Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL ATUALIDADES - QUESTÕES DE VESTIBULARES JANEIRO 2008 -- 08/06/2008 - 09:57 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL ATUALIDADES – QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal



1 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 BOLSA FAMÍLIA



O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou, em agosto de 2007, um estudo que revelou que um em cada quatro brasileiros recebia ajuda financeira do governo federal por meio do Programa Bolsa Família, considerado o carro chefe dos projetos sociais do atual governo

federal. Site da Revista Veja - 22 de Agosto de 2007

http://vejaonline.abril.uol.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.

NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCo

de=130282&date=currentDate

O Bolsa Família é tipificado como um programa de “transferência condicional” de renda pelo fato de:

a) os benefícios serem muito baixos, variando de 18 a 112 reais por mês.

b) os beneficiados receberem dinheiro do governo federal e, em troca, terem que atender a algumas exigências, como mandar os filhos à escola e manter as vacinas em dia.

c) os beneficiados terem que prestar algum trabalho voluntário em contrapartida ao benefício recebido.

d) o dinheiro para o projeto vir dos impostos pagos pelo contribuinte brasileiro.

e) os pais terem obrigatoriedade de votar em todas as eleições.







2 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 FILIAÇÃO PARTIDÁRIA



Em julgamento ocorrido em 4 de outubro de 2007, o STF – Supremo Tribunal Federal – decidiu importante matéria sobre a “fidelidade partidária” no Brasil.

Folha de S. Paulo – 5 de outubro de 2007

Sobre o que o STF concluiu, especificamente nesse julgamento, é correto afirmar que:

a) os mandatos de deputados (federais e estaduais) e vereadores, que são eleitos no sistema proporcional, pertencem aos partidos políticos, e não aos parlamentares.

b) os partidos políticos não poderão fazer mais coligações para as eleições de governador de estado e de prefeitos de capitais.

c) os partidos políticos não poderão fazer mais coligações nas eleições para a presidência da república.

d) os mandatos de governadores, que são eleitos no sistema proporcional, pertencem aos partidos políticos, e não aos governadores eleitos.

e) os mandatos de senadores, que são eleitos no sistema proporcional, pertencem aos partidos políticos, e não aos senadores eleitos.



3 VUNESP 2008 1 FASE MANANCIAIS EM SÃO PAULO



Às margens das represas Billings e Guarapiranga, que abastecem a Grande São Paulo, vivem, irregularmente, cerca de 1.800.000 pessoas. O impacto desta população nas águas represadas é intenso e contínuo. Assinale a alternativa que contém três impactos ambientais que alteram a qualidade das referidas águas.

a) Baixo índice pluviométrico; escassez de água potável; elevação do nível do aqüífero.

b) Baixo consumo de água; poluição do solo; estiagem prolongada.

c) Contaminação da água; alta insolação; chuvas torrenciais.

d) Baixa insolação; enchentes; deslizamentos.

e) Desmatamento; despejo de esgoto; depósitos de lixo.



4 FUVEST 2 FASE 2008 AMAZÔNIA



Com referência à biodiversidade, existem no mundo 17 países classificados como “megadiversos”. Dentre eles, destacam-se: Tailândia, Indonésia, Gabão, Congo, Colômbia e Brasil. Considerando as relações entre biodiversidade, economia e geopolítica,

a) explique, utilizando-se de dois argumentos, por que a biodiversidade tornou-se um elemento importante, do ponto de vista econômico, no mundo atual.

b) esclareça, utilizando-se de dois argumentos, a importância geopolítica da Amazônia.





5 UNICAMP 2008 2 FASE RESERVAS EXTRATIVISTAS



A tabela abaixo diz respeito à distribuição absoluta e percentual das principais Unidades de Conservação do Brasil, por região. A partir desses dados responda:

a) Por que a categoria RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) predomina em termos percentuais nas regiões Sul e Sudeste, enquanto na região norte há um predomínio da categoria Floresta Nacional?

b) O que diferencia uma reserva biológica de uma reserva extrativista?



6 PUC SP 2008 ESPÉCIES INVASORAS



“As invasões biológicas ocorrem quando um organismo (animal, vegetal) chega de um lugar distante de sua distribuição geográfica natural e passa a competir por recursos com as espécies nativas, apresentando um rápido crescimento. Atualmente a maioria das invasões é causada pelo homem (deliberada ou acidentalmente)” (In: Ciência HOJE. Uma estranha na paisagem. Número 241, 09/2007, p. 72)

Tendo em vista os ambientes naturais no Brasil, é correto afirmar:

a) Só as espécies invasoras trazidas de continentes como a África e a Ásia, por se encontrarem na faixa tropical, proliferaram no Brasil.

b) Uma espécie invasora pode multiplicar-se em ambientes novos mas, no caso brasileiro, nenhuma perturbou a biodiversidade de qualquer ecossistema.

c) Os campos sulinos do Brasil, em razão de sua formação herbácea, são mais suscetíveis a problemas com espécies invasoras.

d) Os ecossistemas brasileiros só foram afetados por invasoras muito recentemente, com o aumento das relações entre áreas distantes do globo.

e) Uma árvore estrangeira como o eucalipto, muito presente em nosso território, não se adaptou nas áreas rurais, mas se deu bem nos parques urbanos.





7 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 EI-RIMA



Os EIA-RIMA, sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, são dois documentos exigidos pela legislação ambiental brasileira aos empreendedores, como parte do processo de licenciamento ambiental, em determinadas obras de grande impacto ambiental.

Revista Exame – 23 de agosto de 2007

Sobre esses dois documentos, é correto afirmar que:

a) são desenvolvidos e redigidos exclusivamente pelos funcionários públicos técnicos do IBAMA – órgãos do governo federal –, o que leva, geralmente, a atrasos nos processos de licenciamento.

b) devem indicar as medidas mitigadoras dos impactos do empreendimento, as quais serão executadas sempre com recursos do governo federal.

c) são elaborados por equipes formadas exclusivamente por biólogos, que são os únicos profissionais legalmente habilitados para a redação desses documentos.

d) são submetidos à aprovação do Ministério Público Federal.

e) devem antecipar as conseqüências e impactos das obras sobre as condições geofísicas, os ecossistemas e a população da área a ser afetada.



8 UNIFESP 2008 AQUECIMENTO GLOBAL NO BRASIL



Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevêem aumento da temperatura na Região Norte e deslocamento de chuvas para o Centro-Oeste, em função do aquecimento global, que acarretariam, respectivamente,

a) dessedentação animal e diminuição do cultivo do trigo.

b) perda de biodiversidade e prejuízos ao cultivo de soja.

c) desertificação e alagamentos em metrópoles nacionais.

d) elevação dos caudais por degelo e subsidência.

e) ilhas de calor e inversão térmica.



9 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 DESMATAMENTO



Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento no Estado de Rondônia cresceu 602% no último mês de setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Observe

atentamente a figura abaixo ( gado pastando ao lado de troncos queimados ) , e responda :

Folha de São Paulo, 24/10/2007

I. A dinâmica predominante do desmatamento baseia-se na tríade madeira-gado-soja. A figura mostra a paisagem geográfica no segundo estágio dessa tríade.

II. A despeito dos esforços do governo, alguns fatos sazonais, época do ano mais seca e o aquecimento dos preços dos grãos e da carne contribuem para a aceleração do desmatamento.

III. A figura é representativa do desmatamento, mas não mostra as atividades mineradoras, que representam a principal causa de desmatamento da Amazônia.

a) Todas as afirmações estão corretas.

b) Apenas a afirmação III está correta.

c) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

d) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

e) Apenas a afirmação I está correta.



10 FGV 2008 ECONOMIA AGROTÓXICOS

A utilização de agrotóxicos nas lavouras busca o controle de pragas, como as chamadas “ervas daninhas”, os insetos e os fungos. A aplicação freqüente de quantidades cada vez maiores desses produtos químicos causa diversos impactos ambientais, como:

I. compromete a qualidade da água quando os resíduos dos agrotóxicos são infiltrados no solo, contaminando os lençóis subterrâneos e aqüíferos;

II. a água superficial é contaminada quando parte dos agrotóxicos é transportada pela chuva, afetando, desse modo, os rebanhos, o abastecimento das cidades,

os peixes;

III. o veneno dos defensivos afasta os pássaros das grandes lavouras, favorecendo a proliferação de pragas, lagartas e mosquitos;

IV. a impregnação do solo com adubos químicos e venenos ajuda na fertilidade do solo, tornando-o cada vez mais produtivo, o que justifica o intenso uso desses produtos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) I e IV, apenas.



11 MACKENZIE 2008 ILHAS DE CALOR



Assinale a alternativa que NÃO é causa para formação de ilha de calor em áreas urbanas.

a) Impermeabilização dos solos, pelo asfalto e por calçamento, desviando as águas para bueiros e galerias, o que reduz o processo de evaporação e evapotranspiração urbana.

b) O efeito da interação, contituída de partículas e de gases primários e secundários, entre a radiação e a poluição atmosférica.

c) Presença de fonte antrópica de calor e umidade como, por exemplo, utilização de condicionadores de ar ou refrigeradores e queima de combustíveis fósseis.

d) O aprisionamento da radiação, solar ou infravermelha, nos chamados cânions urbanos, entre os edifícios, aumentando o albedo urbano e diminuindo a absorção de radiação solar, com conseqüente aumento da temperatura.

e) Vegetação Natural escassa, em áreas fortemente urbanizadas e populosas, reduzindo as superfícies capazes de evaporar ou evapotranspirar.



12 FATEC 2008 URBANIZAÇÃO



Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.

I. Embora os números referentes ao processo de urbanização possam conter algumas distorções, resultantes das metodologias utilizadas, é inegável que entre as décadas de 1950 até 1980 o Brasil passou de forma intensa por esse processo.

II. No início da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades na região Sudeste. sse fenômeno está associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa região.

III. Num mundo cada vez mais globalizado, há um reforço do papel de comando de algumas cidades globais na rede urbana mundial, como é o caso de São Paulo, importante centro de serviços especializados.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas. b) II e III, apenas. c) II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.





13 PUC SP 2008 REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO



Região metropolitana de São Paulo

População total 19.130.455 hab

População município principal 10.679.760*

Densidade demográfica 2.376,16 hab/km2

Área dos municípios 8.051 km2

Número de municípios 39

Fonte: Sec. Econ. Planej. do Estado de São Paulo, 2005 *FSEADE, 2004

Observando o mapa e os dados pode-se afirmar que

a) o fato de o município principal ter mais da metade da população da região metropolitana deve-se ao fato de ele possuir também mais da metade do território.

b) as maiores densidades demográficas se encontram nas áreas que mais se afastam do município principal.

c) a maior concentração populacional no município de São Paulo deve-se à sua condição de centro geométrico da região metropolitana.

d) nas estatísticas internacionais, quando se afirma São Paulo como uma das maiores metrópoles do mundo, não se está referindo apenas ao município principal.

e) a região metropolitana de São Paulo é a mais densamente povoada do Brasil em razão de ser composta por vários municípios.





14 UNICAMP 2 FASE DECADÊNCIA E REVITALIZAÇÃO URBANAS



“Os projetos de recuperação e preservação de centros históricos, associados a processos de reestruturação urbana, têm sido uma constante no Brasil, principalmente a partir do final da década de 1980 e início de 1990. Pelourinho em Salvador, Bairro do Recife na capital pernambucana e o corredor cultural no Rio de Janeiro são alguns exemplos nacionais de locais que vêm sofrendo esse tipo de intervenção. Barcelona, Nova Iorque, Boston, Manchester, Paris e Buenos Aires estão entre os exemplos internacionais que marcam o fenômeno mundial de revitalização ou remodelação urbana.” (Disponível em: www. comciencia.br/reportagens/cidades/cid02.htm, 05/11/07.)

a) Por que ocorre a chamada “decadência” dos centros tradicionais das cidades?

b) Quais são as principais estratégias utilizadas nas cidades brasileiras para “revitalizar” as áreas consideradas decadentes?





15 FUVEST 2008 1 FASE MIGRAÇÃO EM SÃO PAULO



Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à

a) “migração de retorno” de estrangeiros radicados no Estado os quais, por motivos de ordem econômica, estão voltando a seus países de origem, cujas economias demonstram, na atualidade, maior dinamismo.

b) emigração de paulistas para os Estados Unidos, atraídos por melhores condições de trabalho e de vida, bem como pela possibilidade de remeter valores às suas famílias que aqui permanecem.

c) “migração de retorno” de brasileiros, sobretudo nordestinos, que, ao buscarem melhores condições de vida, e por não as encontrarem, retornam a seus estados de origem.

d) migração de paulistas para outros estados do país, em busca de novas frentes de emprego e qualidade de vida, dada a estagnação do setor terciário paulista.

e) emigração de um grande número de paulistas descendentes de japoneses, para o Japão (decasséguis), devido às excelentes condições de vida a eles oferecidas naquele país.



16 FATEC 2008 EMIGRAÇÃO BRASILEIRA



O fluxo imigratório negativo, ou seja, o número de emigrantes maior que o de imigrantes, tornou-se uma realidade no Brasil a partir da década de 1980. Os países que mais têm recebido brasileiros são:

a) Japão, Portugal e Suíça.

b) Japão, Portugal e Inglaterra.

c) Estados Unidos, Suíça e Alemanha.

d) Estados Unidos, Paraguai e Inglaterra.

e) Estados Unidos, Paraguai e Japão.



17 FGV 2008 ECONOMIA TAXA DE FECUNDIDADE



Em 2005, a taxa de fecundidade no Brasil foi de 2,1 filhos por mulher, o que corresponde à chamada taxa de reposição da população. Mantido esse ritmo, no futuro, o País teria como conseqüência

a) a redução da pobreza, pois com menos crianças a distribuição de renda seria mais equilibrada.

b) maior crescimento econômico, pois a diminuição da população proporcionaria maior renda para as famílias.

c) redução da população economicamente ativa a médio prazo e a falta de mão-de-obra.

d) menor envelhecimento da população brasileira e maiores recursos para a previdência social.

e) diminuição absoluta da mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida.



18 FUVEST 2 FASE 2008 RODOANEL



O mapa representa o traçado completo previsto para o chamado Rodoanel, importante construção em andamento, na Região Metropolitana de São Paulo.

Considerando o mapa e seus conhecimentos, cite e explique

a) um motivo para a construção do Rodoanel, no que se refere à circulação de mercadorias pelo território nacional.

b) um problema, de ordem ambiental, que pode ser relacionado a essa obra.



19 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 RODOVIAS – CONCESSÃO



No leilão para concessão de rodovias federais realizado no dia 09/outubro/2007, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), houve a disputa entre 30 empresas pela possibilidade de explorar comercialmente sete trechos de estradas brasileiras, e os lances foram dados por meio de envelopes entregues previamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão do governo federal responsável pelo leilão.

Sobre esse processo de concessão de rodovias federais, é incorreto afirmar que:

a) no modelo de leilão adotado, o vencedor foi a empresa que ofereceu a menor tarifa de pedágio, e não quem pagou mais pela concessão.

b) a forma de disputa estimulou um deságio médio de 45% entre as propostas vencedoras e o máximo permitido pela agência reguladora (ANTT).

c) o deságio maior surgiu no lance pela rodovia mais cobiçada do leilão, a Fernão Dias (BR-361), que liga São Paulo e Belo Horizonte.

d) a empresa brasileira CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias –, destaque do leilão, conquistou cinco dos sete lotes, exatamente por oferecer preços muito abaixo do que seria autorizado pelo governo.

e) os sete trechos de estradas federais leiloados foram os primeiros a serem concedidos à iniciativa privada no governo Lula.



20 PUC SP 2008 TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

“Aproximadamente 600 pessoas integrantes de diversos movimentos sociais ocupam, desde ontem pela manhã, o prédio da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) em Bom Jesus da Lapa (BA). Os manifestantes são contra o projeto do governo federal de transposiçãodas águas do Rio S. Francisco [...] O comando da ação está a cargo da Articulação Popular pela Revitalização do Rio São Francisco.”

(In: Correio da BAHIA. Manifestantes ocupam sede da Codevasf. 17/04/2007, Aqui Salvador, p.3)

Um argumento contra a obra de transposição das águas do Rio São Francisco é que é mais importante revitalizá-lo.

O rio estaria comprometido por transformações em sua bacia. Sobre essas transformações pode ser dito que

a) na região do médio São Francisco em direção a sua foz há a presença dinâmica do agronegócio, grande consumidor das águas do rio.

b) o regime de chuvas, em razão do aquecimento global, já foi alterado na região da bacia do São Francisco, provocando uma diminuição do volume das águas.

c) o rio, sobrecarregado com o uso de suas águas pelo agronegócio, sobrevive graças aos cuidados com as matas ciliares do seu curso e de seus afluentes.

d) uma reserva de vitalidade para o rio são as represas, como de Sobradinho, que terminam funcionando como depósitos de águas despoluídas.

e) a grande industrialização nas margens e na Bacia do Rio São Francisco, que se dirige para seu baixo curso, resulta num aumento da descarga poluente.





21 MACKENZIE 2008 BRASIL ENERGIA



Após a realização de estudos, constatou-se que o Brasil possui várias regiões com elevado potencial para investimento na produção de energia limpa, por meio de uma fonte, que também é muito utilizada na Alemanha. Esta fonte é

a) o gás natural. b) a eólica. c) o etanol. d) a biomassa. e) a nuclear.



22 UNIFESP 2008 ENERGIA NUCLEAR



A adoção de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em função da anunciada crise energética. Entre as implicações mais graves que este modelo de geração de energia cria, está

a) o aumento do poder militar do Brasil, que ganhará um posto no Conselho de Segurança da ONU.

b) o lixo atômico, cuja atividade prolonga-se por gerações.

c) a ameaça de explosão por ambientalistas radicais.

d) a obrigação do país de não produzir armas nucleares, que mantém o status quo nuclear mundial.

e) o risco de acidentes fatais, dado o vazamento freqüente de material radioativo.



23 MACKENZIE 2008 2 FASE PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO



Com a possibilidade de esgotamento da capacidade de produção de energia por meio de usinas hidroelétricas e termoelétricas, o governo brasileiro resolveu retomar o programa nuclear, devido ao alto investimento já aplicado.

Considere as afirmações abaixo a respeito do contexto histórico e geopolítico do programa nuclear brasileiro.

I. Desenvolvido durante a ditadura militar brasileira, esse programa tinha a finalidade principal de construir uma bomba atômica para garantir a hegemonia do país na América do Sul.

II. O programa nuclear brasileiro teve apoio irrestrito dos Estados Unidos, pois o Brasil, que, à época, estava sob ditadura militar, era aliado do eixo capitalista.

II. No início dos anos 80, houve um acordo secreto entre o governo brasileiro e Saddan Hussein, que previa o fornecimento dos recursos necessários à conclusão de vários projetos brasileiros, em troca da transferência da nossa tecnologia nuclear e envio de urânio enriquecido no Brasil.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e III estão corretas.

e) apenas II e III estão corretas.



24 UNIFESP 2008 BRASIL BIO-DIESEL



No Brasil, o biodiesel é apontado como uma alternativa para geração de energia, por

a) abrir mercados no país, já que é uma fonte de energia sem restrições socioambientais.

b) impedir o desmatamento da Amazônia, substituindo a pecuária.

c) criar empregos rurais qualificados para manipular máquinas agrícolas.

d) permitir aproveitar espécies locais e agregar famílias de baixa renda à produção.

e) ser exportável aos Estados Unidos, que não dominam tecnologia de biocombustível.





25 PUC SP 2008 DENGUE



Leia com atenção:

Quase metade dos municípios que hoje estão no topo da lista de dengue de seus Estados já havia sido alertada sobre o risco de epidemia no final do ano passado pelo Ministério da Saúde. 108 municípios estavam em estado de alerta ou de emergência. O aviso não surtiu o efeito esperado. Mesmo alertados 53 dos 108 municípios não agiram de forma adequada e hoje figuram na lista com maior número de casos.

(Adaptado de Estado de S. PAULO. 53 municípios ignoram alerta e agora enfrentam surto de dengue. 27/10/2007, p. A35)

Considerando que a doença é transmitida por um mosquito que põe seus ovos (procria) em recipientes com água limpa, pode-se dizer que

a) em cidades nas quais o sistema de abastecimento de água é precário, e as pessoas devem estocar águas, o risco é maior. Esse é o caso de muitos municípios brasileiros na região do Nordeste brasileiro.

b) os municípios dos Estados mais desenvolvidos, como São Paulo, por exemplo, estão praticamente livres da dengue, inclusive nas áreas litorâneas mais chuvosas, em razão da eficácia das campanhas.

c) nas grandes metrópoles brasileiras, pelo fato de existirem infra-estruturas urbanas modernas disseminadas por toda sua extensão, o risco da dengue se tornou bastante baixo.

d) as regiões mais secas do país, sem estação chuvosa importante, tais como o centro-oeste brasileiro e o nordeste, estão praticamente livres da dengue, pelo fato de não haver acúmulo de água limpa.

e) as chances de a dengue se tornar epidêmica em cidades de espaços muito compactos é bem menor, em razão da facilidade de se localizarem e eliminarem os criadouros, sempre próximos uns dos outros.





REDAÇÃO UNICAMP 2008 1 FASE SAÚDE ORIENTAÇÃO GERAL: LEIA ATENTAMENTE.



APRESENTAÇÃO DA COLETÂNEA

O tema geral da prova da primeira fase é Saúde. A redação propõe três recortes desse tema.

Propostas:

Cada proposta apresenta um recorte temático a ser trabalhado ,de acordo com as instruções específicas. Escolha ,uma das três propostas para a redação (dissertação, narração ou carta) e assinale sua escolha no alto da página de resposta.

Coletânea:

A coletânea é única e válida para as três propostas. Leia toda a coletânea e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta escolhida. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e

reflexão. O uso da coletânea é obrigatório.

ATENÇÃO – Sua redação será anulada se você desconsiderar a coletânea ou fugir ao recorte temático ou não atender ao tipo de texto da proposta escolhida.

Um dos desafios do Estado é a promoção da saúde pública, que envolve o tratamento e também a prevenção de doenças. Nas discussões sobre saúde pública, é crescente a preocupação com medidas preventivas. Refletir

sobre tais medidas significa pensar a responsabilidade do Estado, sem desconsiderar, no entanto, o papel da sociedade e de cada indivíduo.

COLETÂNEA

1) O capítulo dedicado à saúde na Constituição Federal (1988) retrata o resultado de todo o processo desenvolvido ao longo de duas décadas, criando o Sistema Único de Saúde (SUS) e determinando que “a saúde é direito de todos e dever do Estado” (art. 196). A Constituição prevê o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. (Adaptado de “História do SUS” em www. portal.sespa.pa.gov.br, 20/08/2007.)

2) Os grandes problemas contemporâneos de saúde pública exigem a atuação eficiente do Estado que, visando à proteção da saúde da população, emprega tanto os mecanismos de persuasão (informação, fomento), quanto os meios materiais (execução de serviços) e as tradicionais medidas de polícia administrativa (condicionamento e limitação da liberdade individual). Exemplar

na implementação de política pública é o caso da dengue, que se expandiu e tem-se apresentado em algumas cidades brasileiras na forma epidêmica clássica, com perspectiva de ocorrências hemorrágicas de elevada letalidade. Um importante desafio no combate à dengue tem sido o acesso aos ambientes particulares, pois os profissionais dos serviços de controle encontram, muitas

vezes, os imóveis fechados ou são impedidos pelos proprietários de penetrarem nos recintos. Dada a grande capacidade dispersiva do mosquito vetor, Aedes aegypti todo o esforço de controle pode ser comprometido caso os operadores de campo não tenham acesso às habitações. (Adaptado de Programa Nacional de Controle da Dengue. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002.)

3) Com 800 mil habitantes, o Rio de Janeiro era uma cidade perigosa. Espreitando a vida dos cariocas estavam diversos tipos de doenças, bem como autoridades capazes de promover sem qualquer cerimônia uma invasão de privacidade. A capital da jovem República era uma vergonha para a nação. As políticas de saneamento de Oswaldo Cruz mexeram com a vida de todo mundo. Sobretudo dos pobres. A lei que tornou obrigatória a vacinação foi aprovada pelo governo em 31 de outubro de 1904; sua regulamentação exigia comprovantes

de vacinação para matrículas em escolas, empregos, viagens, hospedagens e casamentos. A reação popular, conhecida como Revolta da Vacina, se distinguiu

pelo trágico desencontro de boas intenções: as de Oswaldo Cruz e as da população. Mas em nenhum momento podemos acusar o povo de falta de clareza sobre o que acontecia à sua volta. Ele tinha noção clara dos limites da ação do Estado. (Adaptado de José Murilo de Carvalho, “Abaixo a vacina!”. Revista Nossa História, ano 2, no. 13, novembro de 2004, p. 74.)

4) Atribuir ao doente a culpa dos males que o afligem é procedimento tradicional na história da humanidade. Na Idade Média, a sociedade considerava a hanseníase um castigo de Deus para punir os ímpios. No século XIX, quando a tuberculose adquiriu características epidêmicas, dizia-se que a enfermidade acometia pessoas enfraquecidas pela vida devassa. Com a epidemia de Aids, a mesma história: apenas os promíscuos adquiririam o HIV. Coube à ciência demonstrar que são bactérias os agentes causadores de tuberculose e hanseníase, que a Aids é transmitida por um vírus, e que esses microorganismos são alheios às virtudes e fraquezas humanas. O mesmo preconceito se repete agora com a obesidade, até aqui interpretada como condição patológica associada ao pecado da gula. No entanto, a elucidação dos mecanismos de controle da fome e da saciedade tem demonstrado que engordar ou emagrecer está longe de ser mera questão de vontade. (Adaptado de Dráuzio Varela, “O gordo e o magro”. Folha de São Paulo, Ilustrada, 12/11/2005.)

5) “Nós temos uma capacidade razoável de atuar na cura, recuperação da saúde e reabilitação, mas uma capacidade reduzida no campo da promoção e prevenção”, disse o então secretário e hoje ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O objetivo do governo é aumentar a cobertura nas áreas de promoção da saúde e medicina preventiva. Temporão afirma que as doenças

cardiovasculares -como hipertensão arterial e diabetes – são a principal causa de mortalidade, seguidas pelo câncer. Em ambos os casos, “o controle de peso, tabagismo, ingestão de álcool, sedentarismo e hábitos alimentares têm um papel extremamente importante”. Por isso, quando o Ministério atua “na educação, informação, prevenção e promoção da saúde, está evitando que muitas pessoas venham a adoecer”. (Adaptado de Alessandra Bastos, “Programas assistenciais podem ‘desfinanciar’ saúde” em www.agenciabrasil.gov.br/ notícias, 15/09/2006.)

6) Apesar das inúmeras campanhas, estima-se que cerca de 30 milhões de brasileiros sejam fumantes. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 70 mil mortes por ano podem ser atribuídas ao cigarro. O SUS gasta quase R$ 200 milhões anualmente apenas com casos de câncer relacionados ao tabagismo. Diante desse quadro, a questão é saber se o cerco ao fumo deveria ser ainda mais radical do que tem sido no Brasil. Ou seja, se medidas como a proibição das propagandas e a colocação de imagens chocantes em maços de cigarro são suficientes para conter o consumo. (Adaptado de “O que você acha das campanhas contra o fumo?” em www.bbc.co.uk/portuguese/forum, 01/08/ 2002.)

7) Um mundo com risco cada vez maior de surtos de doenças, epidemias, acidentes industriais, desastres naturais e outras emergências que podem rapidamente tornar-se uma ameaça à saúde pública global: é esse o cenário traçado pelo relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a OMS, desde 1967, terão sido identificadas mais trinta e nove novas doenças, além do HIV, do Ebola, do Marburgo e da pneumonia atípica. Outras, como a malária e a tuberculose, terão sofrido mutações e resistirão cada vez mais aos medicamentos. “Estas ameaças tornaram-se um perigo muito grande para um mundo caracterizado por grande mobilidade, interdependência econômica e interligação eletrônica. As defesas tradicionais nas fronteiras nacionais não protegem das invasões de doenças ou de seus portadores”, disse Margaret Chan, diretora geral da OMS. “A saúde pública internacional é uma aspiração coletiva, mas também uma responsabilidade mútua”, acrescentou. O relatório deixa recomendações aos governos, entre as quais a implementação definitiva

do regulamento sanitário internacional e a promoção de campanhas de prevenção e simulação de surtos epidêmicos, para garantir respostas rápidas e eficazes. (Adaptado de “OMS prevê novas ameças à saúde pública e pede prevenção global” em www.ultimahora.publico. clix.pt/sociedade, 23/08/2007.)

8)(Disponível emwww.aids.gov.br/humor)

9) Na 48ª. sessão da Comissão de Narcóticos e Drogas da ONU, os EUA encabeçaram uma ‘’coalizão’’ que rejeitou a proposta feita pelo Brasil de incluir os programas de redução de danos no conceito de Saúde como um direito básico do cidadão. A redução de danos é uma estratégia pragmática para lidar com usuários de drogas injetáveis. Disponibiliza seringas descartáveis ou mesmo drogas de forma controlada. Procura manter o viciado em contato com especialistas no tratamento médico e tem o principal objetivo de conter o avanço da Aids no grupo de risco, evitando o uso de agulhas infectadas. Apesar de soar contraditório à primeira vista, o programa é um sucesso comprovado pela classe científica. O Brasil é um dos países mais bem-sucedidos na estratégia, assim como a Grã-Bretanha, o Canadá e a Austrália. O Ministério da Saúde brasileiro, por exemplo, estima que os programas de redução de danos foram capazes de diminuir em 49% os casos de Aids em usuários de drogas injetáveis entre 1993 e 2002. A posição norte-americana reflete as políticas da Casa Branca, que se preocupou, por exemplo, em retirar a palavra ‘’camisinha’’ de todos os sites do governo federal. Essa mesma filosofia aloca recursos para organizações americanas de combate à Aids que atuam fora dos EUA, pregando a abstinência e a fidelidade como remédios fundamentais na prevenção da doença. (Adaptado de Arthur Ituassu, “EUA atacam programas de combate à AIDS”. Jornal do Brasil,12/03/2005.)

PROPOSTA A

Trabalhe sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:

Segundo o artigo 196 da Constituição, a saúde é direito de todos e dever do Estado, devendo ser garantida mediante políticas públicas. Tal responsabilidade permite ao Estado intervir no comportamento individual e coletivo com ações preventivas, que podem gerar conflitos.

Instruções:

1- Discuta os desafios que as ações preventivas lançam ao Estado na promoção da saúde pública.

2- Trabalhe seus argumentos no sentido de apontar as tensões geradas por essas ações preventivas.

3- Explore os argumentos de modo a justificar seu ponto de vista sobre tais desafios e tensões.

PROPOSTA B

Trabalhe sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:

O avanço da tecnologia e da ciência médica desmistifica muitos dos preconceitos em torno das doenças. Entretanto, algumas delas, consideradas atualmente problemas de saúde pública, como obesidade, alcoolismo, diabetes, AIDS, entre outras, continuam a trazer dificuldades de auto-aceitação e de relacionamento social.

Instruções:

1- Imagine uma personagem que receba o diagnóstico de uma doença que é tema de campanhas preventivas.

2- Narre as dificuldades vividas pela personagem no convívio com a doença.

3- Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.

PROPOSTA C

Trabalhe sua carta a partir do seguinte recorte temático:

O governo brasileiro tem promovido campanhas de alcance nacional, a fim de combater o tabagismo, o uso de álcool e drogas, a proliferação da dengue, do vírus da Aids e da gripe, entre outras doenças que comprometem a saúde pública.

Instruções:

1- Escolha uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde que, na sua opinião, deva ser mantida.

2- Argumente no sentido de apontar aspectos positivos da estratégia dessa campanha.

3- Dirija sua carta ao Ministro da Saúde, justificando a manutenção da campanha escolhida.



26 UNICAMP 2 FASE REGIONALIZAÇÃO TERRITÓRIO



Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Uma das atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicas sobre a população brasileira, por meio de Censos. Também caberia ao Instituto produzir informações cartográficas, bem como propor e instituir uma regionalização do território brasileiro. As figuras abaixo dizem respeito a dois momentos históricos da regionalização do território brasileiro. Pergunta-se:

a) Qual o principal critério utilizado para instituir a regionalização do território brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu território?

b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na região Norte do Brasil?





27 MACKENZIE 2008 2 FASE NOVAS REGIÕES



Estão em tramitação, no Congresso brasileiro, seis projetos de lei para a formação de seis novos estados da federação e quatro territórios, conforme mapa abaixo. A respeito do assunto, considere as afirmações abaixo.

I. Com a formação dos novos estados, essas regiões, que hoje estão distantes e desassistidas por suas atuais capitais, poderão se desenvolver com a fragmentação do território.

II. Segundo estudos, para a formação desses novos Estados, a União gastaria, no mínimo, R$ 11,4 bilhões, que poderiam, de imediato, ser investidos nas regiões hoje desassistidas.

III. De acordo com uma simulação feita por algumas consultorias brasileiras, com exceção do possível estado do Araguaia, as demais unidades nasceriam na condição de mais pobres do Brasil, em índice de desenvolvimento

humano (IDH).

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e III estão corretas.

e) apenas II e III estão corretas.





28 FUVEST 2008 1 FASE NORDESTE CONTEMPORÂNEO



Passados quase cinqüenta anos da publicação de A terra e o homem no Nordeste (Andrade, 1963), novas dinâmicas instalaram-se na região. A respeito das dinâmicas espaciais do passado e do presente, nas sub-regiões representadas ao lado, é correto afirmar que Fonte: Andrade, 1963.

a) a Zona da Mata, onde se desenvolveram, no passado colonial, o extrativismo do pau-brasil e a cultura da cana, abriga, hoje, extensas áreas produtoras de grãos, destinados ao mercado externo.

b) o Agreste, ocupado durante os séculos XVIII e XIX por criadores de gado, manteve a mais rígida estrutura agrária do Nordeste, concentrando, hoje, extensos e improdutivos latifúndios.

c) o Sertão, devido às suas características físico-naturais e apesar de sucessivas políticas públicas de combate às secas e incentivo ao desenvolvimento agrícola, mantém sua economia restrita a atividades tradicionais.

d) a Zona da Mata, antes lugar de plantation colonial, escravista, concentra, hoje, a produção industrial regional, distribuída espacialmente na forma de manchas, no entorno de algumas capitais.

e) o Agreste, caracterizado, no início da colonização, como região de pequena propriedade e de agricultura de subsistência, concentra, hoje, os maiores e mais dinâmicos complexos agroindustriais da região.





29 UNIFESP 2008 VALE DO PARAÍBA SP



O Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, pode ser caracterizado pela predomínio das seguintes atividades econômicas:

SÉX XIX ,SÉC XX e SÉC XIX

a) café / ind. automobiística / indústria aeroespacial

b) pecuária / café / indústria eletrointensiva

c) cana/ bacia leiteira / pecuária

d) ouro/extrativismo vegetal/turismo ecológico

e) bacia leiteira / indústria artesanal / indústria automobilística





30 UNICAMP 2 FASE 2008 BRASIL REGIÃO SUL



“A macrorregião Sul é a menor em área entre todas as que conformam o território nacional. Todavia, isso não significa escassa diversidade interna, mesmo em termos históricos, pois um verdadeiro mosaico sociocultural e econômico-espacial tomou forma no interior dos seus limites territoriais”.

(Hoyêdo Nunes Lins, “Transformações econômicas e reflexos espaciais no Brasil Meridional.” In: Maria Flora Gonçalves, Carlos Antônio Brandão e Antonio Carlos Galvão (orgs.). Regiões e cidades, cidades nas regiões: o desafio urbano-regional. São Paulo: Editora Unesp/Anpur, 2003, p. 500.)

a) O texto aponta a existência de um “mosaico sociocultural e econômico-espacial” na Região Sul. A que se deve essa diversidade cultural?

b) A atividade agrícola na Região Sul distribui-se em policulturas e monoculturas comerciais. Caracterize-as.



31 MACKENZIE 2008 2 FASE BRASIL INDUSTRIALIZAÇÃO



Examine as seguintes afirmações a respeito da industrialização brasileira.

I. No Brasil, desde a década de 1970, já se observa uma relativa desconcentração industrial, em virtude dos primeiros sinais de esgotamento de São Paulo e das vantagens oferecidas por outras cidades e unidades da federação, em decorrência da guerra fiscal facilitada pela

Constituição de 1988.

II. Os mais novos pólos industriais de São Paulo, os chamados centros tecnopólos, são os do Vale do Ribeira, com destaque para São José dos Campos, e os de Campinas, que se desenvolveram na década de 1980.

III. A abertura da economia brasileira e a criação do Mercosul vêm contribuíndo para uma nova reconcentração industrial no Centro-Sul, o sistema just-in-time,

no qual o importante é fabricar e colocar rapidamente o produto no mercado.

Assinale

a) se todas estão corretas.

b) se apenas I e III estão corretas.

c) se apenas I está correta.

d) se apenas II e III estão corretas.

e) se todas estão incorretas.



32 MACKENZIE 2008 BRASIL INDUSTRIALIZAÇÃO



O Brasil enfrentou vários obstáculos para a sua plena inserção na atual Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica, que teve início a partir da Segunda Guerra Mundial e que se prolonga até os dias atuais.

A respeito do assunto, considere as afirmações abaixo.

I. O constante e crescente mau uso do dinheiro público, a corrupção e o superfaturamento de obras públicas comprometeram a fixação das prioridades nacionais, entre elas a educação, a ciência e a tecnologia.

II. A situação do Brasil, quanto às suas dívidas interna e externa, compromete a canalização de recursos para investimentos em educação e pesquisas científicas ou tecnológicas, agravando nossa dependência em relação ao exterior.

III. Se houvesse uma maior prática política do clientelismo, resultaria em garantia de financiamentos de projetos de interesse nacional, entre eles o desenvolvimento científico e tecnológico, pondo fim à concessão de privilégios apenas à classe agroexportadora.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.





33 VUNESP 2008 1 FASE COMÉRCIO EXTERIOR PORTO SECO



Analise a tabela e o mapa.

BRASIL: FLUXO DE CARGAS EM IMPORTANTE PORTO SECO DA AMÉRICA DO SUL, EM MIL DÓLARES, EM 2006.

EXPORTAÇÃO

JAN 348.562 FEV 309.347 MARÇO 380.702 ABRIL 357.940 MAIO 395.169

JUNHO 373.223 JULHO 383.511 AGOSTO 423.122 SETEMBRO 401.554

OUTUBRO 387.443 NOVEMBRO 374.306 DEZEMBRO 398.735 TOTAL

4.533.614

IMPORTAÇÃO

JANEIRO 123.545 FEVEREIRO 139.492 MARÇO 144.964 ABRIL 137.888

MAIO 121.411 JUNHO 179.307 JULHO 164.152 AGOSTO 208.160 SETEMBRO 176.882 OUTUBRO 210.447 NOVEMBRO 220.344 DEZEMBRO

205.024 TOTAL 2.028.061

(Receita Federal, 2007.)



Assinale a alternativa que indica a localização do porto seco, entre as duas cidades assinaladas no mapa, e o balanço entre as importações e exportações ali realizadas em 2006.

a) Entre Uruguaiana e Paso de los Libres, onde as exportações brasileiras foram bem maiores do que as importações.

b) Entre Santana do Livramento e Paso de los Libres, onde as exportações brasileiras foram bem menores do que as importações.

c) Entre Uruguaiana e Rosário, onde as exportações brasileiras foram bem menores do que as importações.

d) Entre Uruguaiana e Paso de los Libres, onde as exportações brasileiras foram equivalentes ao total importado.

e) Entre Passo Fundo e Paso de los Libres, onde as exportações brasileiras foram bem maiores do que as importações.



34 FATEC 2008 EMPREGO AGRÍCOLA



De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, em 2001, um em cada cinco brasileiros trabalhava em atividades agrícolas. É correto afirmar que

a) a grande maioria desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em pequenas e médias propriedades,

que utilizam basicamente a mão-de-obra familiar.

b) a maior parte desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em grandes propriedades agrícolas que

têm investido fortemente na exportação de seus produtos.

c) estão principalmente envolvidos na produção de soja e na pecuária, fazendo com que a maior concentração desses trabalhadores esteja na região centro-oeste.

d) por conta da expansão da agroindústria na região Sul houve intensa migração para essa região, que hoje

concentra o maior contingente desses trabalhadores.

e) a agricultura de soja e a pecuária leiteira são as principais atividades desenvolvidas nas pequenas propriedades, onde está o maior número desses trabalhadores.



35 VUNESP 2008 1 FASE BRASIL CRÍTICA



Observe a figura. ( dezenas de pássaros em cima e ao lado de um rinoceronte )

A COISA PÚBLICA E A CADEIA ALIMENTAR

— Tá achando lotado? Tem de ver na hora do rush, fica tão cheio que não dá pra ver o bicho!

(Folha de S.Paulo, 14.06.2007. Adaptado.)

Referindo-se ao Brasil, a charge representa

a) o Estado, que protege os habitantes de regiões áridas do país, por meio de políticas de ajuda financeira.

b) a agilidade administrativa do governo, capaz de garantir a segurança da nação e de exercer uma justiça eficaz.

c) a prática política, caracterizada pelo predomínio dos interesses individuais sobre os direitos coletivos.

d) a dimensão geográfica do país e o seu baixo índice de desenvolvimento econômico, social e político.

e) a pobreza das populações faveladas e a precariedade dos transportes coletivos nas grandes metrópoles do

país.



MACKENZIE 2 FASE INTERNET REDAÇÃO



Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

Se histórias da viagem com a turma do colégio ou da faculdade ou confidências sobre a vida amorosa eram reservadas aos diários escritos ou à confiança de poucos amigos, tudo isso parece ter se tornado público com a proliferação de blogs e fotologs e com o sucesso de sites de relacionamento como o Orkut.

Adaptado de Alan de Faria

Texto II

Pesquisa divulgada há pouco revelou que, de 30 em 30 dias, o brasileiro fica mais tempo ligado à Internet Significa também que, a cada 30 dias, o brasileiro já está passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o beleléu e o cérebro mais na virtual que na real. Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com os amigos, ir ao cinema ou ao teatro e estudar. E, com certeza, está

deixando também de praticar outros itens não contemplados pela pesquisa, como namorar, ir à praia ou ao futebol, visitar a avó, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas.

Ruy Castro

Texto III

Navegar é preciso. Ao aprender a compor o fundo da tela de seu computador,

Chloé Siqueira escolheu uma imagem que lhe parecia transgressora – a famosa foto dos Beatles caminhando pela faixa de pedestres numa rua de Liverpool. É assim que ela própria se sente diante de um computador:

aos 80 anos, decidiu virar professora e dar aulas de internet a crianças. “A internet é, para mim, o prazer da conexão humana”, resume. Há cinco anos, Chloé soube por uma neta que, se quisesse, poderia fazer um curso para aprender a navegar na internet. “Eu tinha até medo de usar teclado.” Em pouco tempo, ajudada por adolescentes que estudavam em escolas públicas e privadas, ela já estaria conversando pelo Skype e pelo Messenger com os netos e com alguns amigos que moravam fora do Brasil.

Gilberto Dimenstein



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui