Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->USURPANDO TEXTO ALHEIO -- 08/05/2008 - 11:15 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


USURPANDO TEXTO ALHEIO!



No Comércio de 06.04.2003, um domingo, (cinco anos atrás), saiu uma matéria minha intitulada “Reflexões Pessimistas”. Na matéria escrita sem muitas pretensões, tecia eu umas reflexões a respeito da política jauense daquele momento com as eleições se aproximando. Era aquela ocasião semelhante à data atual, cujas eleições aproximam-se também de maneira inexorável e que dão asas às meditações e aos anseios políticos em nossa cidade. Naquele artigo elogiei o trabalho do Departamento de Trânsito, robustecendo-o com estas palavras: “o Departamento de Trânsito está fazendo o que outros prefeitos não tiveram a coragem de fazer”. Isto foi o suficiente para o atual prefeito, ou a sua usurpadora assessoria, encontrar um slogan para a propaganda política, fechando-a com aquelas palavras. Durante um mês aproximadamente em plena campanha radiofônica eleitoral ouvia-se vinte e quatro horas por dia, em todas as emissoras de rádio de Jaú de cinco em cinco minutos, a seguinte sentença: “o prefeito João das Tantas está fazendo o que outros prefeitos não tiveram a coragem de fazer”. Ou seja: apropriaram-se de um texto meu! Usaram e abusaram de um texto criado por mim, o que prova a grosseira incompetência dele e de seus marketeiros. Muitos daqui de Jaú dirão: “ele” – o prefeito – “foi esperto”. Bom, eu não sabia que esperteza e grosseria fossem a mesma coisa. Mas, ganhando a reeleição pôde comprovar em mais quatro anos essa brutal incompetência para governar, administrando de maneira pífia e deixando o povo jauense à mercê de situações absurdas, tais como atendimentos em ambulatórios de péssima qualidade, quando morrem pessoas inocentes por falta de médicos, isto em se tratando de cidadãos humildes, porque os endinheirados são paparicados pelas centrais médicas multinacionais. O consolo do pobre é que a morte é para todos: ricos e pobres. Os ricos apenas adiam um pouquinho mais suas vidas avarentas.

As ruas de Jaú continuam esburacadas, onduladas, lunares, do mesmo jeito de oito anos atrás, no que diz respeito aos bairros periféricos também de péssimo trânsito, quando o centro, nas proximidades do investimento do burgomestre é bonitinho como um conto de fadas. O desprezo pelo bairro Cila Bauab é coisa congênita, algo assim mussolinista. Inúmeros bairros continuam com iluminação precária. Enfim, um prefeito que detesta pobre e agora o pobre também passou a destestá-lo, enquanto os ricos o cortejam servilmente.

Graças a Deus perdi o interesse pela política jauense. Não há nada de interessante porque são sempre os mesmos de sempre, com as mesmas propostas de sempre. As eleições em Jaú vão se transformando num disco enroscado na vitrola, é sempre a mesma canção repetitiva: “prometo e cumpro e registro em cartório, prometo e cumpro e registro em cartório, prometo e cumpro e...” Pobres cartórios, cujos registros não estão valendo mais nada quando se trata de promessas politiqueiras. Deveriam os cartórios recusar tais registros infundados, mentirosos e desleais. Tudo isto dá nojo e o pior de tudo é que democracia que é bom: nada! Se houvesse democracia teríamos o direito de não votar. O fato de um pensamento meu ter sido usurpado por pessoas que estão no poder não significa muita coisa para mim. Mas, exprimiu, ou deu a entender claramente a incompetência desse pessoal, já que foram incapaz de criar um slogan deles mesmos. Não fiquei magoado com isto porque simplesmente fez o meu interior crescer mais ainda. Significou basicamente que tenho mais capacidade intelectual do que este prefeito e seus marketeiros, já que, não intencionalmente criei uma boa frase de impacto apoderada por eles, quando não encontraram mais nada para apresentarem à população no horário político, com relação aos quatro inúteis anos, agora transformados em oito.

“O prefeito João das Tantas está fazendo o que outros prefeitos não tiveram a coragem de fazer”. Sim. É verdade. Os outros prefeitos não tiveram a coragem de se apoderar de texto alheio para suas campanhas, simplesmente porque eles têm vergonha na cara. Também não expulsam pessoas de suas casas lá na tal ponte. Mas, graças a Deus este aí já está dando adeusinhos, ciau! Ciau! E que não apareça na minha rua pedindo votos para outros cargos idiotas! Têm muitos ovos podres por aí.



Jeovah de Moura Nunes



LIVROS DESTE AUTOR EM DISPONIBILIDADE DE VENDAS:





MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ ............... ...10 reais



PLEORAMA (poesias)...................... 10 reais



A CEBOLA NÃO DA RÕSAS (romance) ..... 15 reais



BAR, CACHAÇA E POESIA ..................... 10 reais



CONTOS DAQUI E DALI ....... ..................10 reais



O AZUL DAS PALAVRAS (conselhos)...... 5 reais



PREPARE-SE PARA O SUCESSO ............10 reais



ÉS MULHER ..........................................10 reais



UM MURO EM NOSSAS VIDAS .................10 reais



ENSAIOS ASSÉPTIVOS ........................... 5 reais



SENSAÇÕES (poesias) ........................... 10 reais





Todos estes livros são em forma de e-book



Isto é: virtuais.



ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR



jeovahmnunes@hotmail.com



jeovahmnunes@ig.com.br







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui