Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil Império - Questões de Vestibulares Janeiro de 2008 -- 02/06/2008 - 08:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL REINO UNIDO E IMPÉRIO QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008.

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal .





1 FUVEST 2008 1 FASE VINDA DA FAMÍLIA REAL



Em novembro de 1807 a Família Real Portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como

a) incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão da Espanha para impedir a anexação de Portugal.

b) Ato desesperado do Príncipe Regente pressionado pela Rainha Mãe, D. Maria I.

c) execução de um velho projeto de mudança do centro político do Império Português, invocado em épocas de crise.

d) culminância de uma discussão popular sobre a neutralidade de Portugal com relação à guerra anglofrancesa.

e) exigência diplomática apresentada por Napoleão Bonaparte, então Primeiro Cônsul da França.



2 UNICAMP 2008 2 FASE PERÍODO JOANINO



Sobre a transferência da Corte de D. João VI para o Brasil, o historiador Kenneth Maxwell afirma:

Novas instituições foram criadas pela coroa portuguesa, e a maioria delas foi estabelecida no Rio de Janeiro, que, assim, assumiu um papel centralizador dentro de uma América portuguesa que antes era muito fragmentada no sentido administrativo. Houve resistência a isso, principalmente em Pernambuco, em 1817. Mas, no final, o poder central foi mantido.

(Adaptado de Kenneth Maxwell, “Para Maxwell, país não permite leituras convencionais”. Entrevista concedida a Marcos Strecker. Folha de São Paulo, 25/11/2007, Mais, p. 5.)

a) Segundo o texto, quais as mudanças suscitadas pela transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em1808?

b) Quais os objetivos do movimento de Pernambuco em 1817?





3 UNIFESP 2008 JOSÉ BONIFÁCIO



Os membros da loja maçônica fundada por José Bonifácio em 2 de junho de 1822 (e que no dizer de Frei Caneca não passava de um “clube de aristocratas servis”) juraram “procurar a integridade e independência e felicidade do Brasil como Império constitucional, opondo-se tanto ao despotismo que o altera quanto à anarquia que o dissolve”.

Na visão de José Bonifácio e dos membros da referida loja maçônica, o despotismo e a anarquia eram encarnados, respectivamente,

a) pelos que defendiam a monarquia e a autonomia das províncias.

b) por todos quantos eram a favor da independência e união entre as províncias.

c) pelo chamado partido português e os republicanos ou exaltados.

d) pelos partidários da separação com Portugal e da união sul-americana.

e) pelos partidos que queriam acabar com a escravidão e a centralização do poder.





4 UNIFESP 2008 BRASIL ESTRUTURA POLÍTICA



Encerrado o período colonial no Brasil, entre as várias instituições que a metrópole implantou no país, uma sobreviveu à Independência. Trata-se das

a) Províncias gerais. b) Milícias rurais. c) Guardas nacionais. d) Câmaras municipais. e) Cortes de justiça.





5 FUVEST 1 FASE 2008 ÍNDIOS E ESCRAVOS NO IMPÉRIO



Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento do Império. Baseado nos dados desse censo, o Mapa 1 apresenta a distribuição de escravos nas províncias brasileiras em relação à população total. O Mapa 2 mostra a porcentagem de índios aldeados em relação ao total de escravos nessas mesmas províncias e nesse mesmo ano.

Fonte: Adaptado de História da vida privada no Brasil. Império. Vol. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Considere os mapas acima e seus conhecimentos para analisar as frases:

I. As maiores populações de escravos do Império, naquele período, estavam concentradas principalmente em províncias do atual Sudeste brasileiro, onde, na época, se desenvolvia, de forma acelerada, a cultura do café.

II. A grande parte dos índios aldeados do Império, relativamente à população de escravos, distribuía-se por territórios que hoje correspondem às regiões

Norte e Centro-Oeste, onde trabalhavam na extração da borracha e em atividades mineradoras.

III. A baixa porcentagem de escravos, vivendo nas províncias da porção nordeste da atual região Nordeste do país, é indicativa do pouco dinamismo econômico dessa sub-região, naquele período.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III.



06 FUVEST 2 FASE 2008 TRÁFICO DE ESCRAVOS E IMIGRAÇÃO



A extinção do tráfico de escravos africanos no Brasil ocorreu em 1850.

Com relação a esse marco histórico,

a) explique o papel da Inglaterra nessa decisão.

b) relacione-o com a chegada de imigrantes.





7 UNIFESP 2008 MARANHÃO ECONOMIA 1770 - 1830



Entre aproximadamente 1770 e 1830, a região maranhense conheceu um ciclo de prosperidade econômica, graças

a) à produção e exportação do algodão, matéria-prima então muito requisitada por causa da Revolução Industrial em curso na Inglaterra.

b) à criação da pecuária e à indústria do charque, para abastecer o mercado interno então em expansão por causa da crise do sistema colonial.

c) ao extrativismo dos produtos florestais, cuja demanda pelo mercado internacional teve lugar exatamente naquele momento.

d) à produção e exportação de arroz, cacau e fumo, cujos produtos começaram a ter aceitação no mercado mundial de matérias-primas.

e) à produção e exportação do açúcar, o qual, com o aumento da demanda, exigiu novas áreas de cultivo, além da nordestina.





8 FGV 2008 ECONOMIA SEGUNDO REINADO ECONOMIA



(...) visando aumentar a renda do Estado, em um momento de consolidação do sistema imperial, o liberalismo alfandegário foi abandonado em prol do protecionismo aduaneiro. (...) [O] ministro da Fazenda tinha em mente aumentar a carga fiscal do Estado, aspecto que foi bem recebido pela Câmara. A nova lei (...) estabeleceu que os tributos sobre os produtos de importação subiriam de 15% para 30% (caso não houvesse similar nacional) ou 60% (caso o artigo fosse produzido no país).

(Rubim Santos Leão Aquino et alii, Sociedade brasileira: uma história através dos movimentos sociais)

No contexto do Brasil Império, o trecho apresenta

a) a Lei de Terras. b) o Tratado de 1827. c) a Bill Aberdeen. d) a Tarifa Alves Branco. e) a Lei Eusébio de Queiroz.



9 VUNESP 2008 1 FASE FERROVIAS PAULISTAS

As estradas de ferro paulistas dos séculos XIX e XX dirigiam-se para as regiões do interior do estado. Sua importância para o complexo econômico cafeeiro e para o desenvolvimento de São Paulo pode ser vista sob múltiplos aspectos. O cultivo do café e as ferrovias provocaram mudanças ambientais em várias regiões paulistas, porque

a) as estradas de ferro formavam redes no interior das matas e permitiam o acesso do capital norte-americano à exploração e à exportação de madeiras para o mercado europeu.

b) a economia cafeeira foi responsável pela predomínio da agricultura de subsistência sobre as áreas florestais e as locomotivas levaram à exploração do carvão mineral no planalto paulista.

c) o emprego nos cafezais de defensivos agrícolas contaminava as nascentes de água e as ferrovias favoreciam a fixação de pequenas propriedades nas áreas agrestes.

d) as locomotivas eram movidas a vapor, cujo combustível era a madeira, e os cafezais, por esgotarem o solo, exigiam a incorporação de novas terras para o plantio.

e) a expansão da frente pioneira devastava as matas e abria grandes reservas de territórios e de terras agricultáveis para os indígenas.



10 MACKENZIE 2008 2 FASE LEI DE TERRAS 1850



“LEI N.o 601, DE 18 DE SETEMBRO DE 1850

Dispõe sobre as terras devolutas no Império, e acerca das que são possuídaspor título de sesmaria sem preenchimento das condições legais, bem como por simples título de posse mansa e pacifica: e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a título oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colônias de nacionais e de estrangeiros, autorizado o Governo a promover a colonização estrangeira na forma que se declara.

D. Pedro II, por Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil:

Fazemos saber a todos os Nossos Súditos, que a Assembléia Geral Decretou, e Nós Queremos a Lei seguinte:

Art. 1. Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro título que não seja o de compra. Excetuam-se as terras situadas nos limites do Império com países estrangeiros em uma zona de 10 léguas, as quais poderão ser concedidas gratuitamente.”

O documento acima traz o artigo 1° de uma lei, cuja importância foi decisiva na definição da estrutura fundiária brasileira. A propósito dessa lei, afirma-se que

I. Instituiu um mecanismo legal que atendia ao interesse dos grandes, proprietários rurais brasileiros de impedir a compra de terras por pequenos agricultores, em uma época de crescente afluxo de imigrantes

europeus para o Brasil.

II. Correspondeu à necessidade do Estado de regularizar a situação dos registros de terras concedidas desde o período colonial, e de legalizar as terras ocupadas sem autorização oficial.

III. Com ela, o Império pretendia, ao dificultar a aquisição de terras a imigrantes pobres, dirigi-los para a atividade industrial, e promover nas áreas rurais o emprego exclusivo da mão-de-obra escrava, cujo comércio – controlado pelo Estado – florescia naqueles anos.

Assinale

a) se apenas I é correta.

b) se apenas II é correta.

c) se apenas III é correta.

d) se apenas I e II são corretas.

e) se I, II e III são corretas.





11 UNICAMP 2 FASE 2008 LEI DE TERRAS 1850



Na década de 1840, com a perspectiva do fim do tráfico negreiro, o governo brasileiro começou a interessar-se por fontes alternativas de mão-de-obra, encorajando a imigração de “trabalhadores pobres, moços e robustos” e tentando fixá-los nas fazendas de café. Se os imigrantes tivessem de comprar terras e os preços fossem mantidos em alta, eles seriam obrigados a trabalhar alguns anos antes de poderem comprar seu próprio lote. A Lei de Terras foi aprovada em 18 de setembro de 1850, duas semanas após a aprovação da lei contra o tráfico de escravos.

(Adaptado de Leslie Bethell e José Murilo de Carvalho, “O Brasil da Independência a meados do século XIX”. In: Leslie Bethell (org.), História da América Latina: da Independência a 1870, vol. III. São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial, 2001, p. 753-54, 766.)

a) Como se dava o acesso à terra antes e depois da promulgação da Lei de Terras de 1850?

b) De que maneira a Lei de Terras de 1850 buscou promover o trabalho livre?







12 FATEC 2008 GUERRA DO PARAGUAI



Analise as afirmações sobre o contexto histórico da Guerra do Paraguai.

I - O Paraguai era governado por Francisco Solano López, e o Brasil era governado pelo imperador D.

Pedro II.

II - O início da guerra está ligado à invasão da Argentina por tropas brasileiras, derrubando o presidente eleito pelo Partido Blanco e colocando o candidato do Partido Colorado no poder.

III - Contra o Paraguai, os governos argentino, uruguaio e brasileiro formaram a Tríplice Aliança.

IV - O resultado dessa guerra, para o Paraguai, foi não ter jamais se recuperado desse desastre militar; sua população masculina foi praticamente dizimada. Para o Brasil, significou o fortalecimento do Exército e a contração de novos empréstimos, aumentando a dívida externa, para compensar os gastos com a guerra.

É correto o que se apresenta em

a) I, II e III, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.



13 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 QUESTÕES RELIGIOSA E MILITAR



A questão religiosa, na década de 1870, e a questão militar, na década de 1880, estiveram entre os fatores que contribuíram para o desgaste da monarquia no Brasil.

Essas questões giraram, em termos ideológicos, respectivamente,

em torno dos seguintes pares:

a) catolicismo-fundamentalismo e republicanismo-democracia.

b) jesuitismo-laicismo e liberalismo-profissionalismo.

c) espiritualismo-secularização e conservadorismo-hierarquia.

d) padroado-maçonaria e positivismo-abolicionismo.

e) disciplina-monástica e ordem-progresso.



14 FUVEST 2 FASE 2008 PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



A vitória do regime republicano no Brasil (1889) e a conseqüente derrubada da monarquia podem ser explicadas, levando-se em conta diversos fatores. Entre eles, explique

a) a importância do Partido Republicano.

b) o papel dos militares apoiados nas idéias positivistas.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui