Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Evento resgata as emoções da 1.ª corrida de carros no Brasil -- 28/07/2008 - 21:53 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








DATA HISTÓRICA



Evento resgata as emoções da 1.ª corrida de carros no Brasil



Foi ontem, para celebrar um século da prova disputada em São Paulo



Não daria, mesmo, para reproduzir com fidelidade extrema uma corrida de automóveis realizada há um século e um dia, em São Paulo. Mas o que se viu, ontem, na cidade onde dia 26 de julho de 1908 foi disputada a primeira competição de carros no País remeteu, e muito, quem participou do evento e milhares que acompanham o corso pelas ruas àquela histórica data. “Vi bastante gente emocionada”, disse Ariel de Gusmão, presidente do Automóvel Clube do Brasil (ACB), promotor da bela iniciativa.



Um dos mais entusiasmados com o evento “100 Anos da Primeira Corrida da América do Sul” era o mais antigo piloto presente, Luiz Américo Margarido, de 82 anos. Diante de veículos como um extraordinariamente bem conservado Peugeot 1908, produzido no ano da prova em São Paulo, o senhor Margarido reviu amigos de outras épocas, muitos de idade avançada também, e, claro, sensibilizou-se. “Compreendemos que vários personagens que fizeram a história do nosso automobilismo se reencontraram e há muito não se viam. Alguns ficaram com os olhos marejados”, descreveu Gusmão.





VIGILANTE RODOVIÁRIO – Carlos Miranda

esteve presente com o Sinca


No total, 110 automóveis participaram da “corrida”. “Foi, na realidade, um passeio, um desfile, por parte do trajeto da competição da época”, explicou o presidente do ACB. Também saiu do Parque Antártica, mas a “bandeirada” ocorreu na Praça Charles Miller. Em 1908, com a presença de personalidades ilustres como Alberto Santos Dumont, Washington Luis e o empresário (ararense Conde) Silvio (Álvares) Penteado, 16 pilotos iniciaram sua aventura no Circuito de Itapecerica, de 75 quilômetros, com largada e chegada onde hoje se encontra o Parque Antártica.



O jornal O Estado de S. Paulo deu destaque na sua edição de 27 de julho de 1908: “Da largada até o fecho do circuito uma multidão colossal estacionava pelas ruas, aplaudindo freneticamente os concorrentes à sua passagem.” Em especial o vencedor, (ararense Conde) Silvio (Álvares) Penteado, com um modelo Fiat de 1906, com o tempo de 1 hora, 30 minutos e 5 segundos.



Ontem havia um Fiat 509 A, de 1927, Packard 1923, a lendária Willys Interlagos 1965, dentre tantos outros. Vários pilotos da antiga foram homenageados, como Bird Clemente. Mais: Carlos Miranda, personagem do seriado de TV que marcou época nos anos 60, O Vigilante Rodoviário, esteve com o Sinca Chambord da Polícia em grande estilo: Miranda completou ontem 75 anos.



“Agora vamos promover algo semelhante no Rio de Janeiro”, comentou Gusmão. “O ACB foi fundado lá em 1907 e no dia 19 e setembro de 1909 organizou a primeira corrida no Rio.” &
9679;



Fonte: O ESTADO DE S. PAULO/Esportes, Segunda-feira, 28/07/2008, Página E4.





________________________________________





LEIA TAMBÉM:



OS 100 ANOS DA 1.ª CORRIDA DE AUTOMÓVEIS DA AMÉRICA DO SUL





________________________________________





“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui