Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O PODER DO QUERER -- 22/07/2002 - 22:16 (LINDAMAR C. CARDOSO DE MELLO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PODER DO QUERER

Marta Britaly, desde muito cedo, aprendeu amargas lições de vida. Com apenas quatro anos, enfrentou uma terrível tragédia: Um acidente grave que decepou a vida de seus pais. Era para ser uma linda e agradável viagem de férias. Os três estavam fazendo essa viagem para passarem uns dias numa praia deserta, no Sul do País. Estavam viajando para Santa Catarina, quando um caminhão desgovernado, os atingiu de frente. Seus pais morreram na hora, imediatamente à batida. Enquanto Marta, apenas sofrera um desmaio. Ela fora transportada para o hospital mais próximo do acidente, onde ficou internada para todos os exames e, também, até que localizassem algum parente para entregá-la. Marta ficou no hospital até que seus avós viessem buscá-la. Ela ficou muito traumatizada com tudo o que presenciara.
Depois do acidente, Marta passou a morar com seus avós maternos, únicos parentes que ela conhecia. Dona Mirna, avó de Marta, tinha uma saúde um tanto precária e tudo piorou com a morte de sua filha tão querida. Ela fazia de tudo para se conformar com o terrível acidente, pois sabia que tinha que ser forte para poder ajudar sua netinha a se recuperar da morte trágica da mãe e do pai. Tudo procurava fazer para proteger a garotinha e evitar que ela tivesse mais aborrecimentos. Porém, às vezes, esses esforços eram em vão, pois a dor era tanta, que sem querer, ela estava chorando e se perguntando o por quê de tão triste acontecimento. Às vezes, dona Mirna tinha a impressão que estava tento um terrível pesadelo, e que quando acordasse, tudo seria como antes.
A pequena Marta, quando saiu do hospital, só chorava, pois as tristes lembranças do acidente não saiam de sua cabeça tão perturbada. Ela passava o dia chamando pelo pai e pela mãe. Tinha medo de tudo e de todos, seu sono era inquieto e tinha sonhos feitos de pesadelos sobre o acidente.
Apesar do acontecido ter mexido com todos e apagado um pouca a alegria de viver dos seus avós, Marta cresceu cercada de muito amor e carinho, pois eles não mediam esforços para satisfazê-la em todos os seus desejos. Marta se tornou uma moça muito linda, fina, educada e de uma inteligência aprimorada.
O Sr. Paulo e dona Mirna, sempre se orgulharam da querida neta que a cada dia que passava, se tornava mais parecida com sua mãezinha, que tristemente partira dessa vida.
Marta sempre teve um lindo sonho, de se tornar uma modelo famosa. Seus avós, com muito sacrifício, tudo faziam para que seus estudos fossem os melhores possíveis e que, um dia, esse sonho fosse realidade. Ela correspondia a todos os preparativos e estudos para se tornar uma grande modelo e realizar seus sonhos. Porém, mais uma vez, o destino lhe pregou uma terrível peça. Sua avó teve um derrame, vindo logo a falecer. Meses depois, seu avô também teve um enfarte e morreu. Marta se entregou ao desespero, não sabia o que fazer da sua vida e nem a quem recorrer. A morte da sua avó deixou-lhe arrasada e, com a morte repentina do avô, seu mundo todo desmoronou de uma só vez.
Sua salvação veio através de suas colegas e dos amigos de seus avós, aqueles que, carinhosamente, sempre chamou de tios. Tia Nadir, amiga íntima dos seus avós, fez questão de cuidar dela e de nesse momento tão difícil, amparar-lhe e dar-lhe todo carinho e conforto que precisava. Foi tia Nadir que lhe ajudou a terminar os estudos e conduziu-a, até que ela conseguisse se fixar nas suas próprias pernas.
Seus avós deixaram-lhe, além da sua primorosa educação, a residência onde eles sempre moraram. Marta não quis mexer em nada, pois tudo ali tinha a presença de seus amados avós. Ela foi morar com a tia Nadir, que vivia muito sozinha. Assim, uma iria fazer companhia à outra.
O tempo foi passando e, tia Nadir e Marta tornaram-se grandes e queridas amigas. Em tudo, uma ajudava a outra. Até que um dia, Marta viu um anúncio num jornal: Uma agência de modelos estava admitindo moças com as suas características. Só que essa agência, ficava bem longe da cidade mineira onde ela morava. Entrando em contato com essa agência, ficou sabendo que ela precisava se mudar para a grande cidade de São Paulo. Rolou um pânico total! O que fazer numa cidade que nem conhecia? Mais uma vez, tia Nadir veio ao seu socorro:
- Tenha calma, minha filha, primeiro é necessário que você conheça tudo por lá... Eu irei com você e juntas vamos tirar informações sobre tudo dessa agência!
- Que seria de mim sem você, tia Nadir...? Sei que você é o meu Anjo da Guarda, mas não quero abusar, pois tudo você já fez por mim!
Estranho!... Assustador!... Tudo tão diferente! Essas foram as primeiras impressões que ela teve ao chegar em São Paulo. Juntas foram procurar a agência. Fez milhões de testes e, como tinha um rosto lindo, um corpo escultural e um belo currículo, pois era muito culta e tinha várias experiências com desfiles de modas que já havia realizado, foi contratada no ato. Só havia um problema... Ela teria que morar em São Paulo de imediato!
Tia Nadir não quis e nem podia ficar, pois tudo o que ela tinha; seu emprego, sua casa, seus amigos estavam na cidade que ela sempre morou, onde nasceu e se criou. Depois de muito conversarem, Nadir lhe aconselhou a ficar e experimentar para ver se tudo iria dar certo. Ela aceitou.
Marta ficou sozinha... Sentia-se como um peixe fora da água. Tudo era muito complicado e bem diferente da cidade onde viveu.
No seu primeiro dia de trabalho, a dona da agência apresentou-lhe as outras modelos, com as quais ela iria trabalhar. Essas modelos já trabalhavam ali há bastante tempo, conheciam bem a cidade de São Paulo e tudo o que se relacionava com a agência.
A princípio, Marta ficou intimidada, parecia não ter nenhuma afinidade com aquelas moças, pois lhe eram muito estranhas...
Com o decorrer do dia, ela descobriu no meio delas, uma modelo que, como ela, havia vindo também de uma cidade do interior. Tamira trabalhava ali, há um bom tempo. Como ela, no seu primeiro dia, também se achou um lixo, no meio de tanto luxo e sofisticação. Com grande desembaraço, pelo tempo que ali trabalhava, veio em socorro de sua nova colega:
- Marta!... É assim que você se chama, não? Meu nome é Tamira, seremos colegas de desfiles de hoje em diante... Eu, como você, também vim do interior e foi um pouco difícil minha adaptação por aqui! Porém, se você quiser, eu e a nossa turma poderemos lhe orientar. Pra começar, você poderá vir morar conosco. Nosso "AP" não é grande, mas onde cabem quatro, poderá caber cinco... O que você acha da idéia? A turma toda está de acordo. Assim, nós poderemos rachar as despesas e tudo ficará mais fácil em conjunto.
- Tamira, muito obrigada, nem sei como lhe agradecer. Sua ajuda para mim será uma Bênção de Deus. Você nem queira imaginar como eu estava morrendo de medo... Não tenho ninguém aqui, nada sei, nada conheço. Será que serei bem aceita pela turma?
- Não tenha dúvidas! Vem comigo... Elas estão nos estúdios, fotografando. Assim, você vai, num minuto, enturmar-se com tudo e com todos. Aqui, todos são bem legais, tudo o que não souber é só perguntar, que tem meia dúzia para ensinar!
- Dona Erika, a dona da agência, disse que haverá um desfile nesse fim de semana... Estou morrendo de medo! Eu nem sei como será essa passarela!!!...
- Deixe disso, Marta! Hoje seremos, todas, apresentadas à estilista, a madame que nos contratou para o desfile. Ela irá nos orientar em cada passo e em cada gesto que devemos fazer. Ela vai escolher cada roupa que usaremos no desfile. Tudo depende do seu relaxamento, da sua calma, da sua postura nessa noite. Você já fez algum desfile antes?
- Já, fiz vários! Mas, todos bem simples... Desfilei e fiz inúmeras fotos para revistas de modas. Mas. lá na minha cidade...
- Então, não vai ser novidade. A única diferença é a roupa e as pessoas que irão assistir o desfile. Andar descontraída, sorrir sempre, cuidado para não trançar as pernas e cair...
- Pelo amor de Deus, nem pensar nisso!!! Se acontecer comigo, vou embora e esqueço que sou modelo pro resto da vida!!!
- Marta, foi só uma brincadeira! Olha só como elas fazem poses de beldades... Todas aqui somos iguais! É só acostumar: Ninguém é mais, nem menos do que ninguém! Dona Erika não faz diferença, não importa se somos branca, negra, amarela... O que interessa é fotografar bem! Você tem que ser sempre natural em tudo que fizer. Uma coisa muito importante: Não podemos engordar e nem maltratar a nossa pele com o sol, ou outros artifícios, como maquiagem fora dos desfiles ou fotos.
- Isso eu já sei. Na minha escola só se fala isso, dia e noite!
- Agora elas estão terminando... Elas virão para cá, e vamos todas para o nosso "AP". Temos que descansar e preparar-nos para a noite. Você, principalmente, tem que estar bem relaxada para impressionar a todos essa noite!
Tudo ocorreu às mil maravilhas para a Marta. Suas colegas deram-lhe a maior força e fizeram de tudo para lhe deixar bem a vontade. Aos poucos, seu medo foi ficando esquecido e seu sonho foi ficando realidade.
À noite, sua apresentação às passarelas do sucesso deu-lhe um "friozinho na espinha". Mas, logo que ela foi escolhida para apresentar o mais chique dos modelos e o mais importante daquele desfile, esse "friozinho" passou e deu lugar a um choro de desabafo e descontração.
- Parabéns, Marta! - disse Erika - Quando lhe conheci, tive a certeza que iria brilhar nas passarelas... Tenho a certeza que dentro de pouco tempo, você será a nossa melhor modelo! Esse desfile é muito importante, você será requisitada para fazer milhares iguais a esse. Mais uma vez: Meus parabéns! Pode deixar, que de tudo, nós cuidaremos na nossa agência. Você só terá que assinar cada contrato que fizermos por você.
Assim foi... Claro, que nada sem luta, sem garra, sem sacrifícios... Mas, tudo muito rápido, cheio de glamour, encantos e sofisticação. Em pouco tempo, Marta era tão conhecida e requisitada quanto Tamira. As duas se tornaram grandes amigas. Sofriam muito quando tinham que se separar, pois nem sempre os desfiles eram os mesmos e nos mesmos lugares. Elas não tinham um dia sequer de folga.
Estavam sempre viajando, ora para desfiles, ora para fotos de revistas de modas... Desfilaram em todas as grandes cidades do Brasil e, também, em várias cidades fora do País. Marta e Tamira ficaram conhecidas nas mais sofisticadas cidades da Europa e dos Estados Unidos da América. Recebem convites para serem capas das mais famosas revistas do Mundo da Moda.
Marta, hoje, é uma das mais famosas modelo do Mundo! Quis, lutou e foi atrás do seu sonho... Não importam os desafios, o que importa é "O PODER DO QUERER"!!!


Lindamar C. C. Mello.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui