Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Cidadania e Solidariedade. -- 06/10/2008 - 13:08 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO CIDADANIA E SOLIDARIEDADE



1. CONHECENDO UM POUCO MAIS SEU AMIGO JOÃO PAULO



Eu, João Paulo Silva, tenho 53 anos, sou casado com Ana Soares Silva, com quem tenho três filhos, e sempre residi em Araguaína, norte do Estado do Tocantins. Eu sou filho do casal de produtores rurais, José Pedro Silva e Maria Santos Silva, e tenho seis irmãos e três irmãs, todos nascidos e criados numa pequena propriedade de meus pais, na zona rural de Araguaína. Eu, juntamente com toda minha família sempre dediquei minha vida ao trabalho no campo, plantando e cuidando de animais de criação. Nos últimos quatro anos, mudei-me para a cidade com minha esposa e filhos, para poder trabalhar numa casa de produtos agropecuários, onde estou usando minha experiência prática para atender aos trabalhadores rurais da região.



Não há duvida que, mesmo com todas as dificuldades e limitações que tive em minha vida, já trilhei um longo caminho de conquistas e realizações, mas ainda assim tenho certeza e muita esperança que com a sua ajuda, meu amigo, nós poderemos realizar muito mais.



Aqui, eu apresento as ações que quero realizar para melhorar a vida das pessoas de nossa comunidade, pois durante todos esses anos em que estou aqui em Araguaína tenho visto que há em nossa cidade muitas pessoas que necessitam de um ombro amigo, de uma palavra de conforto e de um apoio. Diante disso, gostaria que você esquecesse um pouco os seus afazeres e preocupações diárias e dedicasse um minuto de sua atenção para as próximas linhas desse Projeto, por que é aqui que estarei apresentando os sonhos e expectativas para os próximos passos dessa nossa caminhada.



Eu sou filho de família humilde e sei muito bem que crescer e poder conquistar um espaço na vida não é nada fácil para nenhum de nós. Eu sei também que o que estou propondo aqui que é criar alternativas para atender um público amplo, com serviços e ações de qualidade, com baixo custo financeiro, buscando atingir bons resultados é realmente um desafio enorme. Mas, é justamente acreditando na nossa força de vontade que eu tenho, no apoio de pessoas amigas como você e na certeza de que Deus e o Nosso Senhor Jesus estão do nosso lado, que estou propondo a realização de tantas coisas que você terá a oportunidade de ler mais adiante.



Eu e minha família, com muita fé em Deus e com apoio de muitos amigos, empresários e com a ajuda de diversos órgãos públicos queremos realizar muitas coisas em prol de nossa cidade, sempre priorizando aquelas pessoas mais necessitadas.



Logo quando começamos a rascunhar essa proposta percebemos que seu pleno desenvolvimento e, conseqüente, sucesso só poderia ocorrer através da união de todos as pessoas, sem distinção de idade, cor, religião e classe social.



Então, de agora em diante, nós queremos estar de mãos dadas com todos vocês para desenvolver esse “Projeto Cidadania e Solidariedade”.





2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO CIDADANIA E SOLIDARIEDADE



Nos dias de hoje temos visto em nossa comunidade um grande clamor pela valorização do ser humano, pois me parece que o corre-corre diário, a competitividade e a violência do mundo moderno, especialmente nas grandes cidades, está deixando o coração das pessoas mais frio e insensível, o que nos faz pensar na necessidade de resgatarmos alguns valores, como por exemplo: amor ao próximo, cidadania, solidariedade e compaixão.



O Brasil é um país maravilhoso, cheio de riquezas naturais e portador de uma grande diversidade étnica e cultural. O Estado do Tocantins não foge à essa regra, pois aqui temos belas paisagens, muitas oportunidades, grandes áreas propícias à produção agrícola e pastoril, muitos povos indígenas e diversas comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco etc.), que acabam fazendo do nosso Estado um dos mais aconchegantes e agradáveis para se viver. Desde sua fundação, o Tocantins tem acolhido pessoas de todas as regiões e Estados brasileiros, que aqui chegam cheios de esperança e sonhos.



Mas, nós não podemos esquecer que assim como em outras localidades do Brasil, existem aqui no Estado do Tocantins inúmeros problemas que interferem negativamente na qualidade de vida de nossa população.



O aumento da densidade demográfica e a intensa competitividade do mercado de trabalho globalizado geram uma demanda crescente por ações governamentais que reduzam substancialmente as desigualdades sociais. E todos nós sabemos que a administração pública, por si só, não possui estrutura suficiente para atender a todas as necessidades urgentes de nossa comunidade, o que consequentemente mostra a importância que iniciativas como essa que estamos propondo através do “Projeto Cidadania e Solidariedade”.



Diante da clara noção de toda responsabilidade que nós temos frente à sociedade tocantinense e aos cidadãos de Araguaína é que queremos apresentar o presente projeto, que pode ser apreciado por todos vocês e demais membros de nossa comunidade.



Acreditamos que muitas famílias de nossa comunidade podem ser alcançadas através desse “Projeto Cidadania e Solidariedade” e é por isso mesmo que quero contar com seu apoio !!!





3. OBJETIVOS DO PROJETO CIDADANIA E SOLIDARIEDADE



Esse projeto conta com quatro objetivos principais:



- Estimular a valorização do ser humano através de ações de cidadania;

- Envolver a nossa comunidade em ações de solidariedade e fraternidade;

- Integrar as instituições e empresas que trabalham pelo social e pela cidadania;

- Promover eventos culturais, de recreação e atividades lúdicas em datas comemorativas do nosso calendário local e nacional;



Logo no item a seguir estamos apresentando com detalhes todas as ações que expressam a forma com que queremos alcançar esses objetivos.





4. AÇÕES DO PROJETO CIDADANIA E SOLIDARIEDADE



Aqui, você, amigo e empresário local, ficará sabendo sobre cada ação que pretendemos fazer para melhorar a vida dos cidadãos de nossa cidade.



4.1 ENCONTROS DA ALEGRIA E CIDADANIA



As principais ações desse “Projeto Cidadania e Solidariedade” serão realizadas na escolas, creches, asilos, albergues, igrejas católicas e evangélicas e em todas sedes de entidades filantrópicas de nossa cidade.



Nesses locais, serão realizados “Encontros da Alegria e Cidadania”, que serão comemorados nas datas especiais e festivas do nosso calendário nacional e local, como por exemplo: semana santa, dia das mâes, dia dos namorados, dia dos pais, dia criança, aniversário da cidade e aniversário do Estado.



Esses encontros serão momentos onde ocorrerão atividades lúdicas e brincadeiras para as crianças e jovens, além de atividades de lazer e valorização dos casais e idosos.



Nós planejamos para que cada “Encontro da Alegria e Cidadania” seja recheado de ações diversas que serão desenvolvidos por profissionais e voluntários previamente convidados, como por exemplo: profissionais de saúde, psicólogos, massagistas, terapeutas ocupacionais, esportistas, cantores e artistas locais.



Além disso, através de parcerias com diversas instituições públicas, serão oferecidos serviços diversos, tais como: registro de nascimento gratuito, carteira de identidade e CPF, carteira de trabalho, certidão de negativas criminais etc.



Informamos ainda que nesses "Encontros da Alegria e Cidadania" serão ofertados outros serviços, como por exemplo: corte de cabelo, manicure e pedicure, aplicação de fluor dental, exame de vista e emissão de receitas médicas, entre outros.





4.2 CICLO DE PALESTRAS E SEMINÁRIOS



Ao longo do ano, nos clubes, nas igrejas, creches e asilos de nossa cidade, estaremos organizando eventos rápidos com duração de um ou dois dias para apresentação de "palestras" e realização de seminários com temas diversos, como por exemplo: saúde da criança; saúde do idoso; saúde de jovens com ênfase em DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS; prevenção de acidentes domésticos e de trabalho etc. Além dessas palestras, serão oferecidas diversas outras de cunho motivacional para trabalhadores e pessoas comuns, com o objetivo de mostrar o valor da família e o papel de cada cidadão na construção de um mundo melhor.



Nessas palestras serão apresentadas mostras de vídeos educativos sobre questões práticas que cada um precisa saber, principalmente no que se refere à proteção do meio ambiente, a busca de direitos do consumidor e a participação do cidadão comum na fiscalização das ações que são desenvolvidas pelo poder público de nossa cidade.



Pretende-se com tudo isso envolver a nossa sociedade, integrando-a às instituições que trabalham pela valorização do ser humano de modo amplo e integral.





5. AVALIAÇÃO



Ao final de cada “Encontro da Alegria e Cidadania”, a equipe organizadora do Projeto Cidadania e Solidariedade fará a avaliação parcial, e, ao término de cada ano, haverá avaliação final que será apresentada através de um “Relatório de Avaliação” contendo todos os dados quantitativos e qualitativos das ações e trabalhos desenvolvidos de janeiro a dezembro de cada ano.



Ao longo de cada "Encontro da Alegria e Cidadania" e "Ciclo de Palestras e Seminários", serão aplicados questionários aos participantes para que assim a equipe organizadora saiba a opinião do público atendido. Dessa forma, serão avaliados o quantitativo de pessoas presentes em cada trabalho, o perfil e a origem dos participantes, como por exemplo: faixa etária, sexo, renda familiar, atividade profissional etc. Além disso tudo, a aplicação desses questionários terá como objetivo avaliar o grau de satisfação do público em relação aos trabalhos e serviços oferecidos.



Por fim, serão apresentados a toda a comunidade local os resultados alcançados através da publicação de um "Boletim Informativo", que ocorrerá sempre no final de cada ano.





6. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA



DALLARI, Dalmo. 1998. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna. 14p.



GUIMARÃES, Francisco Xavier da Silva. 1995. Nacionalidade: Aquisição, Perda e Reaquisição, 1ª edição, Forense.



D´URSO, Luiz Flávio Borges. 2008. A Construção da Cidadania. OAB de São Paulo. Acesso em 26 de agosto de 2008. Disponível em: http://www.oabsp.org.br/palavra_presidente/2005/88/



PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. Editora Contexto.



Wikipédia – Enciclopédia Livre. 2008. Cidadania. Acesso em 25 de agosto de 2008. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania.





7. AGRADECIMENTOS



Agradeço à minha amada esposa, Ana Soares Silva, aos meus pais, irmãos, irmãs e demais familiares, e a todos os meus amigos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araguaína, região do Bico do Papagaio, Estado do Tocantins.



Sou profundamente grato também ao meu amigo William Joaquim Pedro pela inspiração que ele teve na escolha do nome desse Projeto e pelas diversas idéias e colaborações também.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Gurupi – TO, Agosto de 2008.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui