Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50662)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Sobre as profundezas de nós mesmos -- 13/08/2002 - 18:33 (J. . Boaz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O cerne de nossos questionamentos está dentro de nós mesmos...

Tudo somos aquilo que queremos ser... A famosa frase que ouvimos quando crianças: "O que você quer ser quando crescer ?" denota a essência da realidade que, em geral, desprezamos e distorcemos para justificar eventuais falhas.

Mas queremos enganar a quem ? Os exemplos são claros e podem ser vistos a todo o momento. Mesmo aquele sujeito surfista, que muitas vezes é chacoteado por viver na praia e não fazer mais nada durante sua vida... No fundo, ele só faz o que escolheu para viver.

Ele vive para surfar e, ao menos tenta, surfar para viver. É verdade que a segunda afirmação nem sempre é totalmente realizada, mas ele não se arrepende de enfrentar os mais variados problemas da vida enquanto está executando a primeira (viver para surfar).

Voltando para nosso interior, podemos dizer que cada sentimento, cada percepção que tenhamos são originados pelas nossas mentes, brilhantes e desconhecidas. Segundo Michael Roach, cada percepção sentida por uma pessoa é gravada em sua mente pelo resto de sua vida e, elas crescem continuamente, com o passar do tempo.

Assim sendo, um simples desejo inocente de se tornar um médico acompanhará uma criança durante toda a sua adolescência, sua maturidade, sua vida... Aqueles que conseguem, por diversas razões, controlar melhor sua capacidade mental, provavelmente se tornaram médicos e cumprem confortavelmente suas tarefas.

Entretanto, outros podem esconder este desejo por muito tempo e, em algum momento do futuro, isto virá à tona. Provavelmente, durante a primeira crise profissional pela qual tiver que contornar, este indivíduo se lembrará: "Por que não estudei para ser...". Simplesmente porque não entendeu, não conseguiu lidar ou não obteve o apoio necessário de outras pessoas ao seu redor para fazê-lo não desistir e desviar do caminho.

Também devemos considerar que nem sempre é ruim não satisfazer um simples desejo, que pode seguí-lo eternamente. O segredo da vida é entender as circunstâncias nas quais estamos inseridos, entender como as marcas mentais afetam nosso cotidiano e nosso futuro e conseguir controlar quaisquer expectativas, racionalmente.

A racionalidade é uma característica do ser humano, pela qual deveria se diferenciar dos demais animais. Entretanto, deixamo-nos ser levados por instintos e ou crendices. Dominar a mente e utilizá-la melhor é a única chave para uma vida tranquila e plena em suas realizações.

Enfim, entendendo a si mesmo, você entenderá que a origem de tudo está dentro de você, muitas vezes disfarçado ou escondido em argumentos gerados para "justificar" os reais motivos que o levaram a não fazer alguma coisa...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui