Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->3000 dólares pela atmosfera de 2001 -- 15/01/2003 - 19:36 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
György Ligeti versus Kubrick: 3000 dólares pela atmosfera de "2001"
Entrevista conduzida por Sven Ahnert (DIE WELT online, 26/02/2001)
Trad.: zé pedro antunes

A obra-prima de Stanley Kubrick "2001: Uma odisséia no espaço" tem uma trilha sonora famosa, com música de Johan Strauss, Richard Strauß, Katschaturjan - e György Ligeti.

Seqüências essenciais do filme, como a psicodélica viagem no tempo ou o primeiro encontro com o monolito em solo lunar são devedoras do universo sonoro de Ligeti, ("Atmosphères", "Aventures", "Requiem", "Lux Aeterna").

A forma bastante pessoal de Kubrick, com a inclusão de música já composta anteriormente ao projeto do filme, eletrizou opositores e defensores.

Deixando de lado o debate estético, houve problemas com dinheiro e pagamentos. "2001" é, em termos de direito de propriedade, um caso único na história do cinema.

Com algum rancor, Ligeti, em conversa com Sven Ahnert, lança um olhar retrospectivo sobre os fatos.

__________________


DIE WELT: Como foi que Kubrick chegou à idéia de incluir a tua música em "2001: Uma odisséia no espaço"?

György Ligeti: Isso eu não sei. No início de 1968, eu apenas recebi de um conhecido de Nova Iorque uma carta que trazia a notícia de um filme incrível de ficção científica, do Kubrick, com a minha música. Nunca estive pessoalmente com o cineasta, apesar de ele, inúmeras vezes, ter feito uso de minhas composições ("O iluminado" e "De olhos bem fechados"). Só posso ser muito grato a ele por isso, pois o considero um gênio. Mesmo assim, o tratamento que ele me dispensou foi tudo menos algo inteiramente em ordem. Muito mais tarde eu li que Alex North escreveria a música para "2001". Música que, no final das contas, não foi utilizada. Kubrick ouviu discos com as minhas peças e queria que North escrevesse música semelhante àquela. North, porém, jamais lhe entregou essa encomenda. Aí, ele lançou mão do original. O pessoal da MGM, que havia pago a North por aquela música, nem sequer em sonho pensaria em fazer o mesmo comigo.

DIE WELT: Gosta do filme?

Ligeti: A parte do meio, o vôo a Júpiter, eu achei maravilhosa, mas gostei sobretudo do final, com a viagem no tempo. Também achei maravilhosa a forma como a minha música foi usada. Menos maravilhoso que isso tudo: ninguém me perguntou e nem me pagou coisa nenhuma. Há, nesse filme, aspectos de que eu não gosto e que não entendo: o início e o final. São coisas tão místicas, para tratar da luta darwiniana pela sobrevivência.

DIE WELT: Acha que a sua música está bem colocada no filme?

Ligeti: De forma extraordinária. Ao compor essas peças, não tinha em mente coisas cósmicas. "Atmosphères" tem a ver com o ar, só isso. Pela escolha de Kubrick, minha música passou a permitir adequação ideal a fantasias espaciais e ligadas à velocidade. Tenho o maior respeito pela arte de Kubrick, mas não por seu egoísmo, pelo desdém com que trata as pessoas.

DIE WELT: Como o senhor, na época, tentou se defender?

Ligeti: Juntamente com a minha editora, entrei com um processo contra a MGM. Eles responderam: "Ligeti deveria se dar por satisfeito com o fato de ganhar notoriedade nos EUA com esse filme".


DIE WELT: E Kubrick, o que disse?

Ligeti: No início dos anos 80, na BBC, eu contei esse fato. O Kubrick deve ter ouvido a respeito e me escreveu uma carta absurdamente agressiva. Dizia que eu deveria, em caráter oficial, retirar a acusação. Mandei-lhe uma carta em resposta: "Mr. Kubrick, poderia me enviar uma fotocópia do contrato?" Não houve retorno.

DIE WELT: Qual foi o desfecho do caso, do ponto de vista financeiro?

Ligeti: Mais tarde, um jovem advogado da MGM me contou: "Sua história é bastante famosa, e, na época, as pessoas da firma riam muito da ingenuidade do seu advogado berlinense". Naquele momento, haveria o processo, e o valor em questão era de 30.000 dólares. A MGM respondeu: "O senhor vai ganhar esse processo em Frankfurt, Viena e Londres. Mas aqui, em Los Angeles, podemos arrastá-lo por uns 20 anos. O senhor não preferiria 1000 dólares agora? Acabaram me pagando 3000 dólares.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui