Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->China Contemporânea -- 30/06/2008 - 07:59 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CHINA CONTEMPORÂNEA .



Prof. Edson Pereira Bueno Leal , junho de 2008-



IDH 0,745 em 2004 – 94. Lugar Extensão de 9,5 milhões de km2 e população em 2006 de 1,3 bilhão de habitantes .

A China durante séculos foi a civilização mais avançada do planeta . Seu apogeu foi na dinastia Tang ( 618-907) . Mas o império passou ao largo da Revolução Comercial e depois da Revolução Industrial e entrou em decadência , acentuada na última dinastia Qing ( 1644-1911).

A China Imperial inventou a pólvora, a bússola , a imprensa . Porém considerando a ameaça potencial decorrente de seu uso inadequado , decidiu por decreto que a pólvora não poderia ser usada para fins militares e desta forma permaneceu paralisada por milhares de anos. Mesmo assim , em dois mil anos de império os chineses foram bem sucedidos em manter unidos milhões de seres humanos.

Em 1793 , o rei Jorge III , da Inglaterra , enviou á China uma missão chefiada por Lorde George Macartney , para ampliar o comércio . A missão levou presentes caríssimos , uma amostra das tecnologias mais avançadas da época . Para espanto dos visitantes , o imperador Qianlong dispensou Macartney, com uma resposta altiva : " Nunca demos valor a artigos engenhosos , nem temos a menor necessidade das manufaturas de seu país " .Porém, depois desta visita , os artigos chineses , como a seda , o chá e a porcelana , viraram coqueluche entre os europeus .

Ao contrário do Japão com a revolução Meiji , a China continuou ignorando os avanços militares e tecnológicos do Ocidente até o final do século XIX o que possibilitou a sua dominação por várias potências capitalistas , especialmente a partir da Guerra do Ópio (1841). A exploração contou com o apoio dos mandarins (funcionários do estado imperial) e dos senhores de terra. Ou seja , o estatuto do Império Celestial foi mantido à custa de enormes concessões ás potências ocidentais .

Como a China , no século XIX não comprava quase nada do Ocidente , mas vendia muitos produtos , acumulava saldos comerciais gigantescos que absorviam estoques de prata . Os contrabandistas ingleses , para equilibrar a balança comercial descobriram um produto de grande aceitação entre os chineses , o ópio cultivado na Índia, sob dominação britânica. Como o imperador opôs resistência à entrada da droga , os ocidentais desembarcaram e surraram os chineses . É como se um cartel colombiano ocupasse uma cidade americana para obrigar os EUA a legalizar a droga . Os chineses além de aceitar o ópio , perderam cidades costeiras que se transformaram em enclaves estrangeiros como Hong Kong e Macau .

A derrota catastrófica para o Japão em 1894 e a ameaça de partilha do território pelas potências ocidentais gerou uma forte reação nacionalista na China .



Revolta dos Boxers 1898-1901



Tentativa fracassada de por fim à dominação externa . Com isso, russos , ingleses , franceses e japoneses partilharam o país . É uma proeza histórica a China ter sobrevivido como país independente , ante a voracidade da exploração colonial.

Bibliografia : Spence, Jonathan D. Em busca da China Moderna . Cia das Letras .

Filme : O último imperador . 1987 . Columbia.

No começo do século XX a imperatriz viúva Cixi enviou um pequeno grupo de cinco príncipes e funcionários - três manchus e dois chineses aos EUA e Europa para estudar seus governos e propor uma nova ordem constitucional para o governo chinês . Porém já era tarde para a modernização da dinastia Qing



República Kuomitang 1911



Partido Nacionalista, liderado por Sun Yat-sen implantou a república em 1911, mas nada pode fazer frente aos “senhores de guerra” ( governadores militares ) que governavam o país associados às potências imperialistas , encabeçadas pelo Japão.

Com a Primeira Guerra Mundial , a interrupção das importações desenvolveu a industrialização chinesa em algumas regiões : Manchúria Medidional , Hankeu e nos portos de Cantão, Xangai e Tien-Tsin . Em 1920 já eram mais de 3 milhões de operários.

Em 1919 a oposição acirrou-se pelas concessões sobre a China dadas ao Japão pelo Tratado de Versalhes.

Em 1921, influenciado pela Revolução Russa é fundado o Partido Comunista Chinês que vai crescer vertiginosamente após a sua criação .

A partir de 1925 , o PC Chinês alia-se ao Kuomitang , para reforçar a luta contra o governo de Pequim e os chefes militares do norte da China , passando a receber apoio da URSS .

Porém, ainda em 1925 morre Sun YatSen e Chiang Kai Shek , líder da ala direita do Kuomitang , assume o controle das tropas e com o apoio de homens de negócio, financistas e proprietários , inicia luta agressiva contra o partido comunista , que iria durar 22 anos .

Em 12 de abril de 1927 centenas de homens vestindo trajes civis , depredaram as sedes dos sindicatos mais importantes de Xangai e causaram verdadeiro massacre entre os comunistas . Entre os agressores foram identificados soldados do Exército Revolucionário de Chiang Kaishek .

O massacre de Xangai implodiu definitivamente a aliança entre nacionalistas e comunistas , dando início a um racha que se eternizou .

Derrotado em Xangai e Pequim, o PC liderado por Mao Tse Tung e Chuteh, retirou-se para o campo. Mao Tse Tung será o herdeiro de Sun e declarou “ Quem obtiver apoio dos camponeses , obterá a China ; quem resolver a questão agrária, ganhará os camponeses para seu lado . “ E esta foi a chave de sua vitória , a capacidade de organização das massas e sua mobilização foi essencial para o êxito dos comunistas e o fracasso do Kuomintang .

Em 1931 foi proclamada a República Soviética da China em Kiangsi no leste do país, mesmo ano em que o Japão invade a Manchúria, estabelecendo um estado satélite , o Manchukuo, no norte do país.

Entre 1931 e 1934 Mao fez amplo uso do suobiao , uma faca de lâmina dupla e cabo longo , contra opositores, desafetos, desertores e latifundiários muitas vezes donos de menos de 1 hectare de terras Neste período reduziu a população local em 20% .

Em 1934 é feita grande campanha militar dos nacionalistas para esmagar os comunistas. Os comunistas empreendem a famosa Longa Marcha (1934-35) , 80 mil homens de Mao, percorreram 10.000 km a pé, até a província de Chen-si, onde Mao organizou uma base de resistência , restando ao final de um ano apenas 4.000. A maioria dos que sobreviveram foram os que foram carregados em liteiras , como Mao .

Harrison E. Salisbury relata a miséria reinante na época " Quando a Longa Marcha passou por Guizhou , em 1934, nenhuma mulher saiu para ver. Elas não tinham roupas . Uma família de dez pessoas tinha apenas um par de calças e o usava rotativamente . Só quando havia neblina bem forte é que as mulheres saiam de suas choupanas , a nudez ocultada pelas brumas" ( Veja, 26.2.97, p. 36) .

Mao Tsé Tung foi escolhido para Secretário Geral do OC, assessorado por Chu En Lai e Lin Piao. O avanço japonês levou a um acordo entre o PCC e o Kuomintang em 1937, formando-se uma frente única até 1945.

A 2a Guerra Mundial interrompeu os conflitos e o Japão que já dominava a Manchúria ocupou outras regiões próximas a Pequim, Xangai e no litoral. Os japoneses adotaram uma política de expansão com características fascistas e imperialistas e além de dominar a China pretendiam o controle do Sudeste Asiático , rico em petróleo, borracha e minerais .

O Japão capitulou em 1945 e em 4 de julho de 1946 Chiang Kai Shek reinicia a luta contra os comunistas com apoio norte-americano. Mao mesmo com apoio dúbio dos soviéticos , continuou avançando, chegando a Pequim em janeiro de 1949 e em 10.10.1949 proclamando a República Popular da China.

Chiang Kai Shek fugiu para a ilha de Formosa onde instalou a China Nacionalista, com forte apoio dos norte-americanos que negaram reconhecimento diplomático a Mao. A China Nacionalista integrou a ONU até 1971 , quando foi substituída pela República Popular da China.

Depois da tomada do poder , o Partido Comunista liderado por Mao foi aos poucos adotando um socialismo próprio , afastando-se do modelo soviético. Os russos colaboram com equipamentos e tecnologia , em troca de matérias primas .

O primeiro Plano Quinquenal (1953-1957) deu prioridade à indústria pesada, tendo o número de trabalhadores passado de 3 para 9 milhões entre 1949 e 1957 . Os grandes proprietários rurais foram expropriados e instaladas cooperativas rurais para a coletivização da agricultura .

Em 1956 foi realizado o primeiro Congresso do PC depois da Revolução de 1949 . A China se declara parte do mundo comunista , liderado pela URSS . O culto á personalidade é criticado e a teoria de Mao é retirada da Constituição do Partido .



GRANDE SALTO PARA A FRENTE



Em 1958 teve início este ambicioso programa que planejava industrializar a China em 15 anos. Baseado nas comunas populares rurais , visava acelerar a produção agrícola e associá-la à produção industrial . Mao forçou camponeses a improvisarem siderúrgicas toscas , com o objetivo de alcançar a Inglaterra em 15 anos . O resultado foi mais desorganização da economia . Mao achava que o camponês tinha grande potencialidade revolucionária , ao contrário do marxismo que acreditava na potencialidade do operário . Pela tese marxista a China não poderia implantar o socialismo por não ter base industrial , nem um operariado organizado e Mao queria mostrar que esta tese era equivocada.

Mão ordenou que os chineses trocassem toda a sua agricultura de hortaliças , chá e frutas pelo plantio exclusivo de cereais . Mandou intelectuais, técnicos , cientistas e professores para um período de reeducação forçado nas fazendas coletivas , fechando as escolas do país por uma década .

O poder político vem do cano de uma arma de fogo. Mao.

A idéia de Mao era saltar a fase capitalista de desenvolvimento indo direto para o comunismo , daí o processo agressivo de coletivização . Mao e seus assessores não se julgavam sujeitos nem às leis dos homens , nem ás leis da natureza . Sustentavam que , com força de vontade , suor e uma ideologia superior , as leis da biologia , química e física poderiam ser reescritas . Mao afirmava que " a mente submete a matéria" .

O alvo do Partido Comunista era destruir a família como instituição . Por isso foram organizadas as "comunas do povo" , enormes coletivos que socializaram o abastecimento e a atividade agrícola . Os camponeses tinham licença para comer somente nos refeitórios públicos das comunas . O projeto era fazer a China "andar sobre os dois pés" , criando comunas auto-suficientes , dotadas ao mesmo tempo , de setores agrícolas , industriais , de serviços e com seu próprio sistema de defesa militar .

Com a promessa de que a China estava entrando em abundância , os camponeses consumiram até os grãos que deveriam ser guardados como sementes . A produção se desorganizou e começou a faltar comida em várias regiões. A indústria de base colapsou por completo . As histórias começaram a chegar até Mao que se recusou a acreditar nelas e concluiu que os camponeses estavam mentindo e que era conspiração de seus opositores.

A China ao longo de três anos após 1958 aumentou suas exportações de grãos e cortou as importações de alimentos , inclusive enviando grãos grátis para Coréia do Norte , Vietnã do Norte e Albânia.

A fome causada por este desastroso projeto de modernização de Mao causou a morte de aproximadamente 30 milhões de pessoas entre 1959 e 1961 . Somente em fins de 1961 e começos de 1962 o Partido Comunista reconheceu o desastre das medidas adotadas e as inovações mais mortais do Grande Salto para a Frente foram abandonadas na surdina ou revertidas .

A direção do partido afastou Mao das decisões na área política , social e econômica . Mao foi "encostado" na área de educação e cultura , de onde irá articular sua famosa Revolução Cultural .



SEPARAÇÃO CHINA URSS



Em 1958 as relações entre Pequim e Moscou começaram a deteriorar a partir do 20.º Congresso do Partido Comunista da URSS , quando Khruschov ao denunciar os “crimes de Stálin” acenou para o princípio da distensão ou democracia interna , que os chineses não pretendiam adotar.

Os atritos com a URSS levaram á saída dos técnicos soviéticos. Iniciou-se a rivalidade sino-soviética que dividiu e enfraqueceu o bloco socialista , com os soviéticos acusando os chineses de belicistas e estes os soviéticos de terem perdido o ímpeto revolucionário.

“A ruptura sino-soviética se consumou em 1960 . Mao lançou sobre Khruschov uma lista de anátemas , entre eles o de fortalecer a burocracia e dar a ela o mesmo papel que a burguesia exercia , no passado , como classe dominante .Era preciso , argumentavam os maoístas , manter p princípio da ‘revolução permanente’ , como forma de impedir o ressurgimento de uma classe com privilégios e poder de domínio sobre outra “ . ( Natali, João Batista , F S P Mais , 20.6.1997, p. 4) .

O fracasso no grande salto e a ruptura com a URSS reduziram o processo de crescimento econômico da China .



REVOLUÇÃO CULTURAL



A partir de 1966, com o objetivo de recuperar poder político , Mao promoveu uma “revolução dentro da revolução “ . Foi a Revolução Cultural caracterizado por um intenso culto à sua personalidade e implacável perseguição a seus adversários e que serviram de modelo a movimentos de contestação no mundo todo, cujo auge foram os protestos de Paris em 1968 .

Processo de transformação social constante era mais importante que a estabilidade política e o progresso econômico. Um dos seus objetivos era extinguir o analfabetismo. Porém a reforma de ensino foi feita pela destruição . " Eu não aprovo que se leiam tantos livros ... Não podemos seguir os velhos rumos do desenvolvimento de outros países e nos arrastar passo a passo atrás deles . Temos que esmagar as convenções . .. Precisamos de gente jovem , de pouca educação, mas com uma atitude firme e experiência política para executar essa tarefa " .

A Revolução Cultural manifestou rejeição aos valores econômicos e culturais ocidentais , sob a argumentação de que os inimigos de Mao estavam deixando-se corromper por tais valores . Mao se propôs a acabar com os vestígios dos regimes burguês e feudal na China e atacar os "quatro velhos" elementos da sociedade chinesa : velhos costumes , hábitos , cultura e pensamento. Chiang Chin , mulher de Mao , dizia " O camarada Mao sempre diz que não há construção sem destruição . Destruição significa crítica e repúdio ... De martelo na mão , eu os convoco para atacar todas as velhas convenções " .

Mao intitulou o Ministério da Cultura Chinês como o " Ministério dos Imperadores , Reis, Generais e Ministros , Ministério dos Talentos e Belezas e Ministério das Múmias Exteriores " .

Os comunistas eram convencidos a se dedicar ao partido 24 horas por dia . Qualquer demonstração de afeto pelos filhos era reprovada como um sinal de lealdade dividida . A mesma coisa os filhos deviam amar mais Mao que seus pais . "Papai está perto , mamãe está perto , mas nenhum deles está tão perto quanto o presidente mao" , dizia uma música cantada nas escolas.

Intelectuais e até dirigentes do PC foram perseguidos , acusados de "inclinações direitistas " . Hordas de jovens chineses , os "guardas vermelhos" , com o livro vermelho de Mao na mão , percorriam o país em busca dos "contra-revolucionários" , sendo os que sobreviviam enviados a campos de "reeducação" , nos confins da China para "aprender com os camponeses " . Professores apanhavam de seus alunos . "Quanto mais livros você lê , mais burro fica" , dizia uma máxima da época.

A massa enfurecida caçava suas vítimas : professores , médicos , técnicos, cientistas , escritores, intelectuais , artistas , poetas , arquitetos, gente de teatro, dançarinos, cantores , músicos, compositores , maestros , era " o pessoal que usava óculos " . Livrarias , lojas de música e de artigos importados , casas, templos, galerias, bibliotecas , onde quer que houvessem valores apropriáveis ou símbolos a serem destruídos. Jovens vestindo jeans eram espancados e suas roupas rasgadas . Moças de cabelo cumprido , tinham a cabeça raspada em público , pianistas tinham os dedos quebrados a martelo . Livros e materiais pilhados eram incendiados .

Jardins, animais de estimação eram considerados vícios burgueses . Até os sinais de trânsito foram invertidos , vermelho passou a significar "adiante" e o verde "parar" ( Veja, 28.09.94, p. 114-115). As pessoas eram reduzidas a um estado em que não se atreviam sequer a pensar , para que suas idéias não se externassem voluntariamente .

Entre os perseguidos inclui-se o futuro líder Deng , sua mulher e a madrastra que forma mandados em 1969 para o interior em regime de semi-prisão . Trabalhavam em uma oficina de conserto de tratores e moravam em uma casa simples onde faziam todo o serviço . O filho de Deng , Deng Pufang , estudante de física da Universidade de Pequim foi atacado por colegas da Guarda Vermelha e espancado . Trancado em uma sala do quarto andar , caiu ou se jogou da janela, ficando paralítico da cintura para cima .

Os filhos dos "lacaios do imperialismo" eram mandados a uma escola militar onde eram considerados crianças "negras" . Não podiam brincar com as crianças "vermelhas " , só se alimentavam de sobras e passavam horas diárias de massacre ideológico para admitir a natureza reacionária de sua família.

"A Revolução cultural foi um movimento contra a cultura , um ato político de vandalismo e terror " ( Sevcenko, Nicolau , F S P 29.06.97 , Mais , p. 5-9 )

Em um filme dos anos 90 , o cineasta chinês Chen Kaige produziu uma devastadora crítica da Revolução Cultural . Narrando o cotidiano de uma família de operários durante aquele período , a certa altura, uma jovem tem problemas na gravidez e vai para o hospital . Lá é atendida pelos " guardas vermelhos" , estudantes do 1.° e 2° anos de Medicina que havia afastado o diretor " burguês " da instituição . O resultado é que a garota perde a criança e só não morre por que um dos "guardas vermelhos" resolve trazer de volta o antigo diretor , que estava em uma prisão do Estado .

No verão de 1967 , quando a violência já degenerava em guerra de gangues, Mao admitiu seu erro e lançou o exército contra os guardas vermelhos. Mas a Revolução cultural provocou a morte de 1 milhão de chineses e estagnou a economia, sendo que os próprios ideólogos do PC denominaram o período de 1966 a 1976 como a “década perdida” . Foi um erro histórico que tentou destruir a tradição chinesa e resultou em maior isolamento e estagnação econômica .

Hoje em dia Mao , morto em 1976 , é mais reverenciado por ter recuperado a unidade territorial do país e menos pelo regime marxista lenilista que implantou.

Congresso do PC 1969 – Li Shaoqi e Deng Xiaoping , destituídos dos cargos de presidente da China e Secretário Geral do Partido em 1966 , são classificados de traidores . A teoria da Mao volta à Constituição .

Congresso do PC 1973 – A corrente mais radical do PC , a Guangue dos Quatro , liderada pela mulher de Mao , Jiang Qing, ganha espaço no Comitê Permanente do Politiburo , o grupo que detém o poder na China .

Filme : Adeus, minha concubina. 1993 Look Video . Livro : Mao . Spence, Jonathan . Objetiva .

Livro - Cisnes Selvagens , Chang, Jung . Companhia das Letras .

24. UNICAMP 2000 – Na origem do pitoresco há a guerra e a repulsa em compreender o inimigo : na verdade nossas luzes sobre a Ásia vieram , inicialmente , demissionários irritados e de soldados . mais tarde chegaram os viajantes – comerciantes e turistas – que são militares frios : o saque se denomina shopping e as violações são praticas honrosamente nas casas especializadas. (...) Criança, eu era vítima do pitoresco: tinham feito tudo para tornar os chineses apavorantes (...) (Adaptado de Jean Paul Sartre , Colonialismo e Neocolonialismo).

a) Retire do texto dois personagens da colonização européia da Ásia e da África do século XVI ao século XX e explique qual o seu papel na exploração e dominação colonial

b) Explique como a Revolução Cultural chinesa de 1968 se posicionou frente aos valores econômicos e culturais do Ocidente .



VIDA PESSOAL DE MAO



Li Zhisui foi médico pessoal de Mao até sua morte . Em biografia por ele escrita é possível verificar o perfil do ditador que dominou os chineses por 3 décadas . Segundo ele Mao era um homem devasso, egoísta e cruel , que viveu num clima de decadência , licenciosidade e despotismo na pior tradição dos imperadores chineses.

Seu desempenho na escola foi medíocre, foi expulso de várias , só falava o seu dialeto natal e obteve um domínio não mais do que vago em matemática e economia .

Mao jamais tomava banho, preferia ser esfregado com panos úmidos por seus guarda-costas ou escovava os dentes ( seus dentes foram cobertos por uma placa esverdeada e caíram todos na velhice) . Recusou-se a ser tratado de tricomoníase , uma doença sexualmente transmissível , apesar de suas amantes , mais de 3.000 .

Mao gostava de dormir com várias mulheres ao mesmo tempo e mantinha um estoque permanente de concubinas , na maioria atrizes e dançarinas recrutadas nos grupos culturais das forças armadas e sindicatos. (Veja, 27.8.97, p. 118-119)

Bibliografia : Li Zhisui . A vida privada do Camarada Mao . Civilização Brasileira.

Mao considerava a muralha da China um símbolo do passado feudal e mandou destruir trechos para construir estradas e reservatórios.

Em outra biografia , The Unknown Story conclui-se que tudo o que ele fez a partir da Revolução Comunista de 1949 foi ampliar de forma exponencial a escala de sua crueldade , seu oportunismo e seus desmandos - além de , com a ajuda de Chou em Lai , um talento da organização, instaurar a mais bem azeitada máquina de cooptação de que se tem notícia . A burocracia chinesa , em boa parte ainda em funcionamento, garantiu durante todo o reinado de terror de Mao que cada cidadão, desde a mais tenra idade , fosse apanhado pelo arrastão ideológico e operacional do regime “ . ( Veja, 16.11.2005 , p. 124-125) .



DESMAOIZAÇÃO – DENG XIAO PING



Iniciado após a morte de Mao , com grande expurgo nos quadros partidários e do governo, através de um golpe militar articulado pelo marechal Ye Jianying . que derrotou os líderes da revolução cultural , especialmente a mulher de Mao , Xiang-Ching e a Gangue dos Quatro , perdendo a possibilidade de assumir o poder o escolhido por Mao , Hua Guofeng . Deng Xiao Ping passou a controlar as rédeas do poder.

Congresso do PC 1977 – Marca a reabilitação de Deng Xiaoping e o começo de sua ascensão .

Para Fernando Mezzetti " a China atual não é mais a China de Mao . É a China de Deng, que nada tem a ver com aquela ... centenas , talvez milhares de jovens massacrados ao vivo , sob os olhares do mundo e mais de 1 bilhão de seres humanos libertados da fome , do subdesenvolvimento , do delírio do igualitarismo nivelado por baixo " ( Mezetti, Fernando . De Mao a Deng . Ed UnB 2000 ) . Deng substituiu o velho modelo econômico amparado no marxismo , por procedimentos adotados no Capitalismo no que pode ser chamado de “ socialismo de mercado” .

Ao contrário da URSS onde houve uma revolução civil , pois Stálin mandou matar quase todo o corpo de oficiais soviéticos em 1937 , na China os militares nunca perderam o controle do poder .

Em 1978 tiveram início reformas para modernizar o país e implantar a economia de mercado em algumas regiões. Dois novos slogans foram adotados : " enriquecer é glorioso " e " não importa a cor do gato , o importante é que mate o rato" . Ou seja , não importa se as reformas são de natureza capitalista ou socialista , mas sim o fato de estarem melhorando a vida da população .

Segundo o jornalista Fernando Mezetti , em 1980 na China , o “ trabalho físico era realizado com instrumentos medievais . As árvores eram consideradas simples combustível e os jardins, nada mais do que caprichos burgueses . Pequim era uma aldeia de gente camponesa . Todos escarravam no chão . Não se viam saias , nem vestidos , todos usavam túnicas Mão , cinzentas . O único prédio alto da cidade era o hotel estatal de Pequim, de dezessete andares . Havia feios edifícios baixos para as repartições públicas . O resto, quase a totalidade da capital era composto de hutongs , vielas com casas escuras de um andar , quartos sem janelas e enormes privadas coletivas que não eram servidas por esgoto . Uma ou duas vezes por semana , passavam um caminhão da prefeitura para recolher as fezes , que iram virar adubo nas fazendas coletivas . Nos lugares públicos não havia espelhos por que era considerado burguês cuidar da aparência . os salões de cabeleireiro tinham sido fechados . Existiam cupons de racionamento e apenas 64 chuveiros públicos para 8 milhões de pessoas em Pequim . Ninguém tinha TV , rádio, telefone, nem carro, a não ser funcionários do alto escalão do Partido Comunista Chinês .

No fim dos anos 70 a China começou a reformar o setor agrícola , permitindo que os camponeses ficassem com parte daquilo que produziam .

Congresso do PC 1982 – Deng consegue consolidar ainda mais o seu poder.

Congresso do PC 1987 – A “ terceira geração “ assume cargos no Comitê Permanente do Politiburo . Deng e outros da “segunda geração “ renunciam , mas mantém o poder de fato .

Em 2005 Pequim transformou-se em um jardim , com árvores novas espalhadas por todas as avenidas . As vias elevadas abrem-se em forma de pétalas . A cidade tem dez hotéis cinco estrelas do melhor gabarito internacional , equipados com restaurantes luxuosos e culinária impecável do Ocidente . As calçadas são amplas como as de Champs Elysées de Paris E tão limpas como as de Tóquio . Nas periferias enfileiram-se conjuntos de prédios de quarenta , cinqüenta andares com apartamentos pequenos para a massa trabalhadora . Na rua as pessoas se vestem com roupas mais simples do que na Europa, mas já são trajes modernos e, grande novidade, coloridos ( Veja , 31.08.2005 , p.68-75) . .

O PIB chinês cresceu entre 1978 e 1998 em uma média anual de 9,8% . Não ocorreram reformas políticas , permanecendo o regime fortemente centralizado. Porém dados estatísticos recentes demonstram que 2,5% dos chineses , detém 80% da poupança do país , o que demonstra que mesmo o regime comunista não consegue apresentar perfis melhores de distribuição da riqueza.

No campo , Deng organizou contratos no qual os camponeses comprometiam-se a vender parte da produção para o estado e o resto era por sua conta . Encerrou-se o ciclo de produção comunal e a produção aumentou substancialmente . Segundo o historiador Harrison E. Salisbury , " Mao ajudou os camponeses a tomar as terras dos ricos - depois a tomou de volta para as comunas... encheu as tijelas dos camponeses de arroz - e então as esvaziou com fomes terríveis " . ( Veja, 26.2.97, p. 33)



MASSACRE DE TIANANMEN - OU DA PAZ CELESTIAL-



Em 5 de junho de 1989 , mais de 3.000 manifestantes foram mortos por tropas chinesas na Praça da Paz Celestial , em Pequim . Cerca de 300.000 soldados tomaram as principais avenidas da cidade e atiraram contra os manifestantes acampados na maior praça chinesa .

Os estudantes e trabalhadores queriam liberdade de manifestação, o fim da corrupção e dos privilégios dos altos funcionários do governo, reconhecimento oficial das organizações e democratização do país . Deng Xiao Ping condenou os líderes da revolta , demonstrando que a China não toleraria a abertura política e autorizou a repressão .

Milhares foram presos e outros milhares tiveram que deixar o país .Segundo a organização Human Rights Watch , em 2008 dezenove anos depois , há ainda 130 manifestantes presos .

Papéis divulgados recentemente demonstram que houve grandes divergências no governo chinês , antes de decidir pela repressão ao movimento. (F.S.P. 4.2.2001, p. A-25) . Entretanto para Deng seu erro foi demorar demais e deixar os protestos assumirem proporções ameaçadoras. Ele morreu em 1997 aos 92 anos .

Bibliografia : Marti , Michael E. . A China de Deng Xiaoping . Nova Fronteira .



ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS



O governo chinês instalou em 1990 14 zonas econômicas especiais nas províncias costeiras do leste, adotando a chamada "economia socialista de mercado" , privilegiando a exportação e a modernização , produzindo nestas regiões imensas quantidades de mercadorias por empresas capitalistas , e que vem inundando o mundo todo com estes produtos de baixo preço e qualidade duvidosa. Estas zonas criaram uma dualidade no país entre regiões muito pobres e regiões muito avançadas e certamente serão um dos grandes desafios a serem superados nas próximas décadas pelo governo. As zonas eram consideradas um rompimento da ortodoxia comunista pelos radicais . Estas zonas também foram uma estratégia para tentar conter o êxodo de pessoas das pequenas para as grandes cidades .

As zonas são atraentes aos investidores pelas regalias tributárias, salários baixos e isenções de impostos sociais ou ecológicos . As condições de trabalho são pré-capitalistas . Os trabalhadores são aquartelados , as jornadas de trabalho são longas e quase não há precauções com a segurança .

As zonas se agrupam em três grandes regiões urbanizadas : o conjunto Pequin-Tianjin , a região de Xangai e suas cidades-satélite e, mais ao sul , o região de Hong-Kong –Shenzen-Guangzhou . Cada uma destas regiões está no estuário de um dos grandes rios e é dotada de importante porto . Uma quarta região de concentração , não litorânea é Chongqing .

Guandong , a maior dessas províncias , tem apenas 6% da população da China, mas 21% das exportações. Em Shenzhen , os salários são três vezes maiores que no resto da China, mas cinco vezes mais baixos que em Hong Kong .

Shenzhen em 1980 era uma vila de pescadores com pouco mais de 20.000 habitantes . A cidade fica próxima a Hong Kong e milhares de fábricas deixaram Hong Kong devido aos subsídios . As duas cidades estão na bacia do rio da Pérola , no caminho das principais rotas de navegação da Ásia . O porto de Yantian, em Shenzhen , tornou-se o mais movimentado da China .

Guangzhou já tem 8,4 milhões de habitantes . Seu porto é o quinto maio do mundo em volume de carga , mais de 300 milhões de toneladas em 2006 e seu aeroporto é um dos três maiores da China continental .

Changchun chegou a 3 milhões de habitantes . A cidade , conhecida como a “Detroit da China”, sedia a montadora FAW , uma das maiores fabricantes de veículos leves e pesados da China com faturamento anual de US$ 18 bilhões .

Em 20 anos a província de Zhejiang , da qual Hangzhou é a capital se transformou em um dos maiores centros de manufatura do mundo .Suas cidades se desenvolveram com base no modelo da especialização . Uma delas produz 40% das gravatas do mundo . Uma outra vizinha , 30% das meias , outra 70% dos isqueiros .

Nas demais regiões do país mantém-se as empresas estatais, controladas pelo Partido Comunista . O direito irrestrito à propriedade foi incluído na Constituição em 2003 . A carga tributária é reduzida , sendo 14 impostos aplicáveis às empresas estrangeiras .

O problema da colocação dos produtos chineses no mundo foi resolvido pela Internet . Em 1999 ,o chinês Jack Ma criou o Alibaba que cresceu , abriu o capital em 2007 e chegou a quase 30 milhões de clientes em 2008 .



PEQUENAS INDÚSTRIAS RURAIS



O empurrão para o saldo de produtividade veio das pequenas indústrias rurais de propriedade coletiva , uma herança do Grande Salto à Frente , lançado por Mao Tse Tung em 1958 . Criadas com o objetivo de promover a auto-suficiência das comunas , elas puderam diversificar a produção e absorver a mão de obra liberada pela descoletivização agrícola, primeira etapa das reformas . Entre 1978 e o começo dos anos 90 , a produção das chamadas empresas municipais e de aldeias cresceu 21% ao ano . Em 1997 elas eram responsáveis por 50% das exportações . O número de empregados passou de 25 milhões para 138 milhões em 2004 , em mais de 22 milhões de pequenas empresas . “ Sempre se pensa na China como um país centralizado , mas inovações locais foram um dos principais meios de levar mudanças adiante “ Saich , Antony . Escola Kennedy de Governo da Universidade Harvard . ( F S P Especial , 30.07.2006, p. 3) .

“Não sei se Marx aprova tudo o que estamos fazendo aqui. Mas vou encontrar-me com ele no céu e conversaremos a respeito “ Deng Xiao Ping , 1986.



CRESCIMENTO EXPLOSIVO DA ECONOMIA ENTRE 1978 E 1998



Com a reformas o PIB chinês desde 1978 aumentou 5 vezes, apresentando uma taxa média de expansão entre 1978 e 1998 de 9,8% ao ano , chegando a cerca de US$ 1 trilhão . O país passou de 32 para a 7 economia do mundo . As exportações passaram de US$ 20 bilhões para US$ 489 bilhões em um PIB em 2003 de US$ 1,4 trilhão . Para os EUA a China aumentou as exportações de 4 para US$ 140 bilhões em 20 anos . Para efeito de comparação, no mesmo período o Brasil passou de US$ 8 para 16 bilhões.

O investimento em relação ao PIB chega a 45% na China contra 16,8% do Brasil .

China Comércio exterior 1980 2003 em US$ bilhões.

1980 1985 1990 1995 2000 2003

Exportações 18,1 27,4 62,1 148,8 249,3 438,2

Importações 20,0 42,3 53,4 132,1 225,1 412,8

Fonte : China Statistic Yearbook 2004 .

O comércio com o Brasil vem crescendo muito , tendo passado de 1998 a 2003 de US$ 1,9 para 6,7 bilhões , Mesmo assim o Brasil representa apenas 1,1% das importações chinesas de US$ 413 bilhões.

O setor estatal que em 1978 respondia por 82% da produção industrial passou em 2000 para 30% . O setor estatal é o grande problema a ser enfrentado . Em 1998 , o resultado total destas companhias apresentou um prejuízo 21,9% maior do que no ano anterior . Calcula-se que um terço da mão de obra empregada nas empresas estatais é excedente . Demitir pessoas seria indispensável para sanear estas empresas , mas diante do perigo da instabilidade social esta possibilidade não existe . As empresas estatais controlam setores "estratégicos" , como energia, transporte , telecomunicações e siderurgia e não há planos de privatização.

A expansão continua em ritmo acelerado . O PIB chinês em 2003 aumentou em 9,1% , o maior ritmo em sete anos. Passou de US$ 991 bilhões em 1999 para US$1,4 trilhão em 2003.

Porém, o PIB per capita de 1.100 dólares ainda é o 141° do mundo , estando atrás do de Sri Lanka .



INVESTIMENTO ESTRANGEIRO



A China tornou-se o terceiro país do mundo a receber investimentos estrangeiros em volume , tendo recebido em 1998, mais de US$ 45 bilhões , ficando atrás apenas dos EUA e Inglaterra .

Com isso a China transformou-se rapidamente na fábrica do mundo com 91,4% de produtos industrializados do total das exportações e destas 30% são da área de tecnologia da informação , que inclui laptops , componentes eletrônicos e câmaras digitais . Em 2003 recebeu US$ 53,5 bilhões em investimentos , em 2004 , US$ 60,6 bilhões , totalizando um estoque de US$ 620 bilhões de investimento estrangeiro entre 1979 e 2005 ..Além dos incentivos fiscais , existe uma abundante mão de obra barata e uma taxa de câmbio favorável e estável há dez anos , em que US$ 1 valeu 8,28 yuans . .

O tremendo aumento do comércio exterior ocorreu devido a uma política de incentivo a investimentos estrangeiros voltados ás exportações . As empresas tem isenção do Imposto de Renda por dois anos e redução de 50% por mais três anos que poderá ser permanente se as vendas para o exterior forem superiores a 70% . A empresa deve permanecer na China por pelo menos dez anos . As exportadoras recebem, também a devolução do Imposto de Importação incidente nos produtos exportados e o Imposto Sobre o Valor Agregado .

Cerca de 60% das exportações são produzidas por empresas estrangeiras . Naquelas que importam parte de produtos e apenas concluem a produção na China a participação das empresas estrangeiras chega a 75% .

Calcula-se que 80% dos investimentos externos existentes no país são de chineses da diáspora que por questões de nacionalismo e incentivos fiscais estão dirigindo seus capitais para o país. Os investimentos externos no país já atingem a cifra de US$ 680 bilhões. Não há tarifas para 75% das importações .



O crescimento do país foi vitaminado com os dólares produzidos pelas exportações que na média anual de duas décadas de 1980 e 1990 chegaram a US$ 100 bilhões anuais .

Em 2005 o fluxo de comércio da China chegou a US$ 1,4 trilhão , equivalente a 64% de seu PIB . No Brasil a relação é inferior a 30% . Este volume só é inferior ao dos EUA e Alemanha . O superávit comercial em 2005 chegou a US$ 102 bilhões, alta de 219% em relação a 2004 . O fluxo de reservas internacionais da China chegou em 2005 a US$ 941 bilhões . Em 2007 chegou a US$ 1 trilhão e o parlamento chinês decidiu pela criação de uma agência independente do banco Central apenas para gerenciar parte destas reservas que poderão ser investidas dentro e fora do país . ( F S P ., 17.03.2007 , p. A-14) .

O país já consome 21% do aço produzido no planeta , metade do cimento , 31% do carvão e um quarto de todo o minério de ferro e 70% das máquinas têxteis . A demanda chinesa por minério de ferro em 2006 foi de 150 milhões de toneladas e a previsão e de que em 2020 chegará a 700 milhões de toneladas .

Domina 30% do mercado mundial de produtos têxteis, 35% dos brinquedos, 30% dos aparelhos de ar condicionado e 19% dos telefones celulares . Em 2003 tornou-se o segundo maior consumidor de petróleo do mundo , com 5,46 milhões de barris por dia , ultrapassando o Japão e tornou-se também o maior emissor de gases do planeta .

Em 2003 o país passou a fazer parte da Organização Mundial do Comércio , sinalizando a aceitação das regras internacionais .

O PIB chinês cresceu 9,5% em 2004 , o maior crescimento desde 1996 .Em 2001 foi de 7,5 % , em 2002 de 8,3% e em 2003 de 9,1% , caracterizando um período de grande expansão .

Em 1997 Pequim recuperou o controle de Hong Kong , um dos principais símbolos do capitalismo asiático e que ficou 156 anos sob domínio britânico. Em dezembro de 1999 Macau , enclave português passou ao controle chinês.

A expectativa de vida saltou de 35 anos em 1949 para 71 anos .

Exemplo da modernização da China é o início da construção da primeira linha comercial do mundo cujos trens serão impulsionados por levitação magnética e que irá funcionar a partir de 2003 . ( Veja, 14.03.2001 , p. 54-55 )

O país está construindo a maior usina hidroelétrica do mundo a de Três Gargantas , no rio Yang Tse , cujo reservatório terá 600 quilômetros de extensão e usará 28 milhões de metros cúbicos de concreto, mais que o dobro que foi usado em Itaipu . Cerca de 118 monumentos históricos , a maioria da dinastia Ming ( 1368-1644) , de valor histórico inestimável , terão que ser removidos no maior projeto de resgate arqueológico já feito. Os edifícios históricos da cidade de Dachang , ás margens do rio Yang Tsé serão desmontados e remontados a 5 quilômetros de distância , criando-se uma cidade museu .

A China consome 40% do cimento mundial e a área construída dobrou entre 1999 e 2002 .

O país em 2003 tornou-se o terceiro do mundo a colocar um astronauta em órbita , Yang Liwei com 38 anos que na nave Shenzhou V , a "Nave Divina" deu 14 voltas ao redor da Terra em um projeto de US$ 2,5 bilhões , tendo partido da província de Gansu onde a população sobrevive com pouco mais de 1 dólar por dia .

Em Pequim começou a funcionar em novembro de 2004 o maior shopping center do mundo , com 557.000 metros quadrados de área . O Golden Resources tem 230 escadas rolantes , praças de alimentação do tamanho de dois campos de futebol , um aquário com seis crocodilos tailandeses e 1.000 lojas que vendem de tudo . , sendo necessários dois dias para percorre-lo totalmente . ( Veja, 8.12.2004, p. 64) .

A China decidiu seguir uma política própria de abertura suave, com forte presença do Estado , sem a intervenção do FMI . Esta postura foi bem sucedida , sendo o país que apresentou a maior redução do nível de pobreza entre 1990 e 1998 , segundo o relatório “Um mundo melhor para todos” do FMI, Banco Mundial e ONU. O número de pobres na China neste período diminui de 360 para 210 milhões , enquanto no mundo no mesmo período a redução foi de 1,3 bilhão para 1,2 bilhão. (F.S.P. 11.08.00, p. B-14).



CORRUPÇÃO



O governo chinês para conter a corrupção não hesita em executar altos membros do partido. Em 2000 foi executado Cheng Kejje um dos vice presidentes do Congresso Nacional do Povo, o Parlamento chinês , por receber propinas de US$ 5 milhões , quando era governador da província autônoma de Guangxi Zhuan , entre 1992 e 1998 . ( F S P 15.09.2000 , p. A-14).

INTERNET

Na China moderna , controlar a Internet é essencial para o governo manter o controle do poder. Por isso a polícia chinesa fechou 2000 cibercafés e desligou a conexão de outros 6000 . Outros 60.000 terão que se comportar , evitando os ciberdissidentes . Softwares de monitoramento foram instalados nos computadores. ( Veja, 27.06.2001 , p. 60) . Mais de 500.000 sites tem acesso bloqueado e 33 pessoas estão presas por usar a Internet para fins " subversivos" , como denunciar violações aos direitos humanos.



ALTA TECNOLOGIA



Porém em termos de alta tecnologia a China ainda tem muito o que fazer . O país tornou-se uma base de produção de baixo custo para empresas multinacionais .Em 2002, apenas US$ 68 bilhões ( um pouco mais de 20%) das exportações chinesas foram classificadas como de alta tecnologia . E cerca de 85% das exportações chinesas de alta tecnologia são produzidas por empresas bancadas por dinheiro estrangeiro , e 61% por empresas sob controle estrangeiro integral , o que significa que não acontece transferência de tecnologia para o parceiro doméstico .

Pelo menos 85% das necessidades de semi-condutores da China são atendidas por importações e a capacidade local de produção se concentra em produtos de qualidade moderada e está sob o controle de estrangeiros . ( Kroeber, Arthur , in F S P 3.1.2004 , p. B-2) .

O governo chinês está procurando aumentar a parcela de produtos de alta tecnologia e por isso os investimentos nestas áreas são mais incentivados que as demais . Algumas empresas estão instalando Centros de Pesquisa e Desenvolvimento.

A China apresenta também um grande problema com relação à qualidade de seus produtos . As linhas de produção chinesas tem alto índice de terceirização , o que às vezes compromete a qualidade dos produtos , pois pelo grande número de empresas fornecedoras , acaba se perdendo o controle sobre a origem do produto . Alia-se a isto o alto grau de corrupção dos órgãos responsáveis pela fiscalização das indústrias , além das leis que regulam a produção serem frouxas. Porém como vende para todo o mundo os produtos chineses estão sujeitos a obedecer a padrões internacionais de qualidade .

Três estados americanos encontraram em filés de peixe importados da China , resíduos de antibióticos proibidos que podem causar inflamação no estômago . Encontrou-se ainda melamina, uma substância tóxica , no glúten de trigo chinês . Rações contaminadas mataram animais domésticos . Pasta de dentes chinesas foram apreendidas em quatro países por conter dietilenoglicol , um solvente letal usado no lugar da glicerina . Em 2007 descobriu-se que algumas empresas chinesas enchiam bichos de pelúcia com matérias como areia , lixo plástico e resíduos tóxicos de algodão .

No final de maio de 2007 , um ex-diretor da Agência Estatal de Alimentos e Remédios da China , Zheng Xiaoyu , foi condenado à morte por ter aceitado um suborno de US$ 850.000 para aprovar medicamentos . (Vejam 6.6.2007 , p. 74-75) .

Em junho de 2007 a empresa americana RC2 teve que recolher 1,5 milhão de trenzinhos de madeira pintados com tinta tóxica . Em agosto de 2007 a empresa Fisher-Price, uma das unidades da Mattel , descobriu chumbo em excesso na pintura de bonecos da Vila Sésamo e da Nicklodeon e retirou do mercado 967.000 produtos .

A Mattel, maior fabricantes de brinquedos do mundo anunciou em agosto de 2007 o recall mundial de 21,8 milhões de seus produtos , bonecas Barbie e Polly e de super heróis como o Batman que continham pequenos imãs apenas colados , que poderiam se soltar e ser engolidos pelas crianças com risco até de morte . O governo chinês iniciou uma campanha para melhorar a imagem de sua indústria . Fábricas envolvidas em escândalo estão sendo fechadas ou tendo suas licenças de exportação suspensas . ( Veja, 22.08.2007 , p. 80-81) .



SISTEMA FINANCEIRO



O sistema financeiro da China é um dos grandes pontos de fragilidade da economia . Ele é quase exclusivamente constituído por bancos , havendo mercados de ações e de bônus , mas são pequenos .

Os bancos possuem um volume considerável de empréstimos de má qualidade. O número oficial aponta em torno de 15 a 20% . No Japão , que já é um caso de sistema desastroso os créditos de má qualidade chegaram no máximo a 15% . Estima-se que na China o número real seja entre 30 a 50% dos empréstimos o que , considerando os financiamento em torno de 130% do PIB pode chegar a US$ 1,95 trilhão , podendo haver créditos de má qualidade entre US$ 470 a US$ 970 bilhões em cálculo do economista americano Michael Pettis . Isso significa em torno de 40% do PIB , o que somado aos demais débitos do governo pode chegar perto de 100% do PIB . ( F S P 12.09.2004 , p. B-7) .

Porém as instituições financeiras globais estão se engalfinhando para comprar partes dos bancos chineses que receberam investimentos de US$ 27 bilhões em 2004 e 2005 . Em agosto fe 2004 , o HSBC comprou 199% do Bank of Comunnications , o quinto maior da China por US$ 2,25 bilhões e ampliou de 10 para 19,.9% sua participação na Ping An , segunda maior seguradora da China . Em junho de 2005 o Bank of América comprou 9% do CCB China Constrution Bank , por US$ 3 bilhões . Em julho de 2005 o grupo Temasek de Cingapura , comprou 5,1% do capital do CCB por US$ 1,5 bilhão . Em agosto de 2005 , consórcio liderado pelo Royal Bank of Scotland comprou 10% do BOC Bank of China por US$ 3,1 bilhões . Em janeiro de 2006 consórcio formado pelo Goldman Sachs, Allianz e American Express investiu US$ 3,78 bilhões no ICMC – Industrial and Comercial Bank of China . Em fevereiro de 2006 , o grupo Temasek de Cingapura , comprou 5% do capital do BOC e anunciou investimentos de US$ 2,5 bilhões no CCB.

Os conglomerados financeiros globais querem estar bem posicionados quando tiverem maior liberdade para expandir seus negócios . Os bancos chineses estatais considerados ineficientes e insolventes tem muito a melhorar . Do total de créditos podres de aproximadamente US$ 850 bilhões, o Jonathan Anderson, economista chefe do banco UBS na Ásia acredita que mais de metade já foi resolvida , graças à transferência destes créditos a entidades que tentarão recuperá-los por meio da concessão de descontos em relação a seu valor original .

Os bancos chineses tem milhões de clientes , administram ativos de US$ 4,6 trilhões ( 230% do PIB) , tem péssima performace na avaliação de riscos , seus gerentes não possuem qualificação adequada , mas há um novo mercado de crédito imobiliário , crédito para compra de veículos ou empréstimos para companhias privadas de imenso potencial de crescimento . ( F S P 26.03.2006 , p. B-8 ) .



MEIO AMBIENTE



O país com a economia se expandindo passa a ter sérios problemas ambientais . Não há tratamento de lixo e esgoto para 765 milhões de chineses . O Rio Amarelo com 5400 km está totalmente poluído. A China já é o maior poluidor do mundo , devido às indústrias e usinas termelétricas movidas a carvão que lançam 808 milhões de toneladas ao ano no ar . Um terço do território do país já é formado por desertos devido às erosões. ( Revista Veja, 20.06.2001 , p. 64-65) .

O governo pretende fechar “fundições de ferro” antiquadas com capacidade de produção anual de 100 milhões de toneladas e siderúrgicas “antiquadas “ com capacidade de produção anual de 55 milhões de toneladas por ano , no período 2007 a 2011 .

O crescimento econômica da China e a sua imensa população tornam crucial a questão ambiental . Com um crescimento per capita de 8% ao ano , inferior aos padrões do início do século XXI , a China terá em 2031 uma renda igual a dos Estados Unidos em 2007 . Conforme assinala o ambientalista americano Lester Brown “ Se os chineses tivessem o mesmo padrão de consumo dos americanos , em 2031 a população de 1,4 ou 1,5 bilhão da China consumiria o dobro da atua produção de papel de todo o mundo . Se houver três carros para cada grupo de quatro pessoas , como nos Estados Unidos hoje , a China teria 1,1 bilhão de carros . Em todo o mundo hoje há 800 milhões . O consumo de petróleo seria de 99 milhões de barris ao dia . A produção atual de petróleo é de 85 milhões de barris por dia . O que a China está nos ensinando é que o modelo econômico ocidental , centrado em combustíveis fósseis , não vai funcionar para o país . Se não funcionar para a China , não vai funcionar para a índia , que em 2031 terá uma população maior que a da China . Há 3 bilhões de pessoas nos países em desenvolvimento, sonhando o sonho americano” . ( F S P. 2.7.2007 , p. A-9) .

Segundo o Banco Mundial , 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo estão na China . Pequim é uma das piores . Mais de metade da água dos rios chineses é imprestável , e 90% dos lençóis freáticos das cidades estão poluídos . Segundo estimativa do Banco Mundial , cerca de 750.000 pessoas morrem por ano , em decorrência da poluição do ar e da água no país . A taxa de câncer de fígado no país dobrou em 30 anos e é a maior do mundo . Fábricas poluidoras no interior criaram os chamados “vilarejos cancerosos” , onde a taxa de tumores malignos é altíssima . A agência chinesa de proteção ambiental estima entre 8 a 13 % do PIB o prejuízo anual em decorrência da poluição . Segundo a OCDE , a poluição diminui a produção entre 3 e 7% ao ano , basicamente porque os doentes são obrigados a ficar em casa sem trabalhar .

Em 2005 aconteceram mais de 50.000 manifestações contra a poluição no país . O governo pretende quintuplicar a geração de energia nuclear , fechar fábricas poluidoras e investir mais de US$ 40 bilhões no tratamento de esgoto até 2010 . ( Exame, 18.06.2008 , p. 106) .



CONDIÇÕES DE TRABALHO



Um dos grandes atrativos do país é a mão de obra barata pois o salário mínimo em Pequim é de apenas US$ 30 e em regiões mais remotas como Xinjiang pode alcançar apenas US$ 19,5 . A legislação trabalhista é simplificada , facilitando a contratação e dispensa da mão de obra .

As condições de trabalho na indústria chinesa se aproximam daquelas relatadas no início da Revolução industrial . Dados da OIT indicam que em 2002 , cerca de 386.645 chineses morreram de doenças do trabalho . Dezenas de milhões trabalham por salários inferiores a US1 a hora , sem contrato de emprego, sem assistência médica ou sindicato . O número de pessoas com doenças respiratórias , circulatórias , neurológicas e do trato digestivo já é maior do que de qualquer país industrializado. ( F S P 22.6.2003, p. A-21) .

Em janeiro de 2008 entra em vigor uma lei trabalhista que estabelece que os funcionários com mais de 8 anos de casa tenham seu contrato estendido por tempo indeterminado e que qualquer demissão seja comunicada ao sindicato.( Exame, 31.12.2007 , p. 26) .



GOVERNO em 1992



Congresso do PC 1992 – Jiang Zemin consolida sua posição de Secretário Geral . Deng morreu em agosto de 1994 , mas a sua política de reformas continuou com Jiang Zemin, no poder desde 1989 e que em 1997 visitou os EUA e recebeu Boris Yeltsin, reconciliado os dois países. .Jian adota a teroai de crescimento econômico a qualquer preço .

Congresso do PC 1997 – Aprova a reforma e a privatização de empresas estatais . A teoria de Deng passa a fazer parte da Constituição .

Congresso do PC 2002 – Marca a ascensão da”quarta geração” , sob o comando de Hu Jintao tornou-se presidente da China em 2003 , cargo que acumula com o de secretário geral do PC , representando a quarta geração de líderes revolucionários . Jiang Zemin mantém influência e sua teoria é incluída na Constituição .

Hu Jintao era um engenheiro de hidrelétricas em uma província pobre . Deng em 1980 pediu ao partido em 1980 que selecionasse nas províncias “jovens” de até 49 anos , formados em áreas técnicas e com capacidade gerencial . A seleção foi portanto com base na meritocracia e Hu Jintao foi um dos selecionados . O mandato dos nove dirigentes do Comitê Permanente do Politburo dura cinco anos e é renovável por mais cinco depois se aposentam . Deng criou uma renovação com base no mérito .

Hu Jintao muda a idéia de desenvolvimento a qualquer preço para uma maior preocupação com questões sociais e ambientais e a busca de um desenvolvimento mais equilibrado do ponto de vista regional , beneficiado pela maior capacidade de recursos do Estado que passou de 10 para 19% do PIB em 2006, podendo adotar medidas como o fim dos impostos e de mensalidades escolares cobrados de famílias camponesas , que ainda são 52% da população chinesa .

Hoje a China possui o maior exército do mundo , com cerca de 2,5 milhões de soldados , embora pouco equipado e treinado para os para os padrões ocidentais . As despesas militares em 2007 chegam a US$ 45,3 bilhões , quase alcançando o reino Unido e a França , países que mais gastam depois dos Estados Unidos . Porém um acordo entre Washington e Taipé , pelo qual o governo norte-americano deve fornecer armas para a proteção de Taiwan e os planos dos EUA de criação de um sistema de defesa antimísseis tem estimulado os chineses e modernizarem suas forças armadas . A China tenta de todas as formas possíveis reintegrar Taiwan a seu território.

O Parlamento chinês em 2004 aprovou uma emenda com a seguinte redação : " O Estado respeita e garante os direitos humanos " . Embora ainda de forma vaga e imprecisa , é reflexo de uma resposta ás pressões internacionais e pode representar o início de uma mudança da postura do governo chinês sobre o assunto. ( F S P 4.3.2004, p. A-17) .



CONGRESSO DO PC 2007



Marca a ascensão ao poder da chamada “geração perdida “ , que chegou á juventude no período da Revolução Cultural (66-76) e foi enviada para trabalhar na zona rural durante anos . Dos 1,3 bilhão de chineses , 74 milhões são filiados ao PC . Destes 2.217 delegados reúnem-se no Congresso e escolhem um comitê central , de cerca de 350 pessoas que por sua vez escolhe o Politburo , de 25 integrantes e um Comitê Permanente do Politburo , um grupo de nove pessoas que de fato manda na China .

Estas nove pessoas são Hu Jintao, Wu Bangguo, Wen Jiabao, Jia Qinglin , Li Changchun, Xi Jinping, Li Keqiang, He Guoqiang e Zhou Yongkang.

O poder central da China está dividido entre dois grupos . Um deles é ligado ao presidente e recebeu os apelidos de Ala Jovem e Grupo da Tsinghua, referência à conceituadíssima universidade onde estudaram o engenheiro Hu e seus aliados .

O outro é o Grupo de Xangai , que cresceu sob o patrocínio do ex-presidente Jiang Zemin . Deste grupo faz parte o número dois do partido , Wu Bangguo .

Discurso de Hu-Jintao , presidente da China na abertura do 17.º Congresso assinalou que “ o desenvolvimento rápido é a mais destacada conquista [ dos últimos cinco anos ] , mantém-se o objetivo de quadruplicar o PIB per capita entre 2000 e 2020 , transformando a China em uma sociedade moderadamente próspera , mas o crescimento econômico deve ser norteado pela teoria do “ desenvolvimento científico” , com a adoção de um modelo que implique menor consumo de recursos naturais e de energia e melhor distribuição de renda . ( F S P , 16.10.2007 , p. A-12) .

No final do Congresso foram apresentados os dois novos membros do Comitê Permanente do Politburo que deverão assumir o comando da China após 2012 , quando a geração do atual presidente Hu Jintao deixará o,poder . Trata-se de Xi Jinping de 54 aos e Li Keqiang de 52 anos . Xi Jinping também foi apontado para a Secretaria do Comitê Central o que o torna o mais provável sucessor de Hu Jintao . A sucessão deve ocorrer pois existe uma regra não escrita que fixa em 68 anos o limite de idade para os organismos de cúpula da legenda . ( F S P . 23.10.2007 , p. A-9) .



COMUNISMO AINDA CONTINUA ?



Segundo o vice ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista , Cai Wu , o comunismo ainda continua em implantação na China . “ a China está no estágio primário do socialismo e ficará por um longo período nesta etapa . Nessa fase inicial , a prioridade do nosso partido é desenvolver as forças produtivas da China e livrar o país da pobreza .

...Atualmente estamos combinando o sistema fundamental do socialismo com o mecanismo do mercado , que não é um elemento particular do capitalismo . O capitalismo também tem planificação e o socialismo também tem economia de mercado . A inovação do senhor Deng Xiaoping é uma inovação para a teoria econômica do marxismo . A China não está combinando o capitalismo com o comunismo , mas está combinando o socialismo com o mecanismo de mercado “.

Em conclusão o sistema econômico da China é a “ economia de mercado socialista . Temos que permitir que o mercado desempenhe a função de distribuição dos recursos . Na área econômico-social , nos dedicamos a desenvolver o socialismo , procurando a prosperidade comum e evitar a polarização entre os ricos e os pobres .

...Até 2050 , que é o centenário de fundação da República Popular da China , o país atingirá a meta de modernização preliminar e poderá chegar ao nível de um país de desenvolvimento médio . Tudo isso se deve à grande população da China . É a nossa realidade . Temos uma base baixa de partida , o que é outra realidade da China . Se dividimos qualquer êxito pela enorme população da China , ele não significa nada . Por isso , a China ficará por longo tempo na fase inicial do socialismo , pelo menos até meados deste século”. ( F S P 8.11.2004 , p. B-4) .

Em termos de educação , o marxismo-leninismo foi substituído pela “educação patriótica “ . Tal educação busca desenvolver um sentimento coletivo de vitimização , no sentido de que o povo chinês , com 5.000 anos de civilização , nunca mais deve se deixar humilhar por agressores estrangeiros para que a China seja a sobrevivente suprema entre as nações . Nesta linha de pensamento o autoritarismo se justifica por questões de sobrevivência étnica pois é preferível à população ser escrava de seus próprios líderes , do que ser escrava de estrangeiros .

Segundo o acadêmico inglês Timothy Garton Ash , a “China é exemplo de algo paradoxal, um sistema de ‘capitalismo lenilista’ . Lá , um regime ostensivamente comunista se combina com uma forma extremamente vibrante de economia de mercado . Se esse equilíbrio é sustentável não sei dizer . A informação histórica sugere que, mais cedo ou mais tarde , a propagação da democracia burguesa em solo chinês , deve se tornar inapelável “ . ( Revista Veja, 8.6.2005 , p. 15) .

O sociólogo e economista italiano Giovanni Arrighi , professor da universidade Johns Hopkins nos EUA de certa forma concorda com a idéia de inovação ao afirmar “ Algo está emergindo na China que não tem paralelo . Eles provavelmente vão inventar algo novo, que as velhas categorias não são capazes de abarcar . ... A China foi durante séculos a mais desenvolvida economia de mercado , mas não era capitalista , no sentido de que capitalistas não estavam no comando do Estado , como estavam nas cidades-Estado italianas , na Holanda, no Reino Unido , nos EUA , nos vários centros capitalistas ao longo dos últimos séculos . ( F S P , 2.9.2007 , p. A-24) .

Países bem sucedidos do Terceiro Mundo como Taiwan, Coréia do Sul e Chile , iniciaram um forte período de crescimento econômico sob governo autoritários e depois passaram para a democracia . Na China pode estar em emergência um novo modelo de acumulação capitalista sem democracia .

No 17 Congresso do PCC o porta voz do encontro afirmou “ Nunca iremos copiar o modelo de sistema político ocidental , mas a legenda caminha para uma maior institucionalização de seus procedimentos , com a adoção de regulamentos que aumentam a previsibilidade de suas decisões , no que se pode chamar de “democracia socialista “ .

A socióloga Susan Shirk , no livro Fragile Superpower apresenta um cenário pessimista de colapso do regime causado pela soma de problemas não resolvidos pelos anos de crescimento econômico : poluição insuportável, desigualdade social e camponeses abandonados à própria sorte .( Exame, 18.06.2008 , p. 95) .

Porém , dado o elevadíssimo grau de controle que o partido comunista mantém sobre a população e a economia do país o cenário mais provável e que a situação continue como está, com um contínuo crescimento do mercado consumidor , diminuição da pobreza absoluta e os problemas ambientais serão equacionados paulatinamente com uso de tecnologias de ponta . A China caminha mesmo para a consolidação de um modelo híbrido de capitalismo sem democracia . Neste sentido , o governo lançou um programa apelidado de “sociedade harmônica” que buscaria , não o maior crescimento a qualquer custo , mas o maior crescimento possível dentro dos limites .



CHINA E CAPITALISMO



A expansão econômica chinesa coloca em questão a continuidade do Capitalismo . É uma aparente contradição que uma nação que continua com um sistema político comunista possa desenvolver-se no contexto do sistema capitalista .

Para uma melhor compreensão desta realidade é preciso compreender as características do excepcional crescimento chinês . A China tornou-se um dos países com maior afluxo de capitais estrangeiros . Nos anos 1990 grandes empresas multinacionais transferiram suas unidades de produção para território chinês , para aproveitar os baixos custos de mão de obra local . Na verdade , a China tornou-se uma grande montadora internacional de componentes produzidos em outros países . Não houve uma efetiva transferência de tecnologia . Cerca de 60% das exportações chinesas são controladas por empresas estrangeiras .

Das 500 maiores companhias americanas , 450 instalaram-se na China . Cerca de US$ 72 bilhões foram investidos na China em 2005 , o maior volume em todo o planeta.

Observa-se conforme assinala Robert Kurz , “ nenhum vestígio de autonomia nacional , somente o resultado do salário extremamente barato e da proscrição jurídica de escravas que trabalham nas zonas de economia exportadora , na maioria jovens e aquarteladas “ ( F S P Mais 5.2.2006 , p. 3) . Por sua vez o grande destino das mercadorias produzidas pelos chineses é justamente o mercado americano . Portanto a China há muito deixou de ser um país comunista para ser o paraíso dos conglomerados transnacionais em busca de menores custos de produção . A burocracia política , de reputação duvidosa , exerce o seu poder para aplacar as grandes contradições sociais que crescem no país . Portanto , não há contradição entre a China atual e o capitalismo , mas complementariedade .

A China não desenvolveu ainda um direito de propriedade claramente definido , independente das vontades da burocracia e há incertezas sobre quanto tempo os chineses conseguirão conviver com salários tão baixos . O solo pertence ao Estado , o qual concede o seu uso por meio de transferências , arrendamento ou associações , concedendo o direito de superfície .

Porém em março de 2007 , o Parlamento Chinês , com 2.889 integrantes aprovou projeto que protege a propriedade privada e estabelece imposto de Renda para as empresas estrangeiras de 25% , a mesma alíquota que as chinesas . ( F S P , 17.03.2007 , p. A-14) .



Milionários



Na China atual já surgem os primeiros bilionários , sete já constando da lista feita desde 1999 por Rupert Hoogewerf e batizada de Hurun Report.



MILIONÁRIOS CHINESES em 2005

Nome e idade Setor Fortuna Como enriqueceram

Huang Guangyu (36) Eagle Investments 1,7 bilhão Venda de produtos eletrônicos

Yan Jiehe (45) China Pacific Construction Group 1,5 bilhão Construção civil

Timothy Chen Tianqiao(32) Shanda Networking Development 1,45 bilhão Portal da Internet e jogos on line

William Ding Lei ( 34) Netease.com 1.25 Portal da Internet e jogos on line

Xu Rongmao ( 55) Shimao Group 1,20 Imobiliário

Larry Rong Zhijian(63) Citic Pacific Group 1.10 Aviação , infra estrutura , telecomunicações , incorp. Imob.

Lu Guanqiu ( 59) Wanxiagn Group 1.00 Autopeças e finanças



O número de bilionários na China passou de três em 2004 , sete em 2005 , 15 em 2006 e cem em 2007 Cheung Yan que liderou a lista em 2006 , nem sequer aparece entre os dez primeiros colocados em 2007 . Setecentos chineses possuem em 2007 patrimônio superior a US$ 100 milhões cada . Os 400 chineses mais ricos possuem um patrimônio de US$ 75 bilhões equivalentes a 7% do PIB da China e 30% integram o Partido Comunista e nove dos cem mais ricos pertencem ao Congresso Nacional do Povo, o parlamento . ( F S P 15.10.2005 , p. B-16) .

A China tem 42 representantes em 2008 , na lista dos homens mais ricos do mundo da revista americana Forbes . Em 2003 não tinha nenhum .O número de milionários já é de 345.000 e eles vem crescendo a uma taxa de 7% ao ano .

A China já possui 1,5 milhão de empresas privadas , que respondem por mais de metade do PIB de US$ 980 bilhões . O país entrou na Organização Mundial do Comércio ( Veja, 8.8.2001, p. 51) . No novo modelo comunista , os chineses tem liberdade para ganhar dinheiro, mas não para contestar o poder .



Milionários e partido comunista



O presidente Jiang Zemin em 2001 disse que os capitalistas seriam bem recebidos no maior partido comunista do mundo . Segundo Jiang "as forças avançadas de produção no estágio primário de socialismo em que a China se encontra não incluem apenas os trabalhadores " Porém o líder não os chama de capitalistas , mas de "empreendedores privados" .

Sob este ponto de vista pode-se argumentar que até os EUA estão mais avançados que os chineses pois os americanos tem a maior parte dos meios de produção sob controle coletivo das Bolsas e fundos mútuos de investimento e um proletariado bem informado. ( F S P , 26.08.2001 , p. A-19) .

A iniciativa do líder comunista decorre do fato de que até agora os empresários tem poder econômico , mas não são ainda uma força política , podendo aderir a outros partidos e ameaçar o domínio do PC . Como será este casamento é ainda incerto. Alguns analistas assinalam a possibilidade da permanência do regime de partido único com sua gradual evolução para uma espécie de social-democracia , porém esta transição é ainda uma total incógnita .

Da mesma forma os investimentos que estão sendo realizados no país estão confiando apenas na palavra oficial do partido de que serão respeitados . O sistema financeiro chinês é um desastre .

Ditaduras são imprevisíveis e podem mudar de opinião sem qualquer motivo racional . Portanto a construção de instituições políticas sólidas e a transição para a democracia é condição indispensável para a China tornar-se uma potência no futuro .

A lista das cem pessoas mais ricas da China , elaborada pela "Euromoney China" , já aponta para 3 bilionários . O primeiro é Huang Guangyu , com 35 anos , com patrimônio de US$ 1,3 bilhão , construído em torno da venda de produtos eletrônicos na rede de lojas GoMe . O segundo é Timoty Chen Tianqiao com 31 anos e fortuna de US$ 1,05 bilhão , dono de 60% da Shanda Networking Development , empresa de jogos on line e o terceiro é Larry Rong Zhijian , 62 anos , com patrimônio de US$ 1 bilhão , dono do Citic Pacific Group , que atua nos setores imobiliário, de aviação , telecomunicações, distribuição e de infra-estrutura civil . A soma dos ativos dos integrantes do grupo é de US$ 30 bilhões e o valor médio da fortuna é de US$ 300 milhões . Quando o ranking começou em 1999 i valor mínimo era de US$ 6 milhões. Na lista de 2004 passou para US$ 150 milhões . ( F S P 13.10.2004, p. B-7) .

Os empresários mais recentes estão tentando criar um perfil mais respeitável , com preocupações politicamente corretas sobre os problemas sociais face ás declarações do governo chinês de que pretende combater a crescente disparidade entre ricos e pobres no pais . Dois dos mais ricos empresários do país em 2001 , Yang Bing e Yang Rong , caíram em desgraça e suas fortunas foram muito reduzidas . Um terceiro , Zhou Zhengyu , incorporador imobiliário de Xangai , está na prisão depois de um escândalo com imóveis . ( F S P 18.06.2005 , Especial , p. 5) .





LEGISLAÇÃO ANTIMONOPÓLIO



O Parlamento chinês aprovou em agosto de 2007 uma legislação antimonopólio que regulamenta a aquisição estrangeira de companhias chinesas . O governo chinês todavia terá a prerrogativa de avaliar , por motivos de “ segurança nacional “ , as aquisições de empresas nacionais . A lei propiciará uma base legal para eventual contestação do monopólio que o governo quiser manter . , facilitando a atração de investimento externo , embora não fique claro qual o critério de “ segurança nacional “ será aplicado . (F S P , 31.08.2007 , p. A-10) .



PENA DE MORTE



A imagem do jovem solitário na frente da coluna de tanques correu o mundo. Dos manifestantes presos , muitos foram sentenciados à pena de morte . Na China os julgamentos sumários superam os nazistas . O réu nada pode falar , ouve as acusações do promotor e em menos de meia hora está condenado à morte . Na execução , os condenados são colocados de joelhos " um oficial se aproxima e mostra com o dedo o ponto exato onde os atiradores devem disparar , pelas costas , para atingir o coração . os policiais armam os fuzis de assalto , encostam o cano e atiram ..Um policial recolhe os cartuchos vazios e tira as cordas que amarravam os prisioneiros . Cartuchos e cordas são enviados à família dos mortos com uma fatura , a título de "taxa devida pelo Estado" ... outro policial nos corpos ensanguentados , prega-lhes no peito um cartaz com a descrição de seus crimes " ( Veja 6.6.1990, p. 50) . Entre a condenação e a execução podem decorrer menos de 24 horas , enquanto nos EUA o processo demora em média dez anos .

Entre 1998 e 2002 foram condenadas à morte ou á prisão perpétua na China cerca de 819 mil pessoas . O governo chinês não divulga números oficiais . Porém o deputado Chen Zhonglin deixou escapar em conversa com jornalista de que o sistema judicial chinês mata mais de 10.000 pessoas por ano . Em todo o resto do mundo as execuções não chegam a 500 . O campeão é o Irã com 113 em 2002 , seguido pelos EUA com 71 .( Veja, 24.03.2004 , p. 68) .

Em nenhum país do mundo se aplica a pena com tanta facilidade . Pode-se receber a sentença por delitos que em outros países nem são apenados como o adultério . Ou delitos leves como emitir cheques sem fundos, envenenar bois ou forjar documentos , pornografia , estelionato . E delitos mais pesados como homicídio , roubo , contrabando, extorsão , formação de quadrilha , tráfico de drogas

Cerca de 68 crimes , 25% dos crimes definidos no Código Penal chinês , podem ser punidos com a pena de morte e o sistema judiciário chinês não respeita procedimentos penais aceitos internacionalmente , sendo muitos julgamentos coletivos , os réus só tem direito a advogado poucos dias antes do julgamento e há casos de pessoas que foram julgadas , condenadas e mortas em menos de uma semana. Em 2001 , segundo relato do médico Wang Guoqi ao Congresso Americano , os presos executados têm as córneas , rins e pelo retiradas para venda no mercado negro de órgãos para transplante . As execuções transformaram-se em espetáculo sendo realizadas em estádios ou em praça pública e algumas até transmitidas pela televisão estatal ( Veja, 24.04.2002 , p. 60-61) .

Segundo o americano Ross Teril , " os ocidentais não conseguem imaginar o grau de poder discricionário que os dirigente chineses possuem " . A polícia chinesa pode manter por tempo indefinido uma pessoa presa sem acusação formal de crime . bêbados , contra-revolucionários , pessoas acusadas de práticas anti-socialistas , dependentes de drogas e prostitutas podem desaparecer de repente , levados ninguém sabe para onde . É comum a condenação a trabalhos forçados por até quatro anos . O acesso dos presos a advogados não é permitido durante o período de investigação . Há corrupção nos altos escalões sem punição e prostitutas desfilam nos lobbies dos melhores hotéis de algumas metrópoles chinesas com mais desembaraço que o fazem em qualquer capital do Ocidente " . ( revista Veja, 22.10.2003 , p. 129 ) .



SEITA FA LUN GONG



A seita Fa Lun Gong foi proibida pelo governo chinês em 1999 . O grupo adota elementos de taoísmo , budismo e de meditação tradicional chinesa e exercícios físicos foi considerado uma ameaça pelo governo chinês que defende sua eliminação completa .

Seus fiéis tem sido perseguidos e acredita-se que pelo menos 5000 membros são mantidos em campos de trabalho forçados , para onde são levados sem julgamento para passar até 3 anos para serem "reeducados" .

O governo chinês rotula militantes pró-democracia e membros da seita como mentalmente instáveis , diagnosticados como "psicóticos paranóicos" e "tratados" com choques elétricos , altas doses de medicamentos e confinamento por período indeterminado em celas escuras em hospitais psiquiátricos , com uso político da psiquiatria como foi feito na URSS nos anos 70 e 80 , conforme estudo do pesquisador britânico Robin Munro do Universidade de Londres . Ele cita o caso de Wang Wan-Xing , preso em 1992 ao carregar uma faixa em defesa da democracia e dos direitos humanos na praça Tiananmen e que ficou sete anos internado em hospital psiquiátrico. ( F S P 18.03.2001, p. A-27 )



INDEPENDÊNCIA DO TIBETE



Outro problema enfrentado pelo governo chinês é o da independência do Tibete .

Situado no Himalaia , o Tibete foi durante séculos um estado teocrático fechado ao mundo exterior e subordinado por tratados à China . No início do século XX tornou-se independente.

Antes de 1949 o Tibete era um país com um feudalismo extremamente rígido , miséria com a expectativa média de vida pouco acima dos 30 anos , corrupção endêmica e guerras civis .

Em 1951 , foi invadido e ocupado pelos comunistas chineses . Em 1959 houve uma rebelião separatista que foi esmagada pelo exército chinês , com 87.000 mortos e 100.000 fugitivos , inclusive o líder espiritual , o Dalai Lama que exilou-se na Índia , formando um “ governo no exílio “ , e que em 1989 recebeu o prêmio Nobel da Paz e conquistou a simpatia das celebridades de Hollywood .

No Tibete antes mesmo da Revolução Cultural , 90% dos mosteiros foram fechados pelo regime comunista . Mosteiros foram destruídos e monges, presos .

Segundo o britânico Robbie Barnett , diretor do Centro de Estudos Tibetanos Modernos da Universidade Columbia em Nova York , “ a China promoveu assentamentos de chineses em Províncias onde as minorias são maioria , com incentivos e dando terra de graça . Na Mongólia Interior, 60% da população de 23 milhões já é formada por chineses , os mongóis viraram minoria em sua província . No Tibete , isso não foi feito , mas ainda assim a chegada de 20.000 chineses em qualquer cidade tibetana automaticamente os transforma em maioria . As minorias com mais problemas são justamente aquelas que tinham maior autonomia antes da Revolução Comunista . “Tibete e Xinjiang detém mais de 22% do território chinês. No Tibete os assentamentos foram mais sutis por causa das condições geográficas da região, mas em Lhasa , os principais negócios já estão nas mãos dos chineses han. ( F S P , 23.03.2008 , p. A-16) .

Todavia , de forma surpreendente , em março de 2005 o Dalai Lama , pela primeira vez reconheceu que o Tibete faz parte da China e assim permanecerá . “ Está é a mensagem que quero passar aos chineses : não sou a favor da separação “ . A mudança de atitude , deve-se ao desejo de que o povo tibetano se beneficie mais com o crescimento econômico da China . Em troca o líder pediu apenas o respeito á religião , à língua e ao meio ambiente . De fato, de 2000 para 2004 , a proporção de tibetanos vivendo na pobreza caiu de 68 para 48% .

A China procurou oferecer à região todo tipo de agrado econômico . Construiu ferrovias , aeroportos , estradas , escolas e prédios em uma província que no começo do século XX ainda tinha padrão de vida medieval . A idéia do Partido é que ia comprar a Província com desenvolvimento econômico . Nunca em sua história os tibetanos médios tiveram um padrão de vida como o alcançado com os investimentos chineses que acusam os tibetanos de serem “ingratos” e “preguiçosos” .

Porém o poder político continua nas mãos do Partido Comunista e a direção do partido nas províncias está na mão de chineses enviados que decidem onde são colocados os investimentos , portanto beneficiando mais os chineses han com os melhores negócios públicos e os melhores empregos e os tibetanos se julgam cidadãos de segunda classe , com menos direitos que os chineses han .

Porem em 10 de março de 2008 a situação no Tibete voltou a piorar . Cem monges fizeram uma manifestação para celebrar os 49 anos da rebelião fracassada . Vários monges foram presos . Outros iniciaram greve de fome , exigindo a libertação dos presos . Os lamas aproveitaram a celebração para exigir autonomia política e a independência do Tibete .

Os protestos se estenderam e na sexta feira o mercado Tromsikhang , construído em 1993 foi incendiado e lojas de comerciantes chineses da etnia han , majoritária na China foram atacadas e carros de polícia depredados, sendo o número de mortos entre 10 e 87 . Mais de mil manifestantes foram presos . ( F S P , 15.03.2008 , p. A-21). O governo chinês decretou toque de recolher em Lhasa a capital e fechou as fronteiras da Província . As linhas telefônicas foram cortadas e jornalistas estrangeiros tiveram acesso proibido á região e milhares de soldados ocuparam a cidade . O Dalai Lama , responsabilizou a China “ uma nação com uma antiga herança cultural está em perigo . A nação tibetana está morrendo . de modo proposital ou não, um genocídio cultural está ocorrendo “. ( F S P , 17.03.2008 , p. A-15) .

A tevê estatal chinesa tem mostrado uma cobertura parcial dos protestos e reforçado os preconceitos de “nós” contra “eles”, pois repete imagens de lojas e mercados pertencentes aos chineses han destruídos em Lhasa e não mostra uma única cena com tibetanos sofrendo repressão policial

Demonstrando sua velocidade , a Justiça chinesa sentenciou em 29.04.2008 à prisão 30 pessoas por envolvimento nos distúrbios registrados na capital do Tibete, Lhasa em março . Os manifestantes foram acusados de terem matado 18 civis e um policial e saqueado 908 lojas , incendiado sete escolas , cinco hospitais e 120 casas, provocando um prejuízo de pelo menos R$ 59 milhões . As penas vão de três anos de reclusão , à prisão perpétua . As punições demonstram que como o governo chinês age com manifestações contrárias , repressão e cadeia por longo tempo . ( F S P , 30.04.2008 , p. A-17) .



XINJIANG



Também na província de Xinjiang , no noroeste do país , fronteira com oito países , como o Paquistão e o Tadjiquistão , habitada por uigures povo muçulmano há problemas . Em 1955 , 90% da população era formada por não chineses , principalmente os muçulmanos sunitas hui e os xiitas uigures , em 2008 , quase 60% da população é de origem han .

Em 23 e 24 de março de 2008 , milhares de pessoas se manifestaram contra a repressão religiosa e a falta de autonomia na cidade de Khotn , em Xinjiang. Cerca de 600 mulheres foram presas , e os protestos foram abafados pelo governo chinês . Porém , os militares controlaram a região e há toque de recolher em cidades do sul da Província . ( F S P , 3.4.2008 , p. A-14) .



PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2.000



O prêmio Nobel da Literatura de 2000 foi para um escritor chinês , naturalizado francês Gao Xongjian , ferrenho crítico do regime comunista e que durante a Revolução Cultural em 1976 foi enviado a um campo de "reeducação e queimou , por iniciativa própria , uma mala cheia de manuscritos e ensaios por receio do que poderia acontecer . Segundo ele " O terror reina na vida cotidiana chinesa . É um terror que sufoca a consciência humana e que destrói o povo " . ( F S P 13.10.2000 , p. E-1 ) .



AIDS



Segundo relatório da Unaids , órgão da ONU na China, devido á propagação desenfreada da AIDS " a catástrofe é iminente e pode resultar em uma devastação social , um sofrimento humano inimaginável e grandes perdas econômicas."

No fim dos anos 80 e ao longo da primeira metade da década de 90 , agricultores da província de Henan , com 110 milhões de pessoas foram incentivados a vender o seu sangue para uso como plasma sanguíneo para fabricação de medicamentos. A coleta foi feita com seringas contaminadas , o sangue de várias pessoas foi misturado . Cerca de 75% dos doadores contraíram o HIV , cerca de 700.000 pessoas .

Com isso em várias cidades cerca de 80% dos habitantes estão contaminados e apenas 1% dos infectados sabe que tem a doença . facilitando a disseminação pela total falta de procedimentos de prevenção . O número de contaminados em território chinês está crescendo em 40% a cada ano , contra uma média de 12% em outras regiões . O governo reconhece cerca de 1 milhão de contaminados , mas o número real pode ser cinco ou dez vezes maior . ( Veja , 31.3.2004 , p. 60-61) .



Mulheres



A condição da mulher na China é inferior desde os tempos de Confúcio . Só os filhos podem oferecer sacrifícios aos espíritos domésticos , herdar o nome e a propriedade da família . É considerado ainda costume a entrega de um dote a cada uma das filhas por ocasião do casamento , ou seja tradicionalmente as mulheres são consideradas apenas como despesa .

A condição feminina na China revolucionária não mudou de modo significativo . Xinran Hue narra a história de uma menina que foi vendida em casamento para um velho e acorrentada , sem que os moradores do povoado ou as autoridades se dispusessem a interferir , isto por que existem 36 virtudes , mas não ter herdeiros é um mal que nega todas elas e o velho estariam portanto, no direito de assegurar sua continuidade .

Outra garota, continuamente molestada pelo pai , arruinou deliberadamente sua saúde para se refugiar num hospital , onde morreu de septicemia .

Existe uma brutal diferença entre o modo de vida da população na cidade e no campo e na área rural as mulheres são tratadas como inferiores . Xinran Hue narra a situação das mulheres de uma determinada região da China onde oito irmãs dividiam uma única roupa . A alimentação também era diferenciada . Somente os homens podiam comer o pão típico do lugar , chamado mo, preparado com os melhores grãos . As mulheres e as crianças sobreviviam à base de um mingau ralo de trigo .

Bibliografia : Xinran Hue . As Boa Mulheres da China . Companhia das Letras .



Crescimento Demográfico



Com a política de contenção do crescimento demográfico e de um filho por família, instituída em 1979 , tornou-se comum o infanticídio de meninas recém-nascidas . Com a popularização do uso do ultra-som , que antes era proibido , tornou-se possível conhecer antecipadamente o sexo do bebê , estimulando o aborto de meninas . O resultado de todas as práticas é que a taxa de mortalidade infantil de bebês femininos passou a ser o dobro da de bebês masculinos . .

“Um menino estúpido vale mais que uma menina astuta.” Esse ditado chinês exprime o desprezo que vastas camadas das populações da Ásia votam aos filhos do sexo feminino.

Com isso a proporção dentre meninos e menina nascidos chegou a 116,9 garotos para 100 meninas em 2002 . A escassez de mulheres adultas já começa a ocorrer causando outro problema que é o sequestro de moças para casamentos forçados . Já se verificaram casos de moças que se casam com um homem e acabam servindo sexualmente a todos os seus irmãos .

Com a liberalização da economia , segundo dados do Banco Mundial prejudicou as mulheres que passaram de receber 83% do salário dos homens em 1990 para 70% em 1999 .

Os ricos estão escapando do controle demográfico, pagando multas de até US$ 20 mil para poder ter mais de um filho . Esta possibilidade pode ter efeito altamente negativo ao deixar claro para a população mais pobre a existência de privilégios para os ricos em uma sociedade na qual o igualitarismo foi colocado como objetivo pelo governo comunista . ( F S P 15.12.2005 , p. A-36) .



URBANIZAÇÃO



Dos 1,3 bilhão de chineses , cerca de 800 milhões vivem no campo e destes 150 milhões estão desocupados e vagam pelo país em busca de empregos temporários . Cerca de 9% dos homens e 25% das mulheres são analfabetos, mas em 1949 eram 60% . No campo a renda per capita não passa de US$ 300 ao ano. Uma em cada cinco pessoas no mundo é chinesa .

A população na China é tão grande que até com relação ao sobrenome das pessoas a situação se complica . Em 2007 , cerca de 93 milhões de chineses tem o sobrenome Wang o que causa grande confusão na identificação das pessoas . Por questão de tradição e de costumes milenares , cerca de 85% dos chineses ou han , como a maioria se denomina , compartilham não mais do que 100 nomes de família . Os chineses se tratam mais pelo sobrenome , que vem em primeiro que que pelo nome próprio . Para dificultar mais ainda , os nomes completos em sua imensa maioria são curtos , compostos de dois ou três caracteres . Os dez sobrenomes mais comuns na China são : Wang, Li, Zhang, Liu , Chen, Yang, Huang , Zhao , Zhou e Wu . Para tentar minimizar o problema o governo chinês anunciou um projeto de lei que permite que os filhos tenham o sobrenome dos dois progenitores , enquanto a tradição é de apenas um , geralmente o do pai . ( Veja, 18.07.2007 , p. 116-117) .



MERCADO CONSUMIDOR



Em 1990 os habitantes das cidades ganhavam em média 2,2 vezes mais que os do campo . Em 2002 esta distância subiu para 3,11 vezes e continua crescendo . Apesar de empregar a maior parte da população , a agricultura só contribuiu com 15% do PIB , enquanto a indústria e os serviços entram com 51,7% e 33,7% respectivamente . Em 1982 o peso da agricultura era de 33,3%

Desde que teve início o crescimento econômico , mais de 400 milhões de chineses saíram da pobreza absoluta o que dá uma idéia do gigantismo dos números na economia chinesa .

O índice de desigualdade social na China passou de 0,28 em 1991 para 0,43 em 2003 , sendo este crescimento uma das grandes preocupações do governo .

Segundo dados do governo chinês, o contingente de pessoas que vivem com menos de US$ 77 por ano em 2003, apesar do PIB aumentar em 9,1% cresceu de 28,2 para 29 milhões de pessoas . Porém em 20 anos segundo estimativas do Banco Mundial , cerca de 400 milhões de pessoas deixaram na China de viver com menos de US$ 1 por dia .

A concentração foi confirmada com dados do Banco Mundial que indicam que a renda real dos 10% mais pobres caiu em 2,4% entre 2001 e 2003 período em que a economia cresceu quase 10% ao ano e ao mesmo tempo em que a renda dos 10% mais ricos cresceu em mais de 16% . ( F S P 23.11.2006, p. A-19) .

Estima-se que o número de pessoas com renda suficiente para gastar em bens de consumo varia de 100 milhões a 250 milhões de pessoas dependendo da fonte , para uma população de 1,4 bilhão dos quais 57% estão na zona rural . Arthur Kreber , diretor da consultoria Dragonomics ,a credita que existam cerca de 45 milhões de famílias no país com renda disponível de US$ 6.000 anuais , comparados a US$ 45 mil nos EUA . O gasto deste universo de pessoas de 150 milhões de pessoas está em torno de US$ 250 bilhões por ano, o equivalente a cerca de 5% do mercado consumidor norte-americano . Porém , em 2015 este grupo deverá chegar a 300 milhões de pessoas , com renda disponível de US$ 10 mil por ano , o que representará entre 18 a 20% do mercado de consumo americano, o maior do mundo .

Como exemplo , já existem 575 milhões de celulares na China e em 2008 serão vendidos mais 90 milhões e 11 milhões de laptops e 10 milhões de aparelhos de TV de plasma Cerca de 160 milhões de internautas . O país é o segundo mercado automobilístico do mundo , quando há vinte anos atrás as pessoas andavam de bicicletas . Pequim tem em 2008 3 milhões de carros , quando tinha 80 mil em 1978 .( F S P , 18.10.2007, p. A-27) .

Em 2.000 eram 6 milhões de automóveis no país . Em 2008 são quase 30 milhões . Só em 2007 foram vendidos 9 milhões de carros . Em 1998 Pequim tinha um comércio bastante acanhado , com poucos supermercados e shoppings . Em 2008 tem 87 shoppings , mais do que em São Paulo .

Cerca de 310 mil famílias chinesas , ou 0,1% do total tem patrimônio superior a US$ 1 milhão , segundo o Boston Consulting Group e detém 41% da riqueza do país . Essa minoria é cobiçada pelas grifes internacionais .

O banco americano Goldman Sachs prevê que o mercado de luxo chinês se tornará o maior do mundo em 2015 . Porém , no Plaza 66 , o maior shopping de luxo da China e um dos maiores do mundo o movimento é pequeno .Uma das razões foi o excesso de lojas de marcas de luxo que se instalaram no país . Outra explicação é um hábito do consumidor chinês que prefere comprar fora do país , pois como as taxas de importação de artigos de luxo são altíssimas , ele prefere viajar para Hong Kong onde os produtos são 35% mais baratos e onde existe a certeza de que a mercadoria não é pirateada . Desta forma, muitas lojas na China acabam se tornando uma estratégia de marketing para as grandes marcas , onde o consumidor escolhe o produto que vai comprar no exterior . Mesmo assim , a Louis Vuitton tem 19 lojas na China, inaugura três por ano e todas dão lucro . A Rolls-Royce em na China o seu terceiro mercado e planeja vender 170 carros no país em 2008 ao preço médio de US$ 800.000 . ( exame , 18.06.2008 , p. 66-67) .



ÊXODO RURAL



O êxodo rural é dificultado na China pela exigência do registro dos moradores de cada lugar nos órgãos de segurança pública locais . Cada habitante tem sua carteira de residente , que lhe permite matricular os filhos na escola e ter acesso aos serviços . Até 2002 a polícia podia prender pessoas que estivessem em uma cidade sem autorização .de residência . Esta medida foi revogada e os governos locais estão sendo mais tolerantes em relação aos imigrantes em razão da necessidade de mão de obra barata . Segundo estimativas de Wang Chunguan , sociólogo da Academia Chinesa de Ciências Sociais , cerca de 100 milhões de chineses do campo conseguiram furar o bloqueio do cartão de residência . A questão é como isso vai continuar se desenvolvendo. A disparidade crescente de renda entre cidade e campo funciona como estímulo de saída e devido ao relaxamento da fiscalização é cada vez maior o número de mendigos nas grandes capitais , situação que pode tornar-se explosiva em um país com 900 milhões de pessoas no campo .( F S P 9.5.2004 , p. A-22) .

Mesmo assim , segundo Wang Mengkui , ministro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Conselho de Estado chinês , entre 300 a 500 milhões de pessoas deverão se deslocar das áreas rurais para as cidades chinesas entre 2003 e 2020 , aumentando a população urbana de 5-2 milhões em 2002, para 800 milhões em 2020 . O índice de urbanização atual da China , de 39% é equivalente ao do Reino Unido em 1850 , dos EUA em 1911 e do Japão em 1950 .

Esta monumental corrente migratória deve garantir décadas de mão de obra barata para o setor industrial e de serviços na China, em franca expansão . Resta saber se a China terá condições econômicas de adaptar a infra-estrutura urbana a estes novos moradores . minimizando os problemas de adaptação. ( F S P 30.11.2003, p. B-18 ) .

Preocupado com a questão social o governo chinês em 2007 aumentou em 14,4% as despesas totais do governo na área social em relação a 2006 .



Efeitos do crescimento chinês no consumo de alimentos



O consumo per capitã de carne bovina na China é de apenas 4 quilos por ano e mesmo assim os chineses consomem 10% da produção mundial . Se o consumo fosse igual ao dos brasileiros , de 25,5 quilos , a China responderia por 75,5% do consumo mundial .

Se cada chinês comer por ano 25% mais de carne suína do que come em 2008 para alimentar os porcos seria preciso aumentar a produção mundial em 21,5 milhões de toneladas de milho e 7,8 milhões de toneladas de soja .

Com o aumento do consumo de frango pelos chineses o frete marítimo de 100.000 toneladas de soja aumentou de 30.000 dólares diários em 2005 para 200.000 dólares diários em 2008 .



PIB em 2004



O governo chinês , após um amplo censo econômico anunciou uma revisão do PIB de 2004 que passou para US$ 1,97 trilhão , colocando a China como a sexta economia mundial . Em 2005 o crescimento foi de 9,9% , chegando o PIB a US$ 2,26 trilhões , colocando a China como quarta economia mundial .Em 2006 o PIB alcançou US$ 2,68 trilhões e em 2007 US$ 3,2 trilhões . .

O governo aumentou a relação entre arrecadação fiscal e PIB de 10 para 20% entre 1996 e 2006 , com isso o déficit fiscal do governo foi eliminado , ou seja, na China comandada pelo Partido Comunista , a carga tributária é praticamente a metade da brasileira .



A FLEXIBILIZAÇÃO DO CÂMBIO



Em julho de 2005 o governo chinês iniciou uma mudança no regime cambial, flexibilizando o iuane , sendo que o dólar passou a valer 8,11 iuanes , uma valorização de 2,1% , depois de permanecer fixo em 8,28 iuanes desde 1994 . A moeda passará a variar dentro de uma banda de 0,3% para cima ou para baixo . Embora irrelevante representa um atendimento ás reclamações de americanos , europeus e japoneses diante do déficit comercial com a China . os EUA que tiveram um déficit comercial de US$ 617 bilhões em 204 , ameaçavam implementar uma tarifa de 27,5% sobre as importações vindas da China .

A economia chinesa vem crescendo sem parar desde 1995 , com altas taxas de expansão anual do PIB conforme pode-se verificar no quadro abaixo .

Expansão anual do PIB chinês em %

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

10,9 10,0 9,3 7,8 7,1 8,4 8,3

2002 2003 2004 2005 2006

9,1 10,0 10,1 9,9 10,7

Fontes : FMI e Departamento Nacional de Estatísticas da China , in FSP 26.01.2007 , p. B-6.



As exportações continuam crescendo espetacularmente , cerca de 27,2% em 2006 , alcançando US$ 969,1 bilhões e as importações , 20,0% cerca de US$ 791,6 bilhões, gerando um superávit comercial de US$ 177,5 bilhões em 2006 . O investimento estrangeiro no país chegou a US$ 1,1 trilhão , 25,7% acima do registrado em 2004 . O que explica o intenso crescimento da China é o alto índice de investimentos , cerca de US$ 1,4 trilhão em 1996 , 52% do PIB e o crescimento das exportações .

A China em 2006 , segundo estudos da OCDE ( Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ) , deverá gastar US$ 136 bilhões em pesquisa e desenvolvimento , ficando apenas atrás dos EUA que gastam US$ 320 bilhões . ( F S P 5.12.2006 , p. B-7) .

Em 2007 o superávit comercial deve chegar a US$ 300 bilhões e as reservas externas a US$ 1,4 trilhão .

Mesmo com o intenso crescimento econômico , quase 800 milhões de chineses ainda vivem no campo e tem renda que equivale a um quarto dos que vivem nas cidades. O PIB per capita da China em 2004 chegou a US 1.500 , o país está em 107 lugar no ranking de renda .

Indicando a existência de tensões na área rural , em dezembro de 2005 , até 20 pessoas foram mortas pela política paramilitar em uma vila de pescadores em Dongzhou , perto de Hong Kong . Tumultos públicos em áreas rurais , envolvendo questões ambientais , o direito de propriedade e do uso da terra tem sido comuns na China . ( F S P 10.12.2005 , p. A-14)

. País 2004 PIB Crescim. País PIB cresci País PIB cresci

1 EUA 11,70 4 1. EUA 12,11 3,5 1. EUA 12,51 3,3

2. Japão 4,60 3 2. Japão 4,69 2 2. Japão 4,78 2

3. Alemanha 2,70 2 3. Alemanha 2,72 0,8 3. Alemanha 2,75 1,2

4. Inglaterra 2,14 3 4. Inglaterra 2,18 1,9 4. China 2,30 8,2

5. França 2,00 2 5. China 2,15 9 5. Inglaterra 2,23 2,2

6. China 1,97 10 6. França 2,03 1,5 6. França 2,07 1,8

7. Itália 1,67 1 7. Itália 1,69 7. Itália 1,71 1,4

14. Brasil 0,60 5 14 Brasil 0,62 3,3 14 Brasil 0,64 3,5

Fonte : Banco Mundial e FMI , in FSP 21.12.2005, p. B-12.



Inflação em crescimento .



Com o contínuo crescimento da economia os chineses começam a mudar seu comportamento . A nova geração de trabalhadores exige melhores salários . Um salário entre US$ 105 e 145 era considerado razoável para um operário já subiu para US$ 200. Os melhores salários e o maior consumo pressionam os preços e a inflação anual de 2007 foi de 4,8%, quatro vezes maior do que a taxa registrada em 2003. que foi de 1,2% . Com isso a alta dos custos é transferida para o valor das exportações e a China começa a exportar inflação . O preço das exportações para os EUA em setembro de 2007 foi 1,6% maior . ( Veja, 24,.10.2007 , p. 98-99) .

A inflação está afetando principalmente a população chinesa . Na comparação com os preços de fevereiro de 2007 , em fevereiro de 2008 , a carne de porco , base da alimentação chinesa, subiu 63,4% , os vegetais frescos , mais de 46% e o óleo de cozinha 41% . . O governo chinês busca controlar a situação com o congelamento de preços e mantendo o câmbio controlada , medidas que não deram certo em muitos países , como o Brasil na década de 1980 . ( Exame , 26.03.2008 , p. 122) .





BOLSA DE VALORES



Em 2006 após cinco anos de calmaria , a bolsa de Xangai começou a entrar numa espiral de euforia. Em dois anos o valor das ações foi multiplicado por cinco , contra valorização do índice Dow Jones , da Bolsa de Nova York de apenas 17% .

Em 2007 242 empresas abriram capital Em em novembro de 2007 começaram a ser negociadas na Bolsa de Xangai , as ações da Petrochina , estatal chinesa do setor petrolífero . Com as ações tendo uma alta de 163% , o valor de mercado da empresa chegou a US$ 878 bilhões, tornando-se a primeira empresa do mundo em valor de mercado , bem à frente da segunda colocada que é a Exxon Mobil que vale US$ 472 bilhões e te um faturamento quatro vezes maior . ( Exame , 21.11.2007 , p. 94-95) .

Mais de 115 milhões de contas em corretoras especializadas em compra e venda de ações foram abertas. Em 2007 a média foi de 300.000 novas cotas por mês . Estudo da consultoria Kapronasia mostrou que 65% dos investidores chineses colocam todo o seu dinheiro em uma, duas ou três ações , assumindo , portanto , um enorme risco no caso de uma mudança de cenário .

Investidores individuais respondem por 60% das transações na bolsa de Xangai , enquanto nos Estados Unidos a fatia é de apenas 5% e no Brasil de 26% . O amadorismo é muito grande . Além da falta de experiência , reportagens de imprensa descrevem estórias de investidores que decidem sua carteira de ações baseados em numerologia e previsões de bruxos .

O motivo de tão grande atrativo pela bolsa é o fato de existirem pouquíssimas opções de investimento na China . A poupança paga menos juros do que a taxa de inflação . Fundos de investimento em títulos de dívida ou câmbio inexistem . Como a renda per capitã cresceu muito sobraram duas alternativas : comprar direitos de propriedade de casas que valem por 70 anos ou investir em ações.

Apesar do grande crescimento chinês a bolsa chinesa vem apresentando os mesmos problemas das bolsas mundiais . Em janeiro de 2005 o índice estava em 1.191 pontos , em janeiro de 2006 em 1.258 pontos , em janeiro de 2007 chegou a 2.786 pontos e chegou ao pico em outubro de 2007 com 5.552 pontos . A partir daí entrou em queda livre , chegando aos 3.459 pontos em maio de 2008 , uma queda de mais de 50% em sete meses Houve uma perda de quase US$ 2 trilhões no período . A maioria das empresas que abriram capital nos dois últimos anos teve os preços de suas ações voltado ao patamar da época da abertura . Portanto os investidores chineses estão aprendendo rapidamente e da pior forma os riscos do capitalismo . O aprendizado está sendo rápido . Apesar dos desesperos de alguns , o índice se estabilizou por volta de 3.500 pontos e após o fundo do poço em março de 2008 , muitos já voltaram ás compras . ( Exame, 18.06.2008 , p. 96-99) .



GRANDES OBRAS



Construído entre 2001 e 2004 , ao custo de US$ 400 milhões , o porto da cidade de Guangzhou é o quinto maior do mundo .

A expansão do metrô de Pequim e Xangai a um custo de US$ 40 bilhões deve ficar pronta em 2015 e as cidades chegarão a uma malha de 400 quilômetros o dobro da atual. O metrô chegará a outras 20 cidades chinesas até 2010 .

O Trem de Alta Velocidade TGV entre Pequim e Changai , com 1.318 km , fica pronto em 2010 a um custo de US$ 17 bilhões , reduzindo o tempo de viagem entre as duas cidade de 9 para 5 horas .

A ampliação do gasoduto oeste leste tem um custo de US$ 13 bilhões devendo ficar pronta em 2010 . A primeira fase do projeto ficou pronta em 2004, com 4.221 quilômetros ao custo de US$ 25 bilhões e a segunda fase terá mais 7.000 quilômetros.

O novo Aeroporto Internacional de Pequim fica pronto em 2008 ao custo de US$ 3,3 bilhões , com capacidade de 80 milhões de passageiros por anos .

A ferrovia Qinghai-Tibete foi inaugurada em julho de 2006 a um custo de US$ 3,4 bilhões com 1.956 quilômetros . Sua construção levou cinco anos com mais de 100.000 trabalhadores . Cerca de 80% do percurso passa a 4.000 metros de altura , sendo um a 5.072 metros no monte Tanggula , o ponto mais elevado já alcançado por um trem . Os vagões são equipados com máscaras de oxigênio e as janelas com filtro contra os raios ultra-violeta . Além de unir a China ao Tibete deve incrementar o turismo e os investimentos na região . ( Exame, anuário 2007-2008, p. 60) .

Planeja-se uma ponte de 150 quilômetros ligando a China continental a Taiwan . A China estima uma população urbana de 1 bilhão de pessoas em, 2050 , 400 milhões a mais do que o patamar atual e portanto terão que ser construídas no período cidades e casas para abrigar estes novos moradores .



EXPLOSÃO ECONÔMICA



O ritmo de crescimento na China não tem parâmetro em nenhum outro lugar do mundo devido á especificidade do regime . No Brasil por exemplo, na cidade de São Paulo, o metrô está sendo construído há mais de dez anos e o Rodoanel há mais de cinco . Se fosse na China todo o conjunto estaria pronto em poucos anos .

Em 1989 , havia apenas 147 quilômetros de auto-estradas na China, mas também não havia carros . Em 2007 as auto-estradas já atingiam a 45.600 quilômetros e a China se tornou o segundo maior mercado do mundo para a indústria automotiva . O plano é construir mais 80.000 km de rodovias até 2020 e investir US$ 42 bilhões em ferrovias somente em 2008 .

Até 1992 viajar de avião era tão raro que o passageiro precisava de uma carta de autorização do empregador para comprar um bilhete . De 1993 a 2007 foram construídos mais de 100 aeroportos no país , e o número de passageiros passou de 7 milhões por ano em 1985 para 185 milhões em 2007 . Somente entre 2001 e 2005, mais dinheiro foi investido em estradas, pontes e outras construções do que nos 50 anos anteriores.

Por exemplo a região de Pudong , em Xangai até 1993 era uma área rural com campos de arroz e casinhas de madeira . Em 1993 o governo chinês decidiu transformar uma das regiões mais atrasados o país em seu maior centro financeiro .

Em 15 anos foram construídas pontes, túneis , dezenas de arranha-céus e um aeroporto ligado ao resto da cidade por um trem bala que chega a 420 quilômetros por hora .

Na cidade estão sendo construídos os dois maiores prédios da China . O Shanghai World Financial Center , com 101 andares , construído em apenas quatro anos e que será inaugurado em junho de 2008 e ao lado um outro 90 metros mais alto .

Por décadas a China concentrou sua expansão em algumas cidades litorâneas , relegando ao oeste do país a função de produzir comida e fornecer mão de obras às fábricas .Porém, cada chinês têm que morar e trabalhar na província onde nasceu , a não ser que o governo permita que se mude . Os operários que vão trabalhar nas fábricas costeiras não têm permissão para ficar e voltam para sua cidade natal quando perdem o emprego . Por isso , receosos de perder o controle dos milhões de habitantes da China rural , em face do crescimento da renda per capitã nas áreas urbanas , o governo chinês concluiu que era preciso urbanizar o oeste rural do país . Somente em cinco anos , cerca de US$ 397 bilhões foram investidos no Oeste da China , a obra mais famosa a hidrelétrica de Três Gargantas , a maior do mundo , destinada a abastecer de energia a região .

Chongqing , na região central da China , em 1995 tinha apenas 70 quilômetros de rodovias, um aeroporto modesto , nenhuma linha de metrô e duas pontes sobre os rios Yang Tse e Jialing .que atravessam a cidade . Foi quando o governo resolveu elevar o desenvolvimento da cidade à condição de prioridade absoluta . A cidade foi promovida à condição de “municipalidade” o que significa estar sob controle direto do governo central e não mais do chefete de província . Na época, apenas Pequim, Xangai e Tianjin , tinham status semelhante . Para aumentar o impacto da decisão, o governo acrescentou à cidade uma área rural do tamanho da Escócia e passou a fazer investimentos pesados em infra-estrutura e conceder benefícios fiscais para empresas dispostas a investir na região .

Em 2008 a cidade possui mais de 1.000 quilômetros de estradas , 90 quilômetros de linhas de metrô e outros 440 em construção, dois aeroportos e incontáveis novas pontes . A cidade se expande em média 31 quilômetros por ano , área equivalente a quase 4.000 campos de futebol. Sua economia quadruplicou em dez anos . Em 2007 a taxa de crescimento foi de 14,5% A população urbana já atinge a 6 milhões de pessoas e a previsão é que atinja 22 milhões em 2020 . . Porém o investimento na cidade em sua maioria ainda é estatal . Os custos de exportação são maiores , pois é preciso levar os produtos quase 2.000 quilômetros rio abaixo , até Xangai . Por isso , a mão de obra é 50% mais barata e o imposto de renda também . Por enquanto , dos gigantes globais apenas Ford e Basf chegaram na cidade .

A explicação para tal velocidade é específica da China . No país , as obras não param . O ritmo é de 24 horas por dia , sete dias por semana . Os operários fazem as três refeições no canteiro de obras . Quem não trabalha dorme , quem não dorme trabalha . Segunfo Pol-Henry Cox, presidente da Consltoria Imobiliária Jones Lang LaSalle em ZXangai , “os chineses colocam simplesmente o número de pessoas que precisam para acabar as obras rápido . Eles usam até dez vezes mais gente numa obra do que europeus e americanos .”

Os operários migrantes , aproximadamente 200 milhões , que vem das províncias rurais apenas para trabalhar como loucos , formam uma subclasse . Seus salários não chegam a 1.000 yuans na maioria das cidades do país, o equivalente a R$ 250,00 .Em média , seis deles dormem por turno em um quarto , no local da obra . Quando a obra acaba , são obrigados a procurar outra ou voltar para a pobreza da China rural , sem salário, emprego ou casa . Mais de 40 milhões trabalham na construção civil e existem cinco candidatos para cada vaga . É comum os operários somente receberem no final da obra . Uma pesquisa da universidade Tsinghua mostrou que somente 31% dos operários da construção civil recebem seu salário inteiro .

As desapropriações também seguem ritual peculiar . Segundo estudo recente , mais de 60% das construções na China envolvem a tomada irregular da propriedade alheia . De acordo com a universidade de Michigam , apenas um de cada cinco desapropriados é consultado sobre a quantia a ser paga . Quem não aceita o montante oferecido pelos empreiteiros corre o risco de não receber nada . De acordo com a Academia Chinesa de Ciências Sociais , 40 milhões de camponeses foram expulsos de suas casas para abri espaço para a construção de estradas , e esse número cresce à razão de 2 milhões por ano . “ Nas regiões rurais, não há sequer advogados particulares . Todos trabalham para o Estado “, segundo Wang Ling , principal sócia do King e Wood , um dos maiores escritórios de advocacia da China .

A única esperança de receber uma indenização maior é causar um escândalo nacional . Por três anos , um casal resistiu à sanha da construtora que pretendia transformar seu bairro, na cidade de Chongqing , num shopping center . O marido, professor de kung fu, enfrentava no braço as gangues enviadas para convencê-lo . Os construtores então, compraram todos os terrenos ao redor de sua casa, cortaram o fornecimento de água e luz e cavaram um buraco enorme à sua volta . A casa acabou demolida em 2007 , mas o casal, que virou celebridade nacional , conseguiu receber uma indenização de quase US$ 500 mil .

Não é viável o recurso ao Judiciário pois ele é diretamente subordinado ao Comitê Central do Partido Comunista . Se a obra é considerada prioridade pelo governo , não há Ibama ou Ministério Público que retarde como no Brasil .

O terceiro terminal do aeroporto de Pequim , entre a decisão de construí-lo devido às Olimpíadas e sua inauguração em fevereiro de 2008 , passaram-se apenas quatro anos . O governo britânico levou quatro anos apenas para vencer a resistência das famílias afetadas pelo projeto de construir o quinto terminal no aeroporto de Heathrow em Londres.

Na usina hidrelétrica de Três Gargantas , a maior do mundo, mais de 1 milhão de pessoas foram deslocadas pela construção e muitas famílias ainda reclamam da falta de pagamento .

Segundo o professor de Harvard Tarun Khanna em seu livro Billions of Entrepreneurs a diferença entre a China e a índia está em como os dois países encaram os direitos individuais . Na Índia, há uma obsessão por proteção aos indivíduos , ma China , o Estado não está preocupado com o individuo , mas com o sistema . ( Exame , 18.06.2008 , p. 102-107) .



CHINA E CAPITALISMO



A expansão econômica chinesa coloca em questão a continuidade do Capitalismo . É uma aparente contradição que uma nação que continua com um sistema político comunista possa desenvolver-se no contexto do sistema capitalista .

Para uma melhor compreensão desta realidade é preciso compreender as características do excepcional crescimento chinês . A China tornou-se um dos países com maior afluxo de capitais estrangeiros . Nos anos 1990 grandes empresas multinacionais transferiram suas unidades de produção para território chinês , para aproveitar os baixos custos de mão de obra local . Na verdade , a China tornou-se uma grande montadora internacional de componentes produzidos em outros países . Não houve uma efetiva transferência de tecnologia . Cerca de 60% das exportações chinesas são controladas por empresas estrangeiras .

Das 500 maiores companhias americanas , 450 instalaram-se na China . Cerca de US$ 72 bilhões foram investidos na China em 2005 , o maior volume em todo o planeta.

Observa-se conforme assinala Robert Kurz , “ nenhum vestígio de autonomia nacional , somente o resultado do salário extremamente barato e da proscrição jurídica de escravas que trabalham nas zonas de economia exportadora , na maioria jovens e aquarteladas “ ( F S P Mais 5.2.2006 , p. 3) . Por sua vez o grande destino das mercadorias produzidas pelos chineses é justamente o mercado americano . Portanto a China há muito deixou de ser um país comunista para ser o paraíso dos conglomerados transnacionais em busca de menores custos de produção . A burocracia política , de reputação duvidosa , exerce o seu poder para aplacar as grandes contradições sociais que crescem no país . Portanto , não há contradição entre a China atual e o capitalismo , mas complementariedade .

A China não desenvolveu ainda um direito de propriedade claramente definido , independente das vontades da burocracia e há incertezas sobre quanto tempo os chineses conseguirão conviver com salários tão baixos . O solo pertence ao Estado , o qual concede o seu uso por meio de transferências , arrendamento ou associações , concedendo o direito de superfície .

Porém em março de 2007 , o Parlamento Chinês , com 2.889 integrantes aprovou projeto que protege a propriedade privada e estabelece imposto de Renda para as empresas estrangeiras de 25% , a mesma alíquota que as chinesas . ( F S P , 17.03.2007 , p. A-14) .

PIB em 2007



A economia chinesa cresceu 11,4% em 2007 , a maior alta desde 1994 , quando o crescimento foi de 13,1% . O PIB chinês se aproxima da Alemanha como a terceira maior economia mundial . É o quinto ano consecutivo que o país cresce mais de 10% ao ano . O PIB chegou a US$ 3,4 trilhões . sendo que o da Alemanha deve atingir US$ 3,5 trilhões .Porém o PIB per capitã alemão é de US$ 35,5 mil em 2006 e o chinês pouco mais de US$ 2.000 .

Crescimento do PIB Chinês 1994 – 2007

1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001

13,1 10,9 10,0 9,3 7,8 7,6 8,4 8,3

2002 2003 2004 2005 2006 2007

9,1 10,0 10,4 11,1 11,4

Fonte : FMI e Escritório Nacional de Estatísticas da China .



DIREITOS TRABALHISTAS



Uma nova lei trabalhista que entrou em vigor na China em 1.1.2008, aumentou os direitos dos trabalhadores e encarece o custo do trabalho . A nova lei determina que após dois contratos com prazo definido , se o empregador decidir renovar , o empregado ganha estabilidade no emprego e só pode ser demitido por justa causa .

Após dez anos consecutivos de trabalho , o empregado ganha estabilidade.

Se passar de um ano de trabalho sem registrar um contrato por escrito , o empregador pode ser obrigado a pagar o dobro do salário.

A lei preenche vazios legais e determina punições retroativas a quem não pagou horas extras e compensação para trabalho em finais de semana e feriados .

Há milhões de trabalhadores sem contrato no país . Não há férias remuneradas , greves são reprimidas e os sindicatos pertencem ao governo . Há salários mínimos regionais , comumente desrespeitados . As jornadas de trabalho podem chegar a 70 horas semanais

Em Pequim , onde a situação é bem melhor do que no interior do país , 44% da mão-de-obra trabalha 6,9 dias por semana , em média 56 horas . Em Ghangzhou , capital da mais rica província chinesa, o antigo Cantão, é comum encontrar funcionparios que trabalham 80 horas por semana , em turnos de até 12 horas .

Milhares moram em alojamentos precários ao lado das obras e fábricas em que trabalham , com apenas algumas horas livres para dormir . Há 210 milhões de chineses nascidos no campo que trabalham como migrantes nas grandes cidades , daí a generalização dos abusos .

O governo , preocupado com as crescentes disparidades sociais na China editou a lei . Os empresários reclamam , dizendo que o “custo China” está crescendo e que fazer contratações vai ficar mais difícil . ( F S P , 11.05.2008 , p. B-11 ) .



MACAU



Ex-colônia portuguesa e devolvida à China em 1999 , mas além da pataca pouca coisa resta dos 400 anos de presença portuguesa . Menos de 1% dos habitantes fala português , presente apenas nas placas de ruas .Tem apenas 30km2 distribuídos em uma península e duas pequenas ilhas . Vários aterros foram criados para aumentar o espaço da cidade para novos empreendimentos . Como Hong Kong, Macau é uma região autônoma da China , com liberdade de imprensa e moeda própria .

, em 2002 a cidade permitiu a entrada de novos investidores e grandes cadeias de cassinos e hotéis de Las Vegas desembarcaram ali .De 2002 a 2007 , mais de US$ 25 bilhões foram investidos . Só o Venetian ( 12.000 empregados) tem um total de 3.000 quartos . Até o final de 2009 , 21 novos hotéis cinco estrelas serão abertos como Four Seasons , Grand Hyatt, Shangri-la , Ritz Carton e W. , quase todos com cassinos anexos. Com apenas 538 mil habitantes , Macau já terá uma capacidade hoteleira quase 50% maior do que a da cidade do Rio de Janeiro .

Em 2007 a cidade recebeu mais de 26 milhões de turistas que apostaram US$ 10,4 bilhões em seus 28 cassinos , quase todos abertos 24 horas . É a maior jogatina do planeta , em Las Vegas jogaram-se US$ 7 bilhões em 2007.

Porém , menos de 1% dos turistas vieram de fora da Ásia . Do total , 60% são da própria China , onde dois terços da população são pobres . Os jogos de azar são proibidos no resto da China .

O salário médio em Macau é de 7.930 patacas ( R$ 1.900,00) , e cresceu 7,5% em 2007 , abaixo da inflação de 10% . Ao virar Meca turística os aluguéis cresceram 16% e os serviços 25% . O desemprego é de apenas 2,9% . O governo quer dar em 2008 para cada um dos 538 mil habitantes uma verba de 5.000 patacas (R$ 1.250) , uma bolsa-cassino , para compensar a inflação local . ( F S P , 1.6.2008 , p. A-20) .



TIANANMEN



Um protesto , em Dujiangyan de cem pais de crianças que morreram após o desabamento de escolas na Província de Sichuan , após o terremoto de 12 de maio , questionando a má qualidade da construção das escolas e reprimido pela polícia chinesa foi o único a acontecer na China , na semana que marca o 19º aniversário do massacre da praça da Paz celestial , ou Tiananmen .

A dissidência chinesa atual, infinitamente menor , continua sob dura repressão da ditadura . Dois dos advogados pró-direitos humanos mais reconhecidos do país , Teng Biao e Jiang Tianyong , que se ofereceram para defender os mais de mil tibetanos presos em março após confrontos com a polícia chinesa , tiveram sua licença profissional cassada , por “ insistirem em tocar em temas sensíveis do pais” ( F S P , 4.6.2008 , p. A-14) .



CHINA INVESTIMENTO NO EXTERIOR



Segundo o jornalista americano Joshua Krlantzik , auto do livro “ Charm Offensive – How China’s Soft Power Is Transforming The World “ “ a China prefere investir onde você fala com quatro autoridades , fecha negócio , sem esperar barreiras políticas e jurídicas depois . Nessa situação, ditaduras africanas levam vantagem . Os chineses buscam estabilidade que “ é mais fácil de obter em regimes autoritários ,. Como as ditaduras africanas , em que a China colocou muito dinheiro . Os chineses investiram na África do Sul , que é uma democracia , mas que o partido do governo tem pouquíssimas chances de ser derrotado , Mudanças de partidos, de atores , relatórios de impacto ambiental , leis trabalhistas e outras barreiras burocráticas certamente afugentam os chineses “ ( F S P , 8.6.2008 , p. B-14) .



INTERNET



O número de usuários da Internet na Cina está aumentando em 2008 á razão de 6 milhões por mês . Eram 45 milhões em 2002, 68 em 2003, 94 em 2004, 102 em 2005 , 137 em 2006 , 210 em 2007 e devem chegar a 220 milhões em 2008 segundo dados do China Internet Network Information Center . Porém , a navegação não é livre . Sites tidos como perigosos pelo governo chinês , como a enciclopédia Wikipedia , a BBC e blogs de toda espécie são bloqueados pelo chamado “Great Firewall of China “ . Estima-se que 30.000 funcionários do governo bisbilhotem os hábitos dos usuários e há leis que prevêem até a execução dos que tentam furar a muralha .

A internet cresce avassaladoramente pois os chineses tem poucas opções de diversão já que a televisão é 100% estatal e a monotonia pode ser superada pelos programas de compartilhamento de vídeos ao estilo You Tube .

A comunidade online Xiaonei que reúne 21 milhões de estudantes universitários , tem 100 funcionários pagos exclusivamente para denunciar ao governo usuários que cometem crimes como falar do Tibete ou organizar protestos . ( Exame , 18.06.2008 , p. 74-76) .



CHINA 2008-



Pela primeira vez na história contemporânea , a China será o maior motor da economia mundial . Sua participação na expansão global será de 23% , o equivalente ao desempenho dos Estados Unidos e Europa somados .

Após três décadas seguidas de crescimento na faixa de 10% , a economia chinesa chegou a um patamar grande o bastante para segurar a economia mundial no caso de uma freada americana . Um crescimento chinês de 10% ,m equivale a uma expansão de 2% da economia americana .

Segundo o inglês Jim O’Neill , economista chefe do banco Goldman Sachs , em 2023 a China pode ultrapassar os EUA como a maior economia do planeta .

A economia chinesa é acelerada por uma taxa de investimento altíssima , superior a 40% do PIB e pelo crescente poder de compra das famílias . Segundo análise do banco suíço UBS , a economia chinesa teria crescido 9,5% em 2007 , mesmo que não tivesse exportado um só contêiner . Portanto , o crescimento chinês não depende das exportações . Em 2001 , na última crise americana , , a taxa de expansão das exportações chinesas caiu 35% , mas a expansão do PIB sofreu impacto inferior a 1 ponto percentual . . Em 2008 os primeiros dados indicam algo semelhante , apesar da desaceleração das exportações , o PIB chinês deve crescer 9,6% no ano . ( Exame , 18.06.2008 , p.30-31) .

A participação da China na economia global vem crescendo progressivamente desde 2000 . Foi de 3,9% em 2000 , 4,3 em 2001, 4,6 em 2002 e 2003 , 4,9 em 2004, 5,2 em 2005 , 5,8 em 2006 , 6,4 em 2007 e deve atingir 7,8% em 2008 .

Com este impressionante crescimento a China passou a responder cada vez mais pelo crescimento global , passando de 9,3% em 2000, para 27,3 em 2001, 24,8 em 2002, 20 em 2003 , 13,8 em 2004 , 18,4 em 2005 , 17,8 em 2006 , 21,6 em 2007 e 23% em 2008 .

Cresceu também a participação da China no comércio global , uma economia que era fechada até os anos 1980 . A participação do país no comércio mundial aumentou de 2,9% em 1997 para 2,9 em 1998 , 3,1 em 1999 , 3,7 em 2.000 , 4,1 em 2001 ,. 4,8 em 2002 , 5,6 em 2003 , 6,2 em 2004 , 6,8 em 2005 , 7,3 em 2006 e 7,8% em 2007 .

Cerca de 600.000 empresas se instalaram na China de 1988 a 2007 , com um total de investimentos de US$ 720 bilhões . Todos os grandes fundos de venture capital dos Estados Unidos abriram escritórios na China , permitindo aos empreendedores financiar seu crescimento sem recorrer a bancos estatais . Segundo a consultoria especializada Zero2IPO o investimento destes fundos vem crescendo ano a ano . Foi de 0,992 trilhão em 2003 , 1,269 em 2004, 1,173 em 2005 , 1,777 em 2006 . Em 2007 foram investidos 3,180 trilhões em 430 empresas chinesas , 70% a mais do que em 2006 . Como acontece em economias sofisticadas , este é o primeiro passo para um processo que termina em abertura de capital . Em 2007 , 242 empresas chinesas emitiram ações , 32% a mais do que em 2006 .

Em 2008 cerca de 60 empresas chinesas já tem capital aberto na Nasdaq , bolsa de tecnologia americana , contra apenas uma do Brasil , a NET .

A inflação também está aumentando na China . O índice de preços ao consumidor crescer 8,5% de junho de 2007 a maio de 2008 e o preço dos alimentos subiu em média 22% no período .

Entrou em vigor no início de 2008 uma nova lei trabalhista que , segundo o banco BNP Paribas deve representar um aumento de até 25% nos custos de mão de obra , impactando os preços .

Como não houve controle do crescimento o país corre o risco de sofrer uma crise ambiental sem precedentes , situação mais grave em províncias industrializadas como Guangdong .

A taxa de poupança no país é altíssima, superando 50% do PIB , pois o socialismo à chinesa não garante direitos básicos à população como saúde, educação e aposentadoria . Para fazer o povo gastar mais , o governo terá que criar uma rede de proteção social , tarefa que ainda está em seu início .

O superaquecimento da economia nos centros industriais gerou uma enorme concorrência por mão de obra. Em muitas empresas mais de metade dos operários saem a cada ano , o que torna inviável o investimento em treinamento .

A China se tornou o segundo país no ranking dos que mais investem em pesquisa e desenvolvimento , com um total de US$ 136 bilhões , atrás apenas dos EUA . A gigante Huawei , que fabrica equipamentos de infra-estrutura de telecomunicações tem metade de seus 68.000 funcionários se dedicando a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias , com investimento anual de US$ 1,5 bilhão .A empresa abriu laboratórios de desenvolvimento em Dallas , Estocolmo , Bangalore, Moscou e Vale do Silício . Tornou-se a maior patenteadora da China , com 5.000 invenções certificadas .

Com 232 quilômetros quadrados , o Parque de Ciências Zhongguancun , no noroeste de Pequim , é a maior incubadora de empresas da China . Começou em 1988 , quando um grupo de professores da Universidade de Pequim começou a montar seus negócios na região e a iniciativa foi encampada pelo governo e em 2008 mais de 20.000 companhias tem sua sede no local, empregando cerca de 600.000 pessoas . . Quem apresenta um projeto de alta tecnologia ganha três anos de isenção de impostos e para abrir uma empresa são necessários apenas 7 dias .



FILMES SOBRE A CHINA



O último imperador. História de Pu Yi , último imperador chinês que cresceu confinado na cidade proibida , após a proclamação da República.

O sonho Azul - História de uma família chineses nos princípios da Revolução Socialista

Adeus Minha Concubina - Trajetória de dois atores da Ópera de Pequim , do início do século á Revolução Cultural

Lanternas Vermelhas - Na década de 20, moça universitária abandona carreira para tornar-se concubina de um senhor feudal

O império do Sol - Durante a Segunda Guerra Mundial, filho de diplomatas britânicos se perde dos pais e fica preso na China .

O Sorgo Vermelho . História de uma moça dada em casamento por sua família a um leproso , em troca de uma mula

A História de Liu Ju - Camponesa que mora no norte da China , deseja retratação de um líder local que agrediu seu marido e empreende obsessiva peregrinação a diversos tribunais .

Amor e Sedução - Nos anos 20, dono de tinturaria compra uma esposa , que acaba se tornando amante de um sobrinho dele.

Tempos de Viver . História de uma família chinesa que vivencia todas a transformações que a China atravessa de 1940 a 1970 .

CHINA 45 TESTES

1. CESGRANRIO 1977 – A atuação da ONU na resolução de questões internacionais tem sido dificultada pela sua impossibilidade em superar as rivalidades entre seus Estados Membros. Assim, se a aceitação da China em 1971, pôde trazer um certo equilíbrio na divisão de forças, acrescentou também mais uma dificuldade, em função do seu conflito político ideológico com

a) os norte-americanos b) os soviéticos c) os indianos d) os israelenses e) os árabes.

2. CESCEM 1977 – A partir de 1949, a China Continental sofreu grandes transformações econômicas e sociais , em virtude principalmente

a) da eliminação da influência política do Japão em território Chinês

b) da revolução nacionalista promovida por Sun Yat Sem , em Cantão

c) da reconstituição da unidade chinesa por Mao Tsé Tung

d) da pacificação do Kuomitang sob a liderança de Hua Kuo Peng

e) da unificação dos governos de Pequim e Nanquim por Chiang Kai Check

3. FAPI BH – A “Primavera de Pequim” , evento ocorrido em 1989 , resultou no massacre de centenas de manifestantes, que foram às ruas exigindo

a) reorganização do exército e o envio de tropas para defender o socialismo soviético

b) liberdade de manifestação e o fim da corrupção e dos privilégios dos altos funcionários do governo

c) a modernização do Partido Comunista e a incorporação das mulheres em seu quadro de dirigentes

d) a expansão das vagas nas universidades e a abertura para a industria ocidental

e) a reforma agrária e o empenho governamental em combater a inflação que, no ano anterior , chegou ao índice de 100% .

4. A Revolução Chinesa resultou da combinação de dois movimentos sociais : a luta de

a) burgueses pela indústria nacional e a luta do povo chinês para reconquista da independência nacional

b) senhores feudais pela terra e a luta do povo chinês pela preservação dos valores orientais milenares

c) camponeses pela terra e a luta do povo chinês pela reconquista da independência nacional

d) escravos pelos seus direitos consuetudinários e a luta de parcelas do povo chinês pela reconquista de territórios sagrados

e) latifundiários pelas reservas hidráulicas e a luta do povo chinês pela preservação do poder do mandarinato

5. UC GO – A Revolução Cultural , levada a efeito pelos chineses , sob a liderança de Mao Tsé Tung , tinha por pressuposto que

a) o processo de transformação social constante era mais importante que a estabilidade política e o progresso econômico

b) a luta de classes havia sido extinta com a tomada do poder pelo proletariado chinês

c) os incentivos materiais constituíam o elemento fundamental para o desenvolvimento econômico

d) a presença comunista no poder asseguraria a inexistência da burocracia tecnocrata no governo

e) a transformação do modo de produção capitalista em socialista se daria pela eliminação das lideranças burguesas .

6. UFOP 1994 – Com relação à Revolução Chinesa, assinale a alternativa incorreta

a) foi um processo longo e violento , que culminou com a ascensão do Partido Comunista ao poder, em 1949

b) Teve como um de seus maiores impulsos, o nacionalismo , a luta dos chineses contra a intervenção das potências estrangeiras em seu país

c) Os revolucionários chineses tiveram , um apoio ostensivo da URSS , o que abriu caminho para o estabelecimento de uma relação de amizade duradoura entre os dois países

d) A estratégia política que permitiu a vitória dos comunistas baseou-se na concentração de suas forças na zona rural

e) A república Popular da China transformou-se numa potência militar importante , dominando , inclusive , a tecnologia atômica.

7. CESGRANRIO 1977 – Em 1949 , com o nascimento da República Popular da China , iniciou-se a construção do socialismo naquele país , apresentando, pelo menos até 1965, as seguintes características , Exceto

a) a adoção da planificação econômica centralizada

b) a nacionalização das indústrias estratégicas

c) o estabelecimento das comunas populares

d) a centralização e a burocratização do poder

e) a reforma agrária estimulando a pequena propriedade camponesa .

8. MARINGÁ 1998 – Quase uma década após a queda do Muro de Berlim (1989) e a desintegração da URSS (1991) , a República Popular da China, instituída a partir de um processo revolucionário segue auto-proclamando-se socialista . Sobre a experiência histórica da revolução chinesa , assinale o que for correto

01- vitoriosa em 1949 , a revolução chinesa caracterizou-se por Ter uma base social fundamentalmente urbana, entre os operários e trabalhadores do setor de serviços, decorrência da estrutura de classes sociais do país

02- A revolução cultural chinesa, apoiada por expressivas multidões de jovens , foi um movimento que, na década de 60, levou ao fechamento da economia e à radicalização das práticas políticas , resultando em expurgos de dissidentes

04 – A política externa chinesa, após uma fase inicial de aliança com a URSS, caracterizou-se pelo distanciamento em relação ao bloco soviético e pela aproximação com o ocidente , como exemplificou o estabelecimento de relações diplomáticas com os EUA, no início da década de 70.

08 – A partir do início da década de 80, sob a liderança de Deng Xiao Ping , houve acentuada revisão dos rígidos princípios maoístas, e o governo chinês adotou políticas liberalizantes para a economia, estimulando investimentos privados internacionais e o florescimento de empresas privadas nas cidades.

16 – As reformas atingiram, principalmente , as estruturas políticas . Em 1989, manifestações estudantis ocuparam a Praça da Paz celestial , para expressar seu apoio ao processo de democratização, que vinha marcando a vida chinesa na virada da década

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui