Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENTREVISTA A COELHO VAZ -- 26/01/2009 - 11:20 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MÁRIO RIBEIRO MARTINS*

Entrevista a Geraldo Coelho Vaz para o Suplemento Literário – DM





1. Você nasceu na Bahia, de família humilde. Como foi sua trajetória para chegar a pastor da Igreja Batista?



Realmente nasci em Ipupiara, Bahia, no dia 07.08.1943. Trabalhava na roça capinando e fazendo cerca. Por volta de 1957, chegou na cidade, a missionária batista leta Zênia Birzniek que me estimulou a estudar. Sustentado por ela, terminei o ginásio em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Em 1963, com 20 anos, segui para o Colégio Americano Batista Gilreath, do Recife, onde concluí o curso Clássico, ao lado de nomes ilustres como Marcus Accioly, hoje autor de GURIATÃ(Melhoramentos, São Paulo, 1987). Em 1966, com 23 anos, matriculei-me no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, na Rua Padre Inglês, 243, Boa Vista, onde conclui o curso de Bacharel em Teologia e dois anos depois, o curso de Mestre em Teologia. Em 1968, com 25 anos, fui consagrado Ministro Evangélico, tornando-me Pastor da Igreja Batista de Tegipió e Professor do Seminário do Norte, bem como da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Conclui também o curso de Filosofia Pura, na Universidade Católica de Pernambuco e de Sociologia, na Universidade Federal de Pernambuco. Em 1970, com 27 anos, casei-me em Salvador, na Bahia, no dia 19 de janeiro, com Elenaide Batista dos Santos, com quem tive duas filhas, NIVEA ZENIA DOS SANTOS MARTINS, nascida no Recife, em 04.10.1971 e NIVEA KEILA DOS SANTOS MARTINS, nascida em Anápolis, Goiás, em 13.03.1977. Desfeito este casamento em 1982, Elenaide casou-se com João Martinez e Eu(Mario) casei-me com a então cartorária Amália de Alarcão, em 1989, filha de Cecino de Alarcão e irmã de Cirinéia, Raul, Sebastião, Ana e Carmen. Em 1973, estudei na Espanha, na Universidade Autônoma de Madrid. Em 1974, retornei ao Recife e fui eleito Presidente da Ordem dos Ministros Batistas de Pernambuco.



2. O que o atraiu para transferir residência para o Estado de Goiás?



Em 1975, com 32 anos, transferi residência para o Estado de Goiás. É que minha esposa, sendo filha do Pastor Isaias Batista dos Santos e este, Presidente da Associação Educativa de Anápolis, ambos me estimularam a ficar mais perto da família. Vim como Co-Pastor da Primeira Igreja Batista de Anápolis e Professor das Faculdades de Filosofia e Direito de Anápolis. Em 1978, com 35 anos, fiz concurso de provas e títulos para o Ministério Público de Goiás, tornando-me Promotor de Justiça da Comarca de Abadiânia, depois Corumbá de Goiás e finalmente, Anápolis, de onde saí promovido a Procurador de Justiça, no dia 07.08.1997, ultimo degrau da carreira ministerial. No dia 24.04.1998, foi publicada a minha aposentadoria, no DIARIO OFICIAL, com 55 anos.







3. Você tem pesquisado muito sobre a historiografia goiana. Qual foi o Dicionário Bibliográfico que lhe rendeu maior trabalho e por que razão?



Na verdade, os dois grandes Dicionários que publiquei- o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIAS, com 1230 páginas e o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS, com 924 páginas- me deram muito trabalho. A razão é que eram dicionários pioneiros. Não queria publicar os verbetes incompletos ou seja, sem a cidade de nascimento das pessoas e seu dia, mês e ano de nascimento. É que há determinados autores que publicam o seu livro, trazendo exclusivamente o titulo do livro e seu nome pessoal. Nada mais. Não se sabe onde nasceu, quando nasceu, etc. É por isso que critico o Currículo Lattes, do CNPq. Nele você encontra tudo. Menos a cidade de nascimento e a data completa de nascimento. Mas, já havia, na época, livros que foram decisivos na pesquisa. VULTOS CATALANOS, de Coelho Vaz, de 1969. RETRATO DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS, de Humberto Crispim Borges, de 1977. FAMILIAS PIRENOPOLINAS, de Jarbas Jayme, de 1973. PRESIDENTES E GOVERNADORES DE GOIAS, de Joaquim Carvalho Ferreira, de 1980. COLHEITA-A VOZ DOS INÉDITOS, de Gabriel Nascente, de 1979. LETRAS CATALANAS, de Cornélio Ramos, de 1972. LUGARES E PESSOAS, do Padre Trindade, de 1948. ANTOLOGIA GOIANA, de Veiga Neto, de 1944. A POESIA EM GOIÁS, de Gilberto Mendonça Teles, de 1964 e muitos outros que a exigüidade de espaço não permite mencionar.



4. Qual o motivo de sua transferência para a capital do Tocantins?

Em virtude do casamento com a Juíza de Direito Amália de Alarcão, em 26.12.1989, que tinha sido aprovada em concurso para a Magistratura Tocantinense, transferi residência para Palmas, no Tocantins, em 1999.

Este casamento, no entanto, depois de alguns anos, terminou com o divórcio. A Dra. Amália passou a residir em Paraíso do Tocantins, casando-se com o Mauronei Bordinassi, também conhecido como “Paraná”.

Eu continuei residindo em Palmas, dedicando-me a fazer palestras sobre literatura goiana e tocantinense, alem da publicação de dicionários biobibliográficos e outros livros.







5. Faça uma crítica dos seus próprios livros.



Com a publicação dos dois grandes dicionários- de Goiás e Tocantins- terminei por me enveredar pelo caminho dos dicionários. Assim é que publiquei o mais importante deles que é o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS(Goiânia, Kelps, 2007, 1032 páginas). DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA EVANGELICA DE LETRAS DO BRASIL(Goiânia, Kelps, 2007, 392 páginas). DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS(Goiânia, Kelps, 2007, 540 páginas). DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GOIÁS(Goiânia, Kelps, 2007, 718 páginas). DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES DE GOIÁS(Goiânia, Kelps, 2008, 368 páginas). DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANIENSE DE LETRAS(Goiânia, Kelps, 2008, 540 páginas). Outros livros poderiam ser mencionados, como RETRATO DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS(Goiânia, Kelps, 2005), CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS(Goiânia, Kelps, 2004), GILBERTO FREYRE-O EX-PROTESTANTE(São Paulo, Imprensa Metodista, 1973), MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGELICO(Goiânia, Kelps, 2007).







*Mário Ribeiro Martins

é escritor e Procurador de Justiça.

(mariormartins@hotmail.com)

Site: www.mariomartins.com.br

HomePage:www.genetic.com.br/~mario

Fones:(063)32154496Celular:(063) 9977 93 11.

Caixa Postal, 90, Palmas,Tocantins,77001-970.

Comentarios

valda da costa nunes  - 03/06/2019

Maravilha de pessoa. Lamentavel q tenha morrido tão prematuramente.

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui