Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL REPÚBLICA . QUESTÕES DE VESTIBULARES . JULHO DE 2008 -- 15/09/2008 - 08:17 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL REPÚBLICA . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2008 . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



1 FATEC JUNHO 2008- REPÚBLICA PROCLAMAÇÃO



“A busca de um herói para a República acabou tendo êxito onde não o imaginavam muitos dos participantes da proclamação. Diante das dificuldades em promover os protagonistas do dia 15, quem aos poucos se revelou capaz de atender as exigências da mitificação foi Tiradentes.”

(CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. O imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia Das Letras, 1990. p. 57.)

A adoção de Tiradentes como o herói da República, mesmo tendo morrido um século antes de sua proclamação pode estar ligada ao fato

a) da inexistência de um herói no dia 15 de novembro. Por ter sido um movimento sangrento, que retirou de maneira violenta o imperador D. Pedro II do poder, acabou por gerar fortes disputas entre os republicanos que, a exemplo da revolução francesa, destruíram um a um os nomes que estiveram à frente da proclamação da república.

b) da profunda religiosidade que envolve esse personagem histórico. Como líder religioso do movimento inconfidente, ele se sacrificou pelos amigos e, sobretudo, pelo povo brasileiro.

c) de ter pertencido a uma elite mineradora. Suas intenções eram, num primeiro momento, romper com Portugal para, dessa forma, se ver livre de dívidas e encargos a serem pagos à coroa portuguesa, porém acabou por esquecer suas origens nobres e se entregou à causa da independência do povo.

d) de ter sido o mentor da Inconfidência Mineira. Seus estudos na Europa o levaram a conhecer os filósofos iluministas, assim como os patriarcas da independência americana, e esse passado ligado a idéias e homens históricos o entronaram como herói da República.

e) de mesclar em si a figura mística do cidadão à tradição cristã do povo. Cidadão pelo sentimento de participação, de união em torno de um ideal, fosse ele a liberdade, a independência ou a república e cristã por ter sido traído, por ter “sacrificado” a própria vida e ter-se tornado um mártir.



2 MACKENZIE JULHO DE 2008 INDUSTRIALIZAÇÃO



Observe o quadro abaixo.

OPERÁRIOS

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (1886-1973) é considerada a primeira-dama do modernismo brasileiro e uma das responsáveis pela arte genuinamente nacional. Os temas que mais a interessavam eram os sociais e entre toda a sua obra, se destaca a tela Operários.

Quadro Operários, de Tarsila do Amaral, 1933 Óleo sobre tela 150 X 205 cm. Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo Coleção Governo do Estado de São Paulo.

A respeito do processo da industrialização brasileira, é correto afirmar que

I. Ocorreu de forma tardia, tendo por base o processo de Substituição de Importações.

II. Seu maior pólo, a partir dos anos 1920, foi São Paulo devido à infra-estrutura advinda da economia cafeeira.

III. O primeiro e principal meio de transporte industrial foi o automotor, favorecido por eficiente malha rodoviária, que dinamizou a circulação dos mercados desde o início da economia cafeeira.

IV. Através dele, o êxodo rural foi intenso, transformando cidades, como São Paulo, em grandes centros metropolitanos.

Estão corretas,

a) apenas, I, II e III. b) apenas, II, III e IV. c) apenas, I e IV. d) apenas, I, II e IV. e) I, II, III e IV.



3 ENEM 2008 CARLOS LACERDA



O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda.

Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse.

Hélio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da missão cumprida

In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptações).

Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevantes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetória democrática do país, conclui-se que

A a cassação do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas à morte.

B Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posição políticoideológica.

C a implantação do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestação à posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República.

D Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na política, com a instauração do regime militar.

E Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.





4 BRASIL POLÍTICA VUNESP 2 FASE JULHO 2008



Presos políticos trocados pelo embaixador norte-americano seqüestrado no Brasil em setembro de 1969. (Roberto Catelli Junior, História – texto e contexto.)

Considerando a imagem, explique o contexto histórico e os objetivos da luta armada realizada por uma parcela da esquerda brasileira.







5 ABERTURA POLÍTICA BRASIL UNESP JULHO 2008



Já em 1973-74, alguns setores empresariais manifestavam suas críticas à “demasiada centralização das decisões” e à forte presença do Estado na economia, defendendo em seu discurso a “livre iniciativa” em oposição ao que chamavam de “estatização da economia”. (...)

Para as classes médias urbanas, a crise atingiu seu padrão de vida com a queda dos salários e do poder aquisitivo, além da ameaça do desemprego. Parcelas cada vez maiores passaram a ver o regime com olhos críticos e a manifestar a sua oposição à ditadura (...)

Para a classe trabalhadora, a crise significou o aprofundamento do arrocho salarial, do desemprego, da miséria (...)

(Nadine Habert, A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira.)

Considerando os fragmentos, é correto afirmar que o processo de abertura política no Brasil

a) garantiu a união nacional, pois toda a sociedade passou a defender a maior presença do poder público na economia.

b) trouxe benefícios especiais às classes trabalhadoras urbanas, pois a economia voltou a crescer a partir de 1980.

c) envolveu interesses diversos em função das imensas desigualdades presentes na sociedade brasileira.

d) sempre esteve nas mãos dos grupos de esquerda, gerando um processo rápido e com punições aos agentes da ditadura.

e) contou com a oposição da classe operária, que se beneficiou com uma série de políticas afirmativas do governo militar.





6 FATEC JUNHO 2008 - BRASIL POLÍTICA



“Meu Brasil!...

Que sonha com a volta

Do irmão do Henfil

Com tanta gente que partiu

Num rabo de foguete.”

O trecho acima retirado da música de João Bosco e Aldir Blanc, O bêbado e a equilibrista, faz referência:

a) ao período da repressão política. Nesse período, vários brasileiros buscaram o exílio e mantiveram a

esperança no fim da violência, da censura e do retorno para casa.

b) à luta pelas diretas já, momento em que a população brasileira se mobilizou pedindo o fim da ditadura

militar e a votação de eleições diretas para presidente.

c) ao governo de Jânio Quadros, que aproximou as relações do Brasil com países como Cuba e China,

mas reprimiu a esquerda brasileira.

d) à ditadura varguista, que prendeu e torturou os inimigos do Estado Novo mas não autorizou a

deportação e o exílio de cidadãos brasileiros.

e) ao plano Collor. Este plano confiscou recursos depositados em contas bancárias e cadernetas de

poupança, forçando brasileiros a fugirem do país para não falirem.



7 MACKENZIE JULHO DE 2008 BRASIL 1984



“Foram momentos de ‘loucura’, dias de vertigem durante os quais era muito difícil raciocinar com base nos padrões usuais da política brasileira. Naquele ano de 1984, a contagiante festa cívica fez com que acreditássemos todos que o golpe de misericórdia na

ditadura militar estava ao alcance de nossas mãos.

Situações assim não são corriqueiras, são encruzilhadas históricas muito especiais.”

(Rodrigues, A. T., 2003)

Assinale a alternativa que explica, corretamente, o texto acima.

a) A citada ‘festa cívica’ nos remete à vitória de Tancredo Neves, candidato da coligação Aliança Democrática, nas primeiras eleições diretas do Brasil após 20 anos de ditadura militar.

b) O ano de 1984 foi marcado pelo movimento ‘ Diretas Já’, mobilização em favor da aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que garantiu a eleição direta de José Sarney à presidência da República, em 1985.

c) Ao contrário da expectativa positiva presente no texto, a pressão popular em favor das ‘Diretas’ não garantiu a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.

d) A ‘festa cívica’ comemorava a revogação, nesse ano, do Ato Institucional nº 5 (AI-5), instituído em 1968, que deixava a sociedade ‘amordaçada e mal informada’, devido à repressão e à censura impostas pelo Regime Militar.

e) O ano de 1984 marca a volta ao pluripartidarismo, com destaque para o surgimento do PMDB e do PCB, representativos da diversidade ideológica presente entre os cidadãos brasileiros.



8 FGV ADMINISTRAÇÃO JUNHO 2008 CPMF



Durante treze anos, todos os brasileiros que efetuavam movimentações bancárias conviveram com a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), tributo criado pelo Governo Federal, em 1994, para melhorar a infra-estrutura e o atendimento das unidades de saúde.

Adaptado de VEJA – Edição 2039 – 19 de dezembro de 2007

Por qual razão esse tributo não foi prorrogado em 12 de dezembro de 2007?

a) Por decisão do Governo Federal, como uma das medidas de antecipação da reforma tributária.

b) Por decisão da Receita Federal, que resolveu acabar com esse tributo em função do alto superávit fiscal já registrado nas contas públicas, em 2007.

c) Por decisão, em votação, na Câmara dos Deputados, que não aprovou a PEC – Proposta de Emenda Constitucional – enviada pelo Executivo.

d) Por decisão do STF – Supremo Tribunal Federal –que acolheu a ação direta de inconstitucionalidade contra a recriação do tributo.

e) Por decisão do Senado Federal, que negou ao Executivo os votos necessários para aprovar a PEC – Proposta de Emenda Constitucional –, que prorrogaria a CPMF até 2011.



9 FGV ADMINISTRAÇÃO JUNHO 2008 REFORMA TRIBUTÁRIA



O Governo Federal enviou ao Congresso, no início de 2008, um projeto de reforma tributária, com o objetivo de racionalizar e simplificar a tributação no Brasil. Dentre várias medidas, esse projeto do governo propõe a criação de um novo ICMS, com alíquotas uniformes em todo o país e que tem como um dos objetivos encerrar a anomalia denominada de “guerra fiscal”.

Adaptado de VEJA – Edição 2050 – 5 de março de 2008 e Folha de S. Paulo – 29 de fevereiro de 2008 Caderno Dinheiro

Em que consiste, especificamente, essa “guerra fiscal”?

a) É a disputa travada entre os municípios menos populosos e a União, com relação à fatia do IPTU arrecadado no país.

b) É a disputa travada entre estados da federação, com base na oferta de melhores incentivos e subsídios – especialmente isenção de impostos –, como forma de atração para que empresas se instalem em seus territórios.

c) É a disputa entre contribuintes (pessoas físicas) e a Receita Federal, com relação às deduções para o Imposto de Renda.

d) É a disputa travada entre os municípios mais populosos do país e a União, visando angariar uma fatia maior do ICMS arrecadado no país.

e) É a disputa travada entre as empresas multinacionais e a Receita Federal, em relação à remessa de lucros para a matriz dessas empresas.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui