Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Obras de História Geral Indispensáveis -- 10/05/2008 - 11:52 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OBRAS DE HISTÓRIA GERAL INDISPENSÁVEIS



Lista elaborada pela revista “Foreign Affairs”, publicada na Folha de São Paulo, na maioria dos casos os resumos se basearam nas sinopses da “Foreign Affairs” .





POLÍTICA – seleção de Francis Fukuyama



1. “1984” de George Orwell . Trabalho de ficção . Mostra o mundo governado pela tirania do Grande Irmão .

2. “Capitalismo, Socialismo e Democracia “, de Joseph A. Schumpeter . Clássico Econômico . Diz que o socialismo não funciona , mas prevê o fim do capitalismo

3. “A Segunda Guerra Mundial” de Winston Churchill . A história da guerra contada pelo primeiro-ministro inglês que a venceu .

4. “Moral man and Immoral Society” , de Reinhold Niebuhr . Visão realista e nova da moralidade cristã .

5. “Ordem Política nas Sociedades em Mudança “ , de Samuel Huntington. Sustentava ( em 1968) que os países em desenvolvimento precisavam de ordem , antes de qualquer outra coisa . Não teria importância se ela fosse ditatorial .

6. “O Mundo Restaurado” de Henry Kissinger . A política do primeiro ministro Metternich na Europa pós-napoleônica . Um hino ao realismo político , com brilhantes perfis dos personagens da época .

ECONOMIA , ASSUNTOS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE . Selecionados por Richard Cooper

7. “A Teoria Geral do Emprego” , de John Maynard Keynes . Revolucionou o pensamento econômico . Abriu caminho para que os governos estimulassem o crescimento com políticas orçamentárias . Poucos livros tiveram a sua influência .

8. “Plano Beveridge “, de William Beveridge . escrito em 1941, influenciou o pensamento político inglês e é considerado a semente do Estado do Bem-estar.

9. “O Caminho da Servidão” . de Friedrich Von Hayeck . Pai das teorias contra a intervenção do Estado . Poucos livros foram tão patrulhados .

10. “Introdução á Análise Econômica “ , de Paul Samuelson . O melhor e mais estudado manual de economia política de todos os tempos .

11. “Primavera Silcenciosa” , de RachelCarson . A bióloga americana descobriu e descreveu os efeitos malignos dos inseticidas sobre as lavouras . É um dos marcos fundadores dos estudos ecológicos. Na época, foi uma grande surpresa .

HEMISFÉRIO OCIDENTAL . Seleção de Kenneth Maxwell.

12. “Sons of Shaking Earth” . de Eric Wolf . Grande trabalho de antropologia , arqueologia e história sobre a Guatemala e o México .

13. “Casa Grande e Senzala” , de Gilberto Freyre . Estudo essencial para a compreensão da sociedade brasileira antes da imigração européia do século 19 .

14. “Política Econômica na América latina” , de Albert Hirschman. Estudo das políticas econômicas do Brasil , Colômbia e Chile . Publicado em 1963, criticava a idéia de que no fim tudo se resolve e, com uma revolução , resolve-se ainda mais depressa .

15. “The Keys do Latin America “, de Frank Tannenbaum. Um dos primeiros autores de esquerda a ver em Fidel Castro um caudilho de roupa nova.

16. “ Dependência e Desenvolvimento na América Latina”, de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Falletto . Foi texto básico de uma geração de estudiosos da América Latina .

17. “O Diário da Guerrilha Boliviana” , de Che Guevara . É o melhor retrato do sonho guerrilheiro e do seu trágico fim .

ESTADOS UNIDOS, seleção de David Hendrickson .

18. “A Política Exterior dos EUA”, de Walter Lippman . Publicado durante a guerra , condenava o isolacionismo norte-americano e previa a criação de uma comunidade atlântica.

19. “American Diplomacy” , de George Kennan . O autor foi o principal formulador da teoria da contenção do poder soviético e nesse livro defende uma ação diplomática mais voltada para o mundo real do que para as leis e a moral .

20. “The Tragedy of American Diplomacy”, de Willian A´pleman Williams . É o primeiro livro de um norte-americano sustentando que a Guerra Fria era muito mais um produto da diplomacia dos EUA do que da ação da União Soviética .

21. “The Best and the Brightest “, de David Halberstam . Um retrato cruel da elite de assessores que cercavam o presidente John Kennedy. Publicado durante a Guerra do Vietnã, descasca o mito de “Camelot”.

22. “The Withe House Years” e “The Years of Hupheaqvel”, de Henry Kissinger . São os dois volumes das memórias do ex-secretário de Estado norte-americano . O primeiro é um clássico para o estudo dos bastidores do poder e das maquinações burocráticas . O segundo é banal, sobretudo defensivo .

23. “Union Now: A Proposal for Federal Union of Democracies of the North Atlantic “, de Clarence Streit . Proposta radical em defesa de uma Federação Atlântica de Nações , com um só governo .

EUROPA OCIDENTAL , seleção de Stanley Hoffmann.

24. “O Deus que Falhou” , de Richard Crossman . Coletânea de depoimentos de intelectuais que foram comunistas porque sonhavam com a igualdade e se viram no pesadelo da ditadura.

25. “Em Face do Extremo” , de Tzvetan Todorov. Um estudo sobre o comportamento dos prisioneiros em campos de concentração nazistas .

26. “The Grand Illusion”, de Jean Renoir . Filme feito em 1937, com jean Gabin, mostra a vida de um grupo de franceses aprisionados pelos alemães na Primeira Guerra Mundial .

27. “Memórias de Guerra”, de Charles De Gaulle . A história da luta de um coronel para reerguer um país . De Gaulle que acreditava na sua própria grandeza , suspeitou ter escrito neste livro as últimas páginas da grandeza da França .

28. “Germany – 1866-1945”m de Gordon Craig . Magnífica história do período em que a Alemanha foi do esplendor ao desastre .

29. “The Uniting of Europe”, de Ernst Haas . Uma defesa da unidade européia quando ela era menor do que o Mercosul e mal conseguia integrar o comércio de carvão e aço .

ÁFRICA , seleção de Gail Gehart .

30. “The Dual Mandate in British Tropical África”, de Sir Frederic Lugard. Lugard governou a Nigéria para Sua Majestade. Defesa definitiva do colonialismo. Publicado em 1922.

31. “Facing Mount Kenya” , de Jomo Kenyatta . Obra de antropologia sobre os costumes de uma tribo africana e as desgraças do colonialismo . O autor foi o primeiro presidente do Quênia livredo domínio inglês .

32. “Condenados da Terra”, de Frantz Fanon . Manifesto anticolonialista de um psiquiatra martiniquenho , que viu a Guerra da Argélia .

33. “A África Começa Mal”, de René Dumont . Agrônomo francês , previa em 1962 um futuro pessimista para a África livre .

34. “Accelerated Development in Sub-Saharan África : Na Agenda of Action , do Banco Mundial , Conhecido como “Relatório Berg” , cujo autor foi o economista amewricano Elliot Berg, saiu em 1981 e criou um conjunto de obrigações ( “ajustes estruturais”) , para os governos africanos que quisessem dinheiro do Banco Mundial .

35. “How Europe Underveloped África”, de Walter Rodney . Nasceu na Guiana inglesa , onde fez política e foi assassinado . Seu recado é simples, a pobreza é produto da exploração .

ÁSIA E PACÍFICO, seleção de Donald Zagoria .

36. “The Religion of China e The Religion of Índia “, de Max Weber. Os dois livos mostram Weber como um precursor da modernização , perguntando-se o que leva alguns países a progredir e outros a estagnar .

37. “Red Star over China”, de Edgar Snow . Preciosa reportagem , escrita em 1937, 12 anos antes da entrada dos comunistas em Pequim . Ainda é uma das melhores fontes para o conhecimento da vida de Mao Tse-Tung.

38. “Memórias”, de Mahtama Ghandi . A vida do homem que libertou a Índia do domínio inglês.

39. “Conquest of Violence: The Gandian Philosophy of Conflict”, de HJoan Bondurant. A doutrina da não-violência .

40. “Ghandi: prisioner of Hope”, de Judith Brown . Uma das melhores biografias de Ghandi.

41.“East Ásia : Tradition and Transformation” , de John Fairbank , Edwin Reischauer e Gordon Craig . O que há de melhor para se entender o desenvolvimento dos Tigres Asiáticos .

42. “After Imperialism : The Search for a New Order in the far East “, de Akira Iriye . Um estudo sobre a história da região entre os anos 1920 e 1930 .

43. “The United States and China”, de John Fairbank . Relato das relações entre os dois países , indo até 1982 .

44. “The Japanese Today: Change and Continuity”, de Edwin Reschauer e Marius Jansen . Reischauer foi embaixador em Tóquio . Oferece a melhor visão geral da sociedade japonesa escrita por um ocidental .

ORIENTE MÉDIO seleção de Willian Quandt

45. “The Emergency of Modern Turkey “, de Bernard Lewis . arrativa do fim do Império Otomano e do aparecimento do Estado secular turco .

46. “Arabic Thought in the Liberal Age – 1798-1939 “ , de Albert Hourani . Publicado em 1962 , este livro revolucionou o conhecimento do mundo árabe .

47. “The Venture of Islam”, de Marshall Hodgson . Com três volumes e de linguagem difícil é uma revisão da história do Irã .

48. “O Oriente como Invenção do Ocidente” , de Edward Said. Publicado em 1978

49. “The Mantle of the Prophet: Religion na Politic in Iran” , de Roy Mottahedeh . Uma história da Revolução Iraniana a partir da vida narrativa do processo educacional de um religioso .

URSS E EUROPA ORIENTAL, seleção de Robert Legvold

50. “How Rússia is Ruled”, de Merle Fainsod. Publicado em 1953, esmiuçou como a Rússia era governada .

51. “História da Rússia Doviética”, de Edward H. Carr. Com 14 volumes é a melhor história do período .

52. “The Russian Revolution”, de William Chamberlin . Relato da Revolução Russa por um observador .

53. “The Sovietic Bloc” , de Zbigniew Brzezinski . O primeiro livro do pós-guerra a exploraqr as brigas internas do mundo comunista .

54. “Nós o Povo: A Revolução de 1989”, de Thimoty Garton Ash. Preciosa reportagem do historiador inglês .

ASSUNTOS MILITARES , CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, seleção de Eliot Cohen

55. “Da Guerra” , de Carls Von Clausewitz . Manuela de tática e estratégia militar

56. “Selected Military Writings”, de Mao Tse Tung. Fonte de todas as teorias de guerras de guerrilha .

57. “Makers of Modern Strategy: Military Thought from Macchiavelli to Hitler , de Edward M. Earle . Considerado o primeiro trabalho a organizar o pensamento estratégico moderno .

58. “Analysis of Military Decisions “ , de Edward Quade . Livro com vários colaboradores , todos projetando cenários de uma guerra nuclear .

59. “O Soldado e o Estado” , de Samuel Huntington . Uma visão otimista do pensamento dos militares e de sua objetividade.

60. “O Soldado Profissional” , de Morris Janowitz. Uma visão pessimista do pensamento dos militares e do seu policialismo .

61.”Malborough: His Life and Times “, de Winston Churchill . Biografia de um chefe militar e político inglês do século 18.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui