Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50665)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL QUESTÕES DE VESTIBULAR JANEIRO 2009 -- 26/01/2009 - 09:20 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIBULARES NOVEMBRO DE 2008 A JANEIRO DE 2009 – ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA . COMPILADAS PELO PROF EDSON PEREIRA BUENO LEAL.





1. UNICAMP 2009 2 FASE TAXA DE ANALFABETISMO EM VÁRIOS PAÍSES



Os dados recentes sobre analfabetismo no Brasil e nos países da América Latina e Caribe, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2008), revelam importante aspecto das diferenças regionais.

Gráfico 1 – Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais, segundo as Grandes Regiões do Brasil - 2007

região Taxa analf região Taxa analf Região Taxa analf

Norte 10,8 Sudeste 5,7 Centro Oes 8,1

Nordeste 19,9 Sul 5,4

Fonte: PNAD - Síntese de Indicadores 2007 (IBGE, 2008)



Gráfico 2 – Projeções para a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais para os países da América Latina e Caribe – 2007

país Taxa analf país Taxa analf País Taxa analf

Cuba 0,2 Panamá 6,6 Jamaica 14,0

Trin Tobago 1,3 Equador 7,4 El Salvador 14,5

Uruguai 2,0 México 7,6 Honduras 16,9

Argentina 2,4 Peru 9,5 Nicarágua 19,5

Chile 3,5 Suriname 9,6 Guatemala 26,8

Costa Rica 4,1 Bolívia 9,7 Haiti 37,9

Paraguai 6,3 Brasil 10,0

Colômbia 6,4 Rep. Domi 10,9

Fonte: PNAD - Síntese de Indicadores 2007 (IBGE, 2008)



a) Em termos regionais qual a situação da distribuição das taxas de analfabetismo no Brasil? De que maneira isso influencia a manutenção das desigualdades regionais?

b) Entre os países citados, qual apresenta a maior taxa de analfabetismo? De que maneira a situação política desse país contribui para explicar tal fato?







2 UFSCAR 2009 DESEMPREGO NO MUNDO



O contínuo avanço tecnológico global não parece estar garantindo que as sociedades futuras possam gerar, unicamente por mecanismos de mercado, postos de trabalho – ainda que flexíveis – compatíveis em qualidade e renda com as necessidades básicas da população mundial. A lógica da globalização e do fracionamento das cadeias produtivas incorporou parte dos bolsões de mão-de-obra barata mundiais sem necessariamente elevar-lhes a renda. Os postos de trabalho formal crescem menos que os investimentos diretos. Se, por um lado, surgem oportunidades bem remuneradas no trabalho flexível, por outro, o setor informal também abriga o emprego muito precário e a miséria. E, especialmente nos países da periferia, os governos – comprometidos com a estabilidade – não têm orçamento suficiente e estruturas eficazes para garantir a sobrevivência dos novos excluídos. O paradigma do emprego está em definitiva mudança, e há inúmeras razões para preocupação quanto ao futuro da exclusão social no novo século.

(Gilberto Dupas. A lógica da economia global e a exclusão social. Revista de Estudos Avançados, set/dez 1998.)

Tirinha

É incrível a importância do dedo indicador !

Um patrão faz assim com o indicador ... e três mil operários vão para a rua!

AAAAAh!...

Esse deve ser o tal indicador do desemprego de que tanto se fala!

(Quino, Mafalda. Modificado.)

A análise do texto e da tirinha permite afirmar:

a) o texto aborda o desemprego típico do taylorismofordismo. A partir dele, valorizou-se mais a estatística relativa ao número de trabalhadores sem emprego, à qual a tirinha faz referência.

b) na tirinha, a personagem Mafalda faz alusão ao desemprego enquanto indicador econômico-estatístico. O texto demonstra que a lógica da globalização reduz a oferta de empregos e amplia a exclusão social.

c) o texto aponta o aumento da informalidade, o que amplia a taxa de desemprego referida na tirinha, visto que o trabalhador informal pertence exclusivamente à população inativa.

d) o aumento da taxa de desemprego referida na tirinha aumenta a pobreza e a exclusão social, sobretudo em países desenvolvidos, onde o avanço tecnológico mais intenso é responsável pelo desemprego conjuntural.

e) a lógica da globalização é fracionar e dispersar as atividades produtivas no espaço e não reduzir os postos de trabalho. Assim, as regiões que recebem muitos investimentos diretos não apresentam aumento da taxa de desemprego à qual a tirinha faz referência.





3. FOME UFABC 2009



FAO quer reduzir à metade famintos no mundo até 2015

Depois de muitas controvérsias e insatisfações, representantes de 183 países aprovaram nesta quinta-feira (05/06/2008) o documento final da Conferência sobre Segurança Alimentar organizada pela FAO (Fundo para Alimentação e Agricultura da

ONU) em Roma



Sobre a crise de fome que, atualmente, atinge 862 milhões de pessoas no mundo, é correto afirmar:

(A) apesar dos recentes avanços econômicos, a maior parte da população subnutrida do mundo vive nos países considerados emergentes.

(B) os efeitos do aquecimento global já se fazem presentes, reduzindo a produção agrícola de países exportadores, o que acarreta menor oferta de alimentos.

(C) uma das soluções encontradas para combater a carência alimentar é o aumento dos subsídios aos agricultores nos países desenvolvidos.

(D) entre os fatores apontados para a ocorrência da fome está a fraca produção agrícola, principalmente nos países mais pobres do mundo.

(E) a principal causa da fome é a diminuição das áreas produtoras, muitas das quais degradadas depois do avanço da Revolução Verde.







MEIO AMBIENTE PUC



Fonte: www.grida.no. Acessado em Julho de 2008.

Uzbequistão: campos férteis viram desertos de sal

O sal estala sob os pés como se fosse neve, em um campo estéril da região oeste do Uzbequistão. "Há 30 anos, aqui se plantava algodão", diz um agricultor de 61 anos que viveu perto da cidade de Khujayli por toda a vida. "Agora, é uma planície salgada".

O Uzbequistão, um país que no passado fez parte da União Soviética, representa uma das grandes áreas de desastre artificial da História. Por décadas, seus rios foram desviados para permitir o cultivo de algodão em terras áridas, o que fez com que o Mar de Aral, um grande lago salgado, perdesse mais de metade de sua área, em 40 anos.

"Quando você vê todo esse sal, logo se deixa tomar por pensamentos sombrios e obscuros", ele afirmou, explicando que o sal é o que resta quando a água evapora devido à irrigação intensa. "Nada cresce em terras salgadas. É como estar em pé sobre uma sepultura".

The New York Times, 17/06/2008.



Com base neste texto adaptado, responda à questão .

Baixaria sobre o aquecimento global José Eli da Veiga e Petterson Vale

Folha de S.Paulo, 25 de setembro de 2008

Longe de ser opção apenas econômica, é eminentemente ética a necessidade de drástico direcionamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o que tem sido chamado de "energias alternativas". É pura irresponsabilidade etiquetar de desperdício o atual gasto mundial nessa área. Ao contrário, os baixíssimos investimentos em CT&I para a superação da era dos fósseis só atestam o atraso e a miopia das elites

dirigentes. Mesmo os mais recalcitrantes "céticos", que insistem em negar o aquecimento global ou que ele seja provocado por atividades humanas, deveriam apoiar investimentos

na busca de novas fontes energéticas. Por isso, chega a ser escandalosa a desonestidade intelectual dos que repetem como papagaios que já teriam sido gastos US$ 50 bilhões em tentativas de provar a influência climática das emissões antrópicas de

CO2.

Quem criou a lenda dos US$ 50 bilhões foi o paleontólogo australiano Robert M. Carter, porque é contra os esforços em CT&I focados na procura de usos mais diretos da energia solar. Prefere que se continue a esbanjar recursos fósseis e não lamenta os US$ 3 trilhões já queimados na Guerra do Iraque.Na contramão desse tipo de baixaria, está despontando aquilo que o jornalista Thomas L. Friedman havia apelidado de "green new deal" e agora chama de "revolução verde".

José Eli da Veiga, 60, professor titular de economia da USP, e Petterson Vale, 25, mestrando em desenvolvimento econômico na Unicamp, são co-autores do capítulo sobre economia e política do livro "Aquecimento Global: Frias Contendas Científicas".



4 PUC 2009



Com base no contexto proposto pelo autor, indique qual alternativa se refere ao significado de “baixaria”.

a) Atribuição de culpa às energias alternativas pelo aquecimento global e pelos equívocos com que vem sendo trabalhada a ética da revolução verde.

b) Acusação à revolução verde como a responsável pelo aquecimento global e pelos equívocos com que vem sendo tratada a revolução verde.

c) Crítica e reprovação aos equívocos e à falta de ética com que vêm sendo tratadas questões sobre o aquecimento global.

d) Denúncia do escândalo das fontes energéticas e à baixaria de Thomas F. Friedman.

e) Crítica à baixaria de Thomas L. Friedman e ao apelido dado por ele.







5 MAR DE ARAL PASUSP 2009



Com base no mapa, no texto sobre o Uzbequistão e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

a) O desastre ambiental ocorrido no Uzbequistão é decorrente de políticas de incentivo à agricultura de algodão que foram implementadas ainda no tempo em que o país integrava a União Européia.

b) Os problemas ambientais no Uzbequistão são derivados de intervenções específicas, ocorridas no país, não havendo casos similares no Casaquistão e no Turcomenistão.

c) O processo de salinização do solo na região ocorre devido à intensa evaporação de água das áreas irrigadas em um clima predominantemente úmido.

d) A salinização do solo, a erosão eólica e o recuo do mar de Aral não prejudicaram a produção algodoeira no Uzbequistão.

e) A queda da produção algodoeira no Uzbequistão afeta a economia do país, principalmente nos setores econômicos que se relacionam com a atividade agrícola.



6 MAR DE ARAL PASUSP 2009



De acordo com o texto, o agricultor diz ter pensamentos sombrios e obscuros quando vê o sal porque

a) o Uzbequistão fez parte da União Soviética e representa grande área de desastre artificial.

b) os rios do Uzbequistão foram desviados e a terra foi violentada por muitos anos.

c) a terra ficou salgada e nada cresce em terras salgadas.

d) o Mar de Aral tornou-se um grande lago salgado e perdeu mais de metade de sua área.

e) o Uzbequistão é o único lugar em que o agricultor viveu e ele já tem 61 anos.



7 MACKENZIE 2009 MAR DE ARAL



A tragédia ecológica do Mar de Aral

O Mar de Aral, um lago terminal alimentado por dois rios principais (Sirdaria e Amudaria), forma uma fronteira natural entre o Kasaquistão e o Uzbequistão. Era o quarto maior lago mundial em 1960; hoje, está em vias de desaparecer em um pequeno e sujo poço. A

destruição do Mar de Aral é um exemplo de como uma tragédia ambiental e humanitária pode ameaçar rapidamente toda uma região. Tal destruição constitui um caso clássico de desenvolvimento não-sustentado. Vale a pena estudá-lo, pois, de certa forma, prefigura o que poderá acontecer a nível planetário, se a humanidade continuar a desperdiçar recursos finitos como a água. Rama Sampath Kumar

Considerando o texto, a respeito do Mar de Aral, assinale a alternativa correta.

a) O desmatamento das áreas periféricas e um forte assoreamento determinaram o problema ambiental em questão, diminuindo o nível de salinidade do Mar.

b) O Mar de Aral recebe detritos orgânicos e químicos, devido ao crescimento desordenado da industrialização e da urbanização não planejada na região acelerando o processo de degradação.

c) Os principais problemas se devem ao uso de suas águas para a irrigação, principalmente das lavouras algodoeiras; a área foi reduzida à metade e a sua salinidade triplicou.

d) O Mar possui dois rios principais que o alimentam. Com o passar dos anos, algumas hidrelétricas foram construídas ao longo desses rios, reduzindo, substancialmente, o nível de suas águas.

e) O desastre ecológico ocorreu devido à ocupação ilegal das áreas de mananciais próximas ao Mar, dando lugar à especulação imobiliária, e o aparecimento de condomínios de alto padrão.





Texto para as questões 08 e 09



A Carta da Terra, aprovada em Paris no ano de 2000 e endossada por representantes da sociedade civil de inúmeros países, estabeleceu 16 princípios fundamentais para orientar a transição do mundo para o chamado desenvolvimento sustentável. Aqui estão alguns desses princípios:

1. Respeitar a Terra e a vida em toda a sua diversidade.

6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.

12. Defender (...) os direitos de todas as pessoas a um ambiente (...) capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.

15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.



8 CARTA DA TERRA PASUSP 2009



Os princípios 1, 12 e 15 levam em conta

a) apenas o que o homem tem em comum com outros seres vivos.

b) os outros seres vivos e o homem como minoria.

c) o homem em sua especificidade, mas não o que tem em comum com outros seres vivos.

d) o homem em sua especificidade e o que tem em comum com outros seres vivos.

e) os outros seres vivos, mas não o homem em sua especificidade.



9 CARTA DA TERRA PASUSP 2009



Se quiséssemos extrair do princípio 6 da Carta da Terra uma regra geral de conduta, qual seria ela?

a) Deve-se ter conhecimentos ilimitados sobre qualquer assunto relacionado à ação.

b) Deve-se agir, mesmo sem conhecer o assunto relacionado à ação.

c) Não se deve agir sem suficiente conhecimento prévio do assunto relacionado à ação.

d) Não se deve assumir postura de precaução sobre assuntos relacionados à ação.

e) Deve-se assumir postura de precaução, somente quando o conhecimento for limitado.





10. PROTOCOLO DE KYOTO MACKENZIE 2008



“Urgência: Consciência Ambiental”

Desde a Revolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII, verifica-se a transformação produtiva do homem contemporâneo. Voltado para produzir mais e em menos tempo, máquinas e equipamentos avançados foram criados a fim de agilizar o seu trabalho, proporcionando crescentes margens de lucro. Assim, com o decorrer dos séculos o desenvolvimento tecno-científico aumentou de forma geométrica juntamente com o uso excessivo de combustíveis fósseis e matérias-primas, ratificado pela necessidade premente de atender aos mercados consumidores espalhados por todo o mundo.

Esse contexto de desenfreada expansão econômica, social e tecnológica trouxe em seu bojo conseqüências capitais ao meio ambiente que foram sentidas, com maior intensidade, no final do século XX. Com o intuito de frear esse processo, a sociedade passa a mobilizar-se organizando conferências, debates e grupos em defesa das causas ambientais (ONGS), buscando apoio

também em órgãos oficiais de todo o mundo. Com esta bandeira, em 1997 é realizada no Japão, na cidade de Kyoto, a “Quarta Conferência Mundial do Clima” onde vários países concordaram em elaborar um documento, conhecido como Protocolo de Kyoto.

Com base no texto, considere as afirmações:

I. O Protocolo de Kyoto tem, como intuito, colocar em prática medidas que controlem a emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.

II. O Protocolo de Kyoto previa alcançar no período de 2000 a 2008, a redução de gases em 5% sobre o que emitiram em 1990 para 38 países, inclusive aos

pertencentes à União Européia.

III. Os Estados Unidos concordaram em assinar o protocolo, porém, com a ressalva de que somente executariam as medidas a partir de 2025, quando recursos energéticos alternativos seriam implementados naquele país.

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas I e III estão corretas.

c) apenas II e III estão corretas.

d) apenas III está correta.

e) I, II e III estão corretas.



11 SEQUESTRO DE CARBONO MACKENZIE 2008



O sequestro direto ou geológico de carbono, com o objetivo de minimizar o efeito estufa, consiste em

a) absorver o gás carbônico meio de projetos ambientais que o fixe na biomassa, com áreas de reflorestamento.

b) capturar o gás carbônico, comprimi-lo e transportá-lo por meio de dutos para as camadas subterrâneas de carvão mineral ou de poços maduros de petróleo.

c) fazer a absorção do gás carbônico por meio do cultivo de microalgas, como já ocorre no Sertão Nordestino.

d) desenvolver a proliferação de organismos marinhos, que extraem o gás carbônico das águas oceânicas e se convertem em carbonato de cálcio para a formação de seus esqueletos ou escudos.

e) evitar a emissão de gás carbônico, visando formas alternativas de energia, com a utilização de resíduos sólidos e com a adoção de energias renováveis.



12. DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS FUVEST 2009 1 FASE



Considere os mapas e as afirmações abaixo.

I. Atualmente, observam-se significativos graus de degradação de ecossistemas marinhos e costeiros, sendo o mangue um dos mais afetados, especialmente, em decorrência de sua posição próxima às principais fontes de poluição.

II. Dentre as mais graves ameaças às regiões coralíferas do planeta, estão os efluentes lançados por acidentes com embarcações, o aquecimento global, a exploração predatória e a poluição em zonas costeiras.

III. Os mangues constituem-se em ecossistemas resistentes e adaptáveis a mudanças físicas, o que se comprova por sua distribuição independente de

zonas térmicas.

IV. As regiões coralíferas, embora permanentemente ameaçadas de degradação, estão entre os ecossistemas mais resistentes do planeta, tal como ocorre com os mangues.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I. b) II. c) I e II. d) II e III. e) I, III e IV.







13 EFEITO ESTUFA E A CHINA UNESP 2009



No ano de 2006, a China, com 6,2 bilhões de t/ano, tornou-se o principal emissor mundial de gases-estufa, superando os Estados Unidos (5,8 bilhões de t/ano), segundo dados divulgados pela ONU em 2008. Assinale a alternativa que contém um dos fatores do aumento chinês de emissões de gases-estufa.

a) Desmatamento acelerado em todo o país para o cultivo de arroz irrigado.

b) Geração de energia, principalmente por queima de carvão mineral, o mais poluente dos combustíveis fósseis.

c) Matriz energética baseada apenas no petróleo, por ser um dos principais produtores mundiais.

d) Maior frota mundial de veículos agrícolas, o que a coloca como uma das agriculturas mais mecanizadas da Ásia.

e) Grande aumento da área de pastagens em todo o país, para atender ao mercado asiático de carne.



14 ENERGIA NO MUNDO PASUSP 2009



Observe o quadro abaixo.

Oferta interna de energia – 2005

Brasil Mundo

Petróleo e derivados 39,7 35,0

Hidráulica e eletricidade 14,8 2,2

Carvão mineral 6,3 25,3

Biomassa 29,7 10,5

Gás natural 9,4 20,7

Urânio 1,2 6,3

Fonte: Balanço Energético Nacional, Ministério de Minas e Energia, 2007.

Com base nos seus conhecimentos e no gráfico, assinale a alternativa correta:

a) A maior parte da oferta de energia no Brasil é proveniente de fontes renováveis com reduzida participação dos combustíveis fósseis.

b) A participação dos combustíveis provenientes de fontes renováveis é mais expressiva no restante do mundo do que no Brasil.

c) A participação das fontes renováveis é majoritária mundialmente, com destaque para a biomassa e a hidroeletricidade.

d) A participação do carvão mineral na oferta interna de energia do Brasil é maior do que no restante do mundo.

e) Os combustíveis fósseis representam mais de 50% da oferta de energia, tanto no Brasil quanto no mundo.





15 UFSCAR 2009 ENERGIA NO MUNDO



O gráfico compara as diferentes matrizes de oferta de energia no Brasil, nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no mundo. Analise-o e, em seguida, considere as quatro afirmações seguintes.

Matriz de oferta de energia em 2007 ( %)

Brasil OCDE Mundo

Biomassa 30,9 4,2 10,5

Hidráulica /Eletricidade 14,9 2,0 2,2

Urânio 1,4 11,0 6,3

Carvão Mineral 6,0 20,4 25,3

Gás Natural 9,3 21,8 20,7

Petróleo e derivados 37,4 40,6 35,0

Consumo em milhões de ton eq, petróleo 238 5.548 11.434



(Ministério das Minas e Energia. Energia 2007. Resultados Preliminares. Disponível em www.mme.gov.br/. Acessado em 31.07.2008.)

I. A participação das fontes de energia renováveis representa cerca de pouco mais de 12% no mundo. Já no Brasil, elas representam pouco menos que a metade da oferta de energia.

II. Parte considerável da biomassa consumida no Brasil destina-se ao setor de transportes. Esse consumo deve ser ampliado nos próximos anos, com a substituição de parte do diesel proveniente do petróleo por biocombustíveis.

III. A queima do petróleo e do carvão mineral apresenta menores emissões de gases estufa do que a queima de biomassa e gás natural, demonstrando que os países da OCDE estão mais próximos de cumprir as metas do Protocolo de Kyoto.

IV. Há um forte desequilíbrio no consumo de energia, visto que os 30 países membros da OCDE, considerados ricos, consomem quase metade dos recursos energéticos mundiais. A análise do gráfico e seus conhecimentos sobre o tema permitem afirmar que estão corretas as afirmações:

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) I e III, apenas. e) II e IV, apenas.



16 UFSCAR 2009 MEGACIDADES



A partir dos dados dos quadros e da análise geoeconômica do mundo atual, assinale a alternativa correta.



ANO CIDADE POPULAÇÃO (EM MILHÕES)

1950 1.º Nova Iorque 12,3



1975 1.º Tóquio 19,8 2.º Nova Iorque 15,9 3.º Xangai 11,4 4.º Cidade do México 11,2

5.º São Paulo 10,0



2000 1.º Tóquio 26,4 2.º Cidade do México 18,1 3.º Mumbai 18,1 4.º São Paulo 17,8

5.º Nova Iorque 16,6 6.º Lagos 13,4 7.º Los Angeles 13,1 8.º Calcutá 12,9 9.º Xangai 12,9 10.º Buenos Aires 12,6 11.º Dacca 12,3 12.º Karachi 11,8 13.º Délhi 11,7 14.º Jacarta 11,0 15.º Osaka 11,0 16.º Manila 10,9 17.º Pequim 10,8 18.º Rio de Janeiro 10,6 19.º Cairo 10,6



2015* 1.º Tóquio 26,4 2.º Mumbai 26,1 3.º Lagos 23,2 4.º Dacca 21,2 5.º São Paulo 20,4

6.º Karachi 19,2 7.º Cid. do México 19,2 8.º Nova Iorque 17,4 9.º Jacarta 17,3 10.º Calcutá 17,3 11.º Délhi 16,8 12.º Manila 14,8 13.º Xangai 14,6 14.º Los Angeles 14,1 15.º Buenos Aires 14,1 16.º Cairo 13,8 17.º Istambul 12,5 18.º Pequim 12,3 19.º Rio de Janeiro 11,9

20.º Osaka 11,0 21.º Tientsin 10,7 22.º Hyderabad 10,5 23.º Bangcoc 10,1

*Projeções (ONU. Desenvolvimento Social e Econômico. Projeção da população Mundial, 2001.)



a) A participação das cidades com mais de 10 milhões de habitantes em países centrais reduziu-se, desde 1950, indicando declínio da sua importância para o capitalismo.

b) Em 2000, menos de 1/5 das grandes cidades localizava-se em países centrais e as latinoamericanas predominavam entre as cidades com mais de 10 milhões de habitantes.

c) As projeções para 2015 apontam que o número de cidades globais será superior ao número de megacidades e que estas se concentrarão na América Latina, Ásia e África.

d) Em 2015, será igual o número de cidades de países centrais entre as maiores do mundo, e as mais populosas estarão na Ásia, sobretudo em países como a China e a Índia.

e) Apesar do maior número de grandes cidades no mundo subdesenvolvido desde 2000, há mais problemas nos países centrais, visto que a cidade mais populosa é Tóquio.



17 MEGACIDADES UNESP 2009



Analise a tabela.



AS DEZ CIDADES MAIS POPULOSAS DO MUNDO EM 1900 E EM 2007.

(ONU, 2007.)



1º Londres Tóquio 2º Nova Iorque Nova Iorque3º Paris Cidade do México 4º Berlim Mumbai 5º Chicago São Paulo 6º Viena Nova Delhi 7º Tóquio Xangai 8º São Petersburgo Calcutá 9º Manchester Daca 10º Filadélfia Buenos Aires



Assinale a alternativa que compara corretamente a localização das maiores cidades do mundo em 1900 e 2007, respectivamente.

a) Todas no hemisfério ocidental; apenas uma no hemisfério oriental.

b) Exclusivamente no hemisfério sul; predominantemente no hemisfério norte.

c) Apenas nos países em desenvolvimento; todas nos países ricos.

d) Apenas nos países ricos; predominantemente nos países emergentes ou em desenvolvimento.

e) Nenhuma na América Latina; exclusivamente no Sudeste Asiático.



18. CIDADES E SEGREGAÇÃO UFSCAR 2009



A violência e o medo combinam-se a processos de mudança social nas cidades contemporâneas, gerando novas formas de segregação espacial e discriminação social. Nas duas últimas décadas, em cidades tão diversas como São Paulo, Los Angeles, Johannesburgo, Buenos Aires, Budapeste, Cidade do México e Miami, diferentes grupos sociais, especialmente das classes mais altas, têm usado o medo da violência e do crime tanto para justificar novas tecnologias de exclusão social quanto sua retirada dos bairros tradicionais dessas cidades.

(...) as formas de exclusão e encerramento (...) são tão generalizadas que se pode tratá-las como parte de uma fórmula que elites em todo o mundo vêm adotando para reconfigurar a segregação espacial de suas cidades.

(Teresa Pires do Rio Caldeira, Cidade de muros. 2000.)

a) Diferencie as cidades de muros contemporâneas das cidades muradas da Antiguidade.

b) Identifique fatores que influenciam as classes sociais mais altas a compor segregação espacial e discriminação social nos espaços urbanos contemporâneos.



19. FGV ADMINSTRAÇÃO 2009 U E – DIRETIVA DE RETORNO



O Parlamento Europeu aprovou, em 18 de junho de 2008, a Diretiva de Retorno, lei que estabelece regras para o tratamento dado aos imigrantes sem documentos na União Européia, unificando as leis nacionais européias até 2010. Sobre essa Diretiva e, especialmente, sobre a repercussão que sua aprovação provocou nos países latino-americanos, é correto afirmar que:

a) a Diretiva de Retorno não prevê a deportação de menores.

b) a Diretiva de Retorno determina que imigrantes ilegais poderão ser deportados e, caso não cumpram o prazo da ordem de expulsão, poderão ser presos por até dezoito meses, sem necessidade de ordem judicial.

c) a Diretiva de Retorno considera que o imigrante sem documentos comete apenas uma infração administrativa, sujeita a multa.

d) a Diretiva de Retorno teve aceitação generalizada dos governos dos países latinoamericanos, onde a imigração ilegal também é tipificada como crime.

e) a Diretiva de Retorno baseou-se no princípio de "reciprocidade histórica", já que, em outros séculos, as nações européias, que hoje rejeitam os imigrantes, foram tradicionalmente geradoras de correntes migratórias.



20 PESSOAS CRIATIVAS FUVEST 2009 1 FASE



ISTOÉ – Quais são os equívocos mais comuns a respeito das pessoas altamente criativas?

Weisberg – O primeiro é que apenas um tipo específico de pessoa é criativa, e que ela usa processos mentais diferentes do restante dos seres humanos. Existe um mito de que os gênios usam processos inconscientes para criar suas obras ou têm patologias mentais que

contribuem no processo criativo. Isso não é verdade.

ISTOÉ – Mas não se pode dizer que são pessoas comuns.

Weisberg – As diferenças existem, claro. Picasso, por exemplo. Um aspecto bem distinto dele foi sua produtividade. Ele trabalhava o tempo todo e queria,propositadamente, criar coisas novas. Quase todos nós podemos aprender a desenhar. Não acho que essa habilidade seja o que o diferencia do restante, mas talvez o desejo de produzir algo novo, que afete o mundo.

Entrevista de Robert Weisberg concedida a Leoleli Camargo, IstoÉ, nº 2013, página 6, 04/06/08.

Ao responder à revista, como o entrevistado procura desmistificar a figura do gênio?

a) Citando Picasso, porque estudos comprovam que sua herança genética foi responsável pela sua produtividade e versatilidade como artista.

b) Mencionando patologias mentais, porque concorda que distúrbios, como a esquizofrenia, são responsáveis pela criatividade dos gênios.

c) Considerando pertinente a hipótese de que a criação ocorre pela associação do trabalho constante com o desejo de produzir algo novo.

d) Sugerindo a tese de que a criação de coisas novas é uma capacidade comum a todos, sendo raros, porém, aqueles que podem desenhar.

e) Levantando a hipótese de que os processos mentais beneficiam-se de estimulantes químicos para facilitar o processo criativo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui