a linha do tempo e cinco acontecimentos importantes na História do Brasil no século XIX,

relacionados a seguir.

1824 – 1835 – 1836 – 1850 – 1870

I. Fim da Guerra do Paraguai.

II. Abolição do tráfico negreiro.

III. Revolta dos Malês na Bahia.

IV. Primeira Constituição brasileira.

V. Café começa a ser produzido no Vale do Paraíba.

Seguindo a linha do tempo, os cinco acontecimentos que ocorreram ao longo do século XIX foram

a) I ,II ,III , IV , V. b) II , III , IV , I , V. c) III , V , I , II , IV. d) V , II , IV , I , III. e) IV , III , V , II , I.





3 FUVEST 2009 1 FASE PERÍODO REGENCIAL

“Nossas instituições vacilam, o cidadão vive receoso, assustado; o governo consome o tempo em vãs recomendações... O vulcão da anarquia ameaça devorar o Império: aplicai a tempo o remédio.”

Padre Antonio Feijó, em 1836. Essa reflexão pode ser explicada como uma reação à

a) revogação da Constituição de 1824, que fornecia os instrumentos adequados à manutenção da ordem.

b) intervenção armada brasileira na Argentina, que causou grandes distúrbios nas fronteiras.

c) disputa pelo poder entre São Paulo, centro econômico importante, e Rio de Janeiro, sede do governo.

d) crise decorrente do declínio da produção cafeeira, que produziu descontentamento entre proprietários rurais.

e) eclosão de rebeliões regionais, entre elas, a Cabanagem no Pará e a Farroupilha no sul do país.



4. UNICAMP 2009 2 FASE TRÁFICO NEGREIRO PÓS 1808



No ano de 1808, entrou em vigor a proibição do tráfico negreiro, tanto nos Estados Unidos como no Império Britânico. No caso do Império Britânico, a proibição teria maior impacto em escala mundial. Enquanto isto, no Império Português, o porto do Rio de Janeiro continuaria a comprar escravos da zona congo-angolana em quantidade cada vez maior.

(Adaptado de João Paulo Pimenta & Andréa Slemian, A corte e o mundo. Uma história do ano em que a família real portuguesa chegou ao Brasil. São Paulo: Alameda, 2008, p. 82-83.)

a) Segundo o texto, quais as mudanças relativas ao tráfico negreiro ocorridas em 1808?

b) Quais eram os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro na primeira metade do século XIX?





5. ESCRAVISMO IMPÉRIO MACKENZIE 2008



“A urina e as fezes dos moradores, recolhidas durante a noite, eram transportadas de manhã para serem despejadas no mar por escravos que carregavam grandes tonéis de esgoto nas costas. Durante o percurso, parte do conteúdo desses tonéis, repleto de amônia e uréia, caía sobre a pele e, com o passar do tempo, deixava listras brancas sobre suas costas negras.

Por isso, esses escravos eram conhecidos como “tigres”. Devido à falta de um sistema de coleta de esgotos, os “tigres” continuaram em atividade no Rio de

Janeiro até 1860 e no Recife até 1882.”

Laurentino Gomes

Apesar da extinção do tráfico negreiro, em 1850, a escravidão no Brasil ainda persistiu durante as duas décadas posteriores. A questão escravista só foi abertamente debatida após 1870, com a vitória brasileira na Guerra do Paraguai. Entre os obstáculo presentes na sociedade brasileira, que retardaram o processo abolicionista, pode-se apontar a

a) pressão exercida internacionalmente pela Grã-Bretanha, cujos interesses econômico no lucrativo tráfico negreiro seriam abalados.

b) valorização da mão-de-obra escrava para os trabalhos agrícolas, domésticos e manuais, em detrimento do imigrante europeu.

c) capacidade de abastecimento interno de escravos, vindos, das regiões Norte e Nordeste, para as lavouras cafeeiras do Sudeste.

d) resistência dos proprietários de escravos que não contavam com a disposição do governo imperial para indenizá-los.

e) inquietação da população livre, levando-a a se opor à abolição, perante as fugas e aos levantes escravos nas fazendas.



6. GUERRA DO PARAGUAI FUVEST 2009 2 FASE



Imagem de Ângelo Agostini ( soldado brasileiro vendo um escravo sendo açoitado ) sobre o impacto da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira.

Fonte: Ricardo Salles. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Biblioteca Nacional, 2003.) Observando a ilustração, explique

a) o impacto social a que ela se refere;

b) os desdobramentos políticos dessa guerra.



7. UNICAMP 2009 2 FASE MONARQUIA E MOVIMENTO REPUBLICANO



O progresso econômico no Brasil da segunda metade do século XIX acarretou profundo desequilíbrio entre poder econômico e poder político. Na década de 1880, o sistema político concebido a partir de 1822 parecia pouco satisfatório aos setores novos. O Partido Republicano recrutou adeptos nesses grupos sociais insatisfeitos. (Adaptado de Emília Viotti da Costa, Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977, p. 15-16.)

a) Dê duas características do sistema político brasileiro concebido em 1822.

b) Quais as transformações ocorridas no Brasil da segunda metade do século XIX que levaram ao desequilíbrio entre poder econômico e poder político?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui