Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MESA REDONDA DO CEULP/ULBRA -- 09/03/2008 - 11:39 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MESA REDONDA DO CEULP/ULBRA.

(LITERATURA TOCANTINENSE EM FOCO)



Mário Ribeiro Martins*



Meus amigos, a oportunidade desta mesa redonda é excepcional. Para mim, especialmente. É que vou aproveitar este momento para RECLAMAR. De quem? Vocês é que vão situar. Especialmente, os estudantes de letras.



Pois bem, em 2001, eu lancei aqui em Palmas, onde vivo há quase 10 anos, na Secretaria Estadual da Cultura, este livrinho- o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS(924 páginas), com biografias de todas as pessoas que publicaram livros no Tocantins, até 2001.



Há 10 exemplares deste livro só aqui na Biblioteca da ULBRA, além de cerca de três mil exemplares espalhados pela cidade em bibliotecas particulares e públicas, inclusive dos diferentes tribunais, assembleia legislativa, gabinetes de deputados, ministério publico, etc. São biografias literárias, de pessoas que NASCERAM, VIVERAM, PASSARAM ou ESTÃO NO TOCANTINS. São mais de duas mil biografias.



Além deste Dicionário, eu tenho no site www.mariomartins.com.br o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, com mais de 20 mil biografias e livros sobre literatura goiana e tocantinense. Como se não bastasse, ainda sou membro da Academia Goiana e da Academia Tocantinense de Letras.



E ainda tenho na INTERNET, no endereço já referido(www.mariomartins.com.br), o livro RETRATO DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS, que foi publicado, com 470 páginas, em 2005.



Mas você vai perguntar: ONDE ESTÁ A RECLAMAÇÃO?



A reclamação consiste no seguinte: APESAR DE TUDO ISTO QUE EU DISSE e que tenho feito em termos literários, eu não EXISTO para a LITERATURA TOCANTINENSE.



Nunca se menciona o nome de Mário Martins como LITERATO. E é interessante que EU SÓ FAÇO LITERATURA. Não mexo com outra coisa. Aposentado como Promotor de Justiça do Ministério Publico de Goiás, não advogo, só faço literatura.



Publiquei tambem DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS(1034 Paginas, 2007), DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS, DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRAFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA EVANGELICA DE LETRAS DO BRASIL(Rio de Janeiro), MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGELICO, alem de dezenas de outros livros.



Minha gente, literatura não é só poesia, conto e crônica. É também crítica literária, o que eu mais faço. Quem sabe, se eu não vou aparecer agora e de agora em diante, no LITERATURA TOCANTINENSE EM FOCO? Muito obrigado.





OBSERVAÇÃO: Eu dirigi a minha reclamação não às autoridades presentes(como alguns pensaram), mas aos professores da área.





Mario Martins é Escritor e Procurador de Justiça

E-mail: mariormartins@hotmail.com

Site: www.mariomartins.com.br

Fones: (063) 3215 4496

Celular: (063)9977 9311

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77.001-970.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui