Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL QUESTÕES DE VESTIBULARES JAN 2008 -- 31/05/2008 - 11:19 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA ATUALIDADES . QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008.

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal





1 VUNESP 2008 1 FASE EDUCAÇÃO



Analise a tabela. CRIANÇAS FORA DA ESCOLA

NÚMERO DE CRIANÇAS FORA DA ESCOLA EM ALGUNS PAÍSES, EM 2006. (ONU, 2006)

País ; número total de crianças ; % da população infantil

Paquistão – 7.800.000 – 40%

Congo – 5.300.000 – 65%

Somália – 1.600.000 – 90%

Haiti – 570.000 – 45%

Angola – 530.000 – 40% .

Assinale a alternativa que contém os continentes onde

localizados estes países e a causa principal desta situação.

a) Europeu, asiático, africano; desnutrição.

b) Australiano, asiático, africano; trabalho infantil.

c) Africano, australiano, europeu; doenças transmissíveis.

d) Australiano, asiático, americano; evasão escolar.

e) Asiático, africano, americano; guerras civis.





2 VUNESP 1 FASE 2008 POPULAÇÃO URBANA EM 2015



As previsões de especialistas para 2015 projetam que cerca de 33 cidades do mundo terão, pelo menos, 8 milhões de habitantes ocupando 0,4% da área do planeta.

Assinale a alternativa que contém o processo descrito e alguns impactos ambientais importantes dele resultantes.

a) Envelhecimento da população; favelas; vossoroca.

b) Globalização; efeito estufa; assoreamento dos rios.

c) Urbanização; segregação espacial; enchentes.

d) Emigração; chuva ácida; migrações pendulares.

e) Favelização; secas; erosão eólica.





3 FUVEST 1 FASE MEGACIDADES.



O mapa acima retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes,as megacidades. ( Los Angeles , Nova York , Cidade do México , São Paulo, Rio de Janeiro , Buenos Aires, Moscou Cairo, Mumbai , Lagos, Delhi, Dacca , Pequim , Tóquio, Xangai, Manila , Jacarta).

Sobre megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que

a) a maior do mundo, Tóquio, teve vertiginoso crescimento após a Segunda Guerra Mundial, em razão do expressivo desenvolvimento econômico do Japão nesse período.

b) as latino-americanas cresceram em razão das riquezas geradas por atividades primárias e do dinamismo econômico decorrente de suas funções portuárias.

c) a maior parte delas localiza-se em países de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a índices expressivos de crescimento vegetativo e êxodo rural.

d) as localizadas em países de economia menos dinâmica cresceram lentamente devido à expansão do setor primário.

e) as localizadas no Oriente Médio são expressivas em número, em razão do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo.





4 FUVEST 2008 1 FASE INTERNET



Fonte: Adaptado de Folha de S. Paulo, 30/05/07.

A censura política na internet está, em geral, associada à atitude de países que pretendem

I. proteger suas culturas e valores nacionais, inibindo o contato com culturas de outras nações.

II. controlar o acesso a informações sobre a situação política interna e a questão dos direitos humanos.

III. isolar suas economias dos efeitos perversos de um mercado globalizado.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III.





5 FUVEST 2008 1 FASE ENERGIA



A questão energética contemporânea, especialmente no que se refere ao uso de combustíveis fósseis, pode ser olhada sob uma perspectiva mais ampla.

A vida na Terra tem alguns bilhões de anos. Nossa espécie, que surgiu há cerca de 150 mil anos, produz ferramentas há cerca de 40 mil anos, usa carvão mineral há cerca de 300 anos e petróleo há cerca de 100 anos.

Esses recursos energéticos, devidos à longa deposição de organismos, encontram-se em diversas regiões, algumas delas hoje desérticas. O consumo combinado atual desses combustíveis, sobretudo na indústria e nos transportes, equivale a uma queima da ordem de 100 milhões de barris de petróleo por dia, fato que preocupa pelo aumento, na atmosfera, de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Da leitura desse texto, é correto afirmar que

a) há regiões desérticas que podem já ter sido oceanos, das quais extraímos hoje o que aí foi produzido muito antes da existência humana.

b) sendo os combustíveis fósseis gerados em processo contínuo, os mesmos poderiam ser utilizados indefinidamente, não fosse o aumento do efeito estufa.

c) o consumo atual de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes é reposto pela deposição diária de biomassa fóssil.

d) os seres humanos, nos últimos 100 anos, são responsáveis por boa parte da geração de combustíveis fósseis, a partir da biomassa disponível.

e) o que era carvão mineral, em passado remoto, transformou-se em petróleo nos períodos recentes.



6 UNICAMP 2 FASE 2008 PETRÓLEO E COMMODITY



“De 1998 para cá, o preço do petróleo foi multiplicado por sete. A procura pelo produto, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produção (...) Há um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade de expansão rápida da oferta.”

(Folha de S. Paulo, editorial: Petróleo nas Alturas, 22/10/07, p. A2)

a) O que é uma commodity?

b) Quais as principais razões do aumento da demanda por petróleo em período recente?







7 FGV ADMINISTRAÇÃO 2008 PRÊMIO NOBEL DA PAZ



O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o IPCC (sigla em inglês para o Painel da ONU que reúne cerca de três mil cientistas e especialistas de várias áreas) foram os vencedores do Prêmio Nobel da Paz de

2007. Folha Online -

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u336176.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u336192.shtml

A razão pela qual o Comitê do Nobel da Paz, situado em Oslo, na Noruega, agraciou especificamente Al Gore com essa premiação pela Paz foi:

a) sua luta política pela retirada das tropas americanas e britânicas do Iraque, em total afronta à política beligerante do presidente George W. Bush.

b) sua luta mundial, como embaixador do UNICEF, pela retirada de minas terrestres nos países pobres da África.

c) seu ativismo a favor do meio ambiente, que ganhou destaque quando Gore protagonizou o filme “Uma Verdade Inconveniente”, no qual ele chamou a

atenção do mundo para a ameaça representada pelo aquecimento global.

d) sua luta política, como representante dos EUA na ONU, pela paz no Oriente Médio.

e) por ter estimulado, como representante na ONU, a criação e difusão, em países pobres, do microcrédito e do Banco Grameen (Banco da Aldeia), favorecendo que milhões de miseráveis garantam alguma forma de produção.



8 UNIFESP 2008 PROTOCOLO DE KYOTO



O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que

a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.

b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.

c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.

d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.

e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.





9 FGV 2008 ECONOMIA AQUECIMENTO GLOBAL



Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) aponta que o aquecimento global é causado principalmente por atividades humanas e que até o final do século as temperaturas devem subir de 1,8°C (otimistas) a 4°C (pessimistas).

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os impactos ambientais provocados pelo aumento das temperaturas e suas conseqüências.

a) Inundação de áreas próximas ao litoral, promovendo o deslocamento dos habitantes locais para áreas não afetadas.

b) Blecaute em países cuja matriz energética é baseada na energia hidraúlica, como no caso dos países europeus.

c) Maior disponibilidade de água na Índia, país que é atravessado por rios cujas nascentes estão no Himalaia.

d) Redução da produção agrícola na região da África Equatorial em razão da redução das áreas de florestas.

e) Alterações nas correntes marítimas. Crescimento da produção pesqueira, pelo aumento do fenômeno da ressurgência.



10 FUVEST 2008 1 FASE MAR DE ARAL



Leia o texto abaixo e, em seguida, escolha a frase que o completa corretamente.

A tragédia de um mar que secou

“Há quarenta anos, Muynak era um porto pesqueiro movimentado. O nível d`água baixou tanto que hoje, a olho nu, não se vê uma gota até a linha do horizonte.

Observando-se imagens de satélite, é possível ter uma idéia mais clara da dimensão desse processo. Quando, na então URSS, foi feito o desvio de dois rios de porte que desembocavam no mar de Aral com o intuito de

a) explorar as jazidas minerais do fundo desse mar, houve intensificação de suas altas taxas de evaporação.”

b) abastecer o parque industrial na região sudoeste, houve significativa interferência no balanço hídrico de tal mar.”

c) corrigir a salinidade de solos para a produção de trigo, houve intensificação das taxas de evaporação do mar de Aral.”

d) construir hidrelétricas em substituição às usinas nucleares, houve intensificação das taxas de evaporação desse mar.”

e) aproveitar áreas desérticas para produção de algodão, houve significativa interferência no balanço hídrico do referido mar.”





11 UNICAMP 2 FASE 2008 REGIÕES ÁRIDAS



O mapa abaixo destaca as áreas áridas da Terra. Responda:

a) Quais os fatores ambientais que determinam a existência desses grandes desertos?

b) Apesar da escassez de água, alguns desertos são povoados. Quais as intervenções que possibilitam a uma sociedade viver nessas áreas?







12 UNESP 2008 2 FASE AQUECIMENTO GLOBAL



Na figura 1 está representado, por meio de uma caricatura,um processo mundial em andamento no planeta ( planeta Terra se derretendo) .

Terra (Leo Martins. Adaptado.)

Analise a figura 2.

Gelo 90% de reflexão solar ; terra 20% de reflexão solar ; mar – 10% de reflexão solar .

Identifique o processo representado pela figura 1 e, analisando o esquema da reflexão solar da figura 2, justifique como ele pode alterar as áreas polares, afetando o clima na Terra.



13 UNICAMP 2 FASE 2008 TSUNAMI



No dia 26 de dezembro de 2004, logo após o natal, a região indo-asiática, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsunami que atingiu três continentes e 12 países. Estimou-se o número de 163 mil mortos apenas na ação direta do tsunami e calculou-se que o número total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vítimas de epidemias, como a cólera, o tifo, etc.

(Adaptado de Paulo Roberto de Moraes, “É possível prever as ondas do horror?”. Mundo em Fúria, ano 1, n. 1, 2005, p. 22-23).

a) Explique os principais mecanismos que atuam na formação de um tsunami.

b) Quando ocorre um tsunami, por que as ondas são quase imperceptíveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir até 50 metros de altura?





14 FGV 2008 ECONOMIA ÁRTICO



Algumas porções do Ártico estão sendo disputadas pela Rússia, Dinamarca, Estados Unidos e Canadá. A Convenção Internacional do Mar, da Organização das Nações Unidas, determina que as águas do pólo norte sejam internacionais, ou seja, pertençam a todos. A disputa, então, estaria relacionada

a) à possibilidade de extração de hidrocarbonetos.

b) à localização estratégica da região: entre a Europa, a Ásia e a África.

c) ao acesso aos espaços da Antártica para as perquisas científicas.

d) à conquista de assentos no Conselho de Segurança da ONU.

e) à influência de ONGs de preservação ambiental sediadas nos Estados Unidos.





15 FGV 2008 ECONOMIA BIG MAC E ECONOMIA MUNDIAL



A revista “The Economist” divulgou o preço do sanduíche Big Mac do McDonald’s, em vários países do mundo, convertendo-o em dólares.

BIG MAC

Zona Euro 4,17 Venezuela 3,45 Argentina 2,67

Reino Unido 4,01 EUA 3,41 Japão 2,29

Turquia 3,66 Chile 2,97 Rússia 2,03

Brasil 3,61 México 2,69 China 1,45



A análise dos dados e de outros conhecimentos sobre o assunto, permitem concluir que

a) o sanduíche é mais caro no Brasil do que nos EUA devido à importação dos ingredientes para a composiçãodo lanche.

b) nos países que adotam o euro, o lanche é mais caro devido às restrições ao McDonald’s nos países europeus.

c) na China e Rússia, mercados considerados emergentes, o Big Mac é mais barato do que em países como o Brasil, que possui condições econômicas semelhantes.

d) o preço do sanduíche no Japão reflete a importância econômica do país e a parceria financeira com os EUA.

e) Venezuela e Turquia têm moedas mais valorizadas e abriram recentemente os seus mercados, sendo o McDonald’s um novo empreendimento nesses países.





16 UNESP 2008 2 FASE PRODUÇÃO DE AÇO CONTEMPORÂNEA



A sigla BRIC está sendo utilizada para indicar o grupo de países emergentes composto pelo Brasil, Rússia, Índia e China. Analise a tabela e o gráfico relativos à produção de aço em 2005 e 2006. (IISI, 2007)



PRODUÇÃO DE AÇO EM ALGUNS PAÍSES EMERGENTES, EM 2005 E 2006

Países Produção em milhões de toneladas 2005 2006 Variação (em %)

Brasil 31,6 30,9 –2,2

Rússia 66,1 70,8 7,1

Índia 40,8 44,0 7,7

China 353,5 418,7 18,5



AÇO PRODUÇÃO MUNDIAL POR REGIÃO , EM 2005 E 2006

Continentes , Produção em milhões t 2005 e 2006 , variação percentual

Ásia 573,5 647,5 12,9

União Européia 187,4 198,4 5,9

Am Central e do Norte 126,0 131,4 4,3

América do Sul 45,4 45,3 -0,3

África 17,4 18,0 3,4

Oriente Médio 14,6 14,7 0,7

Mundo 1.116,5 1.217,3 9,0



Descreva a produção de aço do Brasil, comparando-a com a dos demais países da tabela. Identifique a região do mundo onde está principalmente concentrada essa produção, analisando sua participação no total mundial.





17 FGV 2008 ECONOMIA MUROS DA VERGONHA



Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era chamado de Muro da Vergonha. Esse muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. O fim desse muro, em conseqüência do fim da Guerra Fria e da União Soviética, não significou o fim dos muros. Em período mais recente, outros Muros da Vergonha foram erguidos. Assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre a localização e as características desses novos muros.

a) Postos militares de controle entre Peru e Equador, devido à migração de peruanos em busca de trabalho nas empresas de petróleo no Equador, causando conflitos com a população local.

b) Muros e arames farpados cercam Ceuta e Mellila, enclaves espanhóis no norte da África, para evitar a entrada de africanos que tentam migrar para o continente europeu.

c) Fechamento das fronteiras entre Canadá e Estados Unidos, na tentativa de barrar a entrada de canadenses de origem árabe, vinculados a grupos considerados terroristas.

d) A China reivindica o fim do muro que separa a cidade de Hong Kong, enclave britânico na Ásia, do resto do país, e o livre acesso de seus cidadãos através da fronteira.

e) O muro de proteção, construído por Israel, impede a entrada de árabes que buscam empregos na Cisjordânia e Faixa de Gaza.







18 UNICAMP 2008 1 FASE ECSTASY



Na 48ª. sessão da Comissão de Narcóticos e Drogas da ONU, os EUA encabeçaram uma ‘’coalizão’’ que rejeitou a proposta feita pelo Brasil de incluir os programas de redução de danos no conceito de Saúde como um direito básico do cidadão. A redução de danos é uma estratégia pragmática para lidar com usuários de drogas injetáveis. Disponibiliza seringas descartáveis ou mesmo drogas de forma controlada. Procura manter o viciado em contato com especialistas no tratamento médico e tem o principal objetivo de conter o avanço da Aids no grupo de risco, evitando o uso de agulhas infectadas. Apesar de soar contraditório à primeira vista, o programa é um sucesso comprovado pela classe científica. O Brasil é um dos países mais bem-sucedidos na estratégia, assim como a Grã-Bretanha, o Canadá e a Austrália. O Ministério da Saúde brasileiro, por exemplo, estima que os programas de redução de danos foram capazes de diminuir em 49% os casos de Aids em usuários de drogas injetáveis entre 1993 e 2002. A posição norte-americana reflete as políticas da Casa Branca, que se preocupou, por exemplo, em retirar a palavra ‘’camisinha’’ de todos os sites do governo federal. Essa mesma filosofia aloca recursos para organizações americanas de combate à Aids que atuam fora dos EUA, pregando a abstinência e a fidelidade como remédios fundamentais na prevenção da doença. (Adaptado de Arthur Ituassu, “EUA atacam programas de combate à AIDS”. Jornal do Brasil,12/03/2005.)





O texto mostra a grande controvérsia mundial a respeito das medidas a serem adotadas na redução de danos à saúde. O uso de drogas injetáveis é o principal alvo dos programas governamentais. Entretanto, o consumo de drogas de qualquer natureza é uma questão de saúde pública. Orgânica e fisicamente, sob efeito do ecstasy (C11H15O2N), por exemplo, o indivíduo sente seu corpo energizado pelo aumento do metabolismo, o que pode elevar a sua temperatura corporal a até incríveis 6 ºC acima da temperatura normal (hipertermia), além de estimular uma atividade física intensa e a ingestão de grandes quantidades de água. Essa ingestão excessiva de água pode provocar a deficiência de sódio no organismo (hiponatremia), um processo, algumas vezes, letal. Pesquisas recentes com macacos mostraram que a ingestão de uma dose de 22 mg de ecstasy por kg de massa corpórea mataria 50% dos indivíduos (LD50). Isso, entretanto, não significa que um indivíduo, necessariamente, morreria ao consumir o equivalente à sua LD50. Tampouco garante que ele não venha a morrer com apenas um comprimido de ecstasy ou menos.

a) A ingestão de água pode contornar algum dos problemas relativos ao uso do ecstasy? Justifique.

b) Considerando que um comprimido de ecstasy contenha, em média, 5 x 10–4 mol da droga, qual seria, aproximadamente, a LD50 (em comprimidos) relativa a uma pessoa que pesa 56kg? Dados: considere válida a LD50 dada no enunciado para o ser humano, massas molares em g mol–1: C = 12, H = 1, O = 16 e N =14.









19 UNICAMP 2008 1 FASE AIDS NA ÁFRICA



Considerando a tabela abaixo, responda às questões.

Infectados com Aids por Região Geográfica do Mundo – 2005

Região Geográfica

Crianças e adultos com Aids

Novas infecções de Aids em adultos e crianças (ano)

Mortes de adultos e crianças decorrentes da Aids (ano)

África Subsaariana 24.700.000 2.800.000 2.100.000

África do Norte e Oriente Médio 460.000 68.000 36.000

Ásia Meridional e de Sudeste 7.800.000 860.000 590.000

Ásia Oriental 750.000 100.000 43.000

Oceania 81.000 7.100 4.000

América Latina 1.700.000 140.000 65.000

Caribe 250.000 27.000 19.000

Europa Oriental e Ásia Central 1.700.000 270.000 84.000

Europa Ocidental e Central 740.000 22.000 12.000

América do Norte 1.400.000 43.000 18.000

Total 39.500.000 4.300.000 2.900.000

Fonte: adaptado de www.unaids.org, em 21/09/2007



a) A África Subsaariana apresenta os piores indicadores quanto a infectados e novos casos de Aids. Quais as razões desses indicadores?

b) Compare os casos de mortes decorrentes da Aids em relação à população infectada na África Subsaariana e na Europa Ocidental/Central. Aponte pelo menos uma razão da diferença encontrada.







20 MACKENZIE 2008 DEMOGRAFIA



Hoje, a população idosa no mundo é de aproximadamente 650 milhões de habitantes. Segundo a ONU, a perspectiva para 2050 é de que o mundo tenha 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos. Assinale a alternativa que corresponde à correta distribuição demográfica de idosos no planeta, nesse período.

a) A população idosa terá uma distribuição demográfica homogênea, devido à conquista de recursos na área de saúde, que atingirão a maior parte da população mundial.

b) A maior parte da população idosa estará concentrada nos países desenvolvidos, onde o investimento no social é alto, gerando uma elevada expectativa de vida.

c) A distribuição da população idosa terá uma maior concentração entre os países ricos e emergentes, por terem maior acesso à tecnologia da medicina.

d) A maior concentração de idosos estará em países subdesenvolvidos,

proveniente do elevado crescimento vegetativo de hoje.

e) O maior número de idosos se concentrará no continente europeu, devido ao crescimento e à expansão da União Européia, que proporcionará igualdade de tecnologia e tratamentos médicos à sua população





21 UNIFESP 2008 EUROPA DEMOGRAFIA



Na Espanha, casais recebem 2500,00 euros caso gerem um filho ou adotem uma criança. Além disso, o governo socialista legalizou cerca de 3 milhões de imigrantes ilegais nos últimos anos. Estas ações podem ser justificadas pela

a) pressão popular para cumprir promessas de campanha.

b) participação de mulheres no alto escalão do governo.

c) estagnação do crescimento econômico no país.

d) ausência de mulheres em idade reprodutiva.

e) necessidade de repor mão-de-obra.



22 VUNESP 2008 1 FASE IRLANDA

O modelo econômico exportador baseado em maciço investimento estrangeiro, adotado pela Irlanda há cerca de quinze anos, colocou o país entre as nações mais ricas do mundo, a ponto de ser conhecido como o “Tigre Celta”. Assinale a alternativa que informa o continente onde se localiza a Irlanda e as vantagens oferecidas às multinacionais para impulsionar o crescimento econômico do país.

a) Australiano; ponte de importação para os países do hemisfério sul; recursos minerais diversificados.

b) Asiático; ponte de importação para a Ásia; mão-de-obra qualificada.

c) Latino-americano; ponte para o comércio com o Mercosul; grande potencial energético.

d) Europeu; ponte de exportação para a Europa; mão-de-obra jovem e abundante.

e) Africano; ponte para o comércio com os países em desenvolvimento; matérias-primas em abundância.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui