Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1985 - 2008 QUESTÕES DE VESTIBULARES JANEIRO 2008 -- 07/06/2008 - 11:19 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL 1985 – 2008 QUESTÕES DE VETIBULARES DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008.

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal





1. UNESP 1 FASE 2008 ECONOMIA BRASILEIRA 1600 - 2006



Analise as tabelas.

BRASIL: PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS EM RELAÇÃO AO VALOR TOTAL DAS EXPORTAÇÕES, DE 1600 A 1900.

1600 – açúcar 90 pau-brasil 4;

1650 – açúcar 95 , pau-brasil 2;

1700 – açúcar 75 ; ouro e minerais 13

1750 – açúcar 47; ouro e minerais 47;

1800 – açúcar 31 , ouro e minerais 24;

1850 – café 48, açúcar 21;

1900 – café 65, borracha 15.

(R. Simonsen. História Econômica do Brasil, 1937.)

BRASIL: OS DEZ PRINCIPAIS PRODUTOS EXPORTADOS EM RELAÇÃO AO TOTAL DAS EXPORTAÇÕES EM 2006. (CACEX, 2006.)

Produtos

Minérios de ferro 6,5 ; Óleos brutos de petróleo 5,0; Soja 4,0; Automóveis 3,5;

Açúcar 3,0; Aviões 2,0; Carne bovina 2,0 ; Peças de veículos e tratores, 2,0;

Café 2,0 Carne de frango 2,0% do valor total



A análise das duas tabelas permite afirmar que as exportações

brasileiras

a) foram dominadas por um ou dois produtos até fins do século XIX, mas apresentam, atualmente, uma pauta muito diversificada.

b) passaram de produtos de origem vegetal até o fim do século XIX para uma pauta diversificada em 2006.

c) apresentavam uma pauta diversificada até meados do século XX, mas passaram, na atualidade, para uma pauta muito especializada.

d) caracterizam-se por pautas diversificadas tanto no passado como nos dias atuais.

e) eram diversificadas no passado, mas caracterizam-se por privilegiar, atualmente, matérias-primas sem valor agregado.







2 MACKENZIE 2008 PROJETO DE INDUSTRIALIZAÇÃO



"(...) o conceito (...) não se reduz à demagogia e à manipulação. aspectos secundários no contexto, [mas] se definiu pela associação íntima entre trabalhismo e projeto de industrialização. O trabalhismo como promessa de proteção dos trabalhadores por um Estado paternalista no terreno litigioso entre patrões e empregados. O projeto de industrialização, como interesse comum entre burgueses e operários, (...) foi a forma da hegemonia ideológica por meio da qual a burguesia tentou — e obteve em elevado grau — o consenso da classe operária para a construção da nação burguesa. A liderança carismática e sem mediações formalizadas, adequada a massas de baixo nível de consciência de classe, constituiu [sua] expressão peculiar. Não sua essência. concentrada nas idéias de colaboração de classes e paz social.”

(texto adaptado)

O texto acima, do historiador Jacob Gorender, trata, na história brasileira,

a) da orientação político-econômica dominante nas três primeiras décadas após a instauração da República.

b) do fenômeno político conhecido como coronelismo.

c) do modelo de industrialização pela via do populismo.

d) da forma predominante das relações sociais moldadas pelo regime pós-1964.

e) da política de desenvolvimento econômico combinado com justiça social, implantada pelo governo FHC.





3 VUNESP 2008 1 FASE CULTURA BRASILEIRA



“Há uma encruzilhada de três estradas sob a minha cruz de estrelas azuis: três caminhos se cruzam – um branco, um verde e um preto – três hastes da grande cruz/ E o branco que veio do norte, e o verde que veio da terra, e o preto que veio do leste derivam, num novo caminho, completam a cruz/unidos num só, fundidos num vértice.” (Guilherme de Almeida, Raça)

Nessa visão poética da história do povo brasileiro, o autor

a) refere-se ao domínio europeu e à condição subalterna dos africanos na formação da nacionalidade.

b) trata dos seus três grupos étnicos, presentes desde a colonização, mesclados numa síntese nacional.

c) critica o papel desempenhado pelos jesuítas sobre portugueses, índios e negros na época colonial.

d) expressa idéias e formas estéticas do movimento romântico do século XIX, que enaltecia a cultura negra.

e) elogia o movimento nacionalista que resultou na implantação de regimes políticos autoritários no Brasil.



4 UFSCAR 2008 2 FASE BAHIA CULTURA



A forte e atual presença de usos e costumes dos iorubas na Bahia deve-se

a) à sua chegada no último ciclo do tráfico dos escravos na região, no fim do século XVI e início do XVII.

b) à vitória dos portugueses sobre os holandeses no Golfo da Guiné, de onde vieram para o Brasil numerosos escravos embarcados no forte São Jorge da Mina.

c) ao controle pelos portugueses da costa do Congo, onde obtinham um grande número de escravos, trocados por barras de ferro.

d) à presença numerosa desse povo em Angola, onde era realizado o comércio entre a África e a Bahia, envolvendo escravos e o tabaco.

e) à resistência cultural desses descendentes de escravos oriundos de classe social elevada e de sacerdotes firmemente ligados aos preceitos religiosos africanos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui