Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A REALIDADE DA AMAZÔNIA! -- 11/06/2008 - 15:33 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Repasso para voces minhas impressões sobre o seminário que hoje assisti.



(Mara Montezuma Assaf - minha amiga virtual)





A realidade da Amazônia:soberania ameaçada, farsa ou realidade?

(São Paulo)





Assistir a este seminário foi , para mim, tomar consciência da real grandeza do perigo que nos ameaça.



Quatro foram os palestrantes:

Gen.Luiz Gonzaga Lessa

Denis Rosenfield

Aldo Rebelo

Jonas de Souza Marcolino - indio macuxi.



O Gen. Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia abriu o seminário dando-nos uma rápida visão do potencial desta região que é partilhada , além do Brasil , por mais 7 países fronteiriços.

Esse potencial do qual parece estarmos tomando real conhecimento só agora, já é alvo de cobiça dos organismos internacionais há décadas e veja porque :



- a Amazonia tem o maior banco genético do mundo e ocupa 56% do território brasileiro.

- na Amazonia estão 20% de toda água doce do planeta, e a água , seguramente , será causa de guerras neste século 21 pela sua crescente escassez.

- A Amazonia representa 1/3 da cobertura florestal do planeta .

- 96% das jazidas mundiais de nióbio estão localizadas em Roraima.

- A Amazonia ainda é um imenso vazio demográfico a provocar gula nas nações do primeiro mundo, preocupadas em por em prática um novo tipo de colonialismo já que suas reservas estão praticamente esgotadas.



A Amazonia brasileira sofre ameaças internas e externas.



As internas provem da própria incúria do Estado que é omisso, ou mesmo conivente com a devastação que ocorre nas áreas mais próximas à linha que divide os diferentes biomas floresta/cerrado. Além da incúria de Estado, existe a ganância, a falta de consciencia e caráter dos próprios brasileiros que afrontam a lei porque se sentem protegidos pela impunidade e pela vastidão do território..



A ameaça externa vem de longa data, pois nossas riquezas sempre despertaram a cobiça de outras nações.

Logo após a proclamação da república a Alemanha já externava interêsse a que o Brasil partilhasse as riquezas da Amazonia, como se tivessemos obrigação de sairmos distribuindo benesses para o mundo.

Naquele momento histórico foi plantada a idéia de que as riquezas da Amazonia são patrimônio da humanidade, idéia essa que hoje está arraigada firme e forte na cabeça de europeus e americanos. Há já um consenso entre estes povos de que eles tem tanto direito à Amazonia como nós...

Senão, vejamos:

-O ex-ministro inglês John Major pregou claramente a validade de uma intervenção militar na Amazonia .

- Mitterand deixou claro que o Brasil precisa aceitar ( leia se submeter) a idéia de uma soberania relativa sobre a Amazonia.

Em suma , estão decidindo e rateando lá fora o destino de 56% do território nacional e por aqui ninguém dá visibilidade e nem importancia a este fato.

Porque?



Pontos polêmicos:



Historicamente a tese de integração dos indígenas à cultura e sociedade brasileira sempre prevaleceu. O Marechal Rondon foi o mais destacado indigenista do país e sempre defendeu esta tese. Os irmãos Villas Boas igualmente.

Isto valeu até uns 20 anos atrás quando , parece que por pressão de organismos internacionais encabeçados pela ONU, passou a valer a tese da segregação do indio.Esta tese seria a uma importante ferramenta para se chegar ao escopo pretendido.



E tudo o mais que a ONU preconizou , principalmente através da Agenda 21 , foi acatado pelo Brasil, inclusive a idéia esdrúxula de que os ianomamis, que ocupam áreas em Rondonia, teriam o direito de ter sua própria nação, a Nação Ianomami, desmembrada do território brasileiro. Seriam depois tutelados pelos EUA...ou pela Inglaterra...como aventou Villas Boas numa revelação profética anos atrás?



Ao contrário do que reza a nossa Carta Magna, a resolução 169/OIT declara que todas as riquezas do subsolo dentro de um território indígena pertence aos índios...

A pressão internacional levou a estas tratativas e acordos

e o Itamaraty acabou ratificando essa resolução no ano de 2006. Como pode o Itamaraty ratificar uma resolução que vai contra à nossa Constituição?

Mas, ainda temos uma Constituição?



Tudo está sendo tecido pelos organismos internacionais e posto em prática pelas Ongs a seu serviço para que esta idéia entre pouco a pouco em nosso subconsciente e passemos a ve-las como idéias sensatas e justas. Justas para quem?



Estão trabalhando para nos convencer de que queremos ser roubados, de que é politicamente correto abrir mão de um território que legítima e historicamente nos pertence.

O que temos que aprender, urgentemente, é cuidar dele.

E considerar o índio um cidadão brasileiro em sua plenitude e assim tratá-lo.



Se culpa temos pelo nosso desmazelo, a verdade é que nossos ávidos acusadores não tem moral nenhuma para nos condenar por nada. A Europa devastou 97% de sua cobertura florestal, e com os míseros 3% que possue hoje se arvoram em doutores da lei.

E tudo por um simples motivo: eles se deram conta de que as fontes de minérios, de água, de matas, são esgotáveis...porque eles já esgotaram todas as suas.

E agora se debruçam sobre o mapa do Brasil tentando redefinir nossas fronteiras, para inserir-se dentro delas afim de surrupiar e usufruir do que não lhes pertence!



E qual é a contrapartida que justifique tanta boa vontade do govervo brasileiro para com esse crime de lesa pátria?

Bem, o ministro Minc nem bem foi empossado e imediatamente aprovou a ARPA ( Programa de Áreas Protegidas da Amazonia), recebendo em troca de diferentes organismos 20 milhões de euros...dos 390 milhões estimados a serem recebidos nos próximos 10 anos. Quem são os investidores? Entre outros, o Banco Mundial, o KFC (banco de cooperação da Alemanha) e a GTZ ( agencia de cooperação técnica da Alemanha) . É assim que funciona o neo-colonianismo, que faz com que o Brasil finalmente aceite "partilhar" de suas riquezas naturais com o primeiro mundo à troco de dinheiro. Um indecente toma-lá, dá cá



Pelo visto foi a leniência do governo brasileiro à esta politica que deu ousadia ao ministro do Meio Ambiente da Grã-Bretanha, David Miliband a bater com a lingua nos dentes, pois que no final do ano passado ele informou à imprensa inglesa que seria defensor de um plano de internacionalização da Amazônia. Assim, com todas as letras, para a mídia. Diante da repercussão mundial, ele se viu obrigado a enviar uma nota ao governo brasileiro desmentindo toda a história. Mas era tarde...o plano foi escancarado.



Durante o seminário o deputado Aldo Rebelo se pronunciou denunciando que existe uma Politica de Estado para facilitar a entrada de Ongs estrangeiras na Amazonia; além disso se declarou frontalmente contra a politica de áreas continuas das reservas indígenas nas áreas de fronteiras.



Já o palestrante macuxi denunciou que os indios brasileiros são usados como massa de manobra de Ongs inescrupulosas e politicos. E mais: que nosso problema de fronteira é unica e exclusivamente falta de regulamentação no Congresso. Afinal, o que fazem nossos ilustres Congressistas neste sentido?

Os senadores da Amazonia, notadamente Sarney e Arthur Virgilio não se sentem preocupados com o que acontece em seus Estados ou redutos eleitorais e nem com a segurança de fronteira em seus estados? Parece que não...



Duas frases me marcaram nesta palestra , ditas pelo professor Denis Rosenfield e com elas termino este apanhado:



1) A Amazonia tem valor incomensurável, mas não tem preço.

2) Não temos que receber lições de ninguém.



Mara Montezuma Assaf/SP - eu vaio Lulla

POR UM BRASIL MELHOR / 10/06/2006







(também vaio Lula, aquele Sapo Barbudo!)









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui