Usina de Letras
Usina de Letras
176 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Crise financeira mundial - Causas e conseqüências -- 10/12/2008 - 23:14 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CRISE – Causas e conseqüências.



Todos nós estamos preocupados com a crise financeira internacional. As incertezas andam por nossos quintais e com certeza baterão em nossas portas.

Mas o que ocasionou esse desarranjo financeiro nos Estados Unidos?

Os mais afamados economistas dos países desenvolvidos falam que seu inicio é bem mais antigo do que se pensava. Havia uma nuvem de fumaça cobrindo a realidade, todavia a crise, já encubada, apareceu no céu do país mais rico do mundo.

Causas – Os “experts” do mercado financeiro culpam o mau gerenciamento do mercado imobiliário, mas se esquecem que o pavio que acendeu e fez estourar a bomba foram os bilhões e bilhões de dólares gastos em duas guerras alimentadas pelos contribuintes americanos.

O Presidente Bush conseguiu destruir não só o Iraque e o Afeganistão, mas principalmente a sólida economia americana nascida das cinzas da crise de 1929. Nem mesmo a segunda guerra mundial conseguiu explodir silenciosamente os cofres americanos. Errou ele, o Congresso Americano e seu povo.

Bush por ser um líder insano e imprudente; o Congresso porque apoiou as suas loucuras em fazer essas duas guerras, e, o povo que no primeiro momento foi conivente do que estaria por acontecer.

Mas o “blue moment” financeiro aparecia com o crédito facilitado e sem limites para o povo consumista que comprava e vendia imóveis com dinheiro de plástico e negociava as hipotecas como figurinhas de álbum infantil.

Apoiados em Indústrias automobilísticas altamente produtivas e eficazes; na tecnologia de ponta para a venda de Serviços, passaram a ser fortes e imprudentes importadores de bens duráveis de consumo.

A Índia, a China e outros países fizeram prevalecer o baixo custo de seus produtos produzidos com mão de obra barata que preencheram as lacunas industriais de menor porte, mas indispensáveis e importantes no forte comércio abastecedor dos consumistas contumazes.

As bolhas financeiras (termo criativo de especialistas de mercado) foram crescendo como um tumor que precisava estourar para diminuir a dor.

Agora é necessário limpar a cavidade deixada e tratar as feridas abertas, mas sabendo que o tratamento é difícil, demorado e doloroso.

Os grandes grupos financeiros e industriais não suportaram as imprudências políticas e às pressões financeiras.

Hoje o povo americano sofre com o desemprego e tem o medo como companhia.

Mais preocupante é a dependência mundial das atividades comerciais que elegeram os americanos como principal consumidor. Havendo baixo consumo na América, afeta os principais produtores, e, por conseqüência acontecem o desemprego e a recessão em todo o mundo.



As indústrias brasileiras não serão uma exceção. Nós também sentiremos a falta dos americanos consumistas. É bem verdade que hoje temos uma produtividade industrial manufaturada que pode ser absorvida pelo mercado brasileiro, embora os produtos primários como minério de ferro, aço e petróleo bruto faça parte de um trinômio que elevam o PIB brasileiro.



Os dólares, euros, iens, reais, etc., que foram gastos na tentativa de salvação do mercado financeiro mundial ainda são irrisórios, tal a gravidade da crise.



A visão consumista chegou ao fim. O capitalismo selvagem provou que não é a solução. A necessidade fará com que os governantes possam estudar novas formas de governar, gerenciando a crise com inteligência e criatividade. Os pobres sofrem com o desemprego, mas os ricos industriais empregadores perdem diariamente o dinheiro e o sono.



Infelizmente a fome será a causa da morte de muitos pobres e o suicídio de muitos empresários ricos que não conseguirão sobreviver sem o dinheiro e o poder.



Entretanto sabemos que toda crise transforma-se em novo ciclo de progresso, e esta não será diferente das outras. Tudo é questão de tempo!



Saída - Agora, mais do que nunca, nós brasileiros precisamos da “unidade patriótica” e de nossa capacidade de criatividade e trabalho para superar as dificuldades que certamente serão bem menores do que a dos povos de países do primeiro mundo.



Temos convicção que o Presidente Lula sabe da verdadeira realidade e usa o seu poder de persuasão, seu carisma e sua capacidade de motivar para não deixar que o povo brasileiro fique abatido frente aos problemas sérios que certamente só podem piorar com o desânimo e a tristeza.



Assumo aqui a sua defesa (mesmo enganosa), pois sei que a grande maioria do povo brasileiro desconhece (não sabe, ou finge não saber) da gravidade da enfermidade financeira.



“Afinal um bom general sempre dirá aos seus soldados: - Vamos vencer a guerra!”



10/12/2008

Paulo M.Bernardo





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui