Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1964 - 1985 QUESTÕES DE VESTIBULARES JANEIRO 2008 -- 06/06/2008 - 09:25 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1964 – 1985 QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008.

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal



1 UFSCAR 2008 2 FASE ECONOMIA BRASILEIRA 1964 - 1977



Observe a tabela.

Ano Variação do PIB (%)

1964 2,9 1965 2,7 1966 3,8 1967 4,8 1968 11,2 1969 10,2 1970 8,8

1971 13,31972 11,7 1973 14,0 1974 9,8 1975 5,6 1976 9,0 1977 4,7

1978 6,0 1979 6,4 1980 8,5

(The World Bank: Country Study, Brazil: Human Resources Special Report,

1979, para os dados referentes a 1964-1977, e Istoé, dez. 1980.)

Observando os dados representados, referentes ao Brasil, pode-se dizer que expressam:

a) o crescimento econômico de 1964 a 1967, no início do regime militar, que sustentou o auge da repressão política.

b) o crescente fortalecimento da política democrática no país, estimulada pelas altas taxas de crescimento econômico em vigor durante o regime militar.

c) o crescimento industrial de 1968 a 1973, durante o regime militar, conhecido como “milagre brasileiro”.

d) a associação entre o crescimento agrícola e o industrial de 1968 a 1969, favorecido pela diminuição da dívida externa.

e) o aumento das taxas de crescimento econômico por conta dos investimentos dos capitais nacionais na indústria nordestina, no período de 1973 a 1976.





2 UFSCAR 2008 2 FASE BRASIL 1968



Em 1968, o artista plástico Hélio Oiticica, acompanhado por outros artistas, participou de uma manifestação no Largo General Osório, em Ipanema, no Rio de Janeiro, apresentando um estandarte/bandeira com a foto de seu amigo morto, que dizia Seja Marginal Seja Herói.

A obra era uma homenagem a um ladrão e traficante do Rio, conhecido como “Cara-de-cavalo”, que foi assassinado violentamente pela polícia.

Considerando que a obra expressa um manifesto político, qual seu significado naquele contexto histórico?

a) O artista utilizou o slogan para criticar o apoio da imprensa às ações violentas da polícia do Rio de Janeiro, que tinham ajuda do governo federal.

b) Preito aos marginais em geral, que podiam ser tanto ladrões e traficantes, como estudantes, artistas e operários, presos e mortos pelo regime militar.

c) Um protesto do artista contra a população das favelas do Rio de Janeiro, que considerava o traficante “Cara-de-cavalo” um herói.

d) Expressava a crise gerada pela mudança de paradigma na imagem do anti-herói brasileiro, que se distanciava do personagem Macunaíma, de Mário de Andrade.

e) Versão barroca dos bandidos das favelas do Rio de Janeiro, transformados em objeto de consumo da sociedade capitalista em expansão.





3 FGV 2008 ECONOMIA GOVERNO GEISEL



O general Ernesto Geisel, candidato da Arena, venceu facilmente o representante da oposição em janeiro de 1974. (...) o novo presidente iniciou o processo de flexibilização do regime através da sua política de distensão que previa uma série de alterações parciais (abrandamento da censura e de medidas repressivas, e negociações com setores oposicionistas). Seu objetivo era atenuar as tensões decorrentes do exercício do poder sob regras tão autoritárias e alargar a base de sustentação do governo através da cooperação de setores da oposição.

(Flavio de Campos, Oficina de História – História do Brasil)

Apesar do anúncio de distensão política, durante esse governo ocorreram retrocessos nesse processo, representados

a) pela imposição do AI-5 e pela organização da OBAN.

b) pela criação da Escola Superior de Guerra e pela proibição da Frente Ampla.

c) pelo decreto da Lei de Segurança Nacional e pela outorga da ARENA e do MDB.

d) pelo adiamento das eleições de 1978 e pela criação do SNI.

e) pela imposição do Pacote de Abril e pela Lei Falcão.



4 FATEC 2008 DIRETAS JÁ



O movimento denominado “Diretas já!”, que começou reunindo poucos milhares de pessoas nas principais

cidades brasileiras, acabou ganhando a simpatia da maior parte da população do país e tomou proporções

gigantescas. Esse movimento exigia

a) eleições diretas depois da renúncia de Jânio Quadros.

b) o fim do AI-5, a volta dos direitos políticos e o retorno das eleições pelo voto universal.

c) o fim das torturas e a aprovação da lei de anistia política.

d) a anistia política e o retorno dos exilados políticos para o Brasil.

e) o fim da ditadura militar e eleições diretas para presidente.



5 MACKENZIE 2 FASE 2008 CENSURA



Já vou embora/ Mas sei que vou voltar

Amor não chora/ se eu volto é praficar

Amor não chora/ Que a hora é de deixar

O amor de agora/Pra sempre ele ficar

Eu quis ficar aqui/ Mas não podia

O meu caminho a ti/Não conduzia

Um rei mal coroado/ Não queria

O amor em seu reinado/Pois sabia/Não ia ser amado/

Amor não chora/Eu volto um dia/

O rei velho e cansado/Já morria

Perdido em seu reinado/Sem Maria

Quando me despedia/No meu canto lhe dizia.

Geraldo Vandré, Canção da despedida

Os versos acima são de uma canção que, assim como outras do compositor, foram alvo da censura oficial da época, por sua crítica mais ou menos velada ao regime político então vigente. Considere as três proposições, a seguir, a respeito desse período da história brasileira.

I. A repressão política exercida pelo governo voltou-se violentamente para o meio artístico-cultural do país, como o teatro e a música popular, submetendo-o à censura e, além disso, obrigando muitos intelectuais e artistas a optar pelo exílio.

II. O regime ditatorial revelava uma grande contradição interna, na medida em que combinava a mais severa perseguição política aos opositores com uma clara normalidade democrática, visível na existência livre dos vários partidos políticos, na regularidade de eleições diretas para presidente, e na liberdade de ação sindical.

III. A decretação de atos institucionais foi uma prática recorrente do Executivo com o intuito de manter o controle sobre a situação política, pois permitiu ao presidente, entre outras coisas, fechar o Congresso Nacional e cassar direitos políticos.

Assinale

a) se apenas I é correta.

b) se apenas I e II são corretas.

c) se apenas I e III são corretas.

d) se apenas II e III são corretas.

e) se I, II e III são corretas.





6 UNESP 2008 2 FASE FUTEBOL E CULTURA



Observe as imagens. Juscelino com Garrincha em 1958 e Pelé com Emílio Garrastazu Médici em 1970 .

Modalidade esportiva importada da Inglaterra, o futebol foi de tal forma incorporado pela sociedade brasileira, que se tornou um acontecimento cultural e político de massa. O filme O ano em que meus pais saíram de férias, ambientado na Copa do Mundo de 1970, tem como tema as múltiplas faces desse fenômeno na cultura brasileira. Compare as figuras acima à luz dos respectivos contextos históricos, observando seus aspectos semelhantes e contrários, e escreva sobre o significado cultural e político do futebol para a história da sociedade brasileira.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui