Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉC XIX QUESTÕES DE VESTIBULARES JAN 2008 -- 29/05/2008 - 07:44 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2007 E JANEIRO DE 2008.

Compiladas pelo Prof. Edson Pereira Bueno Leal





1 UFSCAR 2008 2 FASE REVOLUÇÃO FRANCESA

A 5 de outubro, oito ou dez mil mulheres foram a Versalhes; muita gente as acompanhou. A Guarda Nacional forçou o sr. de La Fayette a conduzi-las para lá na mesma noite. No dia 6, elas trouxeram o rei e obrigaram-no a residir em Paris.

(...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco. A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru.

(...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua idéia foi esta: “Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!”

(Jules Michelet. História da Revolução Francesa, 1989.)

Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar:

a) o povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.

b) a Assembléia havia assinado a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e o povo acreditava que o rei era seu aliado para resolver o problema da circulação de cereais.

c) os revolucionários estavam negociando com o rei a assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma República na França.

d) o rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise econômica.

e) o rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de proteger a nobreza dos ataques do povo.





2 MACKENZIE 2008 2 FASE REVOLUÇÃO FRANCESA



“ (...) pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneo, e suas conseqüências foram, mais profundas. Em primeiro lugar, ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável. (...) Em terceiro lugar, entre todas as revoluções, (...) foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas idéias de faro o revolucionaram.”

Eric Hobsbawm, A era das revoluções

A respeito do momento histórico a que se refere o trecho dado, afirma-se que

I. Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, a revolução significou a vitória definitiva sobre os entraves que representava ao desenvolvimento socioeconômico da burguesia, a estrutura de propriedade e de direitos feudais do Ancien Régime.

II. A condução do processo revolucionário pelos membros da alta burguesia, após o “golpe do termidor” (1794), assegurou-lhes a efetivação do projeto político de sua classe em oposição ao projeto radical dos representantes da pequena burguesia e das camadas populares.

III. A influência internacional que a revolução exerceu se deveu a ter sido ela um modelo histórico bem sucedido de coletivização da propriedade das terras, de estatização dos meios de produção e de estabilização política por meio do regime de partido único.

Assinale

a) se apenas I é correta.

b) se apenas II é correta.

c) se apenas a III é correta.

d) se apenas I e II são corretas.

e) se I, II e III são corretas.





3 UNICAMP 2 FASE 2008 ROBESPIERRE E STALIN

Alguns comunistas franceses encontravam conforto na idéia de que as atitudes de Stalin em relação aos opositores do regime político vigente na União Soviética eram tão justificadas pela necessidade quanto havia sido o Terror de 1793-1794, liderado por Robespierre. Talvez em outros países, onde a palavra Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória nacional e triunfo revolucionário, essa comparação entre Robespierre e Stalin não tenha sido feita. (Adaptado de Eric Hobsbawn. Ecos da Marselhesa: dois séculos revêem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 67-68.)

a) De acordo com o texto, o que permitiu aos comunistas a comparação entre os regimes de Robespierre e de Stalin?

b) Quais os princípios políticos que definiam o regime soviético?







4 FATEC 2008 DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM



Artigo 6 – A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos. (Declaração dos direitos do homem e do cidadão, 26 de agosto de 1789.)

O artigo acima estava diretamente relacionado aos ideais

a) socialistas que fizeram parte da Revolução Mexicana.

b) capitalistas que fizeram parte da Independência dos EUA.

c) comunistas que fizeram parte da Revolução Russa.

d) iluministas que fizeram parte da Revolução Francesa.

e) anarquistas que fizeram parte da Inconfidência Mineira.



5 FGV 2008 ECONOMIA CONGRESSO DE VIENA



Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em que eles viam o herdeiro da Revolução, e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era o símbolo da ordem tradicional, da Contra-Reforma, do Antigo Regime.

(René Remond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo)

Acerca do Congresso de Viena (1815), é correto afirmar que

a) tornou-se a mais importante referência da vitória do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitação dos seus poderes por meio de cartas constitucionais.

b) países como a Inglaterra, Portugal e a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napoleônico, defendiam que a França deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos revolucionários.

c) foi orientado, entre outros, pelo princípio da legitimidade – que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no período pré-revolucionário , além do recebimento de volta dos territórios que possuíam em 1789.

d) presidido pelo chanceler austríaco Metternich, mas controlado pelo chanceler francês Talleyrand, decidiu-se por uma solução conciliatória após o caos napoleônico: haveria a restauração das dinastias, mas não a volta das antigas fronteiras.

e) criou, a partir da sugestão do representante da Prússia, um organismo multinacional, a Santa Aliança, que detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o objetivo de sufocar as lutas populares.





6 FUVEST 1 FASE 2008 CHILE

“No Chile, a lei não serve para outra coisa a não ser produzir a anarquia e a ausência de sanções (...) Se eu, por exemplo, prendo um indivíduo que eu sei que está tramando uma conspiração [contra o governo], violo a lei.

Maudita a lei então que não deixa o braço do governo proceder livremente no momento oportuno (...) De minha parte, sei dizer que, com lei ou sem ela, essa senhora que chamam de Constituição tem que ser violada quando as circunstâncias são extremas.”

(Carta de Diego Portales, ministro chileno, 1834)

Nesse texto, Portales está defendendo uma visão

a) liberal, que privilegia o respeito às leis e à justiça.

b) aristocrática, que valoriza o regime monárquico.

c) federalista, que salvaguarda o direito das províncias.

d) elitista, que defende os direitos do indivíduo.

e) autoritária, que garante a ordem acima de tudo.





7 UNIFESP 2008 EUA 1823

“... os continentes americanos, pela condição livre e independente que assumiram e mantêm, não deverão, daqui por diante, ser considerados objetos de futura colonização por parte de quaisquer potências européias...

(mensagem da presidência dos Estados Unidos ao Congresso, em 1823).

Sobre essa mensagem, é correto afirmar que

a) tornou-se letra morta, pelo fato de esse mesmo governo iniciar uma política neocolonial no continente.

b) alardeou os desígnios dos Estados Unidos no sentido de justificar sua futura dominação sobre a América Latina.

c) nasceu da necessidade de o governo norte-americano ser aceito como parceiro no clube das potências da época.

d) provocou entre as potências européias uma perda de interesse pelo continente americano em geral.

e) ficou conhecida como a doutrina Monroe, a qual, naquele momento, expressava os interesses de toda a América.







8 UFSCAR 2008 2 FASE EUA SÉCULO XIX

Se vendemos nossa terra a vós, deveis conservá-la à parte, como sagrada, como um lugar onde mesmo um homem branco possa ir sorver a brisa aromatizada pelas flores dos bosques.

Assim consideraremos vossa proposta de comprar nossa terra. Se nos decidirmos a aceitá-la, farei uma condição: o homem branco terá que tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos.

Sou um selvagem e não compreendo outro modo. Tenho visto milhares de búfalos apodrecerem nas pradarias,deixados pelo homem branco que neles atira de um trem em movimento. Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o búfalo, que nós caçamos apenas para nos mantermos vivos.

(Carta do chefe índio Seattle ao presidente dos Estados Unidos, que pretendia comprar as terras de sua tribo em 1855.)

a) Identifique uma diferença na maneira do chefe índio e dos brancos entenderem a relação entre o homem e a natureza.

b) Explique as conseqüências, para a população indígena dos Estados Unidos, do contato com os brancos.







09 FUVEST 2008 2 FASE EUA - EXPANSÃO PARA O OESTE

Nos Estados Unidos, a expansão para o Oeste se completou no final do séc. XIX. Discorra sobre esse fenômeno histórico no que se refere.

a) à questão indígena e à incorporação de terras para a agricultura.

b) ao Oeste, como temática da cultura norte-americana, por exemplo, na literatura, no cinema e nos meios de comunicação.



10 UNICAMP 2 FASE 2008 TEORIAS RACISTAS E IMPERIALISMO

A biologia era essencial para uma ideologia burguesa teoricamente igualitária, pois deslocava a culpa das desigualdades humanas da sociedade para a natureza. As vinculações entre biologia e ideologia são evidentes no intercâmbio entre a eugenia e a genética. A eugenia era essencialmente um movimento político, que acreditava que as condições do homem e da sociedade só poderiam melhorar através do incentivo à reprodução de tipos humanos valorizados e da eliminação dos indesejáveis. A eugenia só passou a ser considerada científica após 1900, com o surgimento da genética, que parecia sugerir que o cruzamento seletivo dos seres humanos segundo o processo mendeliano era possível.

(Adaptado de Eric Hobsbawm, A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 351-353.)

a) Quais as implicações políticas do desenvolvimento da genética, no início do século XX?

b) Relacione a ciência do final do século XIX e a política externa européia do período.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui